FCH - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses
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- Women and technology : gendering the mobile phone : Portugal as a case studyPublication . Afonso, Carla Susana Moiteiro Ganito; Gil, Isabel CapeloaA tese visa oferecer um melhor entendimento da relação entre mulheres e tecnologia através da análise do significado dos telemóveis nas vidas das mulheres Portuguesas. Desenvolvimentos teóricos recentes sugerem que é dado pouco ênfase ao estudo das diferenças entre mulheres. O nosso ímpeto inicial para realizar esta investigação foi assim contribuir para colmatar esta lacuna, investigando a possibilidade de o telemóvel se constituir como uma base para um aumento da intimidade tecnológica das mulheres, sem recorrer à tradicional oposição binária entre homens e mulheres. Este estudo está focado no telemóvel como um local onde as nuances das experiências das mulheres com a tecnologia se tornam visíveis. Foca-se também nas mulheres adultas dado que estas têm sido um grupo sub-representado quer em trabalhos académicos, quer em estudos comerciais. Ao escolher conduzir um estudo de caso de Portugal quisemos contribuir para o futuro desenvolvimento de análises culturais comparativas da relação entre a construção de género e o telemóvel. Esta tese tem os seus alicerces teóricos nos debates feministas mais recentes que identificam a representação cultural e o discurso como veículos importantes do sistema de género. Baseia-se no entendimento de que a relação com a tecnologia é também uma relação de género e que este é socialmente construído. O presente estudo situa-se no cruzamento entre os estudos feministas, os estudos de cultura e o estudo dos novos media, oferecendo assim uma nova perspectiva de análise da relação entre a construção de género e o telemóvel que propusemos ser a do estudos feministas culturais das comunicações móveis. A metodologia de investigação está alinhada com a opção por uma articulação entre cultura e comunicação na análise do telemóvel. Apesar de combinar métodos quantitativos e qualitativos numa estratégia de investigação interpretativa, o trabalho opta claramente por um design misto em que a vertente qualitativa é dominante por forma a responder à questão de qual é o significado do telemóvel para diferentes grupos de mulheres Portuguesas, em diferentes etapas de vida. Argumentamos que o papel que a mulher desempenha é determinante no seu uso do telemóvel e que este é assim determinado pela etapa de vida em que a mulher se encontra e não pela geração a que pertence. Como principais conclusões temos que, contrariamente a uma teoria da existência de um uso dominante para a tecnologia, uma teoria de Apparatgeist, ou do espírito da máquina, como proposto por James Katz, o telemóvel assume papéis e possibilidades de acção diferentes de acordo com a etapa de vida da mulher. Enquanto objectos corporizados, os telemóveis são parte de um sistema complexo de relações de poder e, se é verdade que as mulheres conquistaram o direito a muitas formas de mobilidade, elas estão ainda constrangidas nas suas conquistas por um desequilíbrio na construção temporal e espacial de género e nas expectativas sociais quanto ao papel que devem desempenhar. Concluímos com pistas de reflexão para a indústria das comunicações móveis, incentivando os agentes a afastarem-se de uma perspectiva funcionalista para abraçar um perspectiva sociocultural mais ampla e a desenvolver produtos e serviços alinhados com os estilos de vida e necessidades reais das mulheres. Como em muitas outras áreas os estereótipos de género deixaram de ser mapas válidos da realidade, demonstrando a sua fragilidade num mundo cada vez mais complexo. Os agentes da indústria precisam encontrar novas ferramentas para lidar com essa complexidade e compreender as virtuosidades de um mercado que até aqui não viu as suas reais necessidades satisfeitas e que se apresenta escondido sob os números elevados das taxas de penetração e das quotas de mercado. Propomos igualmente uma nova agenda para trabalho futuro centrada em algumas áreas-chave como a da teoria da pós-convergência e na abertura a novos paradigmas de investigação como o uso da abordagem dos ciclos ou etapas de vida.
