Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Jornalismo cultural em tempos de crise : o caso da Revista Rua na pandemia de COVID-19

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Maria Ines Carneiro Neto.pdf1.15 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A presente dissertação procura analisar o impacto da pandemia de COVID-19 na produção e no consumo dos conteúdos da Revista RUA, confrontando dois períodos distintos: três meses antes (de 14 de dezembro de 2019 a 14 de março de 2020) e três meses (de 15 de março de 2020 a junho de 2020) depois do anúncio do primeiro confinamento, em março de 2020. Para analisar a produção jornalística, recorremos ao back office do website da revista (Wordpress), enquanto o consumo dos leitores foi sondado com recurso ao Google Analytics e aos dados de tráfego. Com o início da pandemia, constatou-se um aumento exponencial do consumo online, assim como um acréscimo do tempo médio passado pelos leitores no site. Entre outras mudanças, verificamos ainda uma maior produção e consumo de artigos da seção Cultura. Tais conclusões devem ser enquadradas num contexto de crise sanitária e de confinamento sem precedentes para a população portuguesa. Tratando-se de estudos de caso limitado num horizonte temporal específico (seis meses), não foi possível comparar resultados com outras publicações nacionais, nem confirmar a evolução de tais tendências. A pesquisa apresenta, todavia, algumas pistas de reflexão que abrem o caminho para outros estudos de caso num período mais abrangente.
This dissertation seeks to analyze the impact of the COVID-19 pandemic on the production and consumption of Revista RUA’s contents, confronting two distinct periods: three months before (from December 14, 2019 to March 14, 2020) and three months (from March 15, 2020 to June 2020) after the announcement of the first confinement, in March 2020. To analyze a journalistic production, we resorted to the back office of the magazine's website (Wordpress), while the readers consumption results were polled with Google Analytic’s resources and traffic data. From the beginning of the pandemic, there was an exponential increase in online consumption, as well as an increase in the average time spent by the users on the website. Among other changes, we also see a greater production and consumption of articles in the Culture section. These must be framed in a context of unprecedented health crisis and confinement for the Portuguese population. In this case of limited case studies within a specific time horizon (six months), it was not possible to compare results with other national publications, nor to confirm the evolution of such trends. The research, however, present some avenues for reflection that open the way for other case studies in a wider period.

Description

Keywords

Cultura Jornalismo cultural Pandemia de Covid-19 Produção Consumo Revista RUA Culture Cultural journalism Covid-19 Pandemic Production Consumption

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue