Loading...
45 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 45
- Um blogue com podcasts de alunos do 8ºAno de Língua InglesaPublication . Oliveira, Susana Alexandra; Cardoso, Eduardo Luís
- Oficina de Aprendizagem Virtual no Ensino da MatemáticaPublication . Soares, Isabel Maria Frafique; Cardoso, Eduardo Luís
- Blogue: tecnologia para uma aprendizagem significativa da Língua InglesaPublication . Figueiredo, Etelvira Querido; Cardoso, Eduardo LuísO trabalho estuda a construção de um blogue em contexto de sala de aula como estratégia para a aprendizagem da Língua Inglesa, como Língua Estrangeira (LE), no 3º ciclo do ensino básico. Faz-se uma descrição da ferramenta utilizada e do modelo adoptado para a criação do blogue, onde o conhecimento é construído para o desenvolvimento da competência comunicativa e das valências pessoais e sociais. Os resultados são apresentados, considerando as potencialidades da ferramenta tecnológica no domínio das quatro capacidades de uma LE: ler, ouvir, escrever e falar, assim como na integração de atitudes de autonomia, participação ativa, reflexão, responsabilidade e colaboração, o que é evidenciado na avaliação das aprendizagens.
- O Projeto MENTORCERT: um modelo para a formação e certificação internacional de mentores de negóciosPublication . Oliveira, Leandro; Cardoso, Eduardo Luís; Teixeira, Graça
- Engaging stakeholders in traditional food products through dissemination of knowledge and innovation based in digital platformsPublication . Oliveira, Leandro; Cardoso, Eduardo LuísThe agrofood sector has a wide sectorial and business dispersion, constituting, in parallel, a relevant space of the European and national economy. In addition to the economic and social impact, the growth of the sector is an opportunity for the development of rural areas and agriculture, particularly given Europe's shortages in raw food materials. The need for continuous improvement, and market developments of this sector, require that innovation processes occur. These innovation processes have been facilitated by the development of in-formation and communication technologies, and by the emergence of social networks that facilitate knowledge sharing. The NEWFOOD — Food Technologies Valorization Project is framed in the field of Knowledge and Technology Transfer and is oriented towards inno-vation in traditional food products. One of its objectives is to actively disseminate knowl-edge, skills and resources to the entities involved, including stakeholders from the relevant economic sectors. This paper aims to identify and describe the role of social networks and other digital plat-forms used to meet this goal and the impact achieved. This research involved a single explor-atory case study, with a conceptual knowledge management model and included primary data collected through documents developed for the NEWFOOD project, social networks/digital platforms, and observations of some project actions. Several digital contents were developed and distributed to bring innovators and researchers to promote innovations in traditional food products and to raise sector stakeholder’s awareness about the potential of exploitation. Social media support tools associated with the project (Instagram, Facebook, Twitter, YouTube), and the platforms (Knowledge Portfolio, innovation platform) reached some 6000 followers/shareholders like students, entrepreneurs and other professionals in the sector. NEWFOOD project allowed the participation of 15 teams of stakeholders in an innovation program and contest and added innovation to 15 Portuguese traditional food products. Our results supported by the dissemination materials developed and by the social networks used contributed to promoting technological innovation and for generating of new ideas for products in this sector, and the alignment between stakeholders.
- Blogue: tecnologia com potencialidades para o ensino e aprendizagem da língua inglesaPublication . Figueiredo, Etelvira Maria Querido; Cardoso, Eduardo LuísA construção de um blogue em contexto de sala de aula para a aprendizagem da Língua Inglesa como Língua Estrangeira (LE) é uma estratégia com potencialidades para o desenvolvimento das quatro skills de uma língua: ler, ouvir, falar e escrever. O blogue apresenta-se como uma ferramenta com características que permitem a criação de um ambiente onde os alunos participam ativamente na sua própria aprendizagem ao envolverem-se em atividades reais ou simulações muito próximas do real que requerem interação e colaboração. Para além da competência comunicativa verifica-se a integração de atitudes de autonomia, reflexão e responsabilidade, como se evidencia no estudo realizado com alunos do 3º ciclo do Ensino Básico, nível 4 de Inglês.
- Problemática da adopção de plataformas de e-learning nas instituições de ensino superior - a fase de iniciaçãoPublication . Cardoso, Eduardo Luís; Machado, Altamiro B.
- EGREEN: um projeto para a integração do conceito de “Alterações Climáticas” no currículo de Engenharia do Ambiente das Universidades Sírias e JordanasPublication . Oliveira, Leandro Jorge Guimarães de; Cardoso, EduardoAs alterações climáticas foram identificadas como uma das maiores ameaças ambientais, sociais e económicas que o planeta e a humanidade enfrentam atualmente. O Médio Oriente é uma das regiões mais afetadas pelas alterações climáticas, com Jordânia e Síria já enfrentando sérios problemas relacionados com os recursos hídricos disponíveis e a qualidade ambiental. O projeto EGREEN (573927-EPP-1-2016-1-JO-EPPKA2-CBHE-JP) visa assegurar que as universidades na Jordânia e na Síria possam oferecer uma educação de alta qualidade e compatível com os padrões europeus atendendo às necessidades do mercado da emergente sociedade do conhecimento, fortalecendo a área ambiental recorrendo ao ensino a distância. Além disso, o EGREEN pretendeu introduzir o conceito de alterações climáticas para formar profissionais que possam atender às necessidades do mercado do país, bem como desenvolver e integrar nos programas de licenciatura uma componente laboratorial apropriada em tecnologias ambientais nas universidades da Jordânia e da Síria e alinhado com os requisitos de Bolonha. A implementação do EGREEN contribui para um resultado sustentável que promoveu a reforma curricular na educação em engenharia e deixou um legado alongo prazo para as universidades da Síria e da Jordânia. Todos os parceiros do projeto têm uma vasta experiência e um historial de sucesso e participação ativa em projetos TEMPUS que garantiram que o consórcio atingisse os objetivos do projeto.
- Inovação com nortePublication . Cardoso, Eduardo Luís
- A avaliação do ensino mediatizado no ensino recorrente da região autónoma dos AçoresPublication . Ferreira, Sérgio; Cardoso, Eduardo LuísNo ano lectivo 2003/2004, a Secretaria Regional da Educação e Cultura (SREC), da Região Autónoma dos Açores (RAA), implementou um projecto inovador no ensino recorrente. A Escola Básica 3/ S Vitorino Nemésio, na Ilha Terceira, tornou-se a primeira escola portuguesa com ensino recorrente mediatizado via internet, ao nível dos 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário. Esta investigação tem por objectivo responder a interrogações relativas a um sistema contemporâneo sobre qual existe pouca informação. Pareceu-nos adequado o desenvolvimento de um estudo de caso, na medida em que se pretendeu tratar o caso com profundidade, compreender as suas características, o seu contexto e circunstâncias. Os resultados obtidos mostram que o modelo subjacente ao ensino mediatizado permite vencer algumas das barreiras geográficas e demográficas que o arquipélago encerra. No entanto, apresenta alguns problemas que importa resolver, nomeadamente a incipiente formação pedagógica e as limitações técnicas dos professores no campo das Tecnologias de Informação e Comunicação e do e-learning.