- The hours, a escrita para a morte : de Virginia Woolf a Stephen DaldryPublication . Sousa, Vanda Maria Gonçalves de; Gil, Isabel CapeloaEsta dissertação toma em consideração os estudos de cinema enquanto sub-área dos Estudos de Cultura, afirmando as manifestações de cultura popular e de cultura material, a par das suas formas de mediação e representação, bem como a interacção entre as estruturas de poder e as manifestações culturais, abrindo espaço à interpretação de textos cinematográficos tomados como sistemas de signos. Surgido por via de uma adaptação, o texto cinematográfico The Hours convoca a literatura tanto no próprio romance que adapta, The Hours de Michael Cunningham, como no de Virginia Woolf que é homenageado – Mrs. Dalloway. Esta dissertação pretende discutir a sobrevivência de um texto moderno na sua transposição para um texto pós-moderno quando submetido a um processo de remediação, ao mesmo tempo que discute se, no texto cinematográfico The Hours, se mantêm vivos os conceitos de escrita para a morte e o de herói moderno de Baudelaire.
- A oposição católica no marcelismo : o caso da Capela do RatoPublication . Araújo, António Carlos Candeias de; Cruz, Manuel Braga daA vigília pela Paz na Capela do Rato, organizada em 1972 por um grupo de católicos de vanguarda em protesto contra a guerra colonial, é considerada um dos momentos mais emblemáticos – porventura, o mais emblemático – da oposição de matriz católica ao Estado Novo e, em particular, ao marcelismo. Tal significa que foi alcançado plenamente o principal objectivo dos promotores da vigília: garantir que o seu gesto tivesse grande visibilidade e impacto, para o que muito contribuíram dois factores – a colaboração de uma organização de luta armadas, as Brigadas Revolucionárias, e a reacção das autoridades civis. Esta última abriu um conflito com a Igreja – ou, mais precisamente, com o novo Patriarca de Lisboa, D. António Ribeiro –, pelo que aquilo que, à primeira vista, não passaria de mais um breve episódio da luta de uma minoria de católicos de elite contra o regime autoritário acabou por encerrar, em si mesmo, uma complexidade que até hoje não foi investigada. A presente dissertação toma o caso da Capela do Rato como ponto de partida para uma digressão mais ampla sobre o oposicionismo de inspiração católica da década de sessenta, procurando contextualizá-lo no espírito da época, vivido em Portugal e no estrangeiro. Desta forma, julga-se ser possível compreender de um modo mais informado e esclarecido os conflitos e tensões desse tempo e as rupturas produzidas – mas também as continuidades – entre o final do regime autoritário e a instauração da democracia por via revolucionária.
- Poéticas da imperfeição : autores e tradautores na primeira metade de oitocentos : Walter Scott e André Joaquim Ramalho e SousaPublication . Lopes, Maria Alexandra Ambrósio; Flor, João Almeida; Seruya, TeresaPoéticas da Imperfeição é uma reflexão sobre os modos como a autoria, e suas diversas figurações, é construída na narrativa histórica de Walter Scott (1771-1832) e depois traduzida por um intelectual português contemporâneo do autor, André Joaquim Ramalho e Sousa (1790-1857). A tese procura descrever os trânsitos europeus de produção, circulação e tradução de literatura na primeira metade de Oitocentos, a partir do caso do mais famoso escritor da época: Walter Scott. O estudo — que se desenvolve em díptico, porquanto parte do pressuposto de que a tradução de literatura resulta de um diálogo transsubjectivo e transtextual — pretende iluminar aspectos menos evidentes da tessitura narrativa dos Waverley novels (1814- -1833), entre os quais avulta a questão da autoria: entre 1814 e 1827, os diversos romances da série são publicados anonimamente e atribuídos, em patamares paratextuais, a numerosas figuras ficcionais. Indaga-se a natureza da autoria assim encenada e, no momento seguinte (segunda tábua do díptico), as imagens inversas, em espelho, que as traduções produzem desse processo de des/construção autoral num contexto muito diverso, ainda que temporalmente próximo. Os dois lados do díptico pressupõem, à vez, três passos: ARQUEOLOGIA — escavação, busca de traços de (trad)autorias perdidas —, CONTEXTUALIZAÇÃO — integração dos vestígios nas possibilidades do tempo e do espaço — e INTERPRETAÇÃO — encadeamento narrativo que procura dilucidar processos e projectos, concepções culturalmente determinadas de «literatura» e «tradução», «inovação» e «memória do sistema». Sendo uma tese em história da tradução, impõe-se que seja metodologicamente ágil, cruzando os processos próprios dos estudos de tradução comos de áreas do saber afins e importando conceitos e práticas dos estudos de cultura, da historiografia, dos estudos literários (teoria da narrativa e narratologia, estética da recepção e história literária), da sociologia da leitura e do livro. Pelas razões aduzidas, este é umtexto que espelha e estuda fronteiras e a sua transgressão, sejam elas sistémicas, narratológicas, linguísticas ou culturais. Daí que, em termos metodológicos, se assuma como projecto intrinsecamente pluri e transdisciplinar. Daí que se alicerce, estruturalmente, numa narrativa plural.
- A escola e os ambientes de leitura : concepção, percepção, motivação e emoção no contexto físico da aula e da biblioteca escolarPublication . Pais, Maria Paula Marques Baptista Coelho; Baptista, José Afonso NunesO presente trabalho subordinado ao tema: A Escola e os Ambientes de Leitura. Concepção, Percepção, Motivação e Emoção no Contexto Físico da Aula e da Biblioteca Escolar, propôs-se analisar as relações existentes entre a percepção dos alunos e dos seus professores acerca dos espaços e ambientes de leitura que lhes são disponibilizados em contexto escolar e a motivação para o acto de ler por eles experienciados. Esta temática nasceu da vontade de perceber até que ponto espaço e indivíduo interagem, individualmente e no seio de um grupo, tendo por farol a motivação para a leitura. Pretendeu-se também procurar entender de que modo determinados comportamentos impeditivos de um aproveitamento escolar mais positivo e de uma fruição da vivência escolar mais agradável são influenciados pelo espaço físico da escola e pelo ambiente percepcionado por cada indivíduo que nele vive. Diferentes leituras são possíveis a partir de um único espaço físico. A forma como o espaço molda em cada indivíduo a própria noção de tempo, o modo como ele consegue fazer despontar emoções diferenciadas, contribuindo para a reflexão e para um maior ou menor sentido de pertença ou de exclusão; como pode, ou não, seduzir-nos para ser e estar, convidando a ler e a permanecer, são questões que emergem e se revestem de grande pertinência, num tempo em que a integração de todos no universo escolar encerra, acima de tudo, uma universal exigência de qualidade. Espaços onde se respeite a personalidade de cada indivíduo, sem esquecer as necessidades do colectivo; nos quais os benefícios de uma socialização integrada e saudável não destruam a delicadeza da intimidade tão necessária a quem se encontra em plena fase de despontar de personalidade mostram-nos, a cada dia, o quanto a envolvência espacial é, em si mesma, um elemento vivo da nossa sociedade. A partir desta problemática elaborou-se uma estratégia de investigação qualitativa por entrevistas. Visando analisar a relação entre a percepção que alunos e seus mediadores de leitura possuem acerca dos espaços escolares e os sentimentos de motivação e consecução experienciados, compararam-se as respostas dadas por alunos e professores (seus mediadores de leitura) das escolas de um Agrupamento Vertical, num crescendo etário compreendido, sensivelmente, entre os 6 e os 15 anos de idade.A pesquisa contou ainda com uma prévia abordagem consagrada à observação participante entrecruzada, numa fase posterior, com uma análise mais interventiva, possível através da construção de mapas mentais, no sentido de procurar investigar algumas interacções entre os leitores e os ambientes de leitura propostos. Falamos de espaços escolares de leitura nos seus aspectos mais desconhecidos. Espaços de quê e de quem? Espaços para quê e para quem? Falamos também dos tempos desses mesmos espaços. Espaços de pensamentos e de emoções; espaços para ser e espaços para estar. Falamos de espaços diferenciados e de territórios; de atracção e de rejeição. Espaços para entrar, permanecer, sair. Espaços de Intimidade e de envolvência. Falamos enfim, dos espaços que temos e dos espaços que desejamos tendo, por guia, a motivação para a leitura.
- Xiangshan xianzhi 香山縣誌 e Aomen Jilüe 澳門紀略 : fontes locais chinesas para uma história cultural de Macau : 1661-1796Publication . David, Elisabetta Colla Rosado Coelho; Alves, Jorge Manuel dos Santos; Ptak, RoderichEste trabalho encontra-se enquadrado num projecto financiado pela Fundação da Ciência e Tecnologia: "Tomás Pereira S.J. Vida Obra e Época", coordenado pelo Professor Doutor Luís Filipe Barreto, Director do Centro Científico e Cultural de Macau, I.P. O objectivo desta tese é vir integrar o quadro histórico-cultural deste projecto, fornecendo dados sobre Macau e o distrito de Xiangshan entre 1661-1796 tal como emergem nas fontes coevas em língua chinesa, nomeadamente, as gazetas locais do distrito de Xiangshan (Xiangshan Xianzhi 香山縣誌) e a Monografia de Macau (Aomen Jilüe 澳門記略).
- Novos media, novas marcas : a comunicação da marca corporate no contexto semiótico-cognitivo dos novos mediaPublication . Soares, Fátima Patrícia Nunes da Encarnação Marques Dias; Ilharco, Fernando Albano Maia de MagalhãesEsta investigação debruça-se sobre a marca corporate como objecto de estudo das ciências da comunicação, explorando a possibilidade de o contexto ser um factor determinante para o êxito na sua comunicação. Assente numa abordagem interpretativista, esta investigação parte de um conjunto de pressupostos que constituem o seu enquadramento teórico para a proposta de argumentos e hipóteses que testa empiricamente. O enquadramento teórico proposto assenta na articulação do posicionamento na tradição sociocultural em ciências da comunicação com contributos de outras tradições do mesmo campo científico e de outros afins. Por um lado, a concepção da sociedade como um conjunto de quadros mentais de referência, convenções e significados partilhados que ao mesmo tempo emergem e enquadram a comunicação remete para a exploração da sociedade contemporânea como o contexto da comunicação da marca corporate. Por outro lado, uma concepção substantivista da tecnologia, bem como o reconhecimento da relação interactiva entre ser humano, tecnologia e sociedade, apontam para a identificação dos novos media como a característica mais distintiva – e mesmo modeladora – da sociedade contemporânea. Esta investigação explora, portanto, as relações entre comunicação, sociedade e tecnologia, concretizados na comunicação da marca corporate na sociedade contemporânea, caracterizada pelos novos media, emergindo a cognição como o ponto de influência entre aqueles fenómenos. Como se relaciona a comunicação da marca corporate com os significados partilhados e as estruturas cognitivas que são característicos da sociedade em que vivemos? O ajustamento favorece a obtenção das imagens de marca pretendidas pelas organizações? O que favorece mais o êxito da comunicação da marca corporate, uma relação de sintonia ou de contraste relativamente às características semióticas e cognitivas contextuais? O trabalho empírico foca 15 casos de renovação ou mudança da marca corporate de grandes organizações portuguesas, ocorridos entre 2004 e 2011. Articulando uma análise de conteúdo com uma análise semiótica comparativas dos logótipos anteriores e actuais como métodos qualitativos de análise visual, complementadas por entrevistas semi-estruturadas a um membro de cada organização que tenha estado envolvido no processo de renovação ou mudança da marca corporate, a nossa exploração interpretativista dos resultados confirma uma tendência clara de ajustamento por sintonia entre as características formais e o conteúdo das novas marcas corporate e o contexto semiótico-cognitivo contemporâneo. Contudo, o êxito da comunicação da marca corporate não é favorecido por essa sintonia, mas por um equilíbrio entre elementos coincidentes e contrastantes das marcas que seja determinado pelas organizações em função das suas estratégias, objectivos e características.
- Hiperderme : pintura corporal nas sociedades indígena e contemporâneaPublication . Lins, Ricardo José da Silva; Hanenberg, Peter; Ilharco, FernandoA finalidade desta investigação é analisar e reflectir sobre o fenómeno das pinturas corporais na sociedade e como esta absorve tal actividade cultural. Para tal, elegem-se dois objectos de estudo onde se configuram o processo e as suas correspondências, a problemática e as suas hipóteses e a contextualização dialéctica, contemporânea ou não, das correlações entre sociedade indígena sul-americana e sociedade contemporânea europeia. Pretende-se, num primeiro instante, compreender e analisar nestes grupos o fenómeno da pintura corporal, a sua aplicabilidade, circulação e visibilidade, e, especificamente, a sua carga simbólica de comunicação, bem como a possibilidade de uso do corpo como espaço de actuação; e, num segundo estádio, entender o modo como na pós-modernidade, a transculturalidade, o uso das estruturas simbólicas comunicacionais e a hiper-realidade podem materializar-se nos vários suportes face às variações dos contextos; e ainda, entender a reconfiguração ecranizada do corpo como território de intervenção simbólica, numa proposta conceptual de hiperderme. Esta investigação tem como centros de apoio: CECC da FCH da UCP, Centro de Antropologia do Museu Britânico, Universidade de Copenhaga, Universidade de Malmöe e Centro de Etnologia de Munique.
- Trajectórias pessoais e identidades profissionais de assistentes sociaisPublication . Margarido, Cristóvão Adelino Fonseca Franco Ribeiro; Vieira, RicardoExiste hoje uma preocupação com o estudo das profissões sociais em Portugal. No entanto, a investigação em serviço social continua, ainda, a constituir uma realidade com pouca expressividade. Os estudos que existem, neste domínio, centram-se mais no estudo das condicionantes objectivas ou enquadradoras da profissão e dos perfis profissionais dos assistentes sociais. É neste sentido que, neste trabalho, se realiza um investimento na compreensão do processo de (re)construção identitária e profissional de assistentes sociais, que se espera permita complementar, através de uma abordagem aos seus mundos pessoais profissionais, as investigações que dão conta dos modos de agir no serviço social. Assim, orientados pela multiplicidade subjacente às dimensões que os constroem e reconstroem, aos contextos em que se movem e aos mundos que habitam ao longo da sua trajectória social, procuramos compreender as formas de gestão de pertenças de que os assistentes sociais se socorrem de forma a (re)conciliar mundos pessoais e profissionais. Alicerçada num politeísmo metodológico (Bourdieu, 1986), esta investigação faz uso de vários instrumentos e metodologias de investigação, tais como o inquérito por questionário e a entrevista etnobiográfica individual e grupal. Através de uma análise interpretativa e hermenêutica, desenvolvem-se retratos psico-sócio-culturais de assistentes sociais e procura-se compreender os seus modos de subjectivação. O foco de análise desta tese incide na forma como os assistentes sociais em estudo colocam em prática modos de subjectivação num mundo socioprofissional objectivante e em permanente (re)estruturação, onde as formas de agenciamento dependem largamente das trajectórias de vida, das circunstâncias e dos campos de possibilidades (Vieira, 2009) de cada pessoa tornada profissional.
- O Universo em expansão... : a formação de activos com recurso a metodologias de eLearningPublication . Paiva, Ana Paula Sintra Salvo; Lagarto, José ReisA formação profissional contínua em Portugal deve ser amplamente estimulada, face à necessidade de adaptação das pessoas e das organizações às exigências decorrentes de uma presença competitiva na Sociedade Global, que será facilitada pelo acréscimo do capital de conhecimento que promoverem. O eLearning é um conjunto de metodologias e estratégias de desenvolvimento de ensino-aprendizagem sustentadas nas Tecnologias da Informação e Comunicação, facilitador do sucesso do percurso formativo e da transferência de competências para os contextos de trabalho, com um grande potencial na formação de activos. Em contextos de formação que integrem situações de ensino a distância, permite flexibilidade na gestão do tempo e redução da obrigatoriedade de deslocação física dos formandos, podendo implicar redução de custos. É porém necessário vencer resistências à utilização das Tecnologias no ensino e formação profissional em Portugal e promover a utilização do eLearning, tanto no lado da oferta como da procura, face ao seu potencial de sucesso, o que poderá ser facilitado através do estudo de casos de formação já realizados com activos portugueses. A partir de informação partilhada online, este trabalho elabora uma narrativa sobre o ensino e formação em contextos de eLearning em Portugal. Fundamenta-se a percepção de que o eLearning se encontra numa fase precoce de adopção, percorrendo indicadores e estudos sobre o ensino superior em Portugal. De investigação sobre representações de informantes em contextos de ensino superior, emergem conclusões sobre factores críticos na resistência a mudanças conceptuais e de práticas. Partindo de 67 teses de doutoramento sobre eLearning produzidas entre 2004 e 2013, identifica-se: a prevalência de estudos sobre a categoria temática sistemas ensinantes (52); como territórios de eLearning mais focados, o ensino superior (25) e o ensino básico e secundário (18) e menos focado, a formação profissional de activos não-docentes (4). 72% destas teses foram produzidas em três instituições: as Universidades de Aveiro (22) e do Minho (18) e o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (8). Na investigação realizada no âmbito deste estudo identificam-se características de processos/contextos de formação profissional por eLearning promotores de sucesso formativo com activos portugueses, utilizando grupos de informantes de conveniência numa metodologia qualitativa de investigação (design de estudo de caso múltiplo). Foram estudados um caso de formação a distância em contexto empresarial e dois casos de formação presencial de docentes em ambiente tecnologicamente enriquecido/eLearning, que foram classificados como casos de sucesso. As conclusões obtidas são específicas para cada caso, no entanto verificou-se que em todos os casos: existiram elevadas taxas de sucesso na formação; foram adoptadas metodologias construtivistas de ensino-aprendizagem; as actividades de aprendizagem autónoma apresentavam níveis de dificuldade diferenciados, foram significativas para os formandos e indutoras de posterior transferência para os contextos profissionais. Nos casos de formação presencial estudados verificou-se também que a actuação do formador, enquanto suporte das actividades autónomas de aprendizagem, foi relevante nos resultados obtidos na formação. O eLearning, nas suas múltiplas abordagens possíveis, contém um potencial imenso na capacidade de promoção de competências durante os percursos de formação, mas também de promoção de competências de aprendizagem autónoma ao longo da vida. Porém, para que este aproveitamento de potencial educativo actual e futuro seja uma realidade, transmutável em benefícios individuais e sociais, é imperioso que o eLearning seja parte efectiva dos contextos de ensino-aprendizagem e que possa ser utilizado com eficácia, quando essa for considerada a melhor opção educacional. Todavia, essa realidade requer que exista um investimento - intencional e imediato - na formação contínua de professores e formadores no activo, que os possa dotar das competências necessárias para eficiente utilização do eLearning, viabilizando a disrupção no ensino-aprendizagem que poderá exponenciar o retorno social do investimento em educação e formação. Requer, em paralelo, que sejam reformulados os referenciais legislativos de acreditação e certificação de qualidade, tanto na formação contínua de docentes como na formação contínua de activos em outros contextos do mercado laboral, para que sejam efectivamente abertos espaços e caminhos conducentes ao aumento da oferta de propostas de formação integradoras de eLearning com qualidade e eficácia educacional.