Browsing by Issue Date, starting with "2016-11-08"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Wine metrics : revealing the volatile molecular feature responsible for the wine like aromaPublication . Domingues, João Manuel Tomé; Ferreira, António César da SilvaO vinho é uma matriz complexa composta por uma variedade de aromas provenientes das diferentes interações dos seus variados compostos. Aroma é geralmente associado a compostos voláteis, que resultam da fermentação alcoólica de acordo com a levedura utilizada e condições utilizadas. A grande concorrência do sector está levar os produtores a compreender melhor as expectativas e preferências dos seus consumidores. A motivação desta tese vai ao encontro de uma ferramenta para compreender o aroma “tipo-vinho” levando à seleção de estirpes de S. cerevisiae de acordo com o padrão de voláteis em função dos consumidores. Este trabalho irá fornecer informações sobre a conexão entre o metabolismo da fermentação do vinho e a percepção do aroma vínico. Neste contexto, foram realizadas 3 réplicas de 4 fermentações em um meio sintético, usando diferentes estirpes de levedura em cada fermentação (3 estirpes vínicas: QA23, VL1, ZA e 1 estirpe de cachaça: L328). Os perfis metabólicos das fermentações foram obtidos através de cromatografia gasosa ligada a um detetor de ionização por chama (GC-FID), espectrometria de massa (GC-MS) e cromatografia líquida de alto desempenho (HPLC) de modo a quantificar os compostos. Um estudo sensorial foi usado para avaliar se os consumidores reconheciam o aroma “tipo-vinho” no decorrer das fermentações. Esta estratégia direcionada em conjunto com uma análise não direcionada usando técnicas de análise multivariada como: decomposição singular do valor (SVD) e análise hierárquica de Agrupamentos (HCA), revelou que o aroma “tipo-vinho” das fermentações está relacionada com acetaldeído, acetato de hexilo e ésteres etílicos. A estirpe L328 revelou-se a que apresenta melhores resultados sensoriais e melhor correlação com os compostos responsáveis pelo aroma “tipo-vinho”. Uma análise supervisionada, nomeadamente PLS-R, permitiu a construção de um modelo que prevê os resultados (R2 = 0.8)) sensoriais do aroma “tipo-vinho” pelo padrão aromático. Por fim uma estratégia não direcionada foi usada com os dados de GC-MS pré-processados e análise por SVD. Este método demonstrou distinguir estirpes baseadas na evolução metabólica durante a fermentação, L328 e QA23 revelaram ser facilmente distinguíveis das restantes. No decorrer desta tese foram utilizadas estratégias de quimiometria e bioinformática para o estudo metabólico de fermentações e a possibilidade de uma pré-seleção das estirpes de acordo as características do produto final.
- Spirituality in the undergraduate curricula of nursing schools in Portugal and São Paulo-BrazilPublication . Caldeira, Sílvia; Figueiredo, Amélia; Conceição, Ana Paula; Ermel, Célia; Mendes, João; Chaves, Erika; Carvalho, Emília; Vieira, MargaridaSpirituality is considered a dimension of nursing care, which is often recognized as being neglected, mainly due to a lack of education. Several studies have addressed nursing students’ perceptions and skills for providing spiritual care, but there is little evidence on how spirituality is addressed in undergraduate nursing curricula. This study comprised Portuguese and Brazilian nursing schools (from São Paulo) and describes how spirituality is addressed in undergraduate nursing curricula. It is descriptive and the survey research was performed in 2014–2015. The questionnaire was composed of closed and open-ended questions and was sent by e-mail. A total of 129 answers were obtained, mostly from Portugal. Results indicated that several curricular units include spirituality, although having different contents. The learning outcomes are consistent with improving nursing students’ integral education, developing the clinical reasoning regarding spirituality, and improving the assessment of the patient across the life span. Nevertheless, it seems that spirituality is poorly addressed in clinical practice. Few nursing schools have courses or curricular units specifically dealing with spirituality, but they do provide some form of teaching on the subject. No standard curriculum exists, but teachers believe that it is a very important subject that should be included in the courses taught.
- 30 years of culture, art, and metamorphoses : the Modern Art Centre of the Calouste Gulbenkian Foundation and the reshaping of Lisbon's culturalscapePublication . Maurício, Ana Fabíola Ferreiro Nobre; Barba, Maria Luísa Leal de Faria Geraldes; Nünning, AnsgarEsta dissertação analisa o papel do Centro de Arte Moderna (CAM) da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) na remodelação da paisagem cultural de Lisboa desde o início da década de 1980 até ao início da década de 2010, estabelecendo um diálogo entre as actividades do CAM e os contextos socio-políticos, educacionais e artistíco-culturais lisboetas. A pesquisa, levando em consideração o aspecto transitório desses contextos ao longo do tempo, delineia uma trajectória do desenvolvimento de Lisboa (e de Portugal) nos campos da acessibilidade, democratização, consumo e fruição artísticas e culturais. Esta delineação, que inclui uma revisão dos respectivos desenvolvimentos Europeus e Norte-Americanos como forma de contextualização, começa por abranger o período do regime dictatorial do Estado Novo – realçando o papel da FCG na concepção de novas políticas culturais e no iniciar de um processo de modernização – e o período da Revolução de 1974 em Portugal – sublinhando a relevância das contra-culturas na redefinição das práticas artísticas e académicas –, de forma a retratar as realidades culturais portuguesas e internacionais que precederam (e em grande medida influenciaram) os processos de construção mental, social e material do CAM. A análise procura explicar como o CAM, enquanto reflexo dessas realidades e resposta às mesmas, se tornaria um elemento de mudança de paradigma dentro das paisagens artísticas e culturais lisboetas, bem como uma característica chave do necessário curto-circuito entre os objectivos da modernidade e os valores simbólicos da pós-modernidade (v. Santos, 2013[1994]). A pesquisa centra-se, então, em explorar o papel do CAM no estabelecimento de um complexo exibicionário (v. Bennett, 1999) conducente ao apoio de uma transição cultural entre a modernidade tardia e a pós-modernidade na década de 1980 e útil na mediação dos processos de globalização a partir do fim da década de 1990. Esta dissertação tem, assim, como objectivo perceber e demonstrar a forma como a acção do CAM no campo artístico-cultural remodelou indelevelmente a paisagem cultural de Lisboa, i.e., a forma como o CAM encarnou transformações socio-políticas e urbano-museológicas e, assim, contribuíu para remodelar os comportamentos artístico-culturais dos cidadãos – e consequentemente as suas identidades culturais – em momentos cruciais de redefinições urbanas e nacionais.