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- Relatório de estágioPublication . Amaral, Cristina Ann; Melo, JorgeEste relatório reflecte as actividades da componente prática inserida no Curso de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica do Instituto Ciências da Saúde ministrado pela Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional das Beiras. O estágio desenvolvido dividiu – se em três módulos com uma carga horária de 180 horas cada um. O módulo I desenvolveu-se no período de 19 de Maio de 2008 a 31 de Julho de 2008, no Serviço de Urgência Geral do Hospital S. Teotónio de Viseu, E.P.E; O Módulo II decorreu no período de 6 de Outubro a 19 de Novembro de 2008,na Unidade de Cuidados Intensivos área médica, no Hospital Pedro Hispano em Matosinhos. O módulo III, estágio de opção, foi realizado na VMER, Unidade de Cuidados Intensivos Coronários e Serviço de Cardiologia do Hospital S. Teotónio de Viseu, EPE, no período de 24 de Novembro de 2008 a 31 de Janeiro de 2009. O grande objectivo geral definido para este estágio era o desenvolvimento de competências científicas, técnicas e relacionais na abordagem ao doente crítico no pré hospitalar e intrahospitalar, dando ênfase ao doente do foro cardíaco. As experiências proporcionadas por este estágio permitiram-me aperfeiçoar o meu desempenho nas vertentes técnica, científica e relacional, ao nível das diferentes fases do processo que constitui o percurso do doente crítico, respectivamente na sua estabilização e transporte em ambiente pré-hospitalar, na sua abordagem em contexto de Serviço de Urgência e na manutenção do seu equilíbrio quando admitido numa Unidade de Cuidados Intensivos. Este percurso permitiu-me adquirir competências de destreza, planificação e tomada de decisão, perante situações complexas e imprevistas; possibilitou-me também um enriquecimento significativo ao nível da capacidade de raciocínio e definição de prioridades na abordagem ao doente crítico, bem como em termos de envolvimento e sensibilização de equipas para a optimização do seu desempenho
- Educação, comunicação e metáforas : estudo empírico sobre a influência das metáforas nos processos comunicacionais em contexto de sala de aulaPublication . Santos, Ana Cristina Ribeiro dos; Cardoso, Leonor Maria Gonçalves Pacheco Pais AndradeEstudar os processos comunicacionais em contexto de sala de aula, tendo um conjunto de metáforas como «grelha de leitura» foi o objectivo geral dos dois estudos que integram a presente investigação. Dele decorreram outros, mais específicos, designadamente: ─ Operacionalizar o conceito de metáforas comunicacionais, de forma a construirmos e validarmos um instrumento de recolha de dados; ─ Estudar a influência de um conjunto de variáveis (geográficas, sóciodemográficas e organizacionais) na percepção dos docentes quanto à influência das metáforas nos processos comunicacionais utilizados na interacção com os alunos em contexto de sala de aula; ─ Estudar o grau de identificação de um conjunto de metáforas delimitadas ao nível conceptual, como influentes na percepção dos participantes acerca dos processos comunicacionais que põem em prática no contexto de sala de aula. ─ Por fim, avaliar até que ponto os resultados obtidos no segundo estudo (realizado em 2010) se assemelham ou distinguem dos que foram obtidos no primeiro (realizado em 2004) constituiu-se como objectivo específico da segunda etapa da investigação empreendida. De acordo com os objectivos traçados, optámos pelo método do inquérito (survey research) com recurso à técnica de questionário. As amostras estudadas são constituídas por um total de 400 professores (200 em cada estudo), pertencentes a organizações escolares dos Distritos de Vila Real e Viseu, inseridas nos meios rural e urbano. O instrumento de recolha de dados foi por nós construído e validado, tendo sido designado por Questionário de Metáforas Comunicacionais. Os resultados alcançados são indicativos da presença das metáforas nos processos comunicacionais utilizados pelos professores em contexto de sala de aula, embora os referidos processos tenham diferido nos dois estudos realizados. Concluiu-se, ainda, pela influência diferenciada das doze variáveis consideradas (duas geográficas, oito sócio-demográficas e duas organizacionais) na percepção dos professores inquiridos quanto à utilização dos processos comunicacionais estudados na prática discursiva que empreendem com os seus alunos.
