Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A relação da comunicação organizacional com o engagement dos trabalhadores : uma comparação entre os regimes presencial e remoto

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
203348478.pdf618.45 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente estudo, de cariz hipotético-dedutivo, procura testar empiricamente a relação entre a satisfação com a comunicação e o engagement em contextos de trabalho com regime presencial, 100% remoto e/ou híbrido, durante o período pandémico. Neste estudo participaram 164 trabalhadores, sendo que 102 se encontravam a trabalhar presencialmente e 62 estavam em regime 100% remoto ou híbrido no momento da sua participação. A recolha dos dados foi feita a partir de um questionário online construído na plataforma Qualtrics e divulgado em diversas redes sociais, tais como, Linkedin, Facebook e Instagram, através de um link. Os resultados deste estudo permitem concluir que a satisfação da comunicação pode ser considerada como propulsora do engagement. Esta relação é estatisticamente significativa e mais forte em trabalhadores que se encontram em regime de trabalho presencial do que em trabalhadores que se encontram em trabalho 100% remoto ou híbrido. O estudo procura promover o encontro de uma perspetiva sobre a relação entre a satisfação com comunicação organizacional e o engagement, mediante o regime de trabalho, de forma a se tornar um contributo para a comunidade científica. Espera-se que tenha gerado um forte contributo para futuras investigações.
The present study, of a hypothetical-deductive nature, seeks to empirically test the relationship between satisfaction with communication and engagement in face-to-face work, 100% remote and/or hybrid work, during the pandemic period. In this study, 164 workers participated, 102 working face-to-face and 62 working 100% remote or hybrid. Data collection was carried out from an online disclosure through the Qualtrics platform and social networks, such as Linkedin, Facebook and Instagram, through a link. The results of this study conclude that communication satisfaction can be seen a driver of engagement. This relationship is statistically significant, as it is stronger in workers who are in on-site work than in workers who are in 100% remote or hybrid work. The study aims to provide an insight into the relationship between satisfaction with organizational communication and engagement, according to the work regime, in order to become a contribution to the scientific community. It is intended to be a strong contribution to future research.

Description

Keywords

Comunicação organizacional Satisfação com a comunicação Engagement Trabalho presencial Trabalho remoto Covid-19 Organizational communication Satisfaction with communication Face-to-face work Remote work

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue