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- Validação clínica do diagnóstico de enfermagem Death anxiety em cuidadores familiares de doentes paliativosPublication . Figueiredo, Rita Maria de Sousa de Abreu; Sá, Luís Octávio deIntrodução: O diagnóstico de enfermagem ansiedade perante a morte foi introduzido na classificação da NANDA Internacional, Inc com o objetivo de descrever os cuidados específicos, prestados a pessoas em sofrimento decorrente da proximidade da morte. Tem sido reconhecida a necessidade de clarificação da definição e dos indicadores clínicos associados a este diagnóstico, de modo a que a sua utilização na prática clínica seja menos complexa e mais objetiva. Objetivo: Validar o diagnóstico de enfermagem death anxiety em cuidadores familiares de doentes paliativos. Métodos: Estudo transversal, de natureza quantitativa, exploratório e descritivo, com duas etapas. Na primeira, denominada análise do conteúdo, efetuou-se a tradução do enunciado diagnóstico death anxiety do inglês para português europeu, revisão integrativa da literatura para identificação de indicadores clínicos, operacionalização das características definidoras do diagnóstico e respetiva validação por juízes. Na segunda etapa, fez-se a validação do diagnóstico em contexto clínico, utilizando como alicerce o Modelo de Validação Clínica de Fehring (1987,1994), calculou-se a sensibilidade, especificidade, valores preditivos e curva de ROC das características definidoras e identificou-se a presença de fatores relacionados com o diagnóstico, numa amostra de 111 cuidadores familiares de doentes paliativos. Resultados: O estudo de revisão integrativa incluiu 67 publicações de 21 países. Foram identificadas 17 características definidoras e 14 fatores relacionados. No estudo de validação clínica, com uma amostra de cuidadores familiares, estes tinham uma idade média de 50,8 anos, 82,9% do género feminino, 41,4% eram filhos do doente, coabitando com o mesmo (67,6%) e prestando cuidados diariamente (91,9%). Foram identificadas nove características principais do diagnóstico e oito secundárias. A característica mais sensível foi o “medo da solidão e abandono relacionados com a morte”. A característica “medo da vida após a morte” foi a mais específica. Nenhuma destas constava da classificação da NANDA-I. O “medo de perder as capacidades mentais quando estiver a morrer” foi a que teve maior equilíbrio entre a sensibilidade e especificidade, constituindo também um indicador relevante para a identificação do diagnóstico. A prevalência do diagnóstico de ansiedade perante a morte foi de 38,7%, sendo superior nos cuidadores mais jovens, filhos do doente, com sentimento de sobrecarga, baixa autoestima, pouca qualidade de vida e com a sensação de que “desperdiçaram” a vida. Conclusões: A validação clínica de novas características definidoras e identificação de novos fatores relacionados confirmou a necessidade da revisão deste diagnóstico. A sua prevalência na amostra estudada confirma que este é um problema que atinge, não só os doentes paliativos, mas também os seus cuidadores.
- A promoção da autoestima em crianças e adolescentes, cuidado de enfermagem especializadoPublication . Ferreira, Marta Castanheira; Nunes, ElisabeteRecentemente tem-se assistido a um aumento do número de crianças com perturbações emocionais e comportamentais, onde muitas vezes as alterações na autoestima estão na origem destas perturbações. A autoestima é um indicador e um fator protetor da saúde mental com influência no desenvolvimento da criança e é um conceito central da disciplina de Enfermagem, com diagnósticos e intervenções de Enfermagem associados. Enquanto promotor do desenvolvimento infantil e gestor do bem-estar da criança, o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica assume um papel preponderante na promoção da autoestima na criança e adolescente, já que esta tem implicações nestes dois campos. Foi escolhida como temática principal deste relatório a “Promoção da Autoestima em Crianças e Adolescentes”, dada a sua relevância para o desenvolvimento infantil e para os cuidados de Enfermagem, e foi delineado como objetivo geral “Desenvolver competências específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica com especial ênfase na promoção da autoestima na criança, adolescente e nas mães de recém-nascidos prematuros”. Como forma de cumprir os objetivos propostos foram realizadas atividades subordinadas à temática principal, tendo como base o Modelo de Sistemas de Betty Neuman. Os estágios desenvolveram-se em diferentes contextos, Cuidados de Saúde Primários, Internamento de Pediatria (Cuidados Intensivos e Pedopsiquiatria), Urgência Pediátrica e Neonatologia, tendo sido desenvolvidas como atividades a elaboração de um cartaz e de um folheto informativo sobre a