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- Enseñanza y aprendizaje a distancia para sordos: bases metodológicas del desarollo curricular de la licenciatura en Lengua de Señas PortuguesaPublication . Mineiro, Ana; Lagarto, José; Nunes, Maria Vânia; Caldas, Alexandre CastroEn este artículo pretendemos dar cuenta de las bases metodológicas que han desembocado en el diseño y construcción de una Licenciatura en Lengua de Señas Portuguesa (LGP), en la Universidad Católica Portuguesa. Esta licenciatura tiene por objeto formar sordos en LGP, en un régimen de Enseñanza a Distancia, con el método de blended learning. Por primera vez en Portugal, la lengua vehicular de todas las clases presenciales así de como la mayoría de los materiales científicos y didácticos ha sido la LGP. La licenciatura se encuentra acompañada y apoyada por un proyecto de investigación, a cargo del Observatório de LGP, que pretende observar y registrar los nuevos gestos asociados a los contenidos científicos de las 26 unidades curriculares de que consta esta licenciatura. A partir de las observaciones registradas se realizará un diccionario especializado con los gestos nacidos en la comunidad sorda, recopilados por primera vez en contexto académico universitario.
- A utilização de tablets em escolas de 2º e 3º ciclos: contributos para a implementação de projetos com manuais digitaisPublication . Lagarto, José Reis; Marques, Hermínia; Mata, Jorge; Martins, DuarteSubstituir manuais escolares em papel por manuais digitais inseridos em tablets e utilizá-los na sala de aula obriga a uma planificação antecipada de todo o processo, de forma a não esquecer um conjunto de fatores críticos que, se não forem devidamente salvaguardados, podem tornar-se um entrave ao sucesso educativo do projeto.O acompanhamento pedagógico realizado ao longo de quase três anos do projeto ManEEle (Manuais Escolares Eletrónicos) permite-nos apresentar algumas linhas orientadoras para a criação de um quadro de referência que facilite a introdução pedagógica dos tablets na escola. Analisam-se algumas das dimensões críticas e chama-se a atenção para um conjunto de situações que, se analisadas e tratadas adequadamente, são fatores indutores de sucesso.Desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Cuba, em duas turmas do terceiro ciclo, este projeto-piloto iniciou-se em setembro de 2013, estando atualmente no seu terceiro e último ano.
- Formação de professores em ensino a distância: a experiência da Universidade Católica Portuguesa (UCP) no mestrado em informática educacionalPublication . Lagarto, JoséEste artigo descreve o curso de Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Informática Educacional, que a UCP lançou em 2003 através do Instituto de Educação, e que em cerca de dez anos envolveu mais de quatrocentos alunos. No artigo descrevem-se as etapas de um projeto de ensino a distância, desde o seu desenho até à avaliação final. Em cada uma das fases, para além da descrição do que foi, e é ainda, o curso, referem-se com algum detalhe os fundamentos teóricos que justificaram as opções práticas assumidas. Na parte final relata-se o processo de avaliação do próprio curso, mostrando alguns resultados de um inquérito lançado a quase duas centenas de diplomados, materializando a avaliação de nível 3 de acordo com a categorização de Kirkpatrick. Pretendeu-se com este instrumento identificar o impacto da nossa oferta formativa, quer em cada um dos nossos alunos, quer nas organizações onde desenvolviam atividade profissional.
- Ambientes digitais de aprendizagem no ensino superior: estudo de caso de uso do MoodlePublication . Lagarto, José ReisA introdução de ambientes tecnologicamente enriquecidos nos processos de aprendizagem pode levantar algumas questões importantes, condicionadoras da estratégia a utilizar pelos docentes. Numa disciplina teórica da licenciatura em Comunicação Social e Cultural da Universidade Católica Portuguesa (UCP), com duas turmas e 83 alunos no total, utilizou-se o Moodle como ambiente virtual de aprendizagem, disponibilizando-se conteúdos e fóruns temáticos de participação obrigatória. Os estudantes foram convidados a fazer trabalhos, colocá-los na plataforma e, finalmente, realizaram a sua avaliação online. Com esta investigação pretendemos avaliar as competências digitais dos nossos alunos e verificar se a frequência de utilização da plataforma Moodle influenciava a avaliação da aprendizagem. Para o efeito, utilizamos uma metodologia baseada num estudo de caso, partindo-se de uma perspetiva exploratória. A aplicação de um questionário e a análise das estatísticas na plataforma permitiu apurar a existência de correlações positivas, mas moderadas, entre a avaliação e a frequência de acesso.
- Os objectos de aprendizagem e a construção da literacia digital no ensino à distânciaPublication . Matusse, Olívia; Lagarto, JoséO presente artigo tem por finalidade apresentar uma breve reflexão sobre literacia digital nos estudantes do Ensino à Distância, online, (EaD) do Centro de Recursos de Maputo, da Universidade Católica de Moçambique. O seu principal objetivo é perceber como se realiza a literacia digital nos estudantes dos cursos online e como esta é compreendida pelos próprios. É uma pesquisa de carácter descritivo, de natureza qualitativa, que procura compreender os fenómenos no seu ambiente natural, sem qualquer tipo de manipulação. É do tipo bibliográfico e documental, elaborada a partir de livros já publicados e documentos emanados pelo governo Moçambicano, que elucidam sobre as principais políticas das TIC na EaD. De forma geral, foi possível perceber através deste estudo que, educar para a tecnoliteracia, é um dos maiores desafios da educação no século XXI, dado que se vive numa sociedade que tem vindo paulatinamente a migrar, do meio geográfico (físico) para o meio virtual oferecido pela Internet, o que mudou radicalmente a dinâmica das relações que envolvem uma troca de informação. A internet e a comunicação em rede trouxeram, não só uma nova linguagem, como novas formas de escrita e leitura, em textos electrónicos mediados pelas TIC.
- Tablets e conteúdos digitais: mudando paradigmas do ensinar e do aprenderPublication . Lagarto, José Reis; Marques, Hermínia
- A utilização do eLearning no desenvolvimento de um curso de doutoramento em Ciências da Educação, em Moçambique: estudo de caso da colaboração entre Universidade Católica Portuguesa e a Universidade Católica de MoçambiquePublication . Lagarto, José; Baptista, Isabel; Alves, José Matias; Lima, Vânia SousaA oportunidade de realizar um doutoramento em Ciências da Educação em Moçambique nasceu da necessidade de formação de docentes da UCM e do desejo da UCP em colaborar ativamente neste projeto. A organização do curso em Nampula, com docentes da UCP, implicava a conceção de um modelo de formação que garantisse que o currículo desenvolvido em Portugal fosse, também neste contexto, integralmente cumprido. Assim, e tendo em conta que a totalidade da lecionação não se poderia fazer de forma presencial, definiu-se um modelo de ensino a distância, que previa duas semanas de formação presencial no início de cada semestre e formação online entre as sessões presenciais. O desenvolvimento curricular incluiu a realização de atividades programadas, muito centradas na realidade moçambicana.
- O papel das TIC no desenvolvimento comunitário em MoçambiquePublication . Lagarto, José Reis
- Recursos educativos digitais na escola: um exercício de sedução com TICPublication . Castro, Cornélia; Andrade, António; Lagarto, José ReisÀ semelhança de experiências e decisões internacionais, também em Portugal o processo de ensinar e aprender ocorre agora em ambientes tecnologicamente enriquecidos. Com o objetivo de recolher evidências sobre como se utiliza a tecnologia, os recursos educativos digitais e os repositórios, apresentam-se os resultados de um estudo exploratório obtidos com 455 respondentes a um inquérito por questionário autoadministrado online a professores do Continente e Ilhas dos Ensinos Pré-escolar, Básico e Secundário. A investigação revela que os professores recorrem à utilização da tecnologia e de recursos educativos digitais, selecionam e descarregam recursos com qualidade assegurada de repositórios, encontrando-se, portanto, a tirar partido do equipamento informático disponível nas escolas portuguesas.
- Digital literacy teachers of the 2nd and 3rd cycles of Viseu (Portugal) County schoolsPublication . Lagarto, José; Lopes, Maria da LuzThe main objective of this article is to understand how basic school teachers (5th to 9th grades) of the Municipality of Viseu (Portugal) carried out their training on information and communication technologies. This article is part of a larger study conducted in 2012 and 2013. To have a clear picture about the skills in information and communication technologies, we applied a questionnaire and interviews and conducted individual and focused groups using a set of selected teachers. For a longitudinal analysis of the development of these skills over time, we compared the results of this study with previous analyses, particularly with that of Jacinta Paiva, in 2002, and noticed how evolved the indicators are. We concluded that training in information and communication technologies, as a rule, does not appear in initial teacher training and is much carried out by self-training, supported by friends and colleagues and in the framework of training departments. Moreover, it was found that there was significant improvement in the number of teachers who have undergone information and communication technologies training.