FFCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
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Browsing FFCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations by advisor "Andrade Júnior, José Gabriel de Oliveira"
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- Comunicação digital em ambiente diplomáticoPublication . Santos, Odete Sofia Gonçalves dos; Andrade Júnior, José Gabriel de OliveiraA sociedade contemporânea está sujeita a novas formas de comunicar, as organizações políticas devem acompanhar esta evolução e trabalhar no sentido de evoluir a par das transformações sociais que vão moldando os novos cidadão e, por conseguinte, as suas formas de interagir. A presença de um consulado português num país como a França requer da instituição uma enorme flexibilidade para lidar com os vários tipos de indivíduos que são recebidos diariamente nas instalações do Consulado Geral de Portugal em Paris. Os assistentes técnicos vêm-se sujeitos a lidar com pessoas que saíram do seu país há mais de 20 anos, os velhos emigrantes; os descendentes destes, que por vezes já não dominam a língua portuguesa, e finalmente os novos emigrantes, pessoas que partiram recentemente de Portugal em busca de uma vida melhor. Poder chegar a todo este tipo de pessoas, com diferentes graus académicos, idades e inevitavelmente raízes, é um desafio enorme que a organização consular tem de enfrentar. Daqui surge a questão de partida deste relatório de estágio: De que forma a Comunicação Digital pode contribuir para melhorar a comunicação entre o Consulado e os portugueses que vivem na sua área de jurisdição? Responder a esta questão depende da utilização dos novos meios digitais que favorecem a passagem de mensagens em massa e ajudam no tratamento de crises de reputação. A prática da disseminação de mensagens através do meio digital numa instituição do estado tem de ser bastante bem pensada e ter estratégias com objetivos bem definidos. A forma de transmissão de mensagens aproxima os utentes da instituição ao ponto de fazer com que esta possa melhorar os serviços que presta, mas também dá liberdade para que as críticas possam ser disseminadas numa rapidez ilimitada. Conhecer bem os utentes com quem se comunica é muito importante para a organização, perceber o seu nível de literacia digital é um dos pontos que define o sucesso ou insucesso das estratégias de comunicação digital feitas pelo Consulado Geral de Portugal em Paris. Isto deverá ser contornado com a imperativa procura de informação à cerca das pessoas a quem a instituição pretende chegar, com quem quer falar. A aplicação de uma narrativa transmediática a uma campanha de comunicação que abranja todas as faixas etárias da comunidade emigrante na área de jurisdição do consulado é uma das formas encontradas para melhorar a relação entre a instituição e os portugueses em França assim como aproximar a comunidade das suas origens lusas. A intervenção nesta área passará por adequar a linguagem visual e textual ao público a quem esta é dirigida, valorizando e criando um vínculo entre o grupo português e o consulado.
- A comunicação digital numa Entidade de Ensino : estudo de caso do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do MinhoPublication . Ramos, Filipe Paredes; Andrade Júnior, José Gabriel de OliveiraEm plena época digital, as redes sociais digitais adquirem um poder de divulgação que as torna indispensáveis para qualquer serviço ou organização. Estas redes deixam de ser apenas de uso social e começam a ser ferramentas essenciais para qualquer profissional na área da comunicação. A comunicação começa a ter mais importância nas organizações e é vista como uma ferramenta essencial para o sucesso interno e externo de qualquer organização. No entanto, é uma área que não é aproveitada no seu completo potencial, sendo que ainda não é dada a devida autonomia e responsabilidade ao profissional de comunicação. Após a realização de um estágio curricular, de três meses, no Instituto de Letras e Ciências Humanas, da Universidade do Minho, o presente relatório de estágio tem como objetivo perceber de que forma a implementação de um plano comunicacional digital contribui para a melhoria comunicacional interna e externa. Com o intuito de alcançar o objetivo deste relatório de estágio é necessário analisar e compreender alguns conceitos da área da comunicação, descrever e analisar as tarefas realizadas no local de estágio e perceber de que forma a implementação de estratégias de comunicação afetou a comunicação interna e externa do Instituto de Letras e Ciências Humanas.
- Comunicação estratégica : vantagem competitiva e criação de valor : caso de estudo : Plano Estratégico 2015-2020Publication . Libano, Andreia Cristina Martins; Andrade Júnior, José Gabriel de OliveiraO presente relatório de estágio procura perceber em que medida a Comunicação Estratégica é importante para uma empresa de gestão de resíduos. A investigação surgiu no âmbito do estágio realizado na LIPOR – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto. Foi utilizado como caso de estudo o plano estratégico criado para a organização nos anos de 2015 a 2020, por ter observado e participado na realização do mesmo. Partindo de um enquadramento teórico, pretendeu-se apresentar, numa primeira fase, a Comunicação Organizacional. Assim sendo, e porque uma organização é um sistema de comunicação onde existem amplas comunidades de seres humanos a interagir, será apresentada a comunicação em dois sentidos: a Comunicação Interna e a Comunicação Externa. Numa segunda fase, tentou perceber-se como a Comunicação Estratégica incrementa valor aos seus colaboradores e Partes Interessadas e, neste âmbito, surgem as Relações Públicas como ferramenta na gestão. Numa terceira fase, apresentou-se o modelo de gestão – Balanced Scorecard –, uma vez que este é o modelo que serviu de base para a criação do plano estratégico da LIPOR. LIPOR O trabalho empírico consistiu na observação e participação, enquanto estagiária, da construção do plano estratégico de 2015 a 2020 e no envio de um questionário aos responsáveis pela elaboração do mesmo. Finalmente, foi desenvolvido um capítulo dedicado à comparação das teorias do enquadramento teórico com as práticas do estudo de caso.
- Cultura da participação : a mobilização dos fãs na (re)construção narrativa do cânone literário : um ponto de vista da Harry Potter em Voldemort : origins of the HeirPublication . Cardoso, Lucas Dellamare Lopes; Andrade Júnior, José Gabriel de OliveiraAo longo do tempo o homem aprendeu a se reinventar e a modificar as realidades nas quais está inserido. Entre essas reinvenções, está o acesso a média digital, que deixou de pressupor apenas o puro consumo, adotando uma vertente focada na interação. Diante desta realidade em que consumidores conectados deixam de ser apenas espectadores passivos, este trabalho propõe estudos relacionados às comunidades de fãs no contexto da cultura da participação, da narrativa transmediática, da linguagem cinematográfica, do storytelling e dos direitos autorais que, aliadas a estudos sobre comunidades de fãs e convergência mediática, culminam em discussões à cerca das indústrias cultural e criativa, que levam a uma cultura compartilhada em forma de média independente. Assim, esta pesquisa se propõe analisar as novas práticas de consumo e a influência direta exercida pelos fãs no desenrolar da narrativa utilizando como objeto de estudo a produção não oficial da saga de Harry Potter: o filme Voldemort: origins of the Heir1,que foi produzido por fãs e atingiu mais de dois milhões de visualizações no YouTube apenas 24h após o lançamento. Por fim, a análise do objeto vai demonstrar que sem um trabalho minucioso de auscultação social que integre a participação dos consumidores na concepção do projeto, sempre haverá brechas. E, com brechas, há grandes chances de a produção ser um grande alvo de críticas.
- Inbound marketing em empresas de bens de luxo : caso de estudo : Essential Home e DelightFULL : Covet GroupPublication . Teixeira, Bárbara Guimarães; Andrade Júnior, José Gabriel de OliveiraO presente relatório de estágio tem como principal caso de estudo, perceber que práticas comerciais e quais as estratégias de marketing levadas a cabo pelas empresas de bens de luxo e se as mesmas se traduzem nos resultados aos objetivos traçados. O estudo centrou-se com maior pormenor no impacto do Inbound Marketing, uma estratégia de marketing emergente da nova era conectada – sem barreiras físicas, demográficas, com as marcas cada vez mais expostas e um consumidor cada vez mais informado – de forma a impulsionar as vendas da empresa. A investigação realizou-se no âmbito do estágio realizado na empresa Covet Group, e tem como caso de estudo as marcas DelightFULL & Essential Home. Apoiado na revisão de literatura, pretendeu-se numa primeira fase da investigação, entender o conceito do termo e da palavra luxo: como se define, o que lhe acrescenta valor, como é interpretado, quais as necessidades inerentes ao seu consumo e quem são os seus consumidores. Numa segunda etapa, o foco de compreensão centra-se naquilo que é o marketing, as diferentes fases desde a sua concetualização, qual o seu papel nos dias de hoje dentro das marcas, e de que forma se adaptou às mudanças no comportamento do consumidor e que estratégias procura implementar de maneira a cumprir os seus objetivos perante um consumidor mais informado e exigente. A pesquisa empírica teve como base a observação indireta assim como direta e participativa nas funções que me foram atribuídas. Conta ainda com um questionário, direcionado aos membros da equipa dos diferentes departamentos das marcas que, com o complemento da revisão de literatura assim como as funções desempenhadas, ajuda a chegar aos resultados e conclusões deste estudo. Com a presente investigação, foi possível concluir que as práticas utilizadas atualmente pelas empresas de bens de luxo, com recurso à utilização da estratégia Inbound Marketing, estão a cumprir com as metas de desempenho para a concretização do plano estratégico intrínseco, contribuindo desta forma para um impulso nas vendas.
- Marketing Digital : conteúdos para media sociaisPublication . Azevedo, Sabrina Marques; Andrade Júnior, José Gabriel de OliveiraCom o surgimento das novas tecnologias, emergiram os prosumers, consumidores informados e exigentes que querem participar de forma ativa nos processos das marcas, migrando para meios interativos como as redes sociais, onde conseguem ter uma voz ativa. Assim sendo, as empresas têm de acompanhar esta tendência e destacar-se através da criação de conteúdos relevantes e diferenciadores. Deste modo, o presente relatório de estágio tem o propósito de estudar a relação dos conteúdos dos media sociais, nomeadamente das redes sociais, com o reconhecimento de uma marca/empresa. . No âmbito do estágio efetuado na Buzina – Negócios Digitais, Lda, surgiu a oportunidade de responder à questão de investigação: “Como é que as estratégias dos media sociais contribuem para o reconhecimento de uma marca?”, recorrendo, para isso, ao estudo de caso da empresa Famafar Unipessoal, Lda. Com base na análise (interna e externa) da empresa, emergiu a oportunidade de criar uma estratégia de marketing digital, recorrendo a estratégias de content marketing para o blog, Facebook e Instagram da Famafar Unipessoal, Lda. Posto isto, e com base na fórmula B.E.S.T, foram desenvolvidas estratégias de marketing de conteúdo que geraram visibilidade, impacto, recall da empresa e engagement, resultando no reconhecimento. Através da metodologia da Investigação-ação, observou-se e acompanhou-se todo o processo de perto, reformulando-o, à luz dos dados obtidos. Dados esses conseguidos através de estatísticas provenientes do Google Analytics, Facebook Analytics (Pixel) e estatísticas do Instagram. Assim, com base nos KPI definidos, percebeu-se que é possível aumentar o reconhecimento de uma marca/empresa através da aplicação de estratégias de marketing de conteúdo nas suas redes socais e blog e que, para maximizar os resultados, estes têm de estar integrados com as restantes iniciativas estratégicas da empresa/marca.