CIIS - Livros e Partes de Livros / Books and Books Parts
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing CIIS - Livros e Partes de Livros / Books and Books Parts by Title
Now showing 1 - 10 of 86
Results Per Page
Sort Options
- 10th International Seminar on Nursing Research ProceedingsPublication . Vieira, Margarida M.; Neves-Amado, João; Araújo, Beatriz; Deodato, SérgioPelo décimo ano consecutivo realizou-me mais um Seminário Internacional de Investigação em Enfermagem / International Seminar on Nursing Research. Este ano contaram-se centro e trinta e um investigadores na autoria das comunicações orais e posteres apresentados, com setenta e seis diferentes afiliações institucionais, de Portugal, Espanha, Brasil e Estados Unidos da América. As conferências e comunicações distribuíram-se pelas áreas habituais: Enfermagem Avançada, Educação em Enfermagem, História e Filosofia de Enfermagem e Gestão de Unidades de Saúde e Serviços de Enfermagem. Neste contexto, os estudos apresentados centraram-se: na educação para a saúde na infância, na capacitação para a gestão de regimes terapêuticos e autocuidado na doença crónica; na violência e maus tratos a pessoas idosas e preservação da dignidade nos cuidados de saúde; no desenvolvimento de competências profissionais e problemáticas relacionadas com o ensino de enfermagem; nas questões éticas, decisão em enfermagem, qualidade assistencial e satisfação dos clientes e, ainda, nos ambientes da prática e saúde dos enfermeiros. E, de novo, além dos resultados divulgados, foram os encontros imprevistos, a partilha nos intervalos e as promessas de trabalho futuro, o principal contributo deste seminário para o desenvolvimento da enfermagem que vamos construindo. Aqui fica também o nosso agradecimento à equipa de secretariado e de organização que este ano integrou os estudantes do X Curso de Doutoramento em Enfermagem. Espera-se agora que estas atas sirvam de estímulo ao trabalho futuro e aos próximos eventos.
- 11th International Seminar on Nursing Research ProceedingsPublication . Vieira, Margarida M.; Neves-Amado, João; Deodato, SérgioO mês de maio voltou a acolher o 11º Seminário Internacional de Investigação em Enfermagem/ 11th International Seminar on Nursing Research, nas instalações do Porto da Universidade Católica Portuguesa. Sendo participantes preferenciais os estudantes de pós-graduação, especialmente de mestrado e doutoramento, este seminário está aberto a todos os que pretendem uma oportunidade de discussão para o desenvolvimento das suas competências de investigação e, sobretudo, acompanhar o desenvolvimento do conhecimento de enfermagem. Nesta edição foram apresentados estudos filiados a sessenta e quatro instituições, com um total de cento e quinze autores. Para além das comunicações de que aqui se dá conta, com a publicação bilingue dos seus resumos, este seminário contou com a participação especial de Linda Aiken, diretora do Center for Health Outcomes and Policy Research, da Universidade da Pennsilvânia (Upenn), coordenadora internacional do projeto RN4CAST, cujos resultados alertam para a importância das dotações de enfermagem para a segurança dos pacientes. E foi sobre a evidência já produzida nesta área, e da importância de ser tida em conta nas decisões e políticas públicas de saúde, que falou na sua conferência de abertura. A conferência do Doutor Sérgio Deodato, sobre a proteção de dados na investigação em saúde, teve grande impacto, permitindo aos estudantes e investigadores presentes clarificar alguns aspetos da legislação em vigor e dos fundamentos éticos da proteção da privacidade. Dinamizado pelos estudantes do XII Curso de Doutoramento em Enfermagem, que integraram a comissão organizadora, o evento teve momentos de partilha que não cabem nas atas mas deixaram fortes sementes para profícuo trabalho futuro. Resta agradecer ao secretariado do seminário e a toda a equipa liderada por João Neves Amado, por todo o trabalho que garantiu o sucesso do evento e manifestar a nossa esperança de que esta publicação sirva para uma maior divulgação da investigação realizada e estímulo para muitos outros.
- 12th International Seminar on Nursing Research ProceedingsPublication . Vieira, Margarida M.; Neves-Amado, João; Deodato, SérgioA área de Enfermagem da Católica continua a responder à sua missão, criando espaços de divulgação, disseminação de saberes e de oportunidade de desenvolvimento de competências de investigação. Por isto, também o 12º Seminário de Investigação em Enfermagem / 12th International Seminar on Nursing Research, esteve aberto a todos os que pretendem acompanhar o desenvolvimento do conhecimento de enfermagem. E, assim, nesta edição foram apresentados estudos de cento e setenta e três autores, filiados a oitenta e oito instituições, entre Portugal e Brasil, Angola e Equador. Pela primeira vez, tivemos nesta edição um painel de convidados, com o patrocínio da Sociedade Portuguesa de História de Enfermagem. Pelo papel que esta Sociedade tem tido na investigação da história da Enfermagem, incluindo aqui as instituições, os seus atores e o estudo da evolução do conhecimento e da prática, queremos aqui manifestar o nosso reconhecimento e agradecimento público. Tratando-se, neste documento de dar conta dos trabalhos apresentados, eles são da responsabilidade dos seus autores e apenas publicados quando autorizados e disponibilizados. Justifica-se assim a ausência de alguns resumos. Nunca é de mais lembrar a importância destes encontros para todos os que nele participam. Vamos notando, de um ano para outro, os resultados dos encontros entre investigadores e estímulos que os trabalhos provocam nos estudantes. Por fim, resta agradecer a toda a equipa do secretariado e organização, sob a liderança de João Neves-Amado, e a participação dos estudantes do XIII Curso de Doutoramento, dando provas de capacidade de organização e superação de dificuldades. A todos, muito obrigada
- 9th International Seminar on Nursing Research ProceedingsPublication . Vieira, Margarida M.; Araújo, Beatriz; Deodato, SérgioRealizou-me mais um Seminário Internacional de Investigação em Enfermagem. Nesta publicação fica a memória de dois dias de intenso trabalho, nos quais se partilhou a investigação de cento e vinte e um autores, maioritariamente envolvidos em programas de formação avançada em enfermagem na Universidade Católica Portuguesa, num total de cinquenta e seis afiliações institucionais. Desde 2005, mantivemos da tradição de convidar conferencistas, cujo trabalho, entusiasmo e visão sobre a enfermagem, sobre o que é e o que deve ser, nos motivam a continuar. Também este ano assim foi. Paulo Parente e Olivério Ribeiro partilharam os resultados da sua investigação recente no âmbito do doutoramento em enfermagem que concluíram no último ano. No primeiro caso, sobre a problemática das famílias do Porto que têm a seu cargo membros doentes e, no segundo caso, sobre os contributos dos ensinos clínicos da licenciatura em enfermagem para as instituições hospitalares em que são realizados. Pedro Navarro desafiou os enfermeiros presentes a ir mais longe e partilhou o trabalho que realizam na Faculdade de Enfermagem que dirige, visando dotar os futuros enfermeiros de competências de investigação necessárias ao desenvolvimento profissional. E Augusta Sousa apresentou um interessante desafio à investigação histórica: lembrando as metas definidas no Congresso de Enfermagem de 1973 em que participou (uma carreira única, a integração no ensino superior e a criação da Ordem), conseguidas em tempos diferentes, instigou os presentes a estudarem os percursos realizados, a compreende-los e explica-los, para que se possa aprender com eles, sonhar de novo e conseguir de novo. As comunicações orais e pósteres distribuíram-se pelas áreas habituais: Enfermagem Avançada (EA); Educação em Enfermagem (EE); História e Filosofia de Enfermagem (HFE) e Gestão de Unidades de Saúde e Serviços de Enfermagem (GUSSE). As sessões foram animadas pela discussão suscitada e muitas questões ficaram em aberto para investigação futura. Mas foi, mais uma vez, a partilha dos corredores, os encontros imprevistos e promessas de colaborações futuras, que fizeram deste seminário aquilo que deveria ter sido. Cabe aqui um agradecimento especial à equipa de secretariado e organização, liderada por João Neves Amado, que este ano integrou os estudantes do X Curso de Doutoramento. Sem esta equipa este evento não seria o sucesso que foi. Espera-se agora que estas atas sirvam, não só para memória futura, mas sobretudo para uma maior divulgação da investigação realizada e estímulo para muitos outros.
