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- O ensino da religião como resposta à laicizaçãoPublication . Duque, João ManuelO artigo pretende fornecer alguns argumentos em favor do ensino da religião nas escolas públicas, no contexto dos denominados estados laicos. Nesse sentido, evita-se qualquer tipo de argumentação confessional, incluindo o recurso a acordos entre os estados e as igrejas. Procura-se, antes, uma fundamentação nas diversas dimensões do próprio processo educativo. Nesse sentido, o ensino religioso pretenderia, em primeiro lugar, desenvolver o espírito (auto)crítico dos alunos, em relação à respetiva opção religiosa ou não religiosa; em segundo lugar, pretenderia explorar as concepções antropológicas que resultam de tradições religiosas, e que acabam por determinar certas opções éticas e políticas das sociedades; por último, o ensino religioso desenvolveria nos alunos o sentido do mistério, análogo ao sentido poético, que é fundamental para uma concepção mais completa do humano. O modo prático de articular estes argumentos com o atual esquema de funcionamento do ensino da religião constituiu um desafio em aberto.
- A perceção dos pais sobre a inclusão de crianças com Necessidades Educativas EspeciaisPublication . Miranda, Sara Patrícia Matos; Azevedo, Ângela Maria Pereira e SáA inclusão de crianças com NEE tem vindo a ganhar particular relevância nas escolas. Assim, torna-se fundamental compreender a perceção dos pais perante a inclusão, sendo este o principal objetivo deste estudo de carácter qualitativo. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, com vista à melhor compreensão da problemática explorada.Participaram neste estudo 8 mães de uma escola pública de Vila Nova de Famalicão. Os dados foram recolhidos através da entrevista semiestruturada e submetidos à análise de conteúdo. No presente estudo constatou-se que as mães são favoráveis à inclusão, demonstrando credibilidade neste processo, mencionando o desejo de acolhimento da criança e diversas vantagens como a aceitação social, a aprendizagem, relação com os colegas, e desenvolvimento de competências sociais.
- Desconstruindo a agenda revolucionária globalPublication . Chelo, Hugo; Alves, André Azevedo
- Autoconceito, autoestima e crenças de autoeficácia em alunos do 7º ano do 3º ciclo do ensino básico com dislexiaPublication . Maciel, Patrícia Rodrigues; Azevedo, Ângela Maria Pereira e SáO estudo da dislexia vem suscitando o interesse de vários profissionais, em particular os da educação, uma vez que os alunos disléxicos possuem um nível de desenvolvimento cognitivo normal ou, muitas vezes, superior, e grande habilidade em determinadas áreas. Em contrapartida, as suas dificuldades de aprendizagem resultam numa discrepância entre o seu potencial intelectual e o seu desempenho escolar. As dificuldades na aprendizagem, causadas pela dislexia, podem causar implicações emocionais, nomeadamente níveis baixos de autoestima e de autoconceito e baixas crenças de autoeficácia, influenciando, por seu turno, a motivação para aprendizagem. Assim, a presente dissertação tem como objetivo contribuir para a compreensão das autoperceções académicas e pessoais, ou seja, do autoconceito, autoestima e crenças de autoeficácia, dos alunos do 7º ano do 3º Ciclo do Ensino Básico com dislexia. Para tal segue-se uma abordagem metodológica qualitativa, com a aplicação de um Questionário Sociodemográfico e uma entrevista semiestruturada. No estudo participaram 4 alunos do 3º ciclo do ensino básico com dislexia, de ambos os sexos, de uma escola da região norte do país. Os resultados indicam que, na generalidade, os jovens apresentam uma autoestima e autoconceito positivo, no entanto reconhecem as suas dificuldades, essencialmente resultantes da dislexia. Apesar das dificuldades identificadas, a maioria dos alunos, acredita ter competência para a resolução de projetos académicos e profissionais futuros. O estudo aponta, ainda, para a importância do apoio dos intervenientes do contexto escolar (professores, psicólogos, grupo de pares e família) para a consolidação de um autoconceito e autoestima positivos, assim como para a manutenção da motivação para a aprendizagem.
- Prevention and control of infection: an advanced nursing practicePublication . Alves, Ana Isabel Gomes; Rabiais, Isabel Cristina Mascarenhas; Viveiros, Abel Mendoça; Freitas, Carlos Manuel RebeloIntroduction: The infection associated to health care, assume a worrying dimension with repercussions at several levels. The prevention and control of infections are structural components of quality, determinants in the security context of the patient, however, it is recognized that the beliefs, skills and work dynamics of health professionals, especially nurses, influences the adherence to the recommended practices.Objective: The aim of this study is to clarify the importance of the prevention and control of infection in nursing practice. Material and Methods: A systematic review of the literature by mobilising the descriptors "Hospital Infection", "Prevention and Control" and "Nurs"; using the method peak. Were selected ten databases imaginable, between 2008-2016, included for analysis ten articles.Results and Discussion: It was found that the nurses assume a major responsibility in the implementation of good practices. Many are the factors that influence the accession procedures to implement. The great majority of professionals takes a positive attitude toward the guidelines for a given intervention.Conclusion:It can be concluded that the way each professional understands the guidelines should be analyzed, which justifies the implementation of audits to practices, to optimize and achieve the desired objective, promoting a quality care practice.
