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- A inovação pedagógica através do programa Erasmus+Publication . Araújo, Filipa Pereira; Palmeirão, Cristina Maria Gomes da CostaA inovação pedagógica tem colocado, ao longo das gerações, grandes desafios, continuando a ser uma temática de interesse, pertinente e de debate mundial. No tempo que nos é dado viver, ressaltam situações de extrema complexidade, sobretudo quando equacionamos questões de natureza e âmbito diverso como “A geração ansiosa” (HAIDT, 2024), “A era da inteligência artificial e o nosso futuro humano” (Kissinger; Huttenlocher; Schmidt, 2021),“Big data & Analytics” (Côrte-Real, 2022), fake news em “A máquina do ódio” (Campos Mello, 2021), “Migrações e Globalização” (Tomiko Ribeiro Aizawa, 2020), “Alterações climáticas. O que sabemos e o que não sabemos” (Curry, 2019),“A Escola que temos e a escola que queremos” (Lima, 2017). A intensidade e a acelerada forma de viver, nas novas sociedades, gera em nós predisposições e sentimentos de insegurança e uma vontade feroz de atenção e de “fazer coisas” (Han, 2014, p. 42). Entramos num mundo de relações frágeis, flutuantes, momentâneas (Bauman, 2003). Precisamos “Reimaginar nossos futuros juntos” (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization [UNESCO], 2021), tecendo redes de conexão dialéticas, interativas e capazes de gerar “comunidades de semelhança” (Bauman, 2003a, p. 53), inscritas em estilos de vida saudáveis e de bem-estar. No centro, permanece a ideia de um mundo melhor, através da educação autêntica (Azevedo, 2011, p. 134) e do desenvolvimento total da pessoa (Delors et al., 1996, p. 84). A aprendizagem humana “implica uma teia de relações necessárias com outros seres humanos” (Savater, 2006, p. 32) e o ativar o princípio da educabilidade (Lei n.º 46/86, 1986a), enquanto “molde efetivo do ser humano” (Savater, 2006, p. 36), “Assegurar o desenvolvimento do raciocínio, da reflexão e da curiosidade científica e o aprofundamento dos elementos fundamentais de uma cultura humanística, artística, científica e técnica” (Lei N.º 46/86), pressupõe “uma visão compartilhada dos propósitos públicos da educação” (UNESCO, 2021, p. 6) e o esforço de “trabalharmos juntos para criar futuros compartilhados e interdependentes” (UNESCO, 2021, p. 6). Nessa lógica, “As escolas devem ser espaços educacionais protegidos, uma vez que apoiam a inclusão, a equidade e o bem-estar individual e coletivo” (UNESCO, 2021, p. 6), circunstância que evidencia a necessidade de um compromisso social a Escola para TODOS (…) a aprendizagem tornou-se numa prioridade social, não só para dotar os alunos de conhecimentos, capacidades, atitudes e valores que são globalmente reconhecidos, como de igual modo para promover o seu bem-estar, numa sociedade que está em permanente mudança e que nem sempre cria as condições para a promoção de uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade (…) as medidas de inovação estão distribuídas pelas dimensões pedagógica, curricular e organizacional, com mais peso para as duas últimas. (Pacheco, 2019, pp. 91, 99, 101) Conseguir adaptar-se a novos contextos e novas estruturas, mobilizando as competências, mas também estando preparado para atualizar conhecimento e desempenhar novas funções (Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória [PASEO], 2017, p. 13). Cabe à escola a missão de desenvolver conhecimentos, capacidades, atitudes, talentos, tal como está explanado no PASEO, com vista a munir cada pessoa, cada aluno, a “analisar e questionar criticamente a realidade, avaliar e selecionar a informação, formular hipóteses e tomar decisões no seu dia a dia” (PASEO, 2017, p. 16). Desígnios que nos convocam para a presente investigação e que nos levam a questionar o(s) conceito(s), perceções, características e práticas de inovação pedagógica, quando equacionadas à luz do Programa Erasmus +, de um agrupamento de escolas situado na zona norte de Portugal e, em particular, no que respeita à maior motivação dos estudantes para mais e melhor aprender. A inovação pedagógica, realizada através do PE+, tem vindo a demonstrar, de forma indelével, ao longos dos anos, o quanto privilegia os processos de aprendizagem centrados nas pessoas, observando os princípios da interculturalidade, diversidade, envolvência, colegialidade, intercâmbio, contextualização e articulação. Nesta assunção, a prática de abordagens pedagógicas plurais, de natureza interativa e participativa, envolve e implica a comunidade educativa (e.g. famílias, docentes e não docentes, organizações). A visão que aqui se fundamenta, faz do aluno o protagonista do seu processo de aprendizagem e a possibilidade de gerar projetos de vida estruturados em ordem a uma