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  • Ambiguidades da secularização entre modernidade e pós-modernidade
    Publication . Duque, João Manuel
    O artigo parte da consideração de uma espécie de dialéctica, inerente à modernidade, no que respeita à relação com o sagrado, que acabou por implicar deslocações deste para âmbitos considerados «profanos». A modernidade tardia e o denominado regresso do religioso apenas vieram revelar melhor essa dialéctica. Daí resulta uma possível leitura da secularização moderna como sacralização do «secular», enquanto âmbito de um novo absoluto. Em contrapartida, a tradição teológica da secularização pode ser entendida como crítica relativização do secular, em permanente processo de «desdivinização», ao que parece corresponder, como contrapartida estranha, um modo de neo-sacralização com base no religioso não teológico – numa religião sem Deus. É neste dinamismo ambivalente que se pode falar dos elementos que marcaram as ambiguidades da secularização moderna: a absolutização da natureza, a recuperação de uma religião civil, a divinização da razão científica, entre muitas outras versões.
  • Interculturalidade e religião: para além da violência
    Publication . Duque, João Manuel
    Depois de apresentar a inseparável relação entre religião e cultura, com base numa abordagem hermenêutica da filosofia da religião, focaliza-se a questão no topos da relação entre religião e violência, com recurso às leitura de Girard, Ricoeur e Marquard. Ao contrário do que muitas propostas defendem, considera-se o potencial do monoteísmo como superador de violência. Nesse contexto, o conceito cristão de Deus, baseado na originária articulação da identidade com a relação, é considerado como caminho religioso para a superação da violência – também no âmbito da relação inter-cultural.
  • O ensino da religião como resposta à laicização
    Publication . Duque, João Manuel
    O artigo pretende fornecer alguns argumentos em favor do ensino da religião nas escolas públicas, no contexto dos denominados estados laicos. Nesse sentido, evita-se qualquer tipo de argumentação confessional, incluindo o recurso a acordos entre os estados e as igrejas. Procura-se, antes, uma fundamentação nas diversas dimensões do próprio processo educativo. Nesse sentido, o ensino religioso pretenderia, em primeiro lugar, desenvolver o espírito (auto)crítico dos alunos, em relação à respetiva opção religiosa ou não religiosa; em segundo lugar, pretenderia explorar as concepções antropológicas que resultam de tradições religiosas, e que acabam por determinar certas opções éticas e políticas das sociedades; por último, o ensino religioso desenvolveria nos alunos o sentido do mistério, análogo ao sentido poético, que é fundamental para uma concepção mais completa do humano. O modo prático de articular estes argumentos com o atual esquema de funcionamento do ensino da religião constituiu um desafio em aberto.
  • Hospitalidade e religião nómada: identidade para além da violência
    Publication . Duque, João Manuel
    A strict notion of identity, defined either by its territoriality or by its cultural or individualistic reduction, can find support in a conception of religion whose sole reference is to a single true God or to a sacrificial process, leading to an inevitable relationship between religion and violence. In this paper, however, another principle, inspired by Paul Ricoeur, Jacques Derrida, Jan Patocka and Emmanuel Levinas, has been adopted. It explores the excessive and gratuitous nature of the religious, interpreted as responsibility and concretely applicable to the dynamics of unconditional hospitality Such an approach gives rise to nomadic religious identities that, in principle, should be immune to the possibility of violence, unless it is, for reasons of identity, a "violence" against violence.
  • Experiências do espaço e sagrados contemporâneos: breve leitura comparativa dos espaços arquitetônicos de Fátima e de Aparecida
    Publication . Duque, João Manuel
    O artigo inicia com uma proposta de interpretação das edificações “religiosas” como configurações do espaço que, “transfigurando” o espaço quotidiano, permitem experiências do sagrado contextualizadas culturalmente e mesmo pessoalmente. No âmbito dessas edificações, assumem especial destaque os santuários, pois reinterpretam não só o espaço interior mas também exterior, “transfigurando” as paisagens em que se inserem. Como aplicação desta tese, apresenta-se uma breve descrição dos espaços arquitetônicos de Fátima e de Aparecida, permitindo avaliar comparativamente as experiências do sagrado promovidas pelas respetivas edificações, na sua semelhança mas também na sua diferença.
  • Religião sem Deus? Leitura crítica de Mark C. Taylor
    Publication . Duque, João Manuel
    Partindo de uma concepção estética de Deus como imaginação, Taylor analisa o processo de eclipse do real e transformação do mundo em obra de arte, que atravessou a modernidade, como processo de morte de Deus ou secularização, deixando a descoberto a sua ambiguidade. Contra processos equívocos de sacralização ou de secularização, Taylor propõe a figura de uma religião sem Deus, como infinitização do processo imanente do próprio vir‐a‐ser do mundo, enquanto natureza. Isso levanta a questão da articulação da diferença pessoal e da verdadeira alteridade, seja na relação de Deus ao mundo (e vice‐versa), seja nas relações que constituem o mundo, seja ainda nas relações paradigmáticas que constituem o próprio Deus. A compreensão de Deus como relação diferenciadora e personalizante poderá ser entendida como contributo bíblico para uma leitura pós‐secular da possibilidade de dizer Deus, sem anular a sua diferença e sem o reduzir à extensão unívoca do mundo ou ao índice equívoco do nada. A via da analogia continua a ser promissora.
  • Do sepulcro vazio ao Olimpo revisitado: o “regresso dos deuses” depois da “morte de Deus”
    Publication . Duque, João Manuel
    O artigo pretende descrever a situação cultural resultante do processo denominado como “morte de Deus”, na sua versão teológica como teologia negativa, na sua versão secularista como ateísmo, e na reação provocada por essas configurações, como “regresso dos deuses”. Nesta última dimensão,pode interpretar-se a situação pós-secular contemporânea como proliferação de experiências espirituais diversifi cadas ou como propostas utópicas, das quais sobressaem as utopias da cibercultura. Frente a estes desafios, propõe se uma revisitação do conceito cristão de Deus, a partir da sua revelação no Crucificado, que se relaciona de modo intrínseco com a vulnerabilidade do humano.
  • Hospitalidade e violência. Sobre um possível fundamento religioso anterior ao estado laico
    Publication . Duque, João Manuel
    O artigo aborda a relação entre violência, política e religião. Indo além da tese de René Girard, propõe uma compreensão do religioso assente na categoria do dom excessivo, por inspiração em Paul Ricoeur. É nesse contexto que também a categoria da hospitalidade, tal como trabalhada sobretudo por Jacques Derrida e por Hans-Dieter Bahr, pode ser reconhecida como categoria religiosa, anterior às estruturas políticas dos estados laicos territoriais, baseados na distinção entre nacional e estrangeiro. A dimensão da hospitalidade é a dimensão da pessoa, prévia e mais fundamental do que a dimensão do estado.
  • Ética, política e religião
    Publication . Duque, João Manuel
    Partindo do texto de Paul Ricoeur sobre Ética e Política, propõe-se uma releitura que, seguindo a mesma direção, vá além da posição de Ricoeur, atribuindo à dimensão ética um estatuto mais fundamental. Para isso, é inevitável abordar a questão do seu fundamento primeiro. É precisamente nesse nível da abordagem que se toca a questão do religioso. Nesse sentido, a dimensão religiosa poderia constituir um recurso fundamentador da ética, por um lado, e, através desta, da atividade política. Algumas sugestões de J. B. Metz inspiram esta última perspetiva.