FCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations by advisor "Araújo, Joaquim Machado de"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Biblioteca escolar e desenvolvimento da escola : relatório de atividade profissionalPublication . Marques, Maria Teresa da Gama; Araújo, Joaquim Machado deNeste Relatório de Atividade Profissional pretende-se refletir sobre o papel da Biblioteca Escolar, enquanto serviço técnico-pedagógico e o seu contributo para o desenvolvimento da escola e exercício da sua autonomia. Nestes últimos quatro anos, após o processo de instalação e desenvolvimento das bibliotecas escolares, temos assistido à implementação do Modelo de Avaliação da Biblioteca Escolar (MABE) desenvolvido pelo Programa da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), enquanto referencial de gestão e instrumento de orientação e melhoria interna da ação desenvolvida pelas bibliotecas escolares. Mais do que a gestão e funcionamento do espaço físico, é objetivo da RBE que a ação da Biblioteca Escolar se centre, agora, na articulação com o currículo, com o desenvolvimento das diferentes literacias, com a formação de leitores e com a construção da cidadania. A criação da função do professor bibliotecário contribuiu para a institucionalização da Biblioteca Escolar. Sendo o projeto da biblioteca uma estratégia da escola para o desenvolvimento do currículo nacional e uma mais-valia para a sua autonomia cultural, pedagógica e administrativa deve ser considerado no processo de avaliação da escola.
- O diretor de escola : liderança, mimetismo e inovação : relatório de atividade profissionalPublication . Fernandes, Luís Henrique Cardoso; Araújo, Joaquim Machado deAs escolas são organismos vivos e aprendentes que necessitam de inovar para a mudança e melhoria, sob pena de falharem o seu objetivo fundamental: ensinar os alunos para o futuro. Que papel assume numa escola o diretor? Que estilos de liderança o caracterizam? O que é inovação? Como pode um líder inovar? Neste relatório, partindo do nosso percurso profissional e das experiências vividas, procuramos encontrar conceitos que sustentem a nossa visão do diretor como um líder e logo um inovador. Concluímos que o diretor escolar flutua entre o mundo da gestão e administração e o mundo da liderança para a inovação, entre a normatividade e visão, naquilo que apelidamos de “mimetismo”.
- A escola e as diferenças : os cursos de educação e formaçãoPublication . Castro, Maria Carolina Ribeiro Lima Almeida Dias de; Araújo, Joaquim Machado deNas últimas décadas, o acesso à escola de todos os jovens e o prolongamento da escolaridade básica colocaram no seu interior questões que até então lhe eram estranhas, desafiando o sistema educativo a responder eficazmente aos problemas decorrentes da heterogeneidade sociocultural dos estudantes. A escolaridade obrigatória veio desocultar aspetos reveladores de que, embora retoricamente a escola se reclame para todos, na realidade é desigual o uso dos bens que ela proporciona. Se, à partida os alunos já se encontram diferentemente posicionados, o funcionamento da escola, os currículos, as respostas dadas às necessidades dos alunos e as práticas pedagógicas, entre outros mecanismos, tendem a potenciar essas diferenças iniciais. A implementação de medidas educativas destinadas a combater o fracasso, o abandono escolar e a entrada no mercado de trabalho de mão de obra jovem e desqualificada implica que, dentro da mesma escola, coexistam diferentes modalidades de valor simbólico diferente que intervêm como obstáculo à realização do princípio de igualdade de oportunidades de acesso e de uso dos bens educativos. Nesta investigação, estudamos os cursos de educação e formação (CEF), uma modalidade exclusivamente destinada a certas categorias da população escolar, com o objetivo de compreender o modo como a escola se organiza para construir a oferta CEF, apreciando a distância entre o que as políticas educativas preconizam e os seus resultados reais numa escola situada no meio rural de um concelho do norte interior.
