FCH - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses
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- 30 years of culture, art, and metamorphoses : the Modern Art Centre of the Calouste Gulbenkian Foundation and the reshaping of Lisbon's culturalscapePublication . Maurício, Ana Fabíola Ferreiro Nobre; Barba, Maria Luísa Leal de Faria Geraldes; Nünning, AnsgarEsta dissertação analisa o papel do Centro de Arte Moderna (CAM) da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) na remodelação da paisagem cultural de Lisboa desde o início da década de 1980 até ao início da década de 2010, estabelecendo um diálogo entre as actividades do CAM e os contextos socio-políticos, educacionais e artistíco-culturais lisboetas. A pesquisa, levando em consideração o aspecto transitório desses contextos ao longo do tempo, delineia uma trajectória do desenvolvimento de Lisboa (e de Portugal) nos campos da acessibilidade, democratização, consumo e fruição artísticas e culturais. Esta delineação, que inclui uma revisão dos respectivos desenvolvimentos Europeus e Norte-Americanos como forma de contextualização, começa por abranger o período do regime dictatorial do Estado Novo – realçando o papel da FCG na concepção de novas políticas culturais e no iniciar de um processo de modernização – e o período da Revolução de 1974 em Portugal – sublinhando a relevância das contra-culturas na redefinição das práticas artísticas e académicas –, de forma a retratar as realidades culturais portuguesas e internacionais que precederam (e em grande medida influenciaram) os processos de construção mental, social e material do CAM. A análise procura explicar como o CAM, enquanto reflexo dessas realidades e resposta às mesmas, se tornaria um elemento de mudança de paradigma dentro das paisagens artísticas e culturais lisboetas, bem como uma característica chave do necessário curto-circuito entre os objectivos da modernidade e os valores simbólicos da pós-modernidade (v. Santos, 2013[1994]). A pesquisa centra-se, então, em explorar o papel do CAM no estabelecimento de um complexo exibicionário (v. Bennett, 1999) conducente ao apoio de uma transição cultural entre a modernidade tardia e a pós-modernidade na década de 1980 e útil na mediação dos processos de globalização a partir do fim da década de 1990. Esta dissertação tem, assim, como objectivo perceber e demonstrar a forma como a acção do CAM no campo artístico-cultural remodelou indelevelmente a paisagem cultural de Lisboa, i.e., a forma como o CAM encarnou transformações socio-políticas e urbano-museológicas e, assim, contribuíu para remodelar os comportamentos artístico-culturais dos cidadãos – e consequentemente as suas identidades culturais – em momentos cruciais de redefinições urbanas e nacionais.
- Agón, Pathos, Katharsis : a memória das origens nos filmes de exílio de Andrei TarkovskyPublication . Brás, Rui Manuel da Costa Carvalho; Gil, Isabel CapeloaEsta tese propõe-se estudar a memória das origens nos filmes de Andrei Tarkovsky realizados no exílio. Foi adotada uma abordagem empírico-dedutiva que parte das obras do realizador russo para a análise do seu conteúdo, recorrendo-se para isso aos métodos dos Estudos de Cultura e dos Estudos Fílmicos. Pressionado pela urgência de viver o presente, o homem moderno sente a necessidade de se ancorar no passado, de recorrer à memória como forma de evitar o esquecimento ou de refletir sobre a sua condição atual e futura. Este olhar sobre o passado não é estranho a Andrei Tarkovsky, cuja obra cinematográfica podemos considerar como um tempo de viagem tanto pela sua própria memória, como pela memória coletiva russa. Mas, à reflexão sobre o sentido do mundo que encontramos em todos os seus filmes, junta-se em Nostalgia e O Sacrifício um novo fator também relacionado com a memória e com não menor relevância cultural: o exílio. A presente tese tem como questão central da investigação a relação do homem no exílio com a sua pátria e o(s) modo(s) como a memória das origens está presente no processo de construção dos filmes que Andrei Tarkovsky realizou fora da Rússia. Os objetivos deste trabalho passam pelo entendimento da influência que a condição de exilado teve na elaboração de uma memória da Rússia e nas formas de expressão do sentimento de perda da pátria imaginada em Nostalgia e O Sacrifício. Assim, pretende-se mostrar que os dois últimos filmes de Andrei Tarkovsky são a expressão da memória das origens e da recusa em quebrar os elos culturais com uma Rússia imaginada que a condição de exílio fez reforçar ainda mais.
- Cosmopolitismo e cidadania cultural : discursos sobre diversidade cultural nas políticas da Câmara Municipal de LisboaPublication . Caldas, Matilde Artiaga Vieira; Hanenberg, Peter HeinrichPartindo da premissa de que as políticas culturais são um objecto fundamental das ciências sociais e humanas, na medida em que articulam duas dimensões – cultura e poder – é neste contexto que se irá abordar os conceitos de cosmopolitismo e cidadania, a partir de documentos estratégicos da Câmara Municipal de Lisboa. De um modo geral, é objectivo deste trabalho perceber como é que os discursos autárquicos que se constroem em torno da diversidade cultural, ideia que hoje se encontra fortemente vinculada ao discurso sobre cosmopolitismo, se traduzem em cidadania. É no confronto com os actuais debates e conflitos em torno de fenómenos complexos como a imigração e as representações de base etno-racial, expressando-se simultaneamente em contextos cívicos e políticos, que, por fim, os objectos deste trabalho adquirem a sua justificação mais premente. Integrando neste debate as esferas política, económica e social, na medida em que não podem ser expurgadas da análise cultural, espera-se que a sua problematização possa contribuir para reflectir sobre como podem conviver a exaltação de uma cidadania cosmopolita e as actuais expressões de fechamento cultural, numa “sociedade de risco mundial” (Ulrich Beck). Num primeiro momento dá-se conta do percurso histórico destes conceitos com vista à sua sistematização e actualização crítica. O tema é, depois, abordado com um olhar reflexivo e multidimensional que direcciona o conceito de diversidade cultural para uma análise transcultural (Wolfgang Welsch) e que concebe a cultura como recurso (George Yúdice). A investigação baseia-se fundamentalmente numa análise dos discursos contidos nos documentos estratégicos da Câmara Municipal de Lisboa relacionados com a gestão da diversidade cultural da cidade e no confronto desses mesmos documentos com os dados e percepções da academia e sociedade civil. Os dados obtidos são trabalhados com base numa análise crítica que integra a produção académica seleccionada para a pesquisa. Este trabalho surge da hipótese de que uma cidadania cosmopolita, crítica e reflexiva, requer ainda uma vasta discussão e sedimentação nos discursos políticos do município de Lisboa. É, pois, objectivo deste trabalho contribuir para a consolidação dessa cidadania, resultante do diálogo entre a produção teórica e os discursos e práticas políticas, culturais e sociais.
- Deafopia : utopian representation and community dreams by the deafPublication . Gil, Cristina Isabel Caciones; Hanenberg, Peter Heinrich; Bogaerde, Beppie van denDeaftopia é o conceito que engloba sonhos e projecções de futuro assim como os temores provenientes do imaginário e experiência das pessoas Surdas na procura do Deafhood. O conceito propõe uma nova perspectiva sobre as produções culturais dos Povos de Línguas Gestuais em sinergia entre os Estudos de Cultura, Estudos Surdos, e Estudos de Utopia. O valioso contributo metodológico dos Estudos de Cultura permite a inovadora perspectiva teórica na análise crítica das produções culturais dos Povos de Língua Gestual enquanto manifestações de crítica e resistência a séculos sob opressão. A mudança de paradigma, da perspectiva médica que conceptualiza o indivíduo Surdo como patológico e incompleto, para a perspectiva cultural que entende as pessoas Surdas como uma minoria étnica cultural e linguística, assinala um cultural turn nos Estudos Surdos e a sua consolidação como uma área das Humanidades, evidenciando a pertinência de uma investigação das utopias dos Povos com Línguas Gestuais na constituição do conceito de Deaftopia.A análise de representações utópicas e distópicas dos Povos de Línguas Gestuais resulta de uma cuidadosa selecção de narrativas e discursos encontrados na literatura e visuature (literatura em língua gestual) como em romances e histórias, poemas e discursos, e textos não-literários como cartas e manifestos políticos produzidos por pessoas Surdas. Os discursos provêm de diversas origens, desde aglomerados populacionais Surdos, a arte Surda como filmes, manifestações de activismo Surdo, e até os esforços associativos e políticos para o reconhecimento legal das línguas gestuais. Uma perspectiva mais complexa da Deaftopia engloba não só um futuro utópico (no que diz respeito ao sonho da pessoa Surda), mas também as premonições distópicas das ameaças que incitam a criar contra-narrativas e discursos de resistência. O objectivo deste estudo é analisar de forma rigorosa as narrativas e discursos dos Povos de Línguas Gestuais e teorizar a Deaftopia como conceito científico e expressão da Cultura Surda. Esta investigação pretende ainda contribuir para a preservação da Cultura Surda, das línguas gestuais, das epistemologias Surdas e assim, constituir um exemplo concreto de Deaf Gain.
- A dialogue on shock and culture: the queer case of BeirutPublication . Khairallah, Jad; Barba, Maria Luísa Homem Leal de Faria GeraldesThe aim of this dissertation is to locate the concept of shock within a political economy formation that responds to the queer situation of the city of Beirut. Moving away from shock as trauma, I redefine the notion as an investigative tool and lens, transcending a reactionary feeling. Shock, in this context, is understood as a phenomenological and embodied experience that is temporal, affective and relational, one that communicates within a triangulation of triggers, players and culture. Instead of pursuing reasons and causes, the thesis explores shock operations, focusing on how it exists, it maneuvers, and is applied. The dialogue between shock and culture establishes a methodological foundation within Lebanon, specifically emphasizing queerness in Beirut. In a setting where regional disconnects, colonial histories and pseudo religious socio-political powers intersect normativity with continuous instabilities, the research investigates the shock’s affective valence and queer future within its cityscape. I contextualize shock by means of analytical engagements that are informed by culture studies as an essential component for understanding the site and development of a culture that assimilates with shock as it moves along through societies, community dynamics and power structures. I underscore queer theoretical approaches that hone in on the relational figure of ‘the shocking other,’ to reveal the intricate negotiation of implied normativity, difference, and otherness within broader social, economic and political systems. I explore the shock’s navigation in both the digital and material landscapes of Beirut by means of LGBT subjectivities. Through field visits to the city, auto-ethnography, and an analysis of the October 17th protest ground in 2019, I account for embodied shock experiences that document shock traces. Additionally, I integrate conceptual, practical, and lived applications that encourage a reflexive approach, especially when recalling the August 4th Beirut port explosion in 2020. By dwelling on the shock’s destructive path, both literally and metaphorically, the thesis identifies shock as a political tool, particularly advantageous for the queer body. It highlights the economy of shock within discussions of temporalities, emphasizing affective exchanges with established cultural concepts. Furthermore, it serves as a hopeful opening carrying potentiality in its aftermath. This dynamic interplay between shock and culture offers a fresh investigative lens into the evolving human outlook amid unexpected escalations and an abundance of shocks from within the contemporary experience.
- Documentality in contemporary art : paraesthetic strategies in the works of Salomé Lamas, Jeremy Shaw and Louis HendersonPublication . Magno, Sara Alves Costa; Gil, Isabel Maria de Oliveira Capeloa; Tygstrup, FrederikThis thesis intends to critically reflect on the particularities of the field of documentary film in the context of contemporary art. For that purpose, it seeks to mobilize various theoretical and aesthetical approaches to the field in order to answer the following questions: How do documentary film and contemporary art relate to each other? What are the aims and applications of self–reflexivity in documentary filmmaking? Drawing on Hito Steyerl’s notion of “documentality,” which she describes as being of crucial importance to the development of the documentary film in either becoming a form of governmental policy or a critical stance against it, it is asked: how can the concept of documentality be relevant to the study of the self–reflexive documentary? And finally, how does self–reflexive documentary filmmaking probe contemporary notions of documentality? This thesis undertakes four distinct tasks: first, it draws a historical path that puts into perspective the conjunction between documentary and art. Secondly, it explores how documentary practice and theory have influenced one another and how this influence ultimately affects the boundaries of documentary film’s very definition. Thirdly, through the direct engagement with the work of Salomé Lamas, Jeremy Shaw and Louis Henderson it conducts a close reading of films that experiment with the boundaries of documentary and fiction, and identifies different strategies as being “paraesthetic”– in that they do not blur the limits between fiction and documentary, but aim at challenging these limits beyond their normative understanding. Lastly, it engages with the Steyerlian concept of documentality in order to grasp the oscillations between, on the one hand, what constitutes documentary practice conventionally, and on the other, what constitutes documentary as a critical practice. Effectively, the dissertation is essentially a two-fold investigation: first, it aims to identify how contemporary artists are working with the frame of documentary and what strategies they employ in doing this; and secondly, the thesis aims to present these strategies as constituting a documentality of its own within contemporary art.
- English-language retellings of the Rāmāyaṇa and the ideas of India : culture and society (2010-2020)Publication . Oliveira, João Pedro Marques Morgado Ferreira de; Barba, Maria Luísa Homem Leal de Faria GerladesThe Rāmāyaṇa is one of the most important narrative traditions for the Indian civilisation. This story has been recreated through different media and across the broad social spectrum of India for centuries. In the 21st century, especially from the second decade onwards, several adaptations of the epic in English have appeared in the Indian literary market. The most successful authors have adopted unique approaches to the epic: Anand Neelakantan often adapts colonial, anticolonial, regional, and postcolonial discourses to invert the traditional roles of the main protagonists and antagonists; Devdutt Pattanaik recreates Indian mythology as a system with psychological value opposed to the Western and Hindu nationalist approaches, which the author regards as materialistic; Amish Tripathi recreates the epic as a nationalist narrative for a globalised audience used to the popular transnational epic fantasy genre; Kavita Kané tells the story of the epic from the perspective of less important female characters; and Chitra Banerjee Divakaruni does the same, but from the perspective of the main female characters. Despite these differences, the most successful adaptations of the Rāmāyaṇa have followed two important discursive lines: male authors have tended to use the epic to create positive representations of the Indian civilisation and Hindu religion, often by explicitly or implicitly opposing them with foreign civilisations and religions, while female authors have tended to use the epic to create positive representations and models of Indian women. Structurally, both male and female authors have used the epic as a collective memory that encapsulates past virtues, which are regarded as containing the answer to current social problems. By adopting values that have become relevant in India since the anticolonial period and especially after the implementation of neoliberal reforms in 1991, which include greater global openness coupled with a fear of losing one’s native roots and the desire to decolonise contemporary Indian culture, these authors have become important spokespersons for contemporary India among middleclass, English-speaking Indian readers. In this dissertation, I use Multimodal Critical Discourse Analysis based on qualitative data combined with the fields of Orientalism, re-Orientalism, postcolonialism and decoloniality to understand: 1. how the male authors have created a socio-historical worldview centred on Indian civilisation and Hindu religion, with both being simultaneously regarded as traditional and modern; 2. how the female authors have adopted a similar approach to create a new representation of Indian femininity, which is also regarded as traditional and modern. Although the authors promote a discourse according to which they have based their approaches on Indian perspectives, often explicitly contradicting Western discourses and creating socially holistic adaptations, they are actually authors who come from a privileged and Westernised social class. The protagonists of the epic have been recreated as ideal characters that embody positive global characteristics such as equality of choice, equality of opportunity, and social justice, here often reinterpreted as pre-colonial characteristics. With the exception of female characters, subaltern groups are often described with negative characteristics associated with non-Indian and non-Hindu ways of being and living in the world.
- Enredar a morte : assassinatos digitalizados no Brasil dos anos 2010Publication . Cardoso, Eduardo Prado; Gil, Isabel Maria de Oliveira CapeloaEsta dissertação tem como objetivo investigar as relações entre representações de assassinatos e a internet no Brasil, posicionando, em particular, crimes da década de 2010 como eventos culturais que remedeiam linguagens e práticas estabelecidas (nomeadamente dos mundos da imprensa, da música, do cinema e da televisão) como forma de confrontar desigualdades ou heranças de imaginários violentos. Como hipótese geral, questiona-se se, em função da digitalização promovida pelas indústrias culturais, o legado moderno das narrativas de violência apresenta continuidades. Através de uma análise sobre como a crítica da modernidade tardia teorizou as indústrias culturais latino-americanas e os modos pelos quais o Brasil produziu e reproduziu crimes em tempos de globalização, é revisitada a produção acadêmica sobre a modernidade tardia para ligar casos de homicídio mediados pelo YouTube e Facebook a transformações sociotecnológicas mais amplas. Teriam as práticas nos ambientes digitais desafiado comunicações hierárquicas, ou perpetuado estratificações de longa data? Ademais, a investigação pretende localizar especificidades sobre o caso brasileiro no período, e compreender o que poderiam ser peculiares engrenagens a envolver crime e cultura, entre 2013 e 2019. Utilizando-se de uma perspectiva dos estudos de cultura, para que as manifestações culturais sob análise reflitam a prática contemporânea de produção, recepção e consumo de histórias de crimes reais após a viragem digital, a pesquisa debate o conceito de circularidades da criminologia cultural para revelar como mediações contemporâneas alteram a maneira com que a comunicação de massa se apossou de funções do Estado antes da chegada do século XXI. A tese postula que os enredos criminais (agora em rede) ainda fazem circular materialidades estéticas e discursos de violência relativos a enredamentos estruturais da modernidade tardia brasileira, nomeadamente a apropriação da violência por táticas do sensacionalismo e do espetáculo, retóricas do punitivismo e da substituição de instituições estatais na resposta aos problemas de segurança pública.
