CIIS - Livros e Partes de Livros / Books and Books Parts
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing CIIS - Livros e Partes de Livros / Books and Books Parts by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 86
Results Per Page
Sort Options
- Sensibilidade emocional dos estudantes de enfermagem na aprendizagem de cuidarPublication . Rabiais, IsabelO interesse pelo ensino/aprendizagem, com enfoque particular no estudante, é parte integrante da nossa trajectória profissional e funciona como estímulo para continuar a aperfeiçoar o conhecimento nesta área. Esta reflexão surge de um processo de investigação que nos encontramos a desenvolver, mas também (e sobretudo) de questões que frequentemente colocamos a nós próprios e permitem estabelecer a analogia existente entre duas dimensões – saúde e educação - que se caracterizam por relações de estreita interdependência e nos têm levado a investir na articulação entre teoria e prática por considerarmos esta área um desafio à educação em enfermagem no séc. XXI. A educação em enfermagem não se deve confinar ao processo técnico e científico, mas também sublinhar o desenvolvimento pessoal do estudante pelo papel gerador que tem em todas as competências, nomeadamente as de natureza relacional. Não podemos separar dimensões cognitivas, afectivas, sociais e emocionais se pretendemos desocultar os factores que estão na base do desenvolvimento da aprendizagem do cuidar em enfermagem. Para aprender a cuidar, consideramos imprescindível não só poder e querer fazê-lo, mas também ser capaz de usar o conhecimento e as competências que permitam unir a forma ao conteúdo, a quantidade à qualidade e a razão à sensibilidade emocional.
- The role of MEG in unveiling cognitionPublication . Nunes, M. V. Silva; Maestú, F.; Caldas, A. Castro
- Web information system for the study of oral healthPublication . Melo, José; Arrais, Joel P.; Lopes, Pedro; Rosa, Nuno; Correia, Maria José; Barros, Marlene; Oliveira, José LuísThe human oral cavity is a complex ecosystem where multiple interactions occur and whose comprehension is critical to understand several disease mechanisms. In order to comprehend the composition of the oral cavity at a molecular level, it is needed to compile and integrate the biological information resulting from specific techniques, especially from proteomic studies of saliva. The objective for this work was to compile and curate a specific group of proteins related to the oral cavity, providing a tool to conduct further studies over the salivary proteome. Despite previous efforts to identify the protein components of saliva in healthy individuals and in several oral and systemic disorders, a resource compiling and reviewing all of these proteins is still lacking. In this paper we present a platform that integrates in a single endpoint all available information for proteins associated with the oral cavity. The proposed tool allows researchers in the biomedical sciences to explore organisms, proteins and diseases, constituting a unique tool to analyse meaningful interactions for oral health.
- Prevalência de depressão em adolescentes do distrito de ViseuPublication . Amaral, Odete; Pereira, Carlos; Veiga, NélioIntrodução: A depressão em adolescentes é uma perturbação frequente e está associada a factores sócio-demográficos e estilos de vida, podendo provocar incapacidade no desempenho individual, familiar, escolar e social. O objectivo deste estudo foi determinar a prevalência de depressão em adolescentes do distrito de Viseu e identificar factores de risco para a depressão. Participantes e métodos: Realizámos um estudo transversal, onde avaliámos os alunos do 7º-12º ano com idades compreendidas entre os 12-18 anos, de 26 escolas públicas do terceiro ciclo e secundário do distrito de Viseu. Os dados foram recolhidos através de um questionário auto-aplicado. Excluímos os questionários sem informação para o sexo e para a idade. A amostra final ficou constituída por 7434 adolescentes (54,7% do sexo feminino). A sintomatologia depressiva foi avaliada com recurso ao Inventário de Depressão de Beck (BDI-II) – versão para adolescentes e considerámos o cut-off point 13. O excesso de peso e obesidade foram avaliados utilizando o índice de massa corporal (IMC) calculado pela razão entre o peso em quilogramas e o quadrado da altura, em metros, auto-declarados (Kg/m2), de acordo com tabelas de Cole et al. As prevalências foram expressas em percentagens com os respectivos intervalos de confiança a 95% (IC95%). Resultados: A prevalência de depressão foi de 20,6%. A sintomatologia depressiva está associada com o sexo (feminino 25,9%, masculino 14,2%, p<0,01), idade (≤14 anos 17,6%, >14 anos 22,9%, p<0,01), área de residência (rural 21,7%, urbano 18,4%, p<0,01), absentismo escolar (25,6%, 17,7%, p<0,01), tabagismo (26,4%, 15,6%, p<0,01), consumo de café (24,9%, 17,4%, p<0,01), consumo de álcool (24,6%, 17,5%, p<0,01), prática de desporto (18,7%, 22,8%, p<0,01) e com o excesso de peso/obesidade (IMC≥25,0Kg/m2 24,7%, IMC<25,0Kg/m2 19,5%, p<0,01). Conclusão: A depressão em adolescentes é uma condição frