Browsing by Issue Date, starting with "2021-06-14"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Cosmopolitismo e cidadania cultural : discursos sobre diversidade cultural nas políticas da Câmara Municipal de LisboaPublication . Caldas, Matilde Artiaga Vieira; Hanenberg, Peter HeinrichPartindo da premissa de que as políticas culturais são um objecto fundamental das ciências sociais e humanas, na medida em que articulam duas dimensões – cultura e poder – é neste contexto que se irá abordar os conceitos de cosmopolitismo e cidadania, a partir de documentos estratégicos da Câmara Municipal de Lisboa. De um modo geral, é objectivo deste trabalho perceber como é que os discursos autárquicos que se constroem em torno da diversidade cultural, ideia que hoje se encontra fortemente vinculada ao discurso sobre cosmopolitismo, se traduzem em cidadania. É no confronto com os actuais debates e conflitos em torno de fenómenos complexos como a imigração e as representações de base etno-racial, expressando-se simultaneamente em contextos cívicos e políticos, que, por fim, os objectos deste trabalho adquirem a sua justificação mais premente. Integrando neste debate as esferas política, económica e social, na medida em que não podem ser expurgadas da análise cultural, espera-se que a sua problematização possa contribuir para reflectir sobre como podem conviver a exaltação de uma cidadania cosmopolita e as actuais expressões de fechamento cultural, numa “sociedade de risco mundial” (Ulrich Beck). Num primeiro momento dá-se conta do percurso histórico destes conceitos com vista à sua sistematização e actualização crítica. O tema é, depois, abordado com um olhar reflexivo e multidimensional que direcciona o conceito de diversidade cultural para uma análise transcultural (Wolfgang Welsch) e que concebe a cultura como recurso (George Yúdice). A investigação baseia-se fundamentalmente numa análise dos discursos contidos nos documentos estratégicos da Câmara Municipal de Lisboa relacionados com a gestão da diversidade cultural da cidade e no confronto desses mesmos documentos com os dados e percepções da academia e sociedade civil. Os dados obtidos são trabalhados com base numa análise crítica que integra a produção académica seleccionada para a pesquisa. Este trabalho surge da hipótese de que uma cidadania cosmopolita, crítica e reflexiva, requer ainda uma vasta discussão e sedimentação nos discursos políticos do município de Lisboa. É, pois, objectivo deste trabalho contribuir para a consolidação dessa cidadania, resultante do diálogo entre a produção teórica e os discursos e práticas políticas, culturais e sociais.
- Cidadania e desenvolvimento : o papel das lideranças na implementação da estratégia da cidadaniaPublication . Martins, Vítor Manuel da Costa; Estêvão, Carlos Alberto VilarO presente relatório aborda a questão da Estratégia da Cidadania na escola e o papel das lideranças na sua implementação. Pretende-se dar a conhecer a Estratégia Nacional da Educação para a Cidadania (EECE) e como foi implementada na Escola Secundária José Régio (ESJR). É sobretudo uma reflexão pessoal sobre o desempenho do cargo de coordenador da equipa da educação para a cidadania. Que políticas e valores em educação são concretizados em ambiente escolar, em particular numa lógica de educação para a cidadania. Que modelos teóricos respondem às vicissitudes de uma sociedade neoliberal e em constante mutação. Que escola democrática é experienciada e como se relacionam os seus atores. Quais são as especificidades da gestão escolar, numa escola plural que se deseja inclusiva e democrática, tal como consagram os recentes documentos legislativos. Como se concretiza o Decreto Lei 55/2018 de 6 de julho e que implicações tem na educação para a cidadania. Será feito um enquadramento teórico e uma tentativa de leitura de uma realidade concreta, no que à implementação da EECE diz respeito. Abordar-se-á o papel do diretor escola e o papel das lideranças como aspetos fundamentais na implementação da EECE. Por fim, a EECE da ESJR e como ela se impõe à escola. A EECE e a relação com os documentos orientadores, com o projeto educativo e com o contrato de autonomia. De que modo concreto se articulou a sua aplicação com as diferentes estruturas. A elaboração da estratégia da cidadania revelou-se um desafio na Escola Secundária José Régio. A escolarização da cidadania continua ainda sujeita à boa vontade de quem tem responsabilidades na comunidade educativa. Por fim, que cidadania? Não será certamente possível propor uma educação para a cidadania ideologicamente neutra e estéril, por isso as opções serão sempre políticas e motivadoras de tensões. Numa sociedade de múltiplas tensões importa gerir e dar voz às comunidades, mas ao mesmo tempo acreditamos, agora ainda mais, que há referenciais que nos ajudam a tomar decisões. Apesar dos limites e das múltiplas opiniões e sensibilidades, a construção de consensos é sempre o melhor caminho e isso experimentamos na elaboração dos diversos documentos da EECE. Agora fica claro que a responsabilidade, enquanto educadores, nos leva a experimentar que as ambiguidades podem ser transformadas em consensos. Enquanto tal, somos convocados a elevar a qualidade do processo de socialização que acontece na comunidade educativa e na sociedade em geral.
- Estojos de talheres na segunda metade do século XX: a obra de Maria da Conceição Cardoso de Menezes (1903-1989)Publication . Sousa, Gonçalo de Vasconcelos eMaria da Conceição Cardoso de Menezes (Guimarães, 1903 – Porto, 1989) revisitou a antiga tradição portuguesa de execução de estojos para talheres, realizando sobretudo exemplares destinados a colheres de chá e café. Dotada de uma grande habilidade manual, replicou modelos do século XIX. A novidade consistiu nos estojos de colheres de café de pequenas dimensões. Com estrutura de madeira, eram revestidos a couro no exterior e enriquecidos com aplicações metálicas, possuindo veludo carmesim e galões no interior. Serão apresentadas algumas memórias orais contextualizando a sua produção.
- Ben’artivist – maskofanarkPublication . Pires, Benjamin Larpent; Carvalho, José Vasco Gaio Monteiro BarrocoCom este relatório pretendo descrever o desenvolvimento do álbum “Mask Of Anark”,uma obra da qual sou o autor e compositor de todos os temas. Esta produção musical desenvolveu-se em quatro fases de construção determinantes: composição instrumental, composição lírica, gravação e mistura. O processo de construção é descrito neste relatório desde a criação de um instrumental, gravação até à fase final de mistura. Este álbum oferece uma grande diversidade de estilos musicais centrados no hip-hop português. As mensagens do álbum estão focadas no declínio da sociedade atual, alertando para um sistema que nos torna reféns, que escraviza, que leva ao colapso da sociedade e à falta de empatia social. Uma vida melancólica que nos leva à loucura. Este álbum é um manifesto antis sistema, onde se misturam as raízes do hip-hop aos mais variados géneros de eletrónica como o dubstep, o trap, o drill criando-se, assim, uma identidade própria com a fusão de vários estilos musicais.
- Construção e projetos : Arda Core SAPublication . Martins, Francisco Bastos Pinheiro; Perrotta, André VenturotiO trabalho descreve o estágio realizado pelo aluno de mestrado Francisco Bastos, para empresa Arda Core SA, no período de 14 de outubro de 2019 à 13 de março de 2020. São relatadas as tarefas e funções assumidas, bem como a relação com a equipa de trabalho e os coordenadores João Brandão e Carlos Fuchs. A estrutura de apresentação deste define-se em duas partes, partes essas intituladas de 1ª etapa e 2ª etapa. A 1ª etapa descreve o período de construção final das instalações do complexo da empresa Arda. E a 2ª etapa quando o trabalho de assistente de estúdio em projetos de gravação e mistura. Trata-se de um trabalho desenvolvido dentro das diretrizes da empresa Arda, que na 1ª etapa do estágio encontrava-se em fase final da construção (obra) do complexo de estúdios e salas mistura e masterização. Nessa fase são descritas as tarefas realizadas como cabeamento de cabos de áudio e transmissão de dados, instalação de materiais acústicos e as revisões e instalações dos equipamentos de áudio. Já na segunda fase descritos os projetos de gravação e mistura que foram realizados por artistas, produtores e músicos dentro dos estúdios Arda e em gravação externas. Este trabalho proporcionou o desenvolvimento das competências teóricas e práticas desenvolvidas no primeiro ano do curso. Mais ainda, proporcionou uma experiência profissional no contexto da produção musical, abrindo novas perspetivas de compreensão global acerca das diferentes funções e tarefas relacionadas com a produção de um produto fonográfico.
- Aspetos da espiritualidade sacerdotal do Padre Lopes de Melo : uma vida de serviço com os demais e para os demaisPublication . Sebastião, António José de Jesus; Duarte, Alexandre FreireEste trabalho versa sobre alguns dos aspetos mais determinantes do contexto vital, da vida e a ação do padre Lopes de Melo. Ser Padre foi a maior de todas as missões que este procurou realizar até ao fim da sua vida. No início do século XX, vivia-se em Coimbra um período muito conturbado, quer na esfera pública, quer na esfera universitária, quer, até mesmo, na esfera eclesial. Como se evidenciará, foi no âmbito da pobreza que o Padre Melo aprendeu que tipo de sacerdote a sociedade e a Igreja necessitavam que ele fosse. A partir daqui, ver-se-á que o maior dom que ele possuía, era o de aliviar o seu próximo, fosse este um estudante universitário, um soldado nos campos da Flandres ou um humilde pobre das ruelas da Paróquia da Sé Velha. Ele soube desenvolver, de forma exemplar, as qualidades que o tornaram amigo e próximo de todos, mas em especial de quem, como ele e nomeadamente as “Criaditas dos Pobres”, se preocupava com a, ou necessitava da promoção da justiça social: «a bondade, a sinceridade, a fortaleza de alma e a constância, a preocupação assídua pela justiça, a delicadeza» (PO 3). Na nossa atualidade tão marcada pelo individualismo e pela indiferença, torna-se pertinente recordar exemplos de entrega confiada, tanto a Deus, como à humanidade.
- Contributos para um modelo de gestão da qualidade dos cuidados de enfermagem nas equipas de cuidados continuados integradosPublication . Campos, Maria Joana Alves; Silva, Abel Avelino de Paiva eNos países da OCDE assiste-se a um crescimento da população idosa, pelo que urge encontrar novas formas de providenciar cuidados às pessoas com doenças crónicas e em situação de dependência, bem como às suas famílias. Será imperioso encontrar novas métricas para avaliar o impacto destes cuidados na saúde e bem-estar das pessoas dependentes e familiares cuidadores, bem como também avaliar o desempenho dos serviços prestadores de cuidados. Os cuidados continuados de longa duração terão tendência a aumentar e consequentemente os gastos com os mesmos. A investigação teve como finalidade contribuir para a melhoria da qualidade dos cuidados de enfermagem prestados às famílias que integram pessoas dependentes no autocuidado, através da construção de contributos para um modelo de gestão da qualidade dos cuidados baseado em resultados. Inicialmente tentámos perceber quem seriam os potenciais clientes das equipas de cuidados continuados integrados, para usar esta informação válida no início do processo de investigação-ação, levando a cabo um estudo de base populacional no concelho de Matosinhos. No sentido de contribuir para um modelo de melhoria contínua da qualidade neste contexto de cuidados, partiu-se de informação válida traduzida em indicadores de resultado dos cuidados de enfermagem enquanto forma para repensar a qualidade do exercício profissional dos enfermeiros. Para tal, foi desenhado um ciclo de investigação-ação. A reflexão acerca das oportunidades de desenvolvimento, a partir do modelo II de Argyris & Schon (1982), sobre a informação válida levou a mudanças. No concelho de Matosinhos, 9,5% das famílias clássicas integram dependentes no autocuidado. Os dependentes são mulheres (58%), a instalação da dependência foi gradual (52%), apresentam alterações dos processos corporais (80,2%), como a rigidez articular e verifica-se que 42,15% são grandes dependentes, ou seja, acamados. Os familiares cuidadores são mulheres (81%) que coabitam com a pessoa dependente (78%), irmãs ou filhas, casadas e sem ocupação profissional nem escolaridade. Quanto aos cuidados que prestam são maioritariamente os de manutenção da sobrevivência como o alimentar. Foi possível obter ganhos em saúde sensíveis aos cuidados de enfermagem em oito domínios – tegumento, autocuidado, movimento muscular, equilíbrio corporal, limpeza das vias aéreas, dor, movimento articular e respiração, relacionados com a pessoa dependente, mas também com o familiar cuidador mais concretamente com a sua preparação para tomar conta. Percebeu-se que a reflexão conduziu a uma mudança de paradigma na prestação dos cuidados. Da tónica centrada nos tratamentos das úlceras de pressão ou na administração da medicação, passou para a ênfase nas transições vividas pelas pessoas e famílias, emergindo novos conceitos centrais, como a consciencialização, a atitude face ao cuidado. A reflexão sobre os cuidados em torno das necessidades básicas dos clientes que exigem cuidados complexos, como posicionar, transferir, executar movimentos músculo articulares, com a intenção de substituir a pessoa quando ela não é capaz e promover a independência quando é possível, mas também, da capacitação do familiar cuidador para o desempenho do papel e a consciencialização das mudanças e implicações na vida individual e familiar, foram uma constante. Conseguir produzir indicadores relevantes para a prática de enfermagem na vertente da tomada de decisão autónoma é, por si só, muito relevante. O facto de os mesmos se referirem ao core da disciplina, torna-os ainda mais relevantes. Realçamos a informação válida que traduz modificações positivas no domínio do autocuidado e também nas capacidades e conhecimentos da pessoa dependente, bem como da capacitação do familiar cuidador para o desempenho de papel. A reflexão-ação, como pilar do processo de melhoria contínua da qualidade, leva a mudanças importantes e novas perspetivas de ação dos enfermeiros.
- Medidas não-farmacológicas na prevenção da infeção do local cirúrgico : uma visão especializadaPublication . Fonseca, Rafael Calçada; Rabiais, IsabelA realização deste Relatório de Estágio, inscrito no plano de estudos do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, pretende demonstrar de forma crítica e reflexiva as competências desenvolvidas ao longo dos estágios desenvolvidos na Ambulância de Suporte Imediato de Vida de Lisboa e num Serviço de Cirurgia Cardiotorácica de um Hospital Central de Lisboa. O presente relatório tem como principal objetivo o culminar de um percurso de desenvolvimento de competências especializadas de natureza técnica, ética e relacional assim como servir de instrumento para obtenção do grau de mestre. Encontra-se estruturado de acordo com os estágios realizados, os devidos objetivos, as atividades desenvolvidas e as competências adquiridas. A realização de uma scoping review sobre “Medidas não-farmacológicas na prevenção da infeção do local cirúrgico no doente submetido a cirurgia de urgência” com a apresentação de um Poster no III Seminário Internacional do Mestrado em Enfermagem, permitiu-me mapear e divulgar a melhor evidência no sentido de contribuir para a melhoria da qualidade dos cuidados. Uma sessão de formação sobre “Cuidados ao doente portador de HeartMate 3 – LVAD em contexto extra-hospitalar” que decorreu no Instituto Nacional de Emergência Médica e uma apresentação do tema no Ciclo de Webinars de Investigação em Enfermagem 2020│6ª Edição «Encontro de Investigadores» da Ordem dos Enfermeiros, permitiu-me discutir as implicações da investigação, contribuindo para o conhecimento novo e para o desenvolvimento da prática clínica especializada. Considero que atingi os objetivos a que me propus, nomeadamente contribuir para o meu desenvolvimento pessoal e profissional, desenvolver competências na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica.
- The sonic nature of an emotion : designing emotional timbrePublication . Ferreira, Rafael Maia Moreira Ribeiro; Pestana, Pedro Duarte Leal GomesThe goal of this dissertation is to make a qualitative assessment of the various phenomena and interrelationships that shape our emotional connections with timbre. By better understanding this concept and its intricate contours, we believe that we can contribute to the ability of greater effectiveness in sonic and artistic expression. Through an approach based on the Grounded Theory methodology, we gathered information in collaboration with a group of 12 artists and professionals with proven relevance in the field of timbre design. This approach allowed us to combine preexisting literature and quantitative evidence with the missing qualitative and empirical knowledge. From the interviews we were able to identify the key factors contributing to the artist’s emotional relationship with timbre. As a result from the practitioners group, the research was guided by the construct that timbre is a sound property that conveys a large amount of sonic information, or clues as we called them, that completes a timbral message. It is suggested that this timbral message is further modulated by a number of personal and general paradigms. These, which we have termed "shifting paradigms," are simultaneously social, cultural, generational, and economic in nature. As these paradigms evolve over time, the ones we focus on are relevant to the present era. We also contribute with a contextualization of our relationship to timbre in different artistic contexts. The contextual variables on which our perception of timbre depends and how different artistic contexts are prone to liberate or constrain our mostly visceral relationship to timbre are tentatively explained. In this dissertation we will also list a number of acoustic and psychoacoustic factors that contribute to shape our emotional relationship to timbre. By first understanding how the cognitive process tends to imprint innate and acquired knowledge into the interpretation of a timbral message, we will be able to bridge the gap between what is physically felt and what is psychologically relevant. This paves the way for the practical exploration of acoustic and psychoacoustic phenomena such as sound gesture, timbral dynamics and temporal exposure, soundstage, reverberation and spatialization as the group of aspects that most influence the perception of the emotional valence of timbre.