cidadania ativa, intercultural, cívica e europeia. A prática da inovação pedagógica inscrita no âmbito do Programa Erasmus+, sobretudo no que respeita ao ensino secundário, carece, ainda, de maiores diligências científicas e empíricas, circunstância que justifica a nossa opção e objeto de investigação. Neste pressuposto, o único modo capaz de contribuir para uma melhor identificação, caracterização e compreensão dos processos de ensino e de aprendizagem é proporcionar conhecimento sobre as práticas de inovação pedagógica à luz do Erasmus+, expresso em discurso descritivo e interpretativo de situações concretas, aplicadas as técnicas de recolha e análise de dados assumidas - pesquisa e análise documental e entrevistas. A abordagem investigativa, pragmática e instrumental alicerça-se em três estudos, de forma integrada, em formato de artigo, focalizados nas práticas de inovação pedagógica, por via do Erasmus+, relativamente ao ensino secundário. O artigo 1 consiste numa revisão sistemática, tipo scoping review, aplicando o modelo de análise Arksey e O’Malley (2005), através da leitura e análise crítica de 11 artigos sobre inovação pedagógica, associados ao Programa Erasmus+, com o intuito de identificar os principais conceitos, desafios e aspetos potenciadores e inibidores das práticas de inovação pedagógica entre 2017 e 2021. Aferindo-se que o Programa Erasmus+ é considerado um programa de excelência visto que promove novas formas de aprender, de base humanista, para aprendermos a viver juntos e a tornarmo-nos cidadãos para um mundo, em constante crescimento, transformação, através da dinamização de práticas pedagógicas interativas, sustentáveis, com base na inovação, articulação curricular, partilha, comunicação, no diálogo intercultural, intergeracional, promovendo práticas, competências e aprendizagens essenciais ao longo da vida, para a melhoria da qualidade das aprendizagens, do sucesso educativo, tal como está explanado nos documentos orientadores das políticas educativas nacionais e europeias. Este artigo tem como principal objetivo dar suporte aos estudos 2 e 3. O artigo 2 focaliza-se na identificação/classificação da natureza das práticas pedagógicas dinamizadas e competências desenvolvidas, por via do Erasmus+, utilizando como metodologia, o paradigma investigativo de natureza qualitativa, através da pesquisa exploratório-descritiva, por análise de conteúdo, de um corpus de 12 artigos, entre 2017- 2021, com base na matriz de análise convocada de Paniagua e Istance (2018) e do PASEO (2017). Constatando-se que as principais práticas pedagógicas identificadas, no quadro do Erasmus+, estão alinhadas com os conceitos, aspetos potenciadores e inibidores da inovação pedagógica apresentados no artigo 1, e, assim sendo, são práticas inscritas na matriz de inovação pedagógica (Paniagua & Istance, 2018), recorrendo a pedagogias em x que o aluno é o principal ator, na construção de uma aprendizagem dialógica, intercultural, através da promoção da dialogicidade, envolvência, participação ativa, sobretudo no plano de uma aprendizagem experimental, integrada e interdisciplinar, indo ao encontro das políticas educativas nacionais e internacionais. O artigo 3 consiste na identificação, caraterização da natureza e tipo de práticas pedagógicas sugeridas, nos documentos oficiais do agrupamento, ao nível do ensino secundário, relativas ao Erasmus+ e dos discursos das pessoas entrevistadas. A metodologia selecionada como estratégia de investigação, assenta num estudo de caso, privilegiando aqui a pesquisa documental e a entrevista em profundidade. Dos resultados apurados, poder-se-á dizer-se que o Programa Erasmus+ promove: (1) práticas pedagógicas essencialmente interativas, nomeadamente Multiliteracias e Discussão, Aprendizagem Experimental, Aprendizagem Integrada, Aprendizagem Combinada e Gamificação; (2) competências pessoais de informação e comunicação, linguagens e texto, pensamento crítico e criativo, sensibilidade estética e artística e (3) aprendizagens únicas, experimentais, personalizadas, generativas, de diversa natureza (programação, robótica, capacitação digital). Podendo ser avaliado como um programa de excelência, muito positivo, inovador, encorajador, sendo caracterizado como um programa de êxito, “na linha da frente (…) um sol a iluminar as mentes ou uma janela para o mundo”, porquanto cria cenários inovadores e ambientes de aprendizagem reflexivos, de diálogo intercultural, relacionamento interpessoal, enriquecimento ativo e participativo, na envolvência, na mobilidade de estudantes e no desenvolvimento profissional, através da resolução de problemas, promovendo a cidadania ativa, cívica e europeia para alcançarmos aprendizagens com mais qualidade.
- Sugarcane straw hemicellulose extraction by autohydrolysis for cosmetic applicationsPublication . Pereira, Maria João; Pedrosa, Sílvia S.; Costa, Joana R.; Carvalho, Maria João; Neto, Tânia; Oliveira, Ana L.; Pintado, Manuela; Madureira, Ana RaquelSugarcane is a popular crop whose cultivation generates a wide range of by-products. The aim was to optimize the hydrothermal extraction of hemicellulose from sugarcane straw using response-surface methods with a two-factor composite design and to assess its functional qualities. Three process parameters were subject to optimization: solid/liquid ratio (1:6–1:18), temperature (143–186 °C), and extraction time (20–60 min). A xylooligosaccharide (XOS)-enriched extract was characterized regarding its chemical composition, molecular weight, and antioxidant and antimicrobial potential. The optimized extraction yield was 24.46 g/100 g of straw with a polymerization degree of 17.40. Both hemicellulose and XOS demonstrated notable antioxidant properties, with antioxidant effects of 73% and 85%, respectively. Regarding skin enzyme activity, hemicellulose inhibited elastase by more than 50%, while XOS showed no significant effect. However, both extracts exhibited collagenase (MMP1) inhibition comparable to the positive control. In terms of production feasibility, the estimated costs were 130.5 EUR/kg for hemicellulose and 272.5 EUR/kg for XOS. Overall, the optimized XOS-enriched sugarcane straw extract demonstrated promising anti-aging, antioxidant, and preservative properties, highlighting its potential for cosmetic applications.
- Comunicação política e imagem pública : o caso do Chega nas eleições legislativas de 2024Publication . Saraiva, Gonçalo Ribeiro; Simão, João Duarte Borges Martins de VasconcelosA Comunicação Política desempenha um papel central na Política moderna, especialmente num mundo digital e mediatizado. A estratégia em Comunicação Política é essencial, com um impacto significativo na sociedade. A Imagem Pública dos políticos assume hoje também um papel importante, influenciada pela era da Personalização da Política, tendo impacto nas decisões dos eleitores. A Comunicação Política e a Imagem Pública são conceitos interligados dependendo um do outro, não existindo de forma isolada. O objetivo da presente Dissertação de mestrado é avaliar o desempenho da Comunicação do partido Chega e do seu líder André Ventura nas últimas Eleições Legislativas de dia 10 de março de 2024. É pretendido compreender a influência da Comunicação Política nas campanhas eleitorais, identificar estratégias de Comunicação Política usadas pelo Chega, caracterizar o estilo de comunicação do Chega nas Eleições Legislativas de 2024 e, por último, perceber a influência da Comunicação Política na Imagem Pública de André Ventura nas Eleições Legislativas de 2024. Desta forma, para responder à questão de investigação: “Que fatores, ao nível da Comunicação Política, influenciaram a Imagem Pública de André Ventura e do Partido Chega nas Eleições Legislativas de 2024?” foi usada a Metodologia Mista, sendo resultado de uma triangulação de três métodos: Entrevista Exploratória à Diretora de Comunicação do partido, Análise de Conteúdo e Inquérito por Questionário. A Dissertação permitiu chegar à conclusão de que a estratégia de Comunicação elaborada pelo partido Chega e a do seu líder, André Ventura, teve um impacto significativo nos resultados eleitorais das Eleições Legislativas de 2024, compreendendo os resultados da estratégia digital do partido, usando a Imagem de André Ventura como um fator constante na sua Comunicação.
- Employee experience in hospitality : the role of employer branding in fostering job satisfaction: a case study on Onyria ResortPublication . Marques, Carolina da Silva; Simão, João Duarte Borges Martins de VasconcelosThe concept of employer branding and employee experience has become increasingly important for organization’s success and sustainability. A positive employer brand, characterized by a favourable culture, competitive compensation and growth opportunities, attracts and retains employees, reducing turnover and saving costs. In the hotel sector, where human resources are the most valuable asset, guaranteeing a positive employee experience is fundamental, as it is reflected in employee motivation and performance, which in turn has a positive influence on the organization's performance. The aim of this study was to analyse how cultivating a positive employee experience and developing a robust employer brand collectively influence employee job satisfaction within Portugal's hotel industry, by focusing on Onyria Resort. The study sought to understand the role of employer branding in shaping the employee experience, as well as assessing the contribution of this experience on overall job satisfaction among hotel employees. Furthermore, it also aimed to identify and analyse the key components of the employee experience at Onyria Resort, understanding how these elements are perceived by employees and contribute to their overall experience. In order to address the research objectives, a mixed-method approach was employed, combining both quantitative and qualitative analysis. The qualitative method included an exploratory analysis of the company, as well as two interviews with the Head of the People, Culture and Communication Department and the Director of Operations of the Onyria Group. The quantitative method involved a questionnaire survey of 144 Onyria Resort employees. The research concludes that employer branding strategies and a positive employee experience are crucial for increasing job satisfaction. The study highlights that an effective employer brand, and a supportive work environment attract and retain talent, as demonstrated by Onyria Resort, where employees feel a strong sense of belonging and alignment with the organization. Positive communication, leadership support, work-life balance, and a collaborative culture help boosting job satisfaction, while opportunities for personal and professional growth, enhance motivation and commitment.
- Os efeitos do café na performance cognitiva ao nível da atenção em estudantes universitários : fNIRSPublication . Pereira, Vitória Carneiro de Almeida; Batista, Patrícia Sofia Pinhanços; Silva, Clédna Patrícia de OliveiraO café é uma das bebidas mais consumidas no mundo. O interesse por estudar esta bebida no sentido de perceber melhor o seu impacto na saúde física e mental tem sido um desafio para os investigadores. O presente estudo teve como objetivo avaliar os efeitos do consumo de café nas três dimensões da atenção (alerta, orientação e controlo executivo) em estudantes universitários, com recurso ao Teste de Redes de Atenção (ANT) e ao Functional Near-Infrared Sprectroscopy (fNIRS). Realizou-se um estudo duplo-cego, em que os participantes realizaram tarefas atencionais antes e após a ingestão de café/placebo, enquanto a atividade cerebral no córtex pré-frontal era monitorizada pelo fNIRS. Este procedimento experimental permitiu comparar os dados comportamentais e neurofisiológicos entre os momentos pré e pós-consumo, bem como entre os grupos, para compreender o impacto do café no desempenho das três redes de atenção. De igual forma, também permitiu analisar as alterações da atividade cerebral nas regiões do córtex pré-frontal antes e após o consumo de café ou placebo, com recurso ao fNIRS. Os resultados indicaram que o consumo de café melhorou o desempenho na rede de controlo executivo, o que sugere um aprimoramento na regulação do comportamento e inibição de respostas automáticas. A análise das alterações da atividade cerebral realizadas pelo fNIRS revelou pequenas alterações hemodinâmicas, com o aumento da ativação do córtex pré-frontal ventrolateral esquerdo (L-VLPFC) e dorsolateral direito (R-DLPFC), mas não de forma significativa. A investigação destaca a relevância de que o café possa modular a ativação cortical, mas o seu impacto varia entre indivíduos e pode depender de fatores como tolerância e consumo habitual.