- A gestão da escola e a participação dos atores educativos : relatório de atividade profissionalPublication . Gouveia, Duarte Nuno Ferreira de; Araújo, Joaquim Machado deAs escolas, enquanto organizações, englobam um conjunto de práticas de gestão com capacidades adaptativas e de estruturas e processos mais integrados que têm por objetivo principal desenvolver o serviço público de educação. Com o presente Relatório, centramo-nos nas nossas experiências e perceções ao longo do nosso percurso profissional e analisamos/refletimos sobre o modo como os órgãos de gestão, mormente, os seus presidentes/diretores praticam a gestão e a liderança, como interagem com os vários atores/parceiros educativos e como estes interagem com a escola. Este tipo de interações na comunidade escolar e as práticas de gestão desenvolvidas na escola enquadram-se no atual quadro de gestão escolar estabelecido pelo regime de autonomia, administração e gestão da educação pré-escolar e dos ensinos básicos e secundário. Os presidentes/diretores das escolas desempenham um papel fundamental na criação de uma cultura de escola que estimule a participação da comunidade educativa nas várias áreas de ação para além da participação burocrática e da participação formal instituída por decreto e promova a colegialidade e cooperação através de políticas internas.
- Professor e gestor intermédio numa escola para todos e cada um : relatório de atividade profissionalPublication . Casalta, Nuno Daniel de Castro e Sousa; Araújo, Joaquim Machado deEste relatório de atividade profissional pretende abordar o papel do docente e do gestor intermédio escolar enquanto agentes educativos que lidam com os problemas inerentes ao objetivo de democratização da escola. Nas últimas décadas, têm sido promovidas diversas iniciativas ao nível do desenvolvimento curricular e ao nível da gestão intermédia. Mas, ao mesmo tempo que procurou democratizar-se, a escola também se massificou e tornou-se mais complexa. Se a maior heterogeneidade sociocultural dos discentes requeria a diferenciação pedagógica e a diversificação curricular, a verdade é que a escola privilegiou a homogeneidade e a uniformidade. A meditação sobre o nosso percurso profissional e a análise do nosso papel enquanto professor e enquanto gestor pedagógico intermédio põe em destaque que o sucesso das políticas educativas, mesmo quando determinadas no centro para serem implementadas pelas periferias, depende também da sua receção e compreensão por parte dos docentes e o do envolvimento destes na sua implementação. Assim, torna-se, evidente que, para a promoção do sucesso educativo dos alunos, é vantajosa a constituição de equipas educativas efetivas, identificadas com a dimensão democratizadora da escola e motivadas para o trabalho em conjunto, a partilha de recursos e a aferição de estratégias de ensino e práticas pedagógicas.
- Professora, gestora e líder : relatório de atividade profissionalPublication . Soares, Martinha do Rosário Oliveira de Sousa Couto; Araújo, Joaquim Machado deNa passagem para o Século XXI, falar de organizações, em particular da organização educativa, é falar de incertezas e imprevisibilidades, é falar de flexibilidade e abertura constante à mudança, o que significa que passa a ser necessária uma cultura de liderança, aplicada a todas as organizações. A liderança é vista como um fenómeno ambíguo que valoriza o trabalho em equipa – liderança partilhada - e o trabalho das lideranças intermédias. É um fenómeno disperso e disseminado por toda a organização. Este trabalho descreve e reflete criticamente sobre o desempenho e o perfil de desenvolvimento de uma professora, gestora e líder, ao longo do seu ciclo de vida humana, nos diferentes níveis organizacionais: sala de aula, departamento curricular, conselho executivo e diretora. A sua motivação para a formação e a mudança foi colocada ao serviço de uma constante melhoria. Analisa ainda o funcionamento dos departamentos curriculares e o projeto de intervenção do diretor. Os conceitos de líder e gestor são também problematizados, assim como são realçadas as qualidades de um bom líder para levar a cabo os objetivos da escola, colocando-os ao serviço de uma visão estratégica.