- Hope genogram: assessment of resources and interaction patterns in the family of the child with cerebral palsyPublication . Charepe, Zaida; Querido, Ana; Figueiredo, Maria HenriquetaBackground: Hope has been defined as a dynamic life force, an important phenomenon in the promotion, maintenance and sustenance of life. At this level there are several strategies that promote hope that have been described in the literature, including the involvement of the extended family, especially in its relationship with the anguish of experiences in parents of children with special health care needs. Objective: To identify the resources and hope interactions in an inter-generational perspective on child family with cerebral palsy. Methods: This qualitative study was conducted with a sample of parents of children with cerebral palsy in the area of influence of Administração Regional de Saúde (ARS) of Lisboa and Vale do Tejo. For data collection and treatment, semi-structured interviews and content analysis were used, respectively. Results: From the parents' perspective the Hope genogram was co-constructed. They identified the family as a network of support and encouragement. Optimism, self-efficacy of mothers in caring for their children and the acceptance of their health condition were valued as positive psychological factors. From the analysis of indicators emerged personal attributes, relationships and bond established with other family members. Hope was valued in the coping process, playing a significant role in the adjustment of mothers to children's health. Conclusions: Hope genogram is an instrument that facilitates the assessment of the internal and external structure of the family of children with cerebral palsy. It allowed the identification of stories of hope as well as personal attributes and patterns of hope promoters as interactions established among members.
- Legendagem do filme "A Girl from the Golden West"Publication . Carvalho, Filipe de Vasconcelos Correia Alfaia de; Hanenberg, Peter; Oliveira, Vitor A.O presente Relatório de Projeto de Mestrado, centrado na área de Tradução, tem como objetivo a legendagem do filme The Girl of the Golden West. Assente em fundamentos teóricos, o trabalho pretende, por um lado, expor e analisar as dificuldades sentidas no decorrer da legendagem, bem como a resolução das mesmas, e, por outro, fazer uma contextualização da Tradução Audiovisual (TAV) enquanto área de estudo. O relatório fundamenta-se em conceitos teóricos e históricos. Partindo da contextualização do objeto de estudo em si e da época em que foi produzido, segue-se uma reflexão da ética da tradução, antes de abordar a história da TAV desde a sua conceção até à atualidade, primeiramente a uma escala global, referindo-se depois o caso de Portugal. O trabalho aprofundará a metodologia da tradução, abordando as normas técnicas e também a importância do papel desempenhado pelos tradutores, salientando a influência que as diferenças entre a cultura de partida e a cultura de chegada neles exercem. A etapa final do trabalho centrar-se-á na legendagem do filme em análise, listando primeiramente as várias etapas de uma legendagem, desde a produção do respetivo filme até entrega da versão legendada, estabelecendo depois um paralelo com a minha experiência neste projeto. Seguir-se-ão a tradução e um relato de alguns dos principais problemas enfrentados no desenvolvimento da mesma, tanto ao nível da língua de partida como da língua de chegada. Finalmente, reservar-se-ão os últimos capítulos para a organização das legendas no ANIM e apresentação das conclusões finais do relatório.
- As Humanidades na universidadePublication . Espírito Santo, Arnaldo doAs Humanidades são assim designadas porque, derivando de uma conceção antropocêntrica da cultura, do saber e do ensino, confluem no Homem. Genericamente, esta conceção, assumida e sublimada pelo pensamento medieval com a imagem bíblica do Homem criado à semelhança de Deus, prevaleceu no humanismo cristão do Renascimento. Na atualidade as Humanidades são valorizadas nos documentos que regem o Espaço Europeu de Ensino Superior como essenciais para a construção da Europa. Desde há mais de dois milénios que as instituições de ensino, e a seu tempo a Universidade, se têm assumido como fiéis guardiãs da tradição humanística e como promotoras do conhecimento em todas as dimensões. Não sem algumas dificuldades quanto à preservação dos cursos de Humanidades, em sentido estrito e em toda a sua grandeza.
- A cronística luso-brasileira e Emmanuel Lévinas: dois modos de ver o mundoPublication . Pires, Maria Laura BettencourtAo ler a cronística luso-brasileira, ficamos com uma visão do ideário da época e da noção de superioridade que prevalecia entre os colonizadores. Neste artigo, discorre-se sobre o que podemos aprender com a leitura das obras de Emmanuel Lévinas e com a sua teoria da alteridade, a propósito da construção do conhecimento, da aquisição de competência cultural e da aplicação da sua conceptualização do "Outro" à educação, ao ensino de línguas, tanto maternas como estrangeiras, e à acção social. Apresentam-se também perspectivas e reflexões que, de uma forma problematizadora, se referem às críticas pós-colonialistas inerentes à visão levinasiana do "Outro"
- EditorialPublication . Pires, Maria Laura Bettencourt