Browsing by Issue Date, starting with "2023-03-29"
Now showing 1 - 10 of 12
Results Per Page
Sort Options
- Responsabilidade social empresarial : o atual paradigma de governance com os olhos postos no futuroPublication . Martinho, Hugo Miguel Silva; Martins, Paulo Câmara Pires dos SantosDurante muitos anos, os seres humanos têm utilizado os recursos do mundo discricionariamente, no seu próprio benefício, sem contemplar as consequências que daí poderiam ocorrer. Estes recursos de que falamos não se referem apenas ao ambiente. Podem também ser sociais e económicos. Esta exploração irrazoável dos referidos recursos e forma de conduzir os negócios levou ao esgotamento dos mesmos, bem como às desigualdades sociais e económicas que vemos hoje (algumas delas relacionadas com a vertente laboral). Nesta dissertação, abordaremos um tema que hoje adquire a mais absoluta urgência. As empresas, na sua busca incessante pelo lucro, têm sido também os líderes na criação dos problemas que acabámos de enunciar. Como tal, devem também ser elas a liderar a solução para estes problemas, quem desenvolve maiores esforços na tentativa de mudar, tanto as acções, como as mentalidades, sendo quem que se encontra na melhor posição e com maior capacidade para afetar as mudanças necessárias. Face às grandes mudanças que se impõem, o próprio consumidor procura agora produtos sustentáveis, pelo que as empresas devem adaptar-se e entregar ao cliente o que este pretende, a fim de se manterem competitivas e rentáveis. É aqui que convergem a Corporate Governance e a Responsabilidade Empresarial, dando origem ao que se apelida Responsabilidade Social Empresarial (ou RSE). Neste contexto, é também importante clarificar a importância dos modelos de governação adotados. Ademais, tentaremos demonstrar a importância de adoção de novas formas de ação e condução da atividade empresarial, respeitando, simultaneamente, as várias partes envolvidas, abandonado a ideia da busca incessante pelo lucro. Adicionalmente, procuramos demonstrar que a RSE poderá ser uma ótima forma de criação de valor para a empresa e como tal pode ser alcançado através da utilização de investimentos e financiamentos responsáveis, incluindo a utilização eficaz da “tributação verde”, olhando para a questão como eventual “dever” dos investidores institucionais. Finalmente, mergulhamos ainda no campo regulamentar europeu e nacional com o objetivo de compreender a sua relevância. Adicionalmente, indagamos acerca do quadro legal nacional, procurando compreender de que forma a RSE se encontra refletida enquanto dever geral para os administradores e gestores, escrutinando e classificando os vários interesses contidos na norma em apreço, constatando o enorme caminho que ainda se encontra por percorrer.
- A tutela penal no direito de autor : em especial, o crime de usurpação na era digitalPublication . Wecker, Inês Rendo; Rendas, Tito Filipe Bugia
- Meaning of life therapy: a pilot study of a novel psycho-existential intervention for palliative care in cancerPublication . Cardoso, Ana Rita; Remondes-Costa, Sónia; Veiga, Elisa; Almeida, Vera; Rocha, José; Teixeira, Ricardo João; Macedo, Gerly; Leite, ManuelaIntervention in Palliative Care aims to provide physical, psychosocial, and spiritual relief for patients and family members. Brief interventions with a psycho-existential approach have shown positive responses; however, cultural adaptations are needed. This pilot study aimed to develop the Meaning of Life Therapy (MLT), a novel psycho-existential intervention, rooted in the Dignity Therapy, Life Review, and Meaning-Centered Psychotherapy. MLT was culturally adapted to the Portuguese context to include questions about forgiveness, apology, reconciliation, farewell, and a legacy document, i.e., the Life Letter. Nine PC cancer patients answered a 14-question MLT protocol, intended to help patients find purpose and meaning in life. Eight themes emerged: Family, Preservation of Identity, Life Retrospective, Clinical Situation, Achievements, Socio-Professional Valorization, Forgiveness/Apology/Reconciliation, and Saying Goodbye. MLT has proved its ability to respond to the psycho-existential needs of PC patients. Further studies should be conducted to gain extensive knowledge of the effectiveness of culturally responsive interventions.
- A crença de Thomas Paine no racionalismo e o ataque à monarquia inglesaPublication . Gonçalves, Diogo Marques; Moreira, IvoneO pensamento político de Thomas Paine apesar de ser pouco estudado quando comparado com outros pensadores políticos do século XVIII, tem vindo a despertar um novo interesse em vários autores devido ao seu importante papel no desenvolvimento do pensamento revolucionário e reformador desta época. O objetivo que se pretende alcançar com esta dissertação é discernir se a crítica de Paine à monarquia inglesa foi motivada pela sua crença no racionalismo o que se confirmou após a comparação das ideias de Paine com os princípios da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão e com as ideias de Jean-Jacques Rousseau presentes no Contrato Social. Aquilo que foi investigado nesta dissertação foi o pensamento político de Paine exposto nas suas obras, especialmente em Common Sense e em Rights of Man, definindo-se o seu conceito de direito natural e do republicanismo como único regime legítimo, de forma a tornar possível compreender a sua luta pela separação das Colónias Americanas de Inglaterra e a sua crítica multifacetada da monarquia inglesa que se iniciou pela diferenciação da Revolução Gloriosa de 1688, da Revolução Americana de 1776 e da Revolução Francesa de 1789, passando pela sua negação da existência da constituição inglesa e terminando-se com a análise do seu plano de auxílio social. As conclusões propostas nesta dissertação são que os princípios basilares do pensamento de Thomas Paine são muito semelhantes aos princípios da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789 e do Contrato Social de Jean-Jacques Rousseau, sendo que alguns destes princípios, posteriormente, serviram de base à sua acusação da ausência de uma constituição em Inglaterra, após a sua passagem pelos clubes de debate de Paris e do seu contacto com o Marquis de Lafayette e com as ideias de Rousseau.
- Correlation between suicidal ideation and addiction to various social media platforms in a sample of young adults: the benefits of physical activityPublication . Mendes, Liliana; Leonido, Levi; Morgado, ElsaThe rise in suicide death rates has become a major public health concern, which has led to increased addiction to internet and social media platforms. Despite the limited research available on the relationship between suicidal ideation and addiction to social media such as Instagram and TikTok, this study aims to examine this connection. The study design is cross-sectional, quantitative, comparative, and correlational, with a quasi-experimental approach. The sample includes 315 young adults aged 20 to 30 who were surveyed through the administration of the Suicidal Ideation Questionnaire (SIQ) and the Social Media Disorder Scale-Short Form (SMDS-SF) surveys. The results showed differences in addiction levels based on the type of social media, specifically between TikTok and other social media platforms. The study found that female participants who engage in physical activity (PA) four times a week had lower levels of suicidal ideation than those who did not; there were no differences compared to male participants. This suggests that PA may be a potential strategy for preventing and reducing suicide-related phenomena. The results also indicate that addiction to social media was a statistically significant predictor of suicidal ideation, after controlling for gender and PA.
- A relação da comunicação organizacional com o engagement dos trabalhadores : uma comparação entre os regimes presencial e remotoPublication . Gomes, David Manuel; Sobral, Ana Filipa dos SantosO presente estudo, de cariz hipotético-dedutivo, procura testar empiricamente a relação entre a satisfação com a comunicação e o engagement em contextos de trabalho com regime presencial, 100% remoto e/ou híbrido, durante o período pandémico. Neste estudo participaram 164 trabalhadores, sendo que 102 se encontravam a trabalhar presencialmente e 62 estavam em regime 100% remoto ou híbrido no momento da sua participação. A recolha dos dados foi feita a partir de um questionário online construído na plataforma Qualtrics e divulgado em diversas redes sociais, tais como, Linkedin, Facebook e Instagram, através de um link. Os resultados deste estudo permitem concluir que a satisfação da comunicação pode ser considerada como propulsora do engagement. Esta relação é estatisticamente significativa e mais forte em trabalhadores que se encontram em regime de trabalho presencial do que em trabalhadores que se encontram em trabalho 100% remoto ou híbrido. O estudo procura promover o encontro de uma perspetiva sobre a relação entre a satisfação com comunicação organizacional e o engagement, mediante o regime de trabalho, de forma a se tornar um contributo para a comunidade científica. Espera-se que tenha gerado um forte contributo para futuras investigações.
