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- Tiago Veiga, uma biografia, de Mário Cláudio: a marcha do século XX ou a memória do Portugal contemporâneoPublication . Martins, José Cândido De OliveiraO romance de Mário Cláudio, Tiago Veiga, uma biografia (2011), é uma longa e modelar biografia, na senda de outras biografias anteriores. Entre outras singularidades, nesta obra destacam-se três formas articuladas de escrita da memória: primeira, a ideia de um consciente e ousado projecto heteronímico, centrado na vida da figura misteriosa de Tiago Veiga; segunda, o relato biográfico construído, além de respeitar os códigos do género, é elaborado através de um vasto tecido de reminiscências intertextuais; terceira, recriando a vida cosmopolita de uma figura desconhecida, nascida em 1900, acaba por transformar-se na singular biografia crítica de Portugal, ao longo de cerca de um século.
- Tópica do exílio em O Lima de Diogo Bernardes: um canto magoado e maneirista à sombra de OvídioPublication . Martins, José Cândido de OliveiraA poesia bucólica de O Lima [1596] de Diogo Bernardes é perpassada, entre outros temas, pela dominante temática do sentimento do exílio, no quadro de uma poética acentuadamente melancólica e confessional. Estudada sobretudo nas outras obras do poeta, mostra-se pertinente analisar a temática do exílio em O Lima enquanto tópica literária potenciada por circunstâncias biográficas, mas também pela sombra paradigmática de Ovídio e por códigos dominantes da sensibilidade maneirista.
- A barbárie da ignorância e a ética da vigilância crítica na cultura pós-moderna e na ficção de Mário de CarvalhoPublication . Martins, José Cândido de OliveiraA ficção do escritor português contemporâneo Mário de Carvalho fixa-se justamente no tópico da ruína ou barbárie cultural, como sintoma preocupante de uma cultura pós-moderna. Essa ignorância crescente de matrizes culturais insubstituíveis não é uma manifestação de neoconservadorismo, mas antes uma evidente preocupação ética do escritor e intelectual perante uma das faces da preocupante barbárie cultural dos tempos contemporâneos. Isso é particularmente evidente em algumas das suas narrativas, problematizando assim, indirectamente, a função ou natureza empenhada da arte literária, postura secundada por vários pensadores contemporâneos – de Theodor Adorno e Edward Said até George Steiner ou Peter Sloterdijk.
- A palavra literária e "A queda de um mundo": implosão da democracia?Publication . Martins, José Cândido de Oliveira
- Bucolismo intranquilo de Diogo Bernardes e os modos de sacralização do edénico locus amoenusPublication . Martins, José Cândido de OliveiraO paraíso da paisagem do Lima, representado de modo multiforme no bucolismo da poesia quinhentista de Diogo Bernardes, tem a sacralidade das origens e a beleza de um idealizado retiro campestre (locus amoenus), de acordo com uma mítica e irrecuperável idade de ouro. Porém, a luminosidade dos temas e das convenções estético‑literárias de matriz clássica, que regem o modo bucólico e as representações do espaço idílico, é ensombrada pela omnipresente melancolia e pelo sentimento religioso, típicos de uma nova sensibilidade e mundividência maneiristas.
- Entrevista a Mário CláudioPublication . Martins, José Cândido de Oliveira
- A escrita do sagrado na poesia de António Feijó: dos ecos mitológicos ao religioso cristãoPublication . Martins, José Cândido de OliveiraAntónio Feijó (1859‑1917) é um poeta pós‑romântico em cuja escrita ocorrem manifestações do s agrado e do religioso. Primeiro, destacam‑se as dispersas referências mitológicas – dos mitos greco‑latinos aos mitos literários modernos; segundo, sobressaem as ocorrência de um discurso religioso, de inspiração cristã, em tensão com certa ideologia positivista, defensora da Ciência e do Progresso da sociedade moderna. Sintomaticamente, essa dimensão da teográfica da poética de Feijó é mais evidente nos textos do início e final da sua carreira literária – juventude e outono da vida.
- Fatal dilema de Abel Botelho e a teatralização do conflito interior da personagemPublication . Brás, Anabela Morais; Martins, José Cândido De OliveiraNum primeiro momento, pretende-se situar o romance fatal dilema (1907) no ideário naturalista que preside à série romanesca ― patologia social‖ e apresentar a redação simultânea da peça teatral homónima (1893), ainda inédita. Num segundo momento, procura-se demonstrar a natureza eminentemente teatral do romance, a partir de uma reflexão em torno de momentos narrativos que comprovam que a intriga é arquitetada sobre o conflito (interior) das personagens, tal como o é na tragédia e no teatro clássicos.
- Correspondência de Almeida Garrett: espelho de uma personalidade e de uma épocaPublication . Martins, José Cândido de Oliveira
- Retratos femininos em ciclo ficcional de Fernanda Botelho: vozes narrativas e atmosfera de melancoliaPublication . Martins, José Cândido de OliveiraFernanda Botelho (1926–2007) é autora de uma obra ficcional marcada pela originalidade em vários aspectos, que se estende por cerca de meio século, embora se conta entre as escritores contemporâneas injustamente esquecidas. No ciclo ficcional de Fernanda Botelho da década de 1990, dotado de afinidades diversas – Festa em Casa de Flores (1990), Dramaticamente vestida de negro (1994) e As Contadoras de histórias (1998) –, a escritora detém-se na análise de significativa galeria de figuras femininas e em algumas das questões envolventes, num quotidiano dominado por uma banalidade inquietante: ponto de vista e consciência crítica; psicologia e identidade; relações interpessoais e condição social; sentimentos de angústia e papel da memória; ambiguidade e inconformismo ético-social; manifestações de humor e de ironia.