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- As novas dinâmicas de marketing nas telecomunicações : caso Vodafone PortugalPublication . Antunes, Catarina Baêta; Jorge, Ana Margarida FerreiraA presente dissertação pretende investigar as novas dinâmicas de marketing que as operadoras de telecomunicações estão a implementar para se destacar face ao crescimento dos serviços Over-The-Top (OTT), como a Netflix, o WhatsApp e o YouTube. Desta forma, o enquadramento teórico aborda a história das telecomunicações, as principais temáticas provenientes da convergência entre os serviços OTT e as operadoras de telecomunicações, e das estratégias de marketing implementadas pelo setor das telecomunicações. Destacamos entre estas o Brand Equity, o Brand Loyalty e o Celebrity Endorsement. A investigação empírica consistiu num Estudo de Caso Único sobre a Vodafone Portugal de modo a compreender que estratégias a operadora adota para se destacar num mercado sobrelotado. Neste ponto percebemos então que fatores como a comunicação, publicidade e inovação são elementos chave para a empresa enquanto marca num ambiente de crescimento dos serviços OTT.
- Práticas de comunicação interna para a integração organizacionalPublication . Ferrão, Sara Alexandra Seia; Seruya, José Manuel MenanoAs práticas de comunicação interna têm um papel fundamental para a integração dos novos membros nas organizações. O seu cariz formal ou informal acarreta uma intenção de criar um sentimento de pertença do indivíduo com os pares (integração inicial) e com a própria organização (integração total), tonando-o parte integrante do todo. Deste modo, as práticas de comunicação interna servem o processo de socialização organizacional (aculturação), que está presente ao longo da vida do indivíduo e na sua aprendizagem de normas e pressupostos básicos, que constituem a cultura organizacional.
- Marketing Digital : conteúdos para media sociaisPublication . Azevedo, Sabrina Marques; Andrade Júnior, José Gabriel de OliveiraCom o surgimento das novas tecnologias, emergiram os prosumers, consumidores informados e exigentes que querem participar de forma ativa nos processos das marcas, migrando para meios interativos como as redes sociais, onde conseguem ter uma voz ativa. Assim sendo, as empresas têm de acompanhar esta tendência e destacar-se através da criação de conteúdos relevantes e diferenciadores. Deste modo, o presente relatório de estágio tem o propósito de estudar a relação dos conteúdos dos media sociais, nomeadamente das redes sociais, com o reconhecimento de uma marca/empresa. . No âmbito do estágio efetuado na Buzina – Negócios Digitais, Lda, surgiu a oportunidade de responder à questão de investigação: “Como é que as estratégias dos media sociais contribuem para o reconhecimento de uma marca?”, recorrendo, para isso, ao estudo de caso da empresa Famafar Unipessoal, Lda. Com base na análise (interna e externa) da empresa, emergiu a oportunidade de criar uma estratégia de marketing digital, recorrendo a estratégias de content marketing para o blog, Facebook e Instagram da Famafar Unipessoal, Lda. Posto isto, e com base na fórmula B.E.S.T, foram desenvolvidas estratégias de marketing de conteúdo que geraram visibilidade, impacto, recall da empresa e engagement, resultando no reconhecimento. Através da metodologia da Investigação-ação, observou-se e acompanhou-se todo o processo de perto, reformulando-o, à luz dos dados obtidos. Dados esses conseguidos através de estatísticas provenientes do Google Analytics, Facebook Analytics (Pixel) e estatísticas do Instagram. Assim, com base nos KPI definidos, percebeu-se que é possível aumentar o reconhecimento de uma marca/empresa através da aplicação de estratégias de marketing de conteúdo nas suas redes socais e blog e que, para maximizar os resultados, estes têm de estar integrados com as restantes iniciativas estratégicas da empresa/marca.