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Bucolismo intranquilo de Diogo Bernardes e os modos de sacralização do edénico locus amoenus

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O paraíso da paisagem do Lima, representado de modo multiforme no bucolismo da poesia quinhentista de Diogo Bernardes, tem a sacralidade das origens e a beleza de um idealizado retiro campestre (locus amoenus), de acordo com uma mítica e irrecuperável idade de ouro. Porém, a luminosidade dos temas e das convenções estético‑literárias de matriz clássica, que regem o modo bucólico e as representações do espaço idílico, é ensombrada pela omnipresente melancolia e pelo sentimento religioso, típicos de uma nova sensibilidade e mundividência maneiristas.
Lima’s paradise landscape is represented in multiple forms in bucolic poetry by sixteenth century poet Diogo Bernardes. It has the sacredness of origins and the beauty of an idealized country retreat (locus amoenus), according to a mythical and unrecoverable golden age. However, the brightness of the themes and of the aesthetic literary conventions of classical matrix, that govern this bucolic mode and the idyllic representations of space, is overshadowed by the omnipresent melancholy and religious feeling, typical of a new sensibility and mannerist worldview.

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Bucolismo Diogo Bernardes Lugar ameno Maneirismo Melancolia O Lima Religiosidade Bucolism locus amoenus Mannerism Melancholy Religiosity

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