FEP - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses
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- A contratualização da autonomia das escolas em PortugalPublication . Carvalho, Rosa Maria Pereira de; Araújo, Joaquim MachadoAceitando que as escolas devem ser autónomas em pelo menos algumas áreas de gestão (Eurydice, 2007), em Portugal a autonomia foi reposta na ordem do dia da política educativa pela assinatura de vinte e dois contratos de autonomia em 10 de Setembro de 2007. A nossa investigação visa compreender como está a decorrer o processo de governação por contrato nessas escolas problematizando-o à luz dos novos modos de regulação da acção pública, dos modelos organizacionais e da sociologia das organizações. Particular ênfase dá ao percurso da autonomia das escolas em Portugal. Realizamos um estudo extensivo de cariz qualitativo para interpretar a realidade dentro de uma visão complexa e holística da contratualização da autonomia e conhecer a opinião das partes contratantes sobre a problemática em estudo, dando voz aos Directores das escolas com contrato e às Direcções Regionais de Educação. Entre as conclusões do nosso estudo salienta-se as tensões entre a autonomia das escolas e o heterogoverno fruto de uma Administração centralizada-desconcentrada que tudo regula, bloqueando a legislação nacional rasgos de autonomia das escolas. Jogam-se teorias, crenças e práticas ancoradas em perspectivas diferentes relativamente à concepção de autonomia (autonomia construída vs autonomia decretada), à lógica dos contratos (experimentação vs normatividade) e ao paradigma subjacente (construtivismo vs prescritivismo). A contratualização da autonomia enquanto processo de construção social é um instrumento de desenvolvimento organizacional e melhoria da escola. O contrato de autonomia é referido como uma mais valia para as escolas, não tanto pelos ganhos externos mas fundamentalmente pela dinâmica interna que imprime às escolas, em consequência, essencialmente, da necessidade de cumprimento das metas mensuráveis. Apesar do “adormecimento” dos contratos de autonomia a partir de finais de 2008, todos os directores das escolas pretendem renegociar o contrato.
- Educação, comunicação e metáforas : estudo empírico sobre a influência das metáforas nos processos comunicacionais em contexto de sala de aulaPublication . Santos, Ana Cristina Ribeiro dos; Cardoso, Leonor Maria Gonçalves Pacheco Pais AndradeEstudar os processos comunicacionais em contexto de sala de aula, tendo um conjunto de metáforas como «grelha de leitura» foi o objectivo geral dos dois estudos que integram a presente investigação. Dele decorreram outros, mais específicos, designadamente: ─ Operacionalizar o conceito de metáforas comunicacionais, de forma a construirmos e validarmos um instrumento de recolha de dados; ─ Estudar a influência de um conjunto de variáveis (geográficas, sóciodemográficas e organizacionais) na percepção dos docentes quanto à influência das metáforas nos processos comunicacionais utilizados na interacção com os alunos em contexto de sala de aula; ─ Estudar o grau de identificação de um conjunto de metáforas delimitadas ao nível conceptual, como influentes na percepção dos participantes acerca dos processos comunicacionais que põem em prática no contexto de sala de aula. ─ Por fim, avaliar até que ponto os resultados obtidos no segundo estudo (realizado em 2010) se assemelham ou distinguem dos que foram obtidos no primeiro (realizado em 2004) constituiu-se como objectivo específico da segunda etapa da investigação empreendida. De acordo com os objectivos traçados, optámos pelo método do inquérito (survey research) com recurso à técnica de questionário. As amostras estudadas são constituídas por um total de 400 professores (200 em cada estudo), pertencentes a organizações escolares dos Distritos de Vila Real e Viseu, inseridas nos meios rural e urbano. O instrumento de recolha de dados foi por nós construído e validado, tendo sido designado por Questionário de Metáforas Comunicacionais. Os resultados alcançados são indicativos da presença das metáforas nos processos comunicacionais utilizados pelos professores em contexto de sala de aula, embora os referidos processos tenham diferido nos dois estudos realizados. Concluiu-se, ainda, pela influência diferenciada das doze variáveis consideradas (duas geográficas, oito sócio-demográficas e duas organizacionais) na percepção dos professores inquiridos quanto à utilização dos processos comunicacionais estudados na prática discursiva que empreendem com os seus alunos.
- Intervenção sociocomunitária na promoção da saúde e bem-estar : programa "Um estudante, uma família" da FCS-UnilúrioPublication . Alberto, Amélia Susana Eduardo Mandane; Baptista, Isabel; Barbosa, Adérito GomesO presente trabalho corresponde ao relatório de uma investigação elaborada no âmbito do curso de doutoramento em Ciências da Educação, na área de aprofundamento da Pedagogia Social, na Universidade Católica Portuguesa, abordando o tema da Intervenção Sociocomunitária na Promoção da Saúde e Bem-Estar, tendo por base um estudo de caso referente ao programa “Um Estudante, Uma Família”, da Faculdade de Ciências de Saúde da Universidade Lúrio (FCS-Unilúrio), Nampula, Partindo do pressuposto de que a educação, valorizada em sentido amplo, desempenha um papel fundamental na promoção das condições de saúde e do bem-estar das pessoas, das famílias e das comunidades, tal como é reconhecido no âmbito das políticas internacionais, tentou-se compreender em que medida os programas de intervenção promovidos, atualmente, no contexto moçambicano, no âmbito da educação para a saúde, funcionam como dinâmicas sociocomunitárias promotoras da participação e do envolvimento dos atores. Para o efeito, desenvolveu-se um estudo empírico enquadrado por um campo teórico, balizado por noções fundamentais, como educação ao longo da vida, desenvolvimento sociocomunitário, comunidade, saúde, bem-estar e participação dos atores, tendo sempre em referência as características da realidade moçambicana. Conforme se refere, os dados recolhidos através da análise documental e da inquirição direta de atores permitem evidenciar algumas conclusões sobre a pertinência destes programas formativos de tipo sociocomunitário e a necessidade de maior implicação e envolvimento dos destinatários. É neste sentido, que a intervenção sociocomunitária no âmbito da educação para a saúde joga um papel fundamental na promoção dos conhecimentos e de competências de vida saudável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, das famílias e das comunidades.
- Fatores ecológicos de proteção e resilência em adolescentes perspetiva longitudinal de um estudo de casoPublication . Abreu, Mariana Ferreira Lima Andresen; Xavier, Maria Raul LoboEsta investigação longitudinal pretende compreender como se desenvolvem os processos de resiliência num grupo de adolescentes de risco (durante os três anos do terceiro ciclo) considerando a presença de fatores de risco e proteção nas suas vidas que permitem compreender os processos de resiliência. Assim, procuramos entender a influência dos contextos enquanto promotores de resiliência, nomeadamente ao nível da realização académica no percurso escolar, na relação com o grupo de pares, das relações estabelecidas no contexto familiar e outros contextos na comunidade. Resiliência considerada “um processo dinâmico que envolve uma adaptação positiva a um contexto de grande adversidade” (Luthar, Cicchetti & Becker, 2000, p.543) envolve competência individual em tarefas desenvolvimentais ajustadas à idade em que o indivíduo se encontra (Masten, Obradovic, 2006). A adoção dos modelos de desenvolvimento humano (e.g. Sameroff & Chandler, 1975; Bronfenbrenner & Morris, 1998) permitem compreender os modelos de leitura de resiliência, nomeadamente, o Modelo Transacional de Masten (1999) e o Modelo de Resiliência de Kumpfer (1999) na interpretação do constructo – Resiliência. A investigação desenvolvida ao longo de três anos consiste num estudo de caso longitudinal orientada pelo paradigma pragmático (Teddlie e Tashakkori, 2003; Johnson e Onwuegbuzie, 2004; Creswell e Plano Clark, 2007), com recurso aos métodos mistos e utilização de um desenho incorporado (embedded design) ao qual se deu predominância à metodologia qualitativa. À outra metodologia (i.e. a quantitativa) a de papel complementar (Creswell, et al. 2003; Creswell & Plano Clark, 2007). A utilização da análise de conteúdo, com recurso ao software NVivo, 9.2 serviu para interpretar entrevistas e informações complementares dos alunos. A utilização (entre outros) de um questionário sociométrico e pautas de avaliação serviram de apoio na investigação. Dos resultados encontrados percebemos que devemos olhar os processos de resiliência dos adolescentes, na capacidade (ou não) para uma mudança positiva, nos fatores ecológicos promotores de proteção e considerar a diferença de resultados na adaptação positiva como resultante da interação dos jovens e seu contexto cultural ecológico.
- Avaliação das escolas : entre o ritual de legitimação e o gerenciamento da imagem : um estudo de caso múltiploPublication . Castro, Helena de Fátima Gonçalves de; Alves, José Joaquim Ferreira MatiasA presente investigação teve como principal finalidade verificar o impacto dos procedimentos de avaliação de escolas na melhoria da qualidade do serviço educativo a partir de um estudo qualitativo de caso múltiplo. A fim de tomar conhecimento desse impacto foram entrevistados diferentes atores (dez em cada uma das escolas) sobre a avaliação externa e interna, bem como sobre os modelos de avaliação utilizados. Foram, ainda, consultados diferentes documentos (Relatórios de Avaliação Externa, Projeto Educativo de Escola, Atas do Conselho Pedagógico) e feito o registo de algumas observações diretas em Notas de Campo. Devido à complexidade do tema e à quantidade de informação a recolher, bem como às limitações de tempo, foram selecionadas três escolas, geograficamente próximas entre si e de fácil acesso, mas com caraterísticas organizacionais diferentes, constituindo casos contrastantes. Da investigação resultou a perceção de que os impactos da avaliação externa e interna são pouco significativos na vida quotidiana das escolas e que todo o esforço empreendido nos procedimentos de avaliação institucional escolar se traduz no cumprimento de um ritual legitimador e de gerenciamento da imagem pública das escolas, relegando para um plano secundário a sua melhoria efetiva. Isto ocorre num contexto de crise global da educação, onde mais do que a fragmentação das relações de poder parece estar em curso um gradual processo de desinstitucionalização da escola pública por via das pressões do mercado global.
- Alguns fatores determinantes dos resultados obtidos pelos alunos do 9º e 12º anos nos exames nacionais de português e matemática e o efeito escolaPublication . Pereira, Paula Cristina Romão; Azevedo, Joaquim; Portela, ConceiçãoA problemática deste estudo consiste em identificar alguns dos fatores que determinam os resultados escolares dos alunos (medidos através das classificações obtidas em exame nacional) e perceber se as escolas, enquanto organizações, também podem contribuir para o sucesso dos seus alunos. Assim, partindo do pressuposto de que há fatores extrínsecos e intrínsecos aos alunos e às escolas que podem “mascarar” (diminuindo ou potenciando) o valor que cada escola acrescenta aos seus alunos, pretendeu-se identificar e correlacionar esses fatores, verificando o impacto de cada um nos resultados escolares dos alunos. Esta análise foi feita para as disciplinas de Português e de Matemática, no 9º e 12º anos de escolaridade, respetivamente, numa amostra de escolas que integram o programa AVES da Fundação Manuel Leão. A vasta literatura relativa aos determinantes do sucesso dos alunos é analisada com algum detalhe. Dessa revisão bibliográfica foi construído um modelo teórico que considera quatro dimensões (contexto educativo, escola, sala de aula e aluno), os fatores intrínsecos e extrínsecos a cada uma delas e a relação entre eles. Daqui, emergiram um conjunto de fatores relevantes para o sucesso dos alunos, que depois foram operacionalizados no nosso estudo em dois níveis: fatores ao nível do aluno (tais como conforto cultural e material, o histórico (percurso escolar prévio), género, frequência e intensidade de explicações, competências de raciocínio), fatores ao nível da escola (variáveis médias de contexto socioeconómico da escola e das caraterísticas médias dos seus alunos). Usando essencialmente fatores ao nível do aluno, foi, numa primeira fase, construído um modelo de regressão onde se pretendia analisar o impacto de cada fator nos resultados escolares dos alunos. Os resultados sugerem que a variável “histórico”, ao nível do aluno, é o fator que mais determina os resultados escolares dos alunos, tanto na disciplina de Português como na disciplina de Matemática e nos dois ciclos de ensino considerados (3º ciclo e secundário). Numa segunda fase, procedeu-se a uma análise de regressão multinível, tendo-se em consideração a estrutura hierárquica dos dados, através da qual se estimou a magnitude do “efeito escola”. Os resultados sugerem que a importância relativa de cada variável interna ao aluno é semelhante à importância encontrada na análise de regressão, mas identifica a existência de um efeito significativo da escola em todas as análises efetuadas, exceto na disciplina de Matemática, no 12º ano. Tal facto parece ser justificado, pelo menos parcialmente, pela elevada frequência de explicações dos alunos, neste ano escolar, a esta disciplina.
- Aprendizagem da leitura e escrita em crianças com trissomia 21 : proposta de um modelo de intervençãoPublication . Santos, Micaela Cristina Sousa; Fernandes, Helena dos Anjos Serra DiogoO presente estudo surge da necessidade de se efetuar uma reflexão no âmbito das Necessidades Educativas Especiais, no que concerne à Trissomia 21, em concreto a medidas e respostas educativas aplicadas a crianças/alunos com essas necessidades de caráter permanente – Deficiência Intelectual, tendo como suporte legislativo o Decreto-Lei n.º3/2008, de 7 de janeiro e o Decreto Legislativo Regional n.º 33/2009/M, de 31 de dezembro. Nesse sentido, esta investigação apresenta uma proposta de um Modelo de Intervenção Educativa em Leitura e Escrita, com alunos com Trissomia 21 de forma a responder às características específicas e necessidades educativas destas crianças. Atenta-se aqui, especificamente, nas crianças em Intervenção Precoce e/ou na educação Pré-escolar para descrever as intervenções educativas que estimulem as pré-competências para a leitura e para a escrita e para descrever as que estimulem e reforcem as competências de leitura e de escrita dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em frequência nos estabelecimentos de ensino regular do sistema educativo da Região Autónoma da Madeira. Depois de efetuada a fundamentação teórica, no estudo empírico foi adotado um método de investigação que conjugou diferentes procedimentos qualitativos: com a pesquisa documental elaborou-se a caracterização da realidade pedagógica de cada caso em estudo; com a observação participante posicionou-se os casos estudados em termos desenvolvimentais e de aprendizagem a partir do perfil intraindividual de cada um, para seguidamente e conforme o Modelo proposto, aplicar-se um Plano Individual de Intervenção Educativa e, com a realização das entrevistas, interrogaram-se os docentes a propósito dos fatores inerentes ao processo de ensino e de aprendizagem da criança/aluno com Trissomia 21 e do contributo do Plano para a sua ação pedagógica. Com a implementação do Modelo aqui proposto verificaram-se evoluções significativas das crianças/alunos com Trissomia 21 nas diversas áreas do desenvolvimento: Linguagem, Perceção, Memória, Motricidade Fina, Pré-Leitura/Pré-Escrita, Leitura/Escrita. Evidencia-se também a aceitação do Plano por parte dos docentes e a sua aplicação em contexto de sala/sala de aula, potenciando resultados relevantes a curto e longo prazo na aprendizagem destas crianças. Foi assim possível apresentar uma proposta de intervenção educativa válida.
- Da "abertura" das instituições de ensino superior a "novos públicos" : o caso portuguêsPublication . Amorim, José Pedro de Melo Rosa; Azevedo, Joaquim; Coimbra, Joaquim LuísDesde que cada instituição tem o poder de selecionar os seus próprios candidatos, tem-se assistido a uma “abertura” do ensino superior a “novos públicos”. Este aumento quantitativo tornou evidente uma qualidade até aí dissimulada: estes estudantes trazem consigo uma riqueza muito significativa e singular de experiências. Seguiu-se, por isso, duas linhas de investigação interrelacionadas: de um lado, a relação dos adultos e da educação de adultos com o ensino superior, do outro, o reconhecimento de aprendizagens prévias. Dada a recência da “abertura”, este estudo assumiu um forte caráter exploratório, mas orientado para dois objetivos essenciais: procurar caraterizar algumas particularidades sistémicas dessa “abertura” e perceber os significados atribuídos pelos adultos à sua experiência enquanto estudantes do ensino superior. Utilizou-se uma metodologia mista, com análise das estatísticas nacionais de acesso e de alguns números de abandono, bem como com análise de discurso de sete entrevistas semiestruturadas com estudantes adultos. A análise das estatísticas permitiu concluir que o acesso de estudantes “maiores de 23” varia de acordo com (i) o subsistema de ensino superior, (ii) o estatuto e a localização geográfica das instituições e (iii) a área de educação e formação. Estes resultados parecem reforçar a hipótese de que os “maiores de 23” são bem-vindos apenas para ocupar os lugares deixados vagos pelos estudantes “tradicionais”, isto é, jovens com o ensino secundário completo. Os números de abandono mostram uma realidade heterogénea e preocupante, pelo facto de algumas instituições registarem taxas superiores a 50%. Da análise das entrevistas conclui-se que os estudantes adultos (i) gerem um tempo escasso, (ii) têm uma motivação muito forte, subordinada a razões muito diversas, (iii) parecem ser altamente competitivos, (iv) valorizam a relação que estabelecem com os professores e (v) procuram no ensino superior não só conhecimento, mas também reconhecimento da identidade que pensam ter.
- Projeto Fénix : sentidos de um projeto emergente : a constituição de caminhos conducentes ao sucesso escolarPublication . Moreira, Maria Luísa Pinho Teixeira das Neves Tavares; Azevedo, Joaquim; Verdasca, José CortesA escola inclusiva prevê que todos os alunos tenham as mesmas oportunidades de aprendizagem e de sucesso educativo. Dar o mesmo a todos não nos parece que seja um princípio de equidade e de justiça. Os alunos são diferentes, possuem ritmos de aprendizagem diferentes e, como tal, a escola deve organizar-se no sentido de facultar esta diferenciação que conduza aos princípios anteriormente enunciados – equidade e justiça. Foi nesta premissa que desenhamos, no Agrupamento de Escolas de Beiriz, o Projeto Fénix. Neste seguimento, desenvolveu-se um estudo, a nível nacional com a aplicação de provas a alunos do 2º ano do 1º ciclo, nas áreas de Matemática e Língua Portuguesa. O grupo controlo foi constituído por alunos de 5 Agrupamentos de Escolas Não Fénix e o grupo experimental por alunos de 5 Agrupamentos de Escola com o Projeto Fénix, aplicando-se, no total, 840 provas. Para ajudar a delinear e a estruturar esta investigação, formularam-se quatro objetivos orientadores: i) Avaliar a perceção de alunos e agentes educativos quanto ao impacto da utilização da tecnologia organizacional do Projeto Fénix no sucesso escolar dos alunos e na melhoria organizacional de escola; ii) Identificar em que medida é que os resultados dos alunos do 2º ano do 1º ciclo do ensino básico se diferenciam em função da intervenção do Projeto Fénix; iii) Identificar em que contextos sociodemográficos o Projeto Fénix assume maior impacto; iv) Avaliar a capacidade de transversalidade do Projeto ao longo dos ciclos do ensino básico quanto ao sucesso escolar. Optou-se por uma metodologia de investigação mista. As principais técnicas e instrumentos de recolha de dados consistiram na aplicação de pré teste e de um pós teste aplicado, respetivamente nos meses de outubro e maio do ano letivo 2011/2012. Como complemento destes dados, recorremos ainda a questionários aplicados a diretores, professores, alunos (4º e 9º anos) e encarregados de educação de escolas que estavam há três anos com o Projeto nas suas escolas. A análise dos dados foi quantitativa, no que respeita ao tratamento dos testes (pré-teste e pós-teste) e aos questionários. Neste último caso, registamos ainda uma análise de conteúdo, descritiva e interpretativa. Esta análise permite concluir que esta dinâmica organizacional em paralelo com uma pedagogia diferenciada é potenciadora de melhores aprendizagens. O estudo aponta também que o espaço Ninho (temporário e homogéneo) constitui-se como uma oportunidade para adquirir conhecimentos não consolidados e que este espaço promove a autoconfiança, a motivação e o envolvimento dos alunos, não havendo a perceção que seja estigmatizante.
- A literacia digital dos professores do 2º e 3º ciclos das escolas do concelho de ViseuPublication . Lopes, Maria da Luz Rodrigues Gomes; Lagarto, José ReisCentrados numa preocupação fundamental que é a literacia digital dos professores, pretendemos conhecer como os professores percecionam as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), dentro e fora do contexto pedagógico, e de que forma se posicionam face aos novos desafios que se colocam à escola, no âmbito do Plano Tecnológico da Educação. Para tal, ao nível do quadro teórico, mobilizaremos os modelos de análise da forma-ção do professor, mais concretamente a Teoria do Professor-Reflexivo de Schön (1997) e Zeichner (1998), bem como a recente Teoria Conetivista de George Siemens (2004), para melhor compreendermos o modo como o professor está a apropriar-se das TIC, como as integra ou não nas suas práticas letivas e como também vai ultrapassando os medos, recei-os e/ou constrangimentos que eventualmente se têm colocado na sua atividade letiva, fruto das emergentes mudanças que têm ocorrido nas escolas, no que respeita à plena assunção das TIC como instrumento/recurso ao serviço do ensino e da aprendizagem. Em termos metodológicos, o nosso estudo posiciona-se no âmbito do estudo de caso no sentido de querermos obter um conhecimento mais aprofundado da utilização/integração das TIC pelos professores do concelho de Viseu. As técnicas recrutadas foram o inquérito por questionário online dirigido a professores dos 2.º e 3.º ciclos, a entrevista individual aos coordenadores das equipas PTE e a entrevista em focus groups a professores. A partir dos resultados obtidos, foi possível concluir que existe por parte dos profes-sores uma utilização das TIC que se traduz numa perpetuação dos modelos de transmissão de informação e que, embora exista uma atitude positiva face às TIC, os professores carate-rizam-se por uma utilização conservadora e muito centrada nas ferramentas do MS Office. Neste sentido, pensamos que uma forma de transformar este tipo de modelo de ensino com as TIC passa por uma definição de políticas de formação contínua, fundadas nos pressupostos da Teoria do Professor Reflexivo e do Conetivismo, pela respon-sabilização do professor face ao seu desenvolvimento profissional e pela construção de lide-ranças fortes nas escolas/agrupamentos de escolas, capazes de mobilizar toda a comuni-dade educativa num processo reflexivo condutor de mudanças estruturais.