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- A estratégia de comunicação digital da Câmara Municipal de Lisboa que objetivou transformar a cidade numa Startup CityPublication . Branquinho, Renata Nogueira Damásio da Silva; Jorge, Ana Margarida Ferreira RatoAs ferramentas de comunicação digital ocupam o lugar de destaque na comunicação, de uma forma geral, e no marketing, em particular, uma vez que estes constituem instrumentos que facilitam todo o processo comunicacional. Estas encurtam distâncias e permitem não só a comunicação entre dois intervenientes, mas também o diálogo de um para muitos. A cidade de Lisboa tem vindo, ao longo dos anos, a ser trabalhada como marca, por forma a ganhar visibilidade no exterior. Numa vertente específica, a imagem da cidade tem vindo a ser desenvolvida no sentido de se promover enquanto Startup City, tendo sido, para isso, utilizados, diferentes meios de comunicação digital. Nesse sentido, e aliando a disciplina do marketing digital à nossa curiosidade, despoletada pelo crescente interesse dos estrangeiros não só em visitar, mas também em fixar-se em Portugal, considerando-o um bom país para trabalhar, viver e abrir a sua empresa, a realização deste trabalho procurou, precisamente, perceber de que forma a comunicação digital foi relevante na estratégia da Câmara Municipal de Lisboa (CML) que teve como objetivo transformar a cidade num local direcionado para o empreendedorismo, tornando-a numa Startup City. Para tal entrevistámos a Dr.ª Ana Margarida Figueiredo, Diretora do Departamento de Emprego, Empreendedorismo e Empresa, na Direção Municipal de Economia e Inovação da CML. Analisámos também uma amostra noticiosa online, nacional e internacional, na tentativa de perceber de que forma os meios de comunicação retratam o crescimento do entrepreneurship em Portugal e qual o impacto que isso tem dentro e fora do país. Procedemos, igualmente, à análise dos organismos que são apontados pela própria CML como sendo os pilares de desenvolvimento da cidade no que respeita ao empreendedorismo. As conclusões desta investigação permitem-nos perceber que as ferramentas de comunicação digitais funcionaram como facilitadores de comunicação entre as entidades e a CML, o que resultou na constituição de parcerias nacionais e internacionais. O uso das referidas ferramentas contribuiu igualmente para informar e promover, interna e externamente, as iniciativas e eventos que foram acontecendo na cidade.
- Comunicação digital em ambiente diplomáticoPublication . Santos, Odete Sofia Gonçalves dos; Andrade Júnior, José Gabriel de OliveiraA sociedade contemporânea está sujeita a novas formas de comunicar, as organizações políticas devem acompanhar esta evolução e trabalhar no sentido de evoluir a par das transformações sociais que vão moldando os novos cidadão e, por conseguinte, as suas formas de interagir. A presença de um consulado português num país como a França requer da instituição uma enorme flexibilidade para lidar com os vários tipos de indivíduos que são recebidos diariamente nas instalações do Consulado Geral de Portugal em Paris. Os assistentes técnicos vêm-se sujeitos a lidar com pessoas que saíram do seu país há mais de 20 anos, os velhos emigrantes; os descendentes destes, que por vezes já não dominam a língua portuguesa, e finalmente os novos emigrantes, pessoas que partiram recentemente de Portugal em busca de uma vida melhor. Poder chegar a todo este tipo de pessoas, com diferentes graus académicos, idades e inevitavelmente raízes, é um desafio enorme que a organização consular tem de enfrentar. Daqui surge a questão de partida deste relatório de estágio: De que forma a Comunicação Digital pode contribuir para melhorar a comunicação entre o Consulado e os portugueses que vivem na sua área de jurisdição? Responder a esta questão depende da utilização dos novos meios digitais que favorecem a passagem de mensagens em massa e ajudam no tratamento de crises de reputação. A prática da disseminação de mensagens através do meio digital numa instituição do estado tem de ser bastante bem pensada e ter estratégias com objetivos bem definidos. A forma de transmissão de mensagens aproxima os utentes da instituição ao ponto de fazer com que esta possa melhorar os serviços que presta, mas também dá liberdade para que as críticas possam ser disseminadas numa rapidez ilimitada. Conhecer bem os utentes com quem se comunica é muito importante para a organização, perceber o seu nível de literacia digital é um dos pontos que define o sucesso ou insucesso das estratégias de comunicação digital feitas pelo Consulado Geral de Portugal em Paris. Isto deverá ser contornado com a imperativa procura de informação à cerca das pessoas a quem a instituição pretende chegar, com quem quer falar. A aplicação de uma narrativa transmediática a uma campanha de comunicação que abranja todas as faixas etárias da comunidade emigrante na área de jurisdição do consulado é uma das formas encontradas para melhorar a relação entre a instituição e os portugueses em França assim como aproximar a comunidade das suas origens lusas. A intervenção nesta área passará por adequar a linguagem visual e textual ao público a quem esta é dirigida, valorizando e criando um vínculo entre o grupo português e o consulado.