- Angústia espiritual e bem-estar espiritual em doentes com cancro submetidos a quimioterapiaPublication . Martins, Helga; Caldeira, Sílvia; Domingues, Tiago DiasIntrodução: A espiritualidade é uma dimensão do ser humano relevante na vida das pessoas, sobretudo nos doentes com cancro, que podem manifestar angústia espiritual e ter o seu bem estra espiritual comprometido. Objetivo: Avaliar a angústia espiritual e bem-estar espiritual em doentes com cancro submetidos a quimioterapia. Metodologia: Estudo quantitativo e transversal, desenvolvido num Hospital de dia de Oncologia num centro hospitalar de Portugal. Foram incluídos doentes com cancro a realizar quimioterapia em regime ambulatório; sabendo ler e escrever; com idade igual ou superior a 18 anos. Constituiu-se uma amostra de conveniência com 150 participantes. Os dados foram recolhidos por questionário que incluía o instrumento “Questionário de Bem-estar espiritual” (Gouveia et al., 2009) e a “Escala de angústia espiritual” (Ku et al., 2010), entre julho e outubro de 2018. A análise estatística realizada no SPSS (versão 21). Obteve-se parecer favorável da comissão e ética Resultados: Participantes maioritariamente do sexo feminino (64,7%), com idade superior a 60 anos (55,3%), casados (68,0%), reformados (41,3%), católicos (86,7%), e com o diagnóstico de cancro da mama (35,3%) e colorretal (26,0%). A maioria (64%) obteve scores razoáveis de bem-estar espiritual: 23,3 % com bom, 10,7 % medíocre e 2,0% excelente. Ainda, 49,3% obtiveram scores moderados de angústia espiritual, 44,0 % medíocre e 6,7 % elevado. Conclusão: O bem-estar espiritual foi, maioritariamente, razoável, mas o número de participantes com nível moderado de angústia espiritual deve alertar os enfermeiros para uma avaliação adequada que possa antecipar diagnósticos e planeamento de intervenções, no seio da equipa multidisciplinar.
- ApresentaçãoPublication . Pontifice Sousa, PatríciaO tema «Do Cuidado em Enfermagem: Uma nova coreografia do saber» convoca-nos, numa ligação ao lema anual da UCP e sustentados na sua missão, para um dia de «encontro», de diálogo transversal de saberes, em que buscaremos despertar para a harmonia do cuidado, enquanto compromisso comum e integral, que procura, perante os problemas da humanidade, preparar profissionais qualificados para dar respostas consistentes e integradoras, tendo como finalidade um cuidado mais responsável e sustentado, fundado no reconhecimento da dignidade e humanidade da pessoa humana. A vida humana é vida de cuidado, e uma sociedade que cuida tem de ter em si, justamente, o sentido da humanidade, associado à responsabilidade do cuidar, acentuando em particular o papel da educação. O modo de ser-no-mundo dá-se na forma de interação e de intervenção, e realiza-se pelo cuidado. Em época de desafios constantes, desejamos que as reflexões acerca «Do Cuidado em Enfermagem: Uma nova coreografia do saber» elevem o processo de intervenção no campo interdisciplinar da saúde, em prol da vida da pessoa que se manifesta, que se dá que se partilha, que se confia.
- Aquisição e desenvolvimento atípico da linguagem em crianças surdasPublication . Mineiro, Ana; Faria, Sofia Lynce de; Moita, MaraO presente capítulo aborda os efeitos da surdez na aquisição e desenvolvimento da linguagem na modalidade linguística gestual e oral. Começando por uma breve descrição dos diferentes graus, tipos e causas que caracterizam a surdez, e que devem ser considerados aquando da observação do desempenho linguístico de uma criança surda, o capítulo explora vários indicadores de um desenvolvimento atípico na aquisição de uma língua gestual e, particularmente, da Língua Gestual Portuguesa, em diferentes áreas do conhecimento linguístico (fonologia, morfologia, sintaxe e semântica). Adicionalmente, com base nos primeiros estudos de linguagem realizados a crianças portuguesas surdas com implante(s) cocleare(s), descreve-se o desenvolvimento atípico na aquisição de uma língua oral (particularmente, do Português Europeu), revelando, em específico, as dificuldades identificadas em tarefas de produção de conhecimento fonológico e em tarefas de compreensão e produção de conhecimento sintático. Em jeito de conclusão, são colocadas questões associadas aos instrumentos de avaliação e de diagnóstico de conhecimento linguístico utilizados em crianças surdas.
- A aromaterapia como intervenção de enfermagem na pessoa com ansiedade: uma revisão sistemática da literaturaPublication . Arsénio, C.; Moreira, M.; Lopes, A. C.; Santos, L.; Rocha, M.; Graça, M. Pérez; Silva, I.; Teca, A.; Marques-Vieira, C. M. A.
- Atas do IX Encontro Luso Brasileiro de EnfermagemPublication . Vieira, Margarida; Araújo, Beatriz; Fernandes, Aida; Festas, ConstançaOs Encontros Luso-Brasileiros de Enfermagem, centrados na Humanização e Cuidados de Enfermagem, tiveram o seu início em 2005, no âmbito do protocolo entre o Centro Universitário de São Camilo e a Escola Superior de Enfermagem, posteriormente integrada na Universidade Católica Portuguesa. Estes encontros mantêm-se com o objetivo de partilhar e divulgar investigações concluídas e em curso, proporcionar oportunidades para discussão e reflexão sobre questões atuais e promover a translação do conhecimento. Desafios e Tendências da Enfermagem para o 3º Milénio Destinado prioritariamente a docentes e estudantes de Portugal e do Brasil, os Encontros Luso-Brasileiros de Enfermagem estão abertos à participação de investigadores provenientes de instituições de ensino e instituições de saúde que queiram dar o seu contributo para os objetivos mencionados. Realizados alternadamente entre Portugal (Porto) e Brasil (São Paulo), o IX decorreu nas instalações do Centro Regional do Porto, da Universidade Católica Portuguesa, acolhido pelo Instituto de Ciências da Saúde. A Humanização dos serviços de saúde e dos cuidados de enfermagem tem sido o tema transversal nestes encontros. Analisado e discutido de forma profunda e abrangente, o tema tem-se metamorfoseado, mostrando ser a atenção à Espiritualidade o elemento humanizador mais poderoso dos cuidados em saúde. No IX Encontro a Humanização foi refletida face aos “Desafios e tendências da Enfermagem para o 3º milénio”, organizando-se em torno de cinco eixos temáticos: comunicação em saúde, doença crónica, ambiente e sustentabilidade, humanização e espiritualidade e terapias complementares. Esperamos que as discussões e reflexões resultantes dos trabalhos apresentados em painéis, mesas redondas e pósteres contribuam para cuidados humanizados e de qualidade ao doente e família.
- Atividade assistencial das equipas/serviços de cuidados paliativosPublication . Capelas, Manuel Luís; Afonso, Tânia; Teves, Carla; Santos, Inês; Benites, Larissa; Durão, Sofia