- Eskatastrophé : the representation of 9/11 and the critique of singularity in american culturePublication . Gonçalves, Diana Isabel Adriano; Gil, Isabel Capeloa; Nünning, AnsgarO 11 de Setembro tem sido entendido como um evento singular, um momento de mudança na história da humanidade. Todavia, esta tese de Doutoramento terá como objectivo estudar o 11 de Setembro não como um acontecimento singular mas como singularidade mnemónica, isto é, como um evento catastrófico que evoca ou imita, embora numa situação diferente, a estrutura de eventos catastróficos anteriores como o terramoto de Lisboa de 1755, Titanic, Pearl Harbor, Hiroshima ou a explosão do Challenger. Partindo da espectacularidade e do apelo estético do 11 de Setembro – da sua dimensão eskatastrophica – tentarei ver como esta catástrofe em particular tem sido representada/remediada pela literatura através da análise de Falling Man de Don DeLillo e Extremely Loud and Incredibly Close de Jonathan Safran Foer. As estratégias utilizadas nestes romances sobre o 11 de Setembro procuram, por um lado, reproduzir a maneira como a catástrofe foi transmitida, em especial pelos media, e por outro, propor uma nova perspectiva ou leitura do acontecimento. Como resultado, o 11 de Setembro reintroduz o pensamento catastrófico no nosso sistema conceptual, interrompendo e contestando deste modo a singularidade associada ao ataque terrorista e às narrativas subsequentemente produzidas.
- O espaço global da língua portuguesa : uma investigação interpretativa sobre comunicação e mobilidade no panorama mediático luso-brasilieiroPublication . Andrade Júnior, José Gabriel de Oliveira; Ilharco, Fernando Albano Maia de MagalhãesA presente investigação propõe uma teorização sobre o espaço global que a língua portuguesa ocupa no contexto da sociedade da informação. Adotando uma abordagem interpretativista procurámos analisar o espaço luso-brasileiro no contexto da rede das redes, a Internet. A investigação também analisa a importância dos diferentes meios de comunicação social, a mobilidade proporcionada pelos media digitais e a movimentação das pessoas no espaço luso-brasileiro. O espaço da lusofonia é considerado no quadro luso-brasileiro e no quadro das relações que prevalecem na sociedade contemporânea globalizada Esta investigação parte de um corpus teórico diversificado, assentando essencialmente na reflexão sobre os fenómenos da língua portuguesa no espaço luso-brasileiro, da globalização, das tecnologias de informação e comunicação, e da comunicação como fundadora, produtora e reprodutora da realidade. Neste enquadramento partimos do posicionamento da tradição sociocultural em ciências da comunicação, com contribuições de outras tradições e de estudos de outras áreas científicas, explorando a comunicação e o uso de novas tecnologias de informação como contexto para uma ‘língua portuguesa global’. Tivemos em consideração diversas investigações sobre esta temática, procurando mostrar, sugerir e apontar a relevância das novas tecnologias, o seu uso e do ambiente por elas criado, para a comunicação na contemporaneidade. Após a articulação conceptual, desenvolvida nos capítulos dois, três, quatro e cinco, é apresentada a análise das relações luso-brasileiras na atual sociedade e a emergência da ‘língua portuguesa global’. O nosso trabalho propõe novas formas de entendimento, desenvolvidas a partir de teorias, noções e argumentos apresentados ao longo do processo de investigação. A nossa análise interpretativista dos resultados confirma o papel da língua portuguesa como um interface, contexto e veículo comunicacional, numa altura em que se assiste a um maior interesse pela cultura portuguesa e a uma forte emergência do Brasil. Contudo, numa sociedade da informação em rede, o conceito ‘língua portuguesa’ define melhor o potencial de comunicação desta língua, a natureza e as possibilidades de uma comunidade definida pelo uso global da língua portuguesa, em detrimento do conceito lusofonia, proporcionando assim um mais fácil e rápido entendimento do seu papel no contexto internacional.