higiene do sono na adolescência, a realização de uma atividade de promoção da saúde oral em crianças em idade escolar, formação aos profissionais de saúde (suicídio e comportamentos autolesivos na adolescência e promoção da autoestima materna), e a elaboração de um guia de acolhimento para crianças internadas na Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos e de um documento de proposta de introdução da temática da promoção da autoestima em mães de recém-nascidos prematuros internados na unidade de Neonatologia no guia do Plano Nacional Único para a Neonatologia. Foram também desenvolvidas reflexões críticas acerca de situações vivenciadas e foi realizada uma atividade de observação das atividades desenvolvidas pela equipa de enfermagem no serviço de Pedopsiquiatria. Os resultados obtidos da realização destas atividades traduziram-se em ganhos em saúde ao nível da responsabilidade, do rigor e da prevenção, uma vez que se desenvolveram sob a orientação de princípios inerentes à promoção da saúde, bem-estar e cuidado, e na medida em que se adotaram tarefas ativas e facilitadoras de bons processos de aprendizagem contribuindo desta forma para a melhoria dos cuidados de Enfermagem, particularmente dos cuidados especializados em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. A realização destas atividades permitiu o desenvolvimento e aquisição de competências de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica no âmbito da assistência à criança/jovem com a família na maximização da sua saúde; ao nível da prestação de cuidados à criança/jovem e família em situações de especial complexidade; e ao nível da prestação de cuidados específicos em resposta às necessidades do ciclo de vida e de desenvolvimento da criança e do jovem. Todo o percurso formativo realizado foi útil não só para a aquisição e desenvolvimento de competências, mas também para a consolidação e obtenção de novos conhecimentos ao nível da Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica e que contribuirão para a melhoria dos cuidados prestados no futuro. Foi também possível compreender que a autoestima é essencial para a criança e jovem e que o Enfermeiro pode ter um papel fundamental no processo de promoção da mesma, contribuindo para o desenvolvimento saudável da criança.
- Os cuidadores informais e as quedas na população idosa : intervenção de enfermagem comunitáriaPublication . Paço, Natalina Marisa Santos do; Garcia, ElisaO envelhecimento populacional é uma realidade a nível mundial. As mudanças a ele inerentes levam à ocorrência de quedas, que são um problema de saúde pública, com complicações que contribuem para o aumento do índice de dependência das comunidades. O fenómeno das quedas em idosos no domicílio e a sua prevenção tem interesse para a enfermagem comunitária, particularmente no âmbito dos cuidados continuados integrados onde, em conjunto com os cuidadores informais, é promovido o autocuidado dos idosos. Na Equipa de Cuidados Continuados Integrados inserida na Unidade de Cuidados na Comunidade Consigo, local onde decorreu o estágio, verificou-se um aumento do número de admissões por fraturas associadas a quedas, o que motivou o desenvolvimento de um projeto de intervenção comunitária, com base na metodologia de planeamento em saúde, em articulação com a teoria do défice de autocuidado de Orem. O diagnóstico de situação permitiu identificar como problemas prioritários, a falta de conhecimento sobre fatores de risco e medidas de prevenção de quedas, num grupo de 10 cuidadores informais de idosos acompanhados pela equipa. O projeto teve como objetivo contribuir para a otimização da segurança ambiental da habitação dos idosos acompanhados pela equipa, através da melhoria da literacia em saúde dos cuidadores informais, sobre fatores de risco e prevenção de quedas de idosos no domicílio. Para tal, selecionaram-se como estratégias: educação para a saúde, envolvimento multidisciplinar e mobilização de recursos da comunidade. Como resultado verificou-se melhoria da literacia dos cuidadores informais sobre o tema. A equipa de enfermagem confirmou a aplicação de algumas medidas de prevenção de quedas por parte dos cuidadores informais e reconheceu a importância deste tipo de projetos, manifestando motivação para dar lhe continuidade. As atividades desenvolvidas permitiram desenvolver as competências necessárias ao enfermeiro especialista em enfermagem comunitária e o projeto contribuiu para complementar e sistematizar a intervenção neste problema, com: a criação de uma lista de verificação dos fatores ambientais de risco de queda em idosos no domicílio que complementa a avaliação do risco de queda, no momento da admissão na rede; a melhoria da literacia em saúde dos cuidadores informais; a promoção de um ambiente seguro nas habitações dos idosos.
- Cuidar de quem cuida : intervenção do enfermeiro especialista em enfermagem comunitáriaPublication . Dias, Marta Soares; Figueiredo, Amélia SimõesO envelhecimento demográfico e as alterações no padrão comportamental, estrutural e epidemiológico das famílias na sociedade, têm vindo a determinar novas necessidades em saúde, para as quais emerge organizar respostas mais adequadas. Para além da tradição cultural portuguesa, também as políticas de saúde e sociais aconselham a manutenção da pessoa idosa e dependente no domicílio, o que leva à diminuição de custos económicos associados a internamentos para o SNS, mas também ao aumento da qualidade emocional do próprio utente que assim se encontra rodeado por quem lhe é querido. Os profissionais de saúde e de um modo particular, os cuidados de saúde primários, devem desenvolver respostas ajustadas às necessidades de cuidados específicos dos utentes e das suas famílias prestadoras de cuidados, numa abordagem compreensiva e multidimensional, pois grande parte destes cuidadores, por diversos fatores intrínsecos ao cuidar, sentem-se incapazes de lidar com a dependência física e mental do individuo alvo de atenção, o que resulta em sobrecarga do prestador de cuidados informal. A enfermagem comunitária tem no seu contributo, uma mais-valia na sua intervenção, uma vez que com recurso à metodologia do planeamento em saúde, promove a monitorização do estado de saúde de uma população, desenvolvendo estratégias de intervenção, promovendo a capacitação para redução dos seus próprios problemas e necessidades. Estabelece, também a articulação e parcerias com os recursos existentes na comunidade, com vista à obtenção de ganhos em saúde. O projeto desenvolvido ao longo de todo o estágio baseou-se no referencial teórico que assenta no modelo conceptual de sistemas de Betty Neuman. O seu principal objetivo foi capacitar ao nível de conhecimento, do apoio psicológico e social os cuidadores informais, de acordo com as necessidades identificadas, para assim, diminuir os seus níveis de sobrecarga. O enfermeiro especialista em enfermagem comunitária, deverá conhecer a família e as suas necessidades para potenciar o exercício saudável e competente do papel de prestador de cuidados, pois uma família capacitada pode: defender os seus direitos, minimizar o stress, evitando a sobrecarga do cuidador; garantir cuidados de qualidade para o seu familiar doente e estar efetivamente incluída no processo de cuidar. Esta realidade tem levado a uma maior consciencialização da importância da manutenção da qualidade de vida de quem é cuidado, mas também de quem cuida, pois, o seu contributo é fundamental. Nunca esquecendo que quem cuida, também envelhece com todo o desgaste físico, psicológico e social, o cuidador informal deve emergir como foco de atenção para que o seu envelhecer seja com saúde, autonomia e independência, o mais tempo possível, e constitui, assim, hoje, um desafio à responsabilidade individual e coletiva, com tradução significativa no desenvolvimento económico dos países.
- Do nominalismo à modernidade : contributos de Guilherme De Okham para o pensamento político modernoPublication . Barreiro, António Pedro Ramalho Antunes Lopes; Chelo, Hugo Miguel Mimoso
- Adolescentes, sexualidade e literacia em saúde : intervenção de enfermagem comunitária em contexto escolarPublication . Coelho, Ana Margarida Poças de Freitas Rato; Figueiredo, Amélia SimõesOs adolescentes encontram-se num período de transição, no qual ocorre uma quantidade de mudanças (biológicas, intelectuais e psicossociais) e desafios, que vão moldar o indivíduo para a vida adulta. Simultaneamente, dá-se o desenvolvimento do raciocínio científico e do pensamento abstrato, o que faz deste um momento crucial para intervir. Sendo a escola o local onde passam mais tempo, esta apresenta-se como o contexto ideal para a promoção da capacidade de tomada de decisão responsável. A Literacia em Saúde surge assim como uma aposta essencial, nomeadamente no que se refere à prevenção da doença e promoção de uma vida saudável. O estágio decorreu numa Unidade de Cuidados na Comunidade na qual foi desenvolvido o projeto de intervenção comunitária “Adolescer com Saber – Viver uma Sexualidade Saudável”, suportado na metodologia do Planeamento em Saúde e no referencial teórico do Modelo de Sistemas de Betty Neuman (2011). Com o diagnóstico de situação, foi identificada a necessidade de intervenção ao nível da “educação para a sexualidade e os afetos”. Para a identificação do conhecimento dos adolescentes nesta área, recorreu-se ao método quantitativo, com a aplicação do “Questionário de Conhecimentos sobre Sexualidade” de Carvalho e Pinheiro (2012). Os resultados obtidos permitiram estabelecer como prioritária a intervenção ao nível da temática das “IST´s e VIH/SIDA”, bem como contribuir para o desenvolvimento de estratégias de coping relativas à sexualidade e afetos. Mediante os objetivos, atividades e metas propostas, foram selecionadas as estratégias mais adequadas, após o que foram realizadas as atividades inerentes aos projetos, nomeadamente sessões de educação para a saúde, às duas turmas que constituíram a amostra. Após a sua execução foi realizada a avaliação, tendo em conta os indicadores e índices definidos, tendo-se verificado que os mesmos foram atingidos. Verificou-se que as sessões de educação para a saúde contribuíram para o aumento da Literacia em Saúde nos adolescentes que nelas participaram, promovendo o reforço das suas linhas de defesa flexíveis e promoção de um ambiente criado contributivo para o desenvolvimento de estratégias de coping, contribuindo para um futuro com uma vivência da sexualidade mais saudável. A realização deste projeto possibilitou um crescimento não apenas ao nível académico, mas também profissional e pessoal. Foram adquiridas e desenvolvidas competências, congruentes com o grau académico de mestre e especialista em Enfermagem Comunitária.
- Relatório da prática profissional e projeto de intervenção pedagógica : implicações para a aprendizagem instrumental da guitarra no 2º ciclo, decorrentes da implementação de exercícios técnicos diáriosPublication . Passos, João Pedro Amorim de; Martins, José António OliveiraO presente Relatório surge no âmbito das cadeiras de Prática Profissional (I e II) e Projeto de Intervenção Pedagógica e é exposto à Universidade Católica para a obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música. Neste relatório constam todos os dados recolhidos ao longo do ano letivo 2018/2019, na Academia de Música de Viana do Castelo - Conservatório Regional do Alto Minho (AMVC - CRAM), local onde foi implementado o meu Projeto de Intervenção Pedagógico e realizada a minha prática profissional supervisionada, orientada pelo professor doutor José Oliveira Martins (Orientador Cientifico) e da professora Susana Lima (Orientadora Pedagógica Cooperante), nas áreas de especialização a que me proponho (Instrumento - Guitarra Clássica e Classe de Conjunto). De acordo com as normas pré-estabelecidas pela Coordenação Cientifica do Mestrado, este relatório encontra-se dividido em duas partes: primeira parte - Relatório da Prática profissional, onde consta toda a informação que concerne ao estágio profissional realizado na AMVC - CRAM, que engloba, entre outros, objetivos, planificações e reflexões da minha evolução prática profissional ao longo do ano letivo 2018/2019; segunda parte - Relatório do Projeto de Intervenção Pedagógica, adota um formato de artigo cientifico e transcreve detalhadamente as estratégias inerentes à implementação do projeto de intervenção pedagógica (Implicações para a aprendizagem instrumental da guitarra (no 2º ciclo) decorrentes da implementação de exercícios técnicos diários), cujo o principal objetivo é melhor compreender as implicações que um estudo diário estruturado tecnicamente tem para a progressão musical/artística nos alunos do 1º e 2º Graus do Curso Básico de Música do Ensino Articulado.
- Cultura da participação : a mobilização dos fãs na (re)construção narrativa do cânone literário : um ponto de vista da Harry Potter em Voldemort : origins of the HeirPublication . Cardoso, Lucas Dellamare Lopes; Andrade Júnior, José Gabriel de OliveiraAo longo do tempo o homem aprendeu a se reinventar e a modificar as realidades nas quais está inserido. Entre essas reinvenções, está o acesso a média digital, que deixou de pressupor apenas o puro consumo, adotando uma vertente focada na interação. Diante desta realidade em que consumidores conectados deixam de ser apenas espectadores passivos, este trabalho propõe estudos relacionados às comunidades de fãs no contexto da cultura da participação, da narrativa transmediática, da linguagem cinematográfica, do storytelling e dos direitos autorais que, aliadas a estudos sobre comunidades de fãs e convergência mediática, culminam em discussões à cerca das indústrias cultural e criativa, que levam a uma cultura compartilhada em forma de média independente. Assim, esta pesquisa se propõe analisar as novas práticas de consumo e a influência direta exercida pelos fãs no desenrolar da narrativa utilizando como objeto de estudo a produção não oficial da saga de Harry Potter: o filme Voldemort: origins of the Heir1,que foi produzido por fãs e atingiu mais de dois milhões de visualizações no YouTube apenas 24h após o lançamento. Por fim, a análise do objeto vai demonstrar que sem um trabalho minucioso de auscultação social que integre a participação dos consumidores na concepção do projeto, sempre haverá brechas. E, com brechas, há grandes chances de a produção ser um grande alvo de críticas.