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- Price promotions based strategy : is brand equity created?Publication . Pinheiro, Duarte de Lemos; Celeste, PedroThe food distribution market has been characterized by strong and fierce price competition. Players in this market constantly make use of price appeal to attract customers and increase sales. Two main techniques have emerged over the recent years: EDLP and Hi-lo promotions. The first consists of keeping prices lower than competitors based on an efficient cost structure. The latter consists of having particular products on promotion for a certain period of time. As consumers are being bombarded with price related messages, their price sensitivity and also deal sensitivity has been increasing. This paper revolves around the particular case of Pingo Doce – one of the largest players in the Portuguese food distribution market. In 2012 after several years of practicing an EDLP pricing strategy, the company swapped to a Hi-lo pricing strategy on a remarkable and memorable day. This move basically matched what all competitors were already doing, despite the fact that the company had strengthened its position among consumers through a different pricing strategy in the years before. The research aimed to understand if the turnaround produced positive effects in what concerns brand equity creation or likelihood of brand equity creation in the long run given a medium term perspective and taking into consideration consumers’ perceptions only. It was concluded that for some factors it worked well and for some others there were significant doubts. Namely, the change in price positioning allowed Pingo Doce to strengthen its brand in what concerns: awareness – as consumers were proven to be generally aware of its promotions; value of the differentiating factor associated to Pingo Doce promotions driven by its “immediate discount” factor ; increased perceptions on a socially effortful personality trait during a period of economic recession; perceived benefit of its promotions monetary/savings which increases deal value; and finally, improvements on Pingo Doce price perceptions due to the appearance of promotions. On the other hand, the strategy could not be proven efficient in what concerns: attracting new customers who would be promotion driven (mainly from Continente as it was the company goal); existence of perceptions of hedonic benefits that would help to increase deal value and promotions evaluation; price perceptions of Continente regular customers were still quite low when compared to the rest of the sample.
- A escola e as diferenças : os cursos de educação e formaçãoPublication . Castro, Maria Carolina Ribeiro Lima Almeida Dias de; Araújo, Joaquim Machado deNas últimas décadas, o acesso à escola de todos os jovens e o prolongamento da escolaridade básica colocaram no seu interior questões que até então lhe eram estranhas, desafiando o sistema educativo a responder eficazmente aos problemas decorrentes da heterogeneidade sociocultural dos estudantes. A escolaridade obrigatória veio desocultar aspetos reveladores de que, embora retoricamente a escola se reclame para todos, na realidade é desigual o uso dos bens que ela proporciona. Se, à partida os alunos já se encontram diferentemente posicionados, o funcionamento da escola, os currículos, as respostas dadas às necessidades dos alunos e as práticas pedagógicas, entre outros mecanismos, tendem a potenciar essas diferenças iniciais. A implementação de medidas educativas destinadas a combater o fracasso, o abandono escolar e a entrada no mercado de trabalho de mão de obra jovem e desqualificada implica que, dentro da mesma escola, coexistam diferentes modalidades de valor simbólico diferente que intervêm como obstáculo à realização do princípio de igualdade de oportunidades de acesso e de uso dos bens educativos. Nesta investigação, estudamos os cursos de educação e formação (CEF), uma modalidade exclusivamente destinada a certas categorias da população escolar, com o objetivo de compreender o modo como a escola se organiza para construir a oferta CEF, apreciando a distância entre o que as políticas educativas preconizam e os seus resultados reais numa escola situada no meio rural de um concelho do norte interior.
- Figurações da velhice nos romances Em Nome da Terra e a Máquina de Fazer EspanhóisPublication . Castro, Maria Leonor Pereira Oliveira; Martins, José Cândido de OliveiraAo longo dos tempos, a velhice e os velhos suscitaram uma dupla tendência na forma como são perspetivados, ora vistos como momento de sabedoria e de experiência e sinónimo de venerabilidade, ora como fase de decrepitude e encargos familiares e sociais onerosos e incó-modos. Esta ambivalência refletiu-se, genericamente, nas diversas áreas das diferentes civiliza-ções, da ação e discurso políticos, à reflexão filosófica, passando pela arte. Na sociedade pós-moderna e contemporânea, esta ambivalência tornou-se mais teórica do que prática, pois a crise de valores e a idolatria do novo atiraram o velho para um lugar marginal. Porque não contribui ativamente para a sustentabilidade das economias e porque é a prova concreta da corruptibilida-de e finitude do Homem, o velho é lançado para instituições, submetido à aparentemente inevi-tável categorização, anulando-se as especificidades, negando-se a sua autonomia, apagando-se a sua dignidade. Como se posiciona a literatura, especificamente a portuguesa, perante esta realidade? Que figurações nos dá da velhice na sociedade contemporânea? Os romances Em Nome da Ter-ra e a máquina de fazer espanhóis, com as especificidades inerentes ao perfil de autores de ida-des, enquadramentos e vivências diferentes, constituem bons exemplos dessa representação. Depositados pelos filhos num lar de terceira idade, os seus protagonistas têm de enfrentar a per-da: das companheiras de uma vida, da sua autonomia, da sua integridade. Lutando contra momentos de profunda solidão, estes velhos têm de (re)aprender a viver, descobrindo, num tempo que convencionalmente se acha estéril e desprovido de qualquer criação, um propósito para estar no mundo (que parece já tê-los excluído), o sentido para a vida, contrariando os efei-tos nefastos do tempo, fixando-se na plenitude dos instantes, provando, assim, a validade do ser humano até ao último minuto.
- A Igreja no mundo : identidade e alteridade, para uma nova evangelizaçãoPublication . Oliveira, Nuno Edgar Vieira de; Abreu, José Paulo Leite de
- Axe’s brand personality and equity : consumers’ perspective on the brand’s personality and equityPublication . Santos, Miguel Raminhos Gonçalves; Celeste, Pedro Manuel Amador RodriguesCompanies search to establish a type of communication which is not only unique but also coherent, in order to ascertain certain types of associations within the minds of consumers. It is the composition of all the associations transmitted that forms the personality of a brand. However, this is a very demanding process, requiring years of investment and a need to be entirely coherent when communicating, through the years. Axe is a perfect example of this intention, with not only a distinctive type of communication but also a consistent one, trespassing always the ideas of sensuality and self-confidence. Nevertheless, not always do the intentions of brand managers coincide with the perceptions of consumers. Additionally, implications of a brand personality in its value, is still somewhat an uncertain subject. This dissertation aims to analyse Axe’s brand personality and its inferences on its own equity, analysing what consumers perceive the brand to be and furthermore how they value those attributes. For that purpose a practical application of Jennifer Aaker’s “Big Five” model was carried out, in order to understand how the brand is perceived, in what way does this perception influence the brand’s equity and what can be the future options for the brand to undertake. The study evidenced the predicted strong facet of the brand, the emotional side, as well as the relationships between the brand personality dimensions and Axe brand equity. This emotional side is in fact the most differentiating asset of the brand, although it is not the dimension with the strongest effect on brand equity.
- Vigie a sua diabetes... cuide de siPublication . Ramos, Ana Maria de Sousa Brites; Magalhães, NormindaNo âmbito do Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Comunitária do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, e decorrente do estágio realizado entre 27 de Abril de 2011 e 4 de Fevereiro de 2012, na Unidade de Cuidados na Comunidade da Senhora da Hora, foi elaborado o presente relatório, o qual apresenta o percurso realizado ao longo dos três módulos de estágio, pretende demonstrar as competências adquiridas para a obtenção do grau de Mestre em Enfermagem e ainda ser a oportunidade de reflexão sobre todo o trabalho desenvolvido e o reconhecimento do que foi feito perante os imprevistos e os obstáculos encontrados. A metodologia utilizada durante o estágio e para a elaboração deste relatório foi o Planeamento em Saúde, o qual percorre várias etapas, desde o diagnóstico de saúde até à avaliação da implementação dos projetos de intervenção comunitária. No módulo I de estágio foi realizado o diagnóstico de saúde da população-alvo: utentes diabéticos das clínicas privadas e residentes na freguesia da Senhora da Hora, identificando as principais necessidades em saúde, das quais se destaca a vigilância da glicemia capilar inadequada, a não adesão ao regime terapêutico (alimentação, exercício físico e regime medicamentoso), o comportamento de procura de saúde comprometido, a vigilância dos pés inadequada e a utilização dos recursos da comunidade e fontes de informação ineficaz. Após a definição de prioridades, procedeu-se à elaboração do projeto de intervenção comunitária “Vigie a sua diabetes… Cuide de si”, o qual focou a vigilância global de saúde. Obtiveram-se resultados relevantes, com 96% dos utentes presentes na AEPS a adquirirem conhecimentos sobre vigilância da glicemia capilar, 68% dos utentes convocados para vacinação antitetânica efetuaram pelo menos uma dose e dos utentes convocados para consulta de Enfermagem compareceram 26%. Os módulos II e III visaram a implementação do projeto e a sua avaliação, bem como a vivência de outras experiências que possibilitaram uma visão mais ampla sobre o papel da Enfermagem nos cuidados de saúde primários.
- 100 years skincare for life : analysis and impact of NIVEA’s campaign in the portuguese marketPublication . Arruda, Ana de Almeida e Silva Neves; Celeste, Pedro Manuel Amador RodriguesIn 2011, NIVEA achieved one century of existence and felt the need of refocus on its core competence – skincare; rejuvenate its image; and become closer to its both current consumers and future ones. This dissertation was written with the objective of presenting to marketing students, the greatest and global NIVEA’s campaign ever, in fully detail; evaluate its performance in the Portuguese market; and the way how NIVEA has assessed the achievement of its short- and long-term objectives. These goals were achieved through a case study, which introduces NIVEA and the campaign in its global context and also all the campaign stages and elements respecting the Portuguese context and; moreover, through a quantitative analysis based on a conduction of an on-line survey. The main findings of thesis refer to the evaluation of the campaign’s outcomes, as well as, to NIVEA’s efficiency respecting marketing measurement performance.
- Facebook businesses opportunities : insight on successful storiesPublication . Oliveira, Teresa de Mira Mendes Godinho de; Amaral, PauloThis dissertation was built with the objective of identifying the criteria that might define a successful business created and / or operating on Facebook and the practices to achieve it, through the social networking website. To achieve this purpose, we extracted information from a sample of businesses operating on Facebook and the users or customers of this social networking website through questionnaires. In order to explore the criteria of success, in both samples is asked to rate criteria options according to importance. Also, to find how customers define success and the necessary actions to achieve it, we analyze how Facebook’s users perceive value from these pages, identifying and analyzing the value for customers and it consequences. We conclude that businesses and users do not define a successful Facebook page in the same way: businesses associate success with financial dimensions and users with other users’ opinions and recognition of the business success. Both samples define successful businesses using the same criteria, although with different importance order. Regarding the successful practices, since those are related with customer valuation and satisfaction, we identify the values and consequences that “move” customers and lead businesses to the features to succeed: Desire of being well informed and actualized; attention and valorization of the customer; Time Value; Identification and admiration for the page – desire to share it; Desire of being part of a group with common interests.
- Marketing de causas sociais : a influência da causa social na intenção de compra em campanhas de marketing de causas sociaisPublication . Gouveia, Maria Isabel Calheiros Lobo de Andrade; Machado, Joana César; Silva, Susana Costa eO marketing de causas sociais é uma ferramenta do marketing de grande crescimento, devido aos diversos benefícios que oferece às empresas e marcas que os implementam. Os benefícios não se limitam apenas às empresas que os implementam mas aos restantes intervenientes no programa, como as causas sociais apoiadas e o próprio consumidor. O objetivo deste trabalho está em determinar como é que a escolha de um tipo específico de causa pode maximizar a intenção de compra do consumidor. Nesse sentido, combinaram-se diferentes características de causas sociais para depois analisar como é que a intenção de compra do consumidor está relacionada com a sua identificação com a causa social e com a sua atitude relativamente a esta. Os resultados da investigação indicaram que de facto a identificação do consumidor com a causa social e sua atitude relativamente à causa variam positivamente com a intenção de compra de produtos associados ao marketing de causas sociais. Foram ainda analisadas características demográficas específicas para perceber quais os segmentos que apresentam maiores níveis de identificação e de intenção de compra.
- Análise da relação entre stock de liquidez e cash flowPublication . Oliveira, Rui Miguel Ferreira Lusquinhos de; Pacheco, Luís KrugEste trabalho pretende analisar a relação entre o stock de liquidez das empresas e os seus cash flows, no contexto da literatura sobre política de liquidez e restrições financeiras. Foi também analisado o impacto das restrições financeiras na liquidez das empresas. Para isso foram recolhidos dados de empresas cotadas e não financeiras de Portugal e Espanha, através da base de dados Datastream, chegando a um total de 45 empresas portuguesas e 120 espanholas. Para a análise da relação entre stock de liquidez e cash flow foram utilizadas três modelos de regressão diferentes. Inicialmente foi feita uma regressão OLS, sendo depois seguida de duas regressões de dados em painel, mais precisamente o modelos de efeitos fixos e o de efeitos variáveis. Através dos resultados obtidos foi possível concluir que existe uma relação positiva entre stock de liquidez e cash flow, que vai de acordo com a teoria da pecking-order e os estudos realizados por Opler et al., (1999) e Ferreira – Vilela (2004). Parece haver evidencia de que as empresas acumulam liquidez para usar como primeira fonte de financiamento dos seus projetos de investimento, o que faz com que as empresas com cash flows mais elevados consigam reter mais capital, e atingir níveis de liquidez superiores. Não foi possível encontrar resultados significativos para a relação entre o nível de liquidez das empresas e a incerteza dos cash flows. Os mesmos resultados foram encontrados nos estudos de Ozkan – Ozkan (2002) e Noguera – Omar (2012) . Através da inclusão de uma variável dummy que diferencia Portugal e Espanha, foi encontrada evidencia de que as empresas portuguesas têm níveis de liquidez inferiores ao encontrados para as espanholas. No que diz respeito à análise do impacto das restrições financeiras na política de liquidez das empresas, os resultados encontrados contrariam a literatura existente. Os resultados sugerem que os níveis de liquidez de empresas com restrições financeiras são inferiores. Estas conclusões contrariam o motivo de precaução e os estudos realizados por Almeida et al., (2004) e Han – Qiu (2007), que dizem que os níveis de liquidez devem ser maiores quando as empresas apresentam restrições de financiamento.