Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 8 of 8
  • Representações das demências na imprensa (2001-2010)
    Publication . Torres, Eduardo Cintra
    No primeiro ano do século XXI a Organização Mundial de Saúde deu um grande destaque à celebração do Dia Mundial da Saúde Mental, estimulando o interesse pelas doenças mentais, nomeadamente pela sua cobertura mediática. Neste artigo, apresentamos os resultados de um estudo quantitativo das representações das demências em três jornais diários portugueses na década de 2001-2010. Considerando redutora uma análise limitada aos artigos nas secções de saúde, o estudo alargou-se a todo o corpo dos diários, o que permitiu mostrar uma atenção regular ao tema, em especial à doença de Alzheimer, em todos os géneros jornalísticos, uma grande variedade de fontes, protagonistas e assuntos, e ainda uma atitude de inclusão concomitante com um tratamento objetivo. O noticiário da imprensa portuguesa sobre as demências é no seu conjunto isento de estereótipos negativos, favorecendo uma informação suficiente dos leitores e a integração das demências entre os temas consensuais e relevantes no espaço público.
  • Compreender e ultrapassar as dificuldades de avaliação académica da qualidade da televisão
    Publication . Torres, Eduardo Cintra
    As dificuldades de análise da qualidade na televisão são inegáveis: a televisão é uma indústria cultural com uma produção gigantesca, um carácter nacional forte, diferentes formatos institucionais (serviço público, tipos de difusão, cabo, satélite, Internet) e uma vocação para gerar todo o tipo de conteúdos. A maioria dos membros do mundo universitário que gravitam em torno dos estudos culturais, mediáticos e de televisão esquivaram-se ou até recusaram-se a dedicar-se a esse exercício de avaliação, o que está longe de estar em conformidade com a concepção segundo a qual o mundo da investigação foi investido pela sociedade desde há dois milénios para avaliar criações culturais nos outros domínios do conhecimento. Neste texto, tento analisar várias causas desta dificuldade ou recusa de avaliação pelos universitários: a instabilidade conceptual de uma “televisão de qualidade”; os domínios de predilecção (programação, escolhas das audiências) ou evitadas (análise textual); a “impossibilidade” de tratar teoricamente a questão da qualidade em televisão; as atitudes neopopulistas ou conservadoras a respeito dos conteúdos.
  • Do chefe incontestado ao chefe panóptico: representações fotográficas de Salazar do Notícias Ilustrado ao Século Ilustrado
    Publication . Torres, Eduardo Cintra; Serra, Filomena
    Este artigo analisa as representações fotográficas de Oliveira Salazar no Século Ilustrado, desde a sua fundação em 1938 por Leitão de Barros até ao final da Segunda Guerra Mundial, tomando como ponto de partida um anterior estudo sobre a construção da imagem do “Chefe” no Notícias Ilustrado (1928-1935). Adoptámos para o Século Ilustrado uma metodologia semelhante à desse trabalho. Depois do levantamento de todas as imagens fotográficas do ditador até 1945, submetemos as mais significativas capas, contracapas e reportagens a uma análise semiótica que procurou verificar a sintonia das representações com as circunstâncias políticas do regime e do seu líder. Simultaneamente, tentámos interpretar, através da fotografia impressa e das decisões gráficas das duas revistas, o processo de promoção e propaganda de Salazar, bem como a sua passagem de “Chefe consagrado” no Notícias Ilustrado, a “Chefe panóptico” no Século Ilustrado, e como esta identificação coincidiu na revista com a que se desenrolava no espaço público.
  • A construção da festa electrónica na visita de Bento XVI a Portugal
    Publication . Capucho, Carlos; Torres, Eduardo Cintra; Burnay, Catarina Duff
    O Vaticano e a Igreja em Portugal consagraram a visita de Bento XVI a Portugal em Maio de 2011 como um evento mediático. Os media corresponderam à temática e ao(s) interveniente(s) com uma mobilização de investimentos financeiros e humanos que resultaram numa cobertura centrada e exaustiva. Os canais televisivos, público e privados, assumiram um papel de destaque na mediação dos acontecimentos, através da apresentação e da avaliação do «homem-papa» e das suas acções. Este facto traduziu-se em emissões monotemáticas, mas, mesmo assim, concorrenciais, atendendo à produção de reportagens contextuais e de directos, destacando-se a construção de palcos e cenários, os convidados-comentadores (leigos e religiosos) e os jornalistas/pivôs encarregados de conduzir as emissões. O presente artigo procura discutir a construção da «festa electrónica» do lado da produção e da recepção.
  • La foule religieuse de Lourdes chez Zola et Huysmans
    Publication . Torres, Eduardo Cintra; Cunha, Manuel Antunes da
    Le roman Lourdes, d’Émile Zola, systématiquement ignoré par les études sur la foule, dresse en 1894 le modèle de la foule pacifique et généreuse ouverte à une « religion nouvelle » de justice et de bonheur, mais également prête à être dirigée par un meneur conservateur. Zola est vraisemblablement le premier grand auteur à étudier la foule sous cet angle, anticipant de la sorte un changement de ton de la part des spécialistes de la foule de la fin du XIXe siècle, notamment Gabriel Tarde et Gustave Le Bon. Ces auteurs se font ainsi l’écho de cette foule si différente de la redoutée foule prolétaire urbaine. L’œuvre littéraire Les foules de Lourdes, de Joris-Karl Huysmans (1906), consolide la notion de foule positive, mais, contrairement à Zola, en l’inté­grant dans la religion catholique officielle.
  • Televisão do século XXI
    Publication . Torres, Eduardo Cintra
    Muitos dizem eu não vejo televisão, mas consomem conteúdos de tipo televisivo pela Internet, no telemóvel ou no computador. Esta disparidade entre a prática e o conceito convida a definir a TV a partir do que ela é hoje e não de ideias feitas que o passado nos impôs. A TV enquanto linguagem está em todo o lado e mais viva do que nunca. É a velha definição de televisão que está morta.
  • Ensaio sobre o dom na televisão
    Publication . Torres, Eduardo Cintra
    O dom tem sido estudado nas mais variadas áreas das relações sociais, mas não na sua concretização televisiva, constante e variada. Partindo da perspetiva da televisão, não só como reprodutora, mas também como produtora de sociedade, tentamos uma abordagem sociológica geral do dom na televisão. Tal como nas restantes relações sociais, ele manifesta-se de diferentes formas, desde os grandes teleeventos caritativos até aos talk shows quotidianos. Apesar de inseridas na esfera mercantil do negócio televisivo, estas emissões mantêm o caráter primordial do dom, reforçando a autoridade da televisão e os laços com a sua audiência.