Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Análise do valor acrescentado de escolas portuguesas

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Este artigo compara dois métodos de cálculo do valor acrescentado numa amostra de escolas Portuguesas. Um dos métodos é o Data Envelopment Analysis (DEA) e o outro é o método actualmente usado pelo Department for Education and Skills (DfES) no Reino Unido. Os resultados obtidos mostram diferenças substanciais entre os métodos, o que reflecte ênfases distintas: o DEA analisa os melhores desempenhos dos alunos, enquanto o método do DfES analisa os desempenhos médios dos alunos. A maior vantagem do método usado pelo DfES é a sua simplicidade, embora confunda os efeitos devidos aos alunos com os efeitos atribuíveis às práticas da scola. No DEA, os efeitos devidos à escola e aos alunos são considerados separadamente, o que permite perceber melhor as razões das diferenças entre escolas. A informação retirada de ambos os métodos deve ser entendida como complementar, o que significa que o uso conjunto destes métodos permite uma melhor avaliação do desempenho das escolas.

Description

Keywords

Citation

PORTELA, Maria; CAMANHO, A.S.; AZEVEDO, Joaquim - Análise do valor acrescentado de escolas portuguesas. Revista Portuguesa de Investigação Educacional. ISSN 1645-4006. N.º 5 (2006), p. 129-163

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue