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Projeto Fénix : sentidos de um projeto emergente : a constituição de caminhos conducentes ao sucesso escolar

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A escola inclusiva prevê que todos os alunos tenham as mesmas oportunidades de aprendizagem e de sucesso educativo. Dar o mesmo a todos não nos parece que seja um princípio de equidade e de justiça. Os alunos são diferentes, possuem ritmos de aprendizagem diferentes e, como tal, a escola deve organizar-se no sentido de facultar esta diferenciação que conduza aos princípios anteriormente enunciados – equidade e justiça. Foi nesta premissa que desenhamos, no Agrupamento de Escolas de Beiriz, o Projeto Fénix. Neste seguimento, desenvolveu-se um estudo, a nível nacional com a aplicação de provas a alunos do 2º ano do 1º ciclo, nas áreas de Matemática e Língua Portuguesa. O grupo controlo foi constituído por alunos de 5 Agrupamentos de Escolas Não Fénix e o grupo experimental por alunos de 5 Agrupamentos de Escola com o Projeto Fénix, aplicando-se, no total, 840 provas. Para ajudar a delinear e a estruturar esta investigação, formularam-se quatro objetivos orientadores: i) Avaliar a perceção de alunos e agentes educativos quanto ao impacto da utilização da tecnologia organizacional do Projeto Fénix no sucesso escolar dos alunos e na melhoria organizacional de escola; ii) Identificar em que medida é que os resultados dos alunos do 2º ano do 1º ciclo do ensino básico se diferenciam em função da intervenção do Projeto Fénix; iii) Identificar em que contextos sociodemográficos o Projeto Fénix assume maior impacto; iv) Avaliar a capacidade de transversalidade do Projeto ao longo dos ciclos do ensino básico quanto ao sucesso escolar. Optou-se por uma metodologia de investigação mista. As principais técnicas e instrumentos de recolha de dados consistiram na aplicação de pré teste e de um pós teste aplicado, respetivamente nos meses de outubro e maio do ano letivo 2011/2012. Como complemento destes dados, recorremos ainda a questionários aplicados a diretores, professores, alunos (4º e 9º anos) e encarregados de educação de escolas que estavam há três anos com o Projeto nas suas escolas. A análise dos dados foi quantitativa, no que respeita ao tratamento dos testes (pré-teste e pós-teste) e aos questionários. Neste último caso, registamos ainda uma análise de conteúdo, descritiva e interpretativa. Esta análise permite concluir que esta dinâmica organizacional em paralelo com uma pedagogia diferenciada é potenciadora de melhores aprendizagens. O estudo aponta também que o espaço Ninho (temporário e homogéneo) constitui-se como uma oportunidade para adquirir conhecimentos não consolidados e que este espaço promove a autoconfiança, a motivação e o envolvimento dos alunos, não havendo a perceção que seja estigmatizante.
The inclusive school foresees that all students have the same learning opportunities and educational success. Teaching the same way to everybody doesn’t seem to be a principle of equity and justice. The students are different and have different learning rhythms, therefore it should be organized in order to provide that differentiation and achieve the principles mentioned above - equity and justice. It was under this premise that Projeto Fénix was designed in Agrupamento de Escolas Campo Aberto, Beiriz. The implementation of the project in other schools countrywide is a relevant sign of the interest and importance of the present study which is organized under the following guiding lines: i) Evaluate the perception of students and educational agents in what concerns to the impact of the use of the organizing technology of the Projeto Fénix in the achievement of the educational success of the students and in the organizational improvement of the school ; ii) Identify in which way the academic results of the second grade students are different as a result of the implementation of the Projeto Fénix; iii) Identify on which social demographic contexts the Projeto Fénix takes higher impact; iv) Evaluate the transverse ability of the project to obtain success through basic schooling. In order to achieve these goals, the present study process has followed the methodological guidelines, combining both quantity and quality instruments, namely the implementation of pre and post assessment tests on curricular contents of Portuguese and Mathematics to second grade students and questionnaires which were submitted to directors, teachers, tutors and students (second and ninth grades) from schools where Projeto Fénix had been implemented for three years. Data analysis allows us to conclude that this organizational dynamics up to with a distinct pedagogy promotes better learning. Furthermore, the study shows that the group “Ninho”, which is homogeneous and temporary, is seen as a suitable opportunity for students to acquire non-learnt knowledge. This acquisition is made respecting the learning rhythm of each student and this space promotes self-esteem, motivation and involvement of students without stigmatizing them.

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Keywords

Gestão escolar Diferenciação Homogeneidade relativa Aprendizagem Projeto Fénix Organizational dynamics Relative homogeneity Differentiation Learning rhythms School for everyone

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