- O medieval contemporâneo : natureza como fonte primordialPublication . Mesquita, Miguel Leite da Silva; Almeida, Daniel Ribas deCom o seguinte relatório, pretende-se expor e documentar as várias fases de desenvolvimento da curta metragem A noite e o rei, produzida no contexto de projeto final do Mestrado em Cinema da Escola das Artes, desenvolvendo em simultâneo uma análise crítica sobre as mesmas. Adicionalmente, no confronto entre o produto final deste processo e as referências ensaístas, históricas e cinematográficas que o acompanharam, estabelece-se a base para a fundamentação teórica do projeto - que, nas suas várias etapas, se alicerçou nesta ideia de conexão das expressões multidisciplinares de diferentes autores contemporâneos, com um pensamento histórico e teológico ancestrais, na construção do que poderíamos chamar um “filme medieval contemporâneo”. Abre-se um campo de possibilidades para a problematização de questões quer contemporâneas, como a degradação do meio ambiente pelas estruturas sociais dominantes, quer cinematográficas, como as convenções e tropos de um cinema de género, na sua diluição na recriação de uma ambiência histórica na forma de um filme.
- A influência da visita alargada no outcome do doente crítico : cuidado especializado de enfermagemPublication . Rocha, Paulo António Ávila do Couto; Rabiais, Isabel Cristina MascarenhasNo âmbito do “Mestrado de Enfermagem Médico-Cirúrgica: na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica”, do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, integra-se a elaboração deste relatório como forma de patentear as competências desenvolvidas e adquiridas nos campos de estágio referentes á Unidade Curricular- Estágio Final e Relatório. O Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica deverá ser detentor de competências científicas, éticas, relacionais e técnicas, só assim concretizará um cuidado humanizado, holístico centrado no doente crítico e na sua família. De forma a refletir este cuidar surge a temática “A influência da visita alargada no outcome do doente crítico: cuidado especializado de enfermagem”. Este relatório foi elaborado com base numa metodologia descritiva e crítico-reflexiva, com intuito de descrever o processo de crescimento pessoal e profissional de desenvolvimento das competências que pretendi atingir como Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica. O presente relatório apresenta dois momentos, sendo o primeiro referente uma Scoping Review intitulada de “A influência da visita ou acompanhamento alargado no outcome dos doentes internados em Cuidados Intensivos”. O seu objetivo é mapear a evidência disponível sobre a influência no prognóstico do doente crítico internado numa Unidade de Cuidados Intensivos. Esta temática surge numa época em que existiu um retrocesso no acolhimento e presença dos familiares nas Unidades de Cuidados Intensivos, que infelizmente presenciei/vivenciei na minha prática diária como enfermeiro de Unidade de Cuidados Intensivos. No segundo momento apresenta-se o percurso de desenvolvimento e aquisição de competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico Cirúrgica, durante os estágios realizados primeiramente num Centro Hospitalar Universitário de Lisboa numa Unidade de Urgência Médica. Nesta unidade tive a oportunidade de identificar e refletir de que forma é efetuado o acolhimento aos familiares do doente crítico. Foi gratificante poder consciencializar e sensibilizar a equipa para a temática de grande importância e que faz do enfermeiro um impulsionador de um cuidar cada vez mais humanizado e de proximidade. Parti com o sentimento de dever cumprido, pois sei que mais uma vez, a enfermagem vai mostrar a sua essência no cuidar, afirmando cada vez mais ser a base do sistema de saúde. Num Hospital da Região Autónoma dos Açores no Serviço de Urgência, realizei o meu segundo estágio e tive oportunidade de fortalecer a abordagem ao doente crítico emergente. Voltei a ter por base a premissa que me propus como meta atingir, consciencialização dos enfermeiros para a inclusão dos familiares no cuidar do doente crítico. Ser enfermeiro é ter uma preocupação constante com a excelência dos cuidados prestados, sendo esta a pedra basilar da nossa prática diária numa abordagem multidimensional ao doente e sua família, tendo como base uma constante procura pela atualização da mais recente evidência científica. A autorreflexão permitiu adquirir novos conhecimentos orientados para uma melhoria contínua de qualidade e resolução de problemas, com vista a uma prática de enfermagem avançada e especializada, assente numa prestação de cuidados de excelência.
- Documentality in contemporary art : paraesthetic strategies in the works of Salomé Lamas, Jeremy Shaw and Louis HendersonPublication . Magno, Sara Alves Costa; Gil, Isabel Maria de Oliveira Capeloa; Tygstrup, FrederikThis thesis intends to critically reflect on the particularities of the field of documentary film in the context of contemporary art. For that purpose, it seeks to mobilize various theoretical and aesthetical approaches to the field in order to answer the following questions: How do documentary film and contemporary art relate to each other? What are the aims and applications of self–reflexivity in documentary filmmaking? Drawing on Hito Steyerl’s notion of “documentality,” which she describes as being of crucial importance to the development of the documentary film in either becoming a form of governmental policy or a critical stance against it, it is asked: how can the concept of documentality be relevant to the study of the self–reflexive documentary? And finally, how does self–reflexive documentary filmmaking probe contemporary notions of documentality? This thesis undertakes four distinct tasks: first, it draws a historical path that puts into perspective the conjunction between documentary and art. Secondly, it explores how documentary practice and theory have influenced one another and how this influence ultimately affects the boundaries of documentary film’s very definition. Thirdly, through the direct engagement with the work of Salomé Lamas, Jeremy Shaw and Louis Henderson it conducts a close reading of films that experiment with the boundaries of documentary and fiction, and identifies different strategies as being “paraesthetic”– in that they do not blur the limits between fiction and documentary, but aim at challenging these limits beyond their normative understanding. Lastly, it engages with the Steyerlian concept of documentality in order to grasp the oscillations between, on the one hand, what constitutes documentary practice conventionally, and on the other, what constitutes documentary as a critical practice. Effectively, the dissertation is essentially a two-fold investigation: first, it aims to identify how contemporary artists are working with the frame of documentary and what strategies they employ in doing this; and secondly, the thesis aims to present these strategies as constituting a documentality of its own within contemporary art.
- Influência da visita alargada no outcome dos doentes internados em cuidados intensivosPublication . Coelho, Lénia Dorisa Dinis Pacheco; Rabiais, Isabel Cristina MascarenhasO presente relatório é parte integrante da Unidade Curricular “Estágio Final e Relatório” no percurso inerente ao “Mestrado de Enfermagem Médico-Cirúrgica: na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica”, do Instituto de Ciências da Universidade Católica Portuguesa – Lisboa. Com a sua realização pretende-se dar visibilidade às competências adquiridas e desenvolvidas na prestação de cuidados à Pessoa em Situação Crítica em contexto de estágio no âmbito da Pessoa em Situação Crítica, que decorreu no Serviço de Urgência e numa Unidade de Cuidados Intensivos, consolidando competências especializadas, próprias do Enfermeiro Especialista. A prestação de cuidados e o desenvolvimento de competências especializadas em ambiente emergente torna-se um desafio, exigindo não só conhecimentos abrangentes, mas uma grande capacidade de avaliação e adaptação a novas situações, com um exercício seguro, profissional e ético. É imprescindível a habilidade de tomada de decisão científica, ética e deontológica, exigindo por parte do Enfermeiro Especialista uma gestão eficaz e eficiente do ambiente centrado na pessoa. Além de todas estas competências exigidas para prestar cuidados à Pessoa em Situação Crítica, o desenvolvimento do estágio neste ambiente, proporciona ao mesmo tempo, uma multiplicidade de experiências vivenciadas e de oportunidades de aperfeiçoamento, com uma dinâmica de equipa multidisciplinar única, onde a consolidação de competências especializadas é essencial. Ao longo desta caminhada, e com vista a um processo de Humanização e de melhoria contínua dos cuidados à Pessoa em Situação Crítica, elabora-se uma revisão de litertura, mapeando o conhecimento acerca da “Influência da Visita Alargada no Outcome dos Doentes Internados em Cuidados Intensivos”. Além da mobilização de conhecimentos teóricos, desenvolvi competências técnicas, científicas e relacionais na prestação de cuidados, com desenvolvimento do pensamento crítico em Enfermagem, enfatizando ao longo do percurso, a capacidade de reflexão sobre as experiências vivenciadas e competências desenvolvidas, promovendo um auto-conhecimento do Enfermeiro Especialista.