Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Comunicação estratégica : vantagem competitiva e criação de valor : caso de estudo : Plano Estratégico 2015-2020

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Andreia Cristina Martins Libano.pdf5.27 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório de estágio procura perceber em que medida a Comunicação Estratégica é importante para uma empresa de gestão de resíduos. A investigação surgiu no âmbito do estágio realizado na LIPOR – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto. Foi utilizado como caso de estudo o plano estratégico criado para a organização nos anos de 2015 a 2020, por ter observado e participado na realização do mesmo. Partindo de um enquadramento teórico, pretendeu-se apresentar, numa primeira fase, a Comunicação Organizacional. Assim sendo, e porque uma organização é um sistema de comunicação onde existem amplas comunidades de seres humanos a interagir, será apresentada a comunicação em dois sentidos: a Comunicação Interna e a Comunicação Externa. Numa segunda fase, tentou perceber-se como a Comunicação Estratégica incrementa valor aos seus colaboradores e Partes Interessadas e, neste âmbito, surgem as Relações Públicas como ferramenta na gestão. Numa terceira fase, apresentou-se o modelo de gestão – Balanced Scorecard –, uma vez que este é o modelo que serviu de base para a criação do plano estratégico da LIPOR. LIPOR O trabalho empírico consistiu na observação e participação, enquanto estagiária, da construção do plano estratégico de 2015 a 2020 e no envio de um questionário aos responsáveis pela elaboração do mesmo. Finalmente, foi desenvolvido um capítulo dedicado à comparação das teorias do enquadramento teórico com as práticas do estudo de caso.
This internship report seeks to understand how important Strategic Communication is for a waste management company. The investigation came within the scope of the internship carried out at LIPOR- Intermunipalized Service of Waste Management of Greater Porto. It was used as a case study the strategic plan created for the organization in the years 2015 – 2020, for having observed and participated in the realization of it. Starting from a theoretical point, it was intended to present, in a first phase, Organizational Communication. Therefore, and because an organization is a communication system where there are large communities of human beings interacting, communication in two directions will be presented: Internal Communication and External Communication. In a second phase, an attempt was made to understand how Strategic Communication increases value for its employees and Stakeholders and, in this context, Public Relations emerges as a management tool. In a third phase, the management model – Balanced Scorecard – was presented, since this is the model that served as basis for the creation of LIPOR's strategic plan. In a third phase, the management model was presented: Balanced Scorecard, since this is the management model that served as the basis for the creation of LIPOR's strategic plan. LIPOR The empirical work consisted of observation and participation, as an intern, in the construction of the 2015 – 2020 strategic plan and through a questionnaire sent to those responsible for preparing it. Finally, a chapter was dedicated to comparing theories of theoretical review with practices of the case study.

Description

Keywords

Comunicação organizacional Comunicação estratégica Vantagem competitiva Valor LIPOR Strategic communication Organizational communication Competitive advantage Value

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue