Escola das Artes
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- 100 aura : passado, presente e quimeraPublication . Correia, Miguel Canelhas de Sousa Castro; Carvalho, José Vasco Gaio Monteiro BarrocoEste relatório tem como objetivo descrever todo o processo de trabalho realizado pelo autor na produção do álbum “Passado, Presente e Quimera”, composto e executado pelos músicos da banda de rock português “100Aura”. A concretização desta produção musical é constituída por três frases determinantes de construção: pré-produção, produção e pós-produção. Fases estas que vão ser aprofundadas e explanadas de forma progressiva, desde o planeamento das sessões de gravação, passando pelas estratégias de captura sonora dos diferentes instrumentos, assim como os espaços e material que melhor servem a estética pretendida. Na fase de pós-produção, estratégias e ferramentas vão ser também delineadas de forma a evidenciar a essência deste grupo musical e suas composições. Este álbum oferece uma grande diversidade de mensagens que partilha e expõe, a revolta, a paixão, a reivindicação e a flutuação entre estados de euforia e extrema melancolia, que em sincronia com as suas influências e eventos mais recentes, dão razões e definições a Ruben Machado (vocalista) para deliberar sobre as suas mais íntimas convicções e conflitos. Esta relação do compositor com a música pretende evidenciar-se na identidade genética roqueira inerente às suas raízes, mas “100Aura” expressa ritmos e intenções bem portuguesas.
- 3D printing objects as installation art: standing humanity: 3D yan characterPublication . Estadieu, Gérald; Abreu, Filipa Martins de; Barbosa, Alvaro3D printing technologies have been known for several decades and have been already used in arts, most often as accessories rather than as core material of a tangible installation art. We describe "Standing Humanity: 3D Yan Character" a collaborative and participative installation art based on 3D printing objects and we are analyzing participants' engagement and the playability of the installation. We analyze different types of interaction and conclude that 3D printing objects have a high potential to engage curiosity and open to interactions between visitors and the objects themselves. We finally suggest further investigations to explore 3D printing within the context of collaborative and interactive installation.
- 40 anos de produção Dub : da tradição analógica à tecnologia digital : design de som : 2010-11Publication . Soberano, João Duarte Paiva Ribeiro; Martins, Luís Gustavo; Cordeiro, João; Joaquim, VítorO nascimento e progresso da sonoridade Dub são na presente dissertação estudados sob um olhar atento orientado, sobretudo, aos processos tecnológicos envolvidos na sua produção. Como resultado, além de um levantamento exaustivo sobre o tema proposto, são analisadas diferentes metodologias no ramo da captação, processamento, mistura, gravação vinil e divulgação da obra. Sendo o Dub uma forma de produção (ou reprodução) musical claramente enquadrada no contexto do Studio-art, a sua história (principais acontecimentos, artistas relacionados e equipamento utilizado) e análise interpretativa (os efeitos que esta iniciativa produziu na forma e estrutura da música) servirão para compreender e propor todo um conjunto de características que influenciaram a música de ontem e hoje. Neste estudo é ainda dado especial foco à implementação de processos estritamente tecnológicos na produção Dub, de que forma poderão ser ou não tidos como contraditórios da ideologia outrora criada, e à discussão se será justo afirmar que a nova vertente Digital Dub se enquadra ainda na estrutura desenvolvida no início da década de 70. Como resultado, será ainda detalhado o desenvolvimento de um Software autónomo de distribuição gratuita – Dub-it -, cuja principal função é a de proporcionar um novo conceito de mistura para produtores e simples entusiastas musicais, planeado para utilização ao vivo ou em estúdio.
- 505 dias de hype pandémico : a digitalização e mediatização da dança contemporânea/ performance, em Portugal, durante a pandemia de covid-19Publication . Carvalho, Leonor de Nápoles Tudela e Pereira; Castro, Laura Lucinda OliveiraO presente documento descreve, articula e sistematiza um processo investigativo dedicado às problemáticas e implicações inerentes à digitalização e mediatização das artes performativas, com enfoque na dança contemporânea/performance, no contexto pandémico e pós-pandémico associado ao SARS-COV-2 em Portugal. Após o decreto de encerramento de todos os espaços de apresentação de espetáculos a 12 de março 2020, companhias, artistas e entidades culturais iniciaram uma partilha e difusão de conteúdos sem precedentes. O processo que se iniciou com a distribuição de obras, maioritariamente em formato vídeo, através de redes sociais e plataformas online, complexificou-se de forma não linear, passando por diversas transmutações ao longo dos dois confinamentos que pautaram os anos 2020 e 2021. Partimos de uma contextualização histórica e estudo da relação da dança com o vídeo e os seus diferentes modelos de relação — registo, vídeo-dança e hibridismo — recorrendo a exemplos de obras de artistas como Loïe Fuller, Maya Deren, Merce Cunningham e Anne Teresa de Keersmaeker. Esta dissertação visa explorar o papel dos instrumentos e recursos digitais enquanto substitutos e/ou complementos do “palco” histórico, durante a pandemia de COVID-19, fazendo uma análise detalhada das estratégias adotadas a nível nacional, e questionando a sua eficácia de difusão assim como a sua continuidade no período pós-pandémico.
- 5th Portuguese-Brazilian Conference on Conservation and Restoration: an introductory notePublication . Aguiar, Maria; Sousa, Gonçalo Vasconcelos e; Teixeira, Joana; Soares, Maria LuísaAt the end of 2019, the 5th edition of the Portuguese-Brazilian Conference on Conservation and Restoration took place, and was organized by CITAR (Catholic University of Portugal) in collaboration with the Federal University of Rio de Janeiro. During the 9th and 10th of December topics were discussed related to recent events, such as the tragic fire in the National Museum of Rio de Janeiro, which occurred just over a year earlier; to the challenges posed by the conservation of new media art, contemporary art and scientific collections, as well as to the preservation of so-called more "traditional" cultural assets; without neglecting the necessary joint reflections about training on conservation and restoration on both sides of the Atlantic.
- À procura do Corte PerdidoPublication . Rocha, Joana de Fátima Deusdado; Caires, Carlos SenaO cinema sempre maravilhou as pessoas, permitindo-as viajar para tempos que não são os seus, experienciarem outros tipos de vida, outras sensações ou identificarem aspectos comuns entre o que se passa no ecrã e a sua própria vida e personalidade. É esta a magia do cinema. Mas para o cinema existir há toda uma arte por trás, que dota cada filme de peculiaridades que o tornam único. Uns filmes apelam à nossa imaginação, outros mostram-nos novos ideais. Mas para isto ser conseguido há lógicas, regras que se obedecem ou se quebram. Iremos percorrer a história da edição, desde os seus primórdios até aos dias de hoje. Perceberemos que tipo de técnicas se podem utilizar para conferir uma estrutura às narrativas, com o uso do ritmo, da continuidade e ainda do tempo. Cada um destes componentes, pode ser manejado de diversas maneiras, consoante queremos um filme com uma edição mais simples ou com uma gramática assumida. Com esta análise da edição, pretendemos chegar até ao panorama nacional português. O objectivo essencial é perceber se os jovens realizadores portugueses partilham destas técnicas, se as usam para comunicar com o seu público. Existirão no cinema português gramáticas que nos permitem distingui-lo pela edição? Ou será pela sua componente autoral de conteúdos que os filmes nacionais se destacam no cinema mundial? É preciso primeiro compreendermos como o cinema português evoluiu aos longo das gerações, mas este será sempre analisado do ponto de vista da edição e não das temáticas dos filmes. Com os inquéritos realizados a jovens realizadores pretende-se perceber de que forma estes encaram a sua obra assim como o cinema nacional em geral. Existe o aperceber do corte no cinema português como ferramenta de estilo?
- À volta de Padre BaptistaPublication . Pereira, Henrique Manuel
- Abade de Baçal e Mons. José de Castro: Património e espessura do passado nordestinoPublication . Pereira, Henrique Manuel
- O Abade de Baçal e Monsenhor José de Castro: entre ilustres nordestinosPublication . Pereira, Henrique Manuel
- O Abade de Baçal e o Arquivo Diocesano de BragançaPublication . Pereira, Henrique Manuel