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- Coping behaviors and psychological disturbances in youth affected by the COVID-19 health crisisPublication . Orgilés, Mireia; Morales, Alexandra; Delvecchio, Elisa; Francisco, Rita; Mazzeschi, Claudia; Pedro, Marta; Espada, José PedroThe COVID-19 pandemic and the quarantine undergone by children in many countries is a stressful situation about which little is known to date.Children and adolescents’ behaviors to cope with home confinement may be associated with their emotional welfare. The objectives of this study were: (1) to examine the coping strategies used out by children and adolescents during the COVID-19 health crisis, (2) to analyze the differences in these behaviors in three countries, and (3) to examine the relationship between different coping modalities and adaptation. Participants were 1,480 parents of children aged 3–18 years from three European countries (nSpain=431,nItaly=712, and nPortugal=355). The children’s mean age was 9.15 years (SD=4.27). Parents completed an online survey providing information on symptoms and coping behaviors observed in their children. The most frequent coping strategies were accepting what is happening(58.9%), collaborating with quarantine social activities(e.g., drawings on the windows,supportive applauses) (35.9%), acting as if nothing is happening (35.5%), highlighting the advantages of being at home (35.1%), and not appearing to be worried about what is happening (30.1%). Compared to Italian and Spanish children, Portuguese children used a sense of humor more frequently when their parents talked about the situation. Acting as if nothing was happening, collaborating with social activities, and seeking comfort from others were more likely in Spanish children than in children from the other countries.Compared to Portuguese and Spanish children, Italian children did not seem worried about what was happening. Overall, an emotional-oriented coping style was directly correlated with a greater presence of anxious symptoms, as well as to mood, sleep,behavioral, and cognitive alterations. Task-oriented and avoidance-oriented styles were related to better psychological adaptation (considered a low presence of psychological symptoms). Results also show that unaffected children or children with a lower level of impact were more likely to use strategies based on a positive focus on the situation. This study provides interesting data on the strategies to be promoted by parents to cope with the COVID-19 health crisis in children.
- A marca nacional portuguesa em Macau : uma investigação sobre a perceção da marca portuguesa por parte dos residentes em MacauPublication . Serra, Beatriz Monteverde Valério da Silva; Ilharco, Fernando Albano Maia de MagalhãesO conceito de Nation Brand incide sobre as imagens e perceções que as pessoas em geral têm sobre países, as quais são influenciadas por aspetos culturais, históricos, por valores vários, estilos de vida ou mesmo experiências pessoais vividas nos países em causa. Podemos descrever este conceito como a autoapresentação estratégica de um país com o objetivo de criar capital reputacional por meio da sua promoção, através de interesses económicos, políticos e sociais, interna e externamente (Szondi, 2008, p.5 cit. in Foroudi et al., 2016). A presente investigação tem por objetivo avaliar a marca nacional portuguesa em Macau, traçando um perfil sócio-demográfico das regiões em estudo. Procura-se também compreender a influência de Portugal, da marca Portugal, nos processo de compra e de tomada de decisão, assim como avaliar a presença da cultura portuguesa em Macau. Foi realizado um estudo comparativo entre as comunidades de residentes em Macau de origam portuguesa e de origem não portuguesa, tendo por base dois inquéritos por questionário, com uma amostra de conveniência de 70 indivíduos, maiores de idade, sendo 43 de origem portuguesa e 27 de origem não portuguesa. Os resultados desta investigação revelam um maior relacionamento com a marca portuguesa por parte dos residentes de origem nacional, contudo existe também uma avaliação positiva sobre Portugal por parte dos restantes residentes. Os resultados deste estudo salientam ainda a importância da comunicação e do marketing para o reforço da influência portuguesa neste mercado.
- Inbound marketing em empresas de bens de luxo : caso de estudo : Essential Home e DelightFULL : Covet GroupPublication . Teixeira, Bárbara Guimarães; Andrade Júnior, José Gabriel de OliveiraO presente relatório de estágio tem como principal caso de estudo, perceber que práticas comerciais e quais as estratégias de marketing levadas a cabo pelas empresas de bens de luxo e se as mesmas se traduzem nos resultados aos objetivos traçados. O estudo centrou-se com maior pormenor no impacto do Inbound Marketing, uma estratégia de marketing emergente da nova era conectada – sem barreiras físicas, demográficas, com as marcas cada vez mais expostas e um consumidor cada vez mais informado – de forma a impulsionar as vendas da empresa. A investigação realizou-se no âmbito do estágio realizado na empresa Covet Group, e tem como caso de estudo as marcas DelightFULL & Essential Home. Apoiado na revisão de literatura, pretendeu-se numa primeira fase da investigação, entender o conceito do termo e da palavra luxo: como se define, o que lhe acrescenta valor, como é interpretado, quais as necessidades inerentes ao seu consumo e quem são os seus consumidores. Numa segunda etapa, o foco de compreensão centra-se naquilo que é o marketing, as diferentes fases desde a sua concetualização, qual o seu papel nos dias de hoje dentro das marcas, e de que forma se adaptou às mudanças no comportamento do consumidor e que estratégias procura implementar de maneira a cumprir os seus objetivos perante um consumidor mais informado e exigente. A pesquisa empírica teve como base a observação indireta assim como direta e participativa nas funções que me foram atribuídas. Conta ainda com um questionário, direcionado aos membros da equipa dos diferentes departamentos das marcas que, com o complemento da revisão de literatura assim como as funções desempenhadas, ajuda a chegar aos resultados e conclusões deste estudo. Com a presente investigação, foi possível concluir que as práticas utilizadas atualmente pelas empresas de bens de luxo, com recurso à utilização da estratégia Inbound Marketing, estão a cumprir com as metas de desempenho para a concretização do plano estratégico intrínseco, contribuindo desta forma para um impulso nas vendas.
- O marketing omnicanal na promoção e divulgação de eventos desportivos nacioanis : estudo de caso R10 Street FutsalPublication . Costa, Andreia Filipa Vieira; Pessôa, Clarisse Alves MonteiroCom o digital surgiram novos meios e ferramentas de marketing que permitiram às organizações uma maior autonomia e capacidade para realizar e gerir as suas próprias comunicações. Através dessas ferramentas, a comunicação com o consumidor tornou-se mais rápida, fácil e sem o ruído gerado por intermediários. O presente relatório resulta de uma análise e reflexão sobre o papel que o marketing digital vem desempenhando na promoção dos eventos, mais propriamente dos eventos desportivos nacionais. Todo o relatório foca-se, especialmente, no estudo de caso sobre o R10 Street Futsal, o maior torneio de futsal de rua, em Portugal. Sendo o desporto um fenómeno social capaz de mobilizar culturas, economias e políticas de um país, é de extrema relevância acompanhar e adaptar a comunicação desportiva aos meios digitais existentes, sem, no entanto, deixar a comunicação tradicional para trás. O mundo desportivo torna-se, portanto, o exemplo perfeito do que Kotler intitulou de Marketing 4.0, caracterizado pela convergência de meios. Com isto, a análise desenvolvida relaciona vários pontos de discussão em redor do mundo desportivo e das possíveis estratégias de marketing digital e tradicional que podem ser aplicadas para uma melhor promoção do evento. Ao longo da investigação será possível concluir que a prática desportiva em Portugal ainda encontra inúmeros obstáculos, principalmente devido aos baixos recursos disponíveis, o que resulta numa classificação bastante baixa no índice de participação desportiva da sociedade. No entanto, denota-se que, com o passar dos anos, o investimento em atividades de lazer tem aumentado na sociedade ocidental, o que levou as organizações a encarar os eventos como ferramentas vantajosas para a sua estratégia de comunicação. Posto isto, foi estruturado um plano de comunicação omnicanal com o intuito de alargar a presença do evento a mais meios e canais, de modo a alcançar todos os segmentos de mercado e proporcionar uma melhor experiência em todo o percurso do consumidor.
- Jornalismo cultural em tempos de crise : o caso da Revista Rua na pandemia de COVID-19Publication . Neto, Maria Inês Marques Carneiro; Cunha, Manuel António Antunes daA presente dissertação procura analisar o impacto da pandemia de COVID-19 na produção e no consumo dos conteúdos da Revista RUA, confrontando dois períodos distintos: três meses antes (de 14 de dezembro de 2019 a 14 de março de 2020) e três meses (de 15 de março de 2020 a junho de 2020) depois do anúncio do primeiro confinamento, em março de 2020. Para analisar a produção jornalística, recorremos ao back office do website da revista (Wordpress), enquanto o consumo dos leitores foi sondado com recurso ao Google Analytics e aos dados de tráfego. Com o início da pandemia, constatou-se um aumento exponencial do consumo online, assim como um acréscimo do tempo médio passado pelos leitores no site. Entre outras mudanças, verificamos ainda uma maior produção e consumo de artigos da seção Cultura. Tais conclusões devem ser enquadradas num contexto de crise sanitária e de confinamento sem precedentes para a população portuguesa. Tratando-se de estudos de caso limitado num horizonte temporal específico (seis meses), não foi possível comparar resultados com outras publicações nacionais, nem confirmar a evolução de tais tendências. A pesquisa apresenta, todavia, algumas pistas de reflexão que abrem o caminho para outros estudos de caso num período mais abrangente.
- Ferimentos autoinfligidos : a perspetiva do psicólogoPublication . Silva, Margarida Raquel Araújo da; Gonçalves, Armanda Paula CunhaOs ferimentos autoinfligidos podem ser definidos como a destruição deliberada e autoinfligida de tecidos corporais sem intenção suicida. Os psicólogos possuem um papel importante no tratamento desta problemática para diminuir ou eliminar os ferimentos apresentados pelos utentes. Contudo, uma vez que não existe nenhum modelo de tratamento específico para tratar os ferimentos autoinfligidos que apresente evidência empírica, pode existir alguma incerteza sobre as abordagens a utilizar por parte dos profissionais, dando a responsabilidade ao psicólogo de perceber e selecionar os vários modelos para o caso específico. E, por isso o principal objetivo deste estudo é compreender os ferimentos autoinfligidos na perspetiva do psicólogo. Enquanto que os objetivos específicos prendem-se com explorar a compreensão dos psicólogos sobre a etiologia dos ferimentos autoinfligidos, identificar e analisar os modelos da abordagem psicológica mais utilizados e as principais dificuldades experienciadas no trabalho clínico e explorar as perceções dos psicólogos sobre os elementos chave no trabalho com indivíduos que apresentam ferimentos autoinfligidos. Participaram neste estudo 9 psicólogos do género feminino, com idades compreendidas entre 28-43 anos, inscritos na Ordem dos Psicólogos Portugueses. A recolha de dados foi realizada através de uma entrevista semiestruturada, que explora a concetualização dos ferimentos autoinfligidos e os modelos de tratamento utilizados no acompanhamento de casos de ferimentos autoinfligidos. As entrevistas foram analisadas de acordo com o método de análise qualitativa consensual. Os resultados demostraram que existe consenso na definição dos FAI sendo estes considerados um ato de autoagressão sem ideação suicida, o que vai de acordo com a literatura. Como modelos mais eficazes, foram encontradas a Terapia dialética comportamental e modelo Human Behavior Map. Enquanto como modelos mais utilizados temos a terapia cognitivo comportamental e o Human Behavior Map. Como principais desafios ao tratamento os participantes referiram a gestão emocional do processo/ contratransferência, em que o psicólogo não deve projetar algo no utente, Gerir a relação terapêutica em que o psicólogo deve gerir a relação de forma a evitar mal-entendidos e colocar utentes á vontade para partilharem a informação, autorregulação do utente em que o utente não se sente confortável para partilhar informação e dificuldades em trabalhar com as famílias, em que os participantes consideram difícil gerir a família como coterapeutas. Deste modo, o psicólogo deve conseguir contornar estes desafios e possuir uma boa base teórica para efetuar uma intervenção eficaz.