FEP - Contribuições em Revistas Científicas / Contribution to Journals
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FEP - Contribuições em Revistas Científicas / Contribution to Journals by Title
Now showing 1 - 10 of 208
Results Per Page
Sort Options
- Ambiguidades nos discursos e nas práticas da assessoria. Um olhar sobre dois anos de consultoria em agrupamentos TEIPPublication . Carvalho, Angelina; Ramôa, ManuelaUnder the second Programme of Educational Territories of Priority Intervention – which includes new procedures and organizational and institutional confi gurations aiming at school development – we have been working as consultants in four school clusters for two years. Th e institutional framework of this programme is herein presented as well as the function and place of the external expert then created. We briefl y compile some of the concepts within educational consultancy. Additionally we revisit the consultancy practices in four contexts of action with their space/time characteristics. We do not aim at simply illustrating facts and situations. We seek to place ourselves as interpreters who try to examine senses and meanings and allowing questions to be formulated, probing experience and attempting to recognize the problems and diffi culties that this type of supervision raises . We tried to equate some of the ambiguities arising from diff use confi gurations (expert, consultant, and critical friend). Also referred to are the potential contradictions deriving from how this work was requested and both the public authorities and consultant roles. Questions regarding working methods are left open, as well as the consequences of intervention and the symbolic dimension of the bond between the diff erent actors and between these and the programme, Educational Territories of Priority Intervention.
- Análise do valor acrescentado de escolas portuguesasPublication . Portela, Maria; Camanho, A. S.; Azevedo, JoaquimEste artigo compara dois métodos de cálculo do valor acrescentado numa amostra de escolas Portuguesas. Um dos métodos é o Data Envelopment Analysis (DEA) e o outro é o método actualmente usado pelo Department for Education and Skills (DfES) no Reino Unido. Os resultados obtidos mostram diferenças substanciais entre os métodos, o que reflecte ênfases distintas: o DEA analisa os melhores desempenhos dos alunos, enquanto o método do DfES analisa os desempenhos médios dos alunos. A maior vantagem do método usado pelo DfES é a sua simplicidade, embora confunda os efeitos devidos aos alunos com os efeitos atribuíveis às práticas da scola. No DEA, os efeitos devidos à escola e aos alunos são considerados separadamente, o que permite perceber melhor as razões das diferenças entre escolas. A informação retirada de ambos os métodos deve ser entendida como complementar, o que significa que o uso conjunto destes métodos permite uma melhor avaliação do desempenho das escolas.
- Apego y psicopatología en jóvenes y adultos: contribuciones recientes de la investigaciónPublication . Soares, Isabel; Dias, Pedro
- Aprendizagem ao longo da vida e regulação sociocomunitária da educaçãoPublication . Azevedo, Joaquim
- Aproximar gerações: o caminho da educaçãoPublication . Palmeirão, CristinaA alteração dos paradigmas demográficos e o prolongamento do ciclo de vida das pessoas alarga grandemente a necessidade de novas oportunidades e novas sinergias, especialmente, no domínio sociopedagógico. Compreender a sociedade presente requer um esforço empenhado face à celeridade das mutações económicas, ao progresso da ci~ncia e às novas tecnologias e, mormente, sobre as atitudes perante as pessoas idosas.
- Aquisição e desenvolvimento da linguagem: um estudo de caso com crianças dos 2 anos e meio aos 6 anosPublication . Bessa, Clara Marques; Xavier, Maria RaúlNeste estudo de caso, centrado na aquisição e desenvolvimento da linguagem de crianças em idade de creche e pré-escolar, exploram-se não só as suas trajectórias individuais dando voz aos pais e educadores, como também se avalia as mesmas de forma a compreender quais os aspectos linguísticos característicos de cada etapa do desenvolvimento normal da linguagem. O grupo de participantes é constituído por 67 sujeitos dos 2 anos e meio aos 6 anos de idade. Concluiu-se através da comparação das respostas dos pais e dos profissionais que não há uma tendência uniforme entre as suas opiniões mas que há, contudo, um grande conhecimento de ambos os agentes educativos quanto às características da linguagem das crianças (número de coincidências nas respostas dos mesmos). Verificaram-se dificuldades comuns em cada grupo etário e melhores resultados por parte das crianças do género feminino. Os dados obtidos comprovam uma tendência evolutiva na capacidade de compreensão e expressão da linguagem das crianças à medida que a idade aumenta.
- Aspetos morfológicos do tratamento de dados na gestão escolar. O potencial do AnalyticsPublication . Andrade, António; Ferreira, Sérgio AndréAs ondas de choque da Sociedade de Informação chegaram à Universidade e as plataformas tecnológicas impuseram-se como suportes fundamentais na transformação pedagógica e na gestão das várias dimensões de atuação das Instituições do Ensino Superior (IES). Estas plataformas recolhem um enorme volume de dados que progressivamente têm sido aproveitados para uma análise avançada e no suporte à tomada de decisão informada, nomeadamente através de sistemas de Learn Analytics (centrados em métricas que fornecem informação aos departamentos, professores e alunos sobre questões relacionadas com a organização e funcionamento dos cursos ou atividades de aprendizagem dos estudantes) e Academic Analytics (direcionados para o plano da gestão institucional, visando dotar os diretores e administradores de informação relativa às vertentes financeira, capital humano ou alocação de recursos, podendo ter também uma componente nacional ou internacional na comparação de sistemas). Neste trabalho, apresenta-se o estado da arte da utilização dos sistemas de Analytics na Educação, com exploração de casos práticos da sua aplicação, enfatizando-se os aspetos morfológicos desde o acesso e preparação dos dados até à partilha e tomada de decisão. Paralelamente, são exploradas questões relacionadas com aspetos éticos e implicações na organização e cultura das IES que decorrem da utilização destes sistemas.
- A assessoria externa nos territórios educativosPublication . Machado, Joaquim; Palmeirão, Cristina; Alves, José Matias; Vieira, IlídiaA universalização do ensino secundário em Portugal é acompanhada por um processo de integração da escola na comunidade e reformulação de coordenação territorial das atividades educacionais. A política da escola universal torna-se mais complexa, levando para o seu interior o problema da desigualdade económica, cultural e social e a evidência da inadequação de um ensino uniforme, homogéneo e impessoal. A política territorial de ensino em Portugal inclui o Programa TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, que visa impedir o abandono escolar e garantir a igualdade de sucesso do aluno. O programa beneficia de apoios específicos nas áreas de educação e de recursos humanos, promove modalidades flexíveis de organização pedagógica e gestão do currículo e estimula a articulação com as famílias e com a comunidade local. A nossa investigação é de natureza qualitativa, porquanto privilegia a investigação-ação no âmbito da assessoria em cinquenta escolas “prioritárias” e visa problematizar a ação do consultor externo na organização da escola, especialmente no campo do ensino, que é o domínio dos professores onde se joga a legitimidade formal de distintos líderes escolares quando se problematiza a orientação educacional, a reorganização de grupos de estudantes, a implementação de tutorias, a articulação do trabalho pedagógico e a relação com a comunidade e as famílias. A observação participante e os vários textos produzidos por professores e consultores permitem pôr em evidência uma tensão entre, por um lado, a forte influência da centralização e a consequente passividade docente e, por outro, o impulso político à autonomia profissional e a consequente capacitação dos professores, abrindo uma oportunidade para o desenvolvimento sustentável e para o desenvolvimento profissional docente.
- Atividades de enriquecimento curricular no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Machado, Joaquim; Cruz, AngélicaWe contextualize the CURRICULUM ENRICHMENT ACTIVITIES - (AEC - Atividades de Enriquecimento Curricular) in their social dimension, in the process of institutionalization of school education and redefinition of their goals and functions. In particular, we focus on politics of adjustment of the school schedules to the needs of the families. Our survey was conducted in a region by the coastline of the North of Portugal. It aims to identify the models of organization of the AEC and be aware of the structural changes in the primary school. It is a qualitative study based on interactional observation, analysis of documents done at the schools as well as informal discussions with the teachers of the class and the ones of the AEC to identify their opinion and ideas about the introduced changes. We focus on the perceptions of teachers of the changes - regarding organizational, curricular and pedagogic aspects, as well as the advantages and challenges of the action of the municipal government as the promoter of the AEC.
- Attitudes, knowledge, and interest: preparing university students to work in an aging worldPublication . Gonçalves, Daniela C.; Guedes, Joana; Fonseca, António M.; Pinto, Fernando Cabral; Martín, Inácio; Byrne, Gerard J.; Pachana, Nancy A.Background: The underlying goals of the present study were (i) to assess knowledge of and attitudes towards aging in a sample of Portuguese undergraduate students undertaking various degrees in health and welfare subjects, and (ii) to analyze the extent to which knowledge, attitudes and other factors were associated with interest in working with older adults. Methods: The study was cross-sectional in design. The sample comprised 460 Portuguese undergraduate students enrolled in degrees in nursing, social work, and psychology. They were asked to complete questionnaires and quizzes, which were analyzed using contingency tables and one way analysis of variance for inter-group comparison, and then subjected to multivariate logistic regression analysis. Results: Significant differences emerged between groups on knowledge, attitudes towards aging and interest in working with older adults, with both nursing and social work students displaying more positive attitudes, knowledge, and interest in working with older adults, when compared with psychology students. A regression analysis indicated that attitudes, knowledge, and previous formal contact were significant predictors of interest. Conclusion: Interest in working with older adults was significantly related to positive attitudes, more knowledge and formal previous contact. Positive attitudes towards older adults can be promoted through interaction with faculty members and experts, knowledge acquisition about normative changes with age, and contact with healthy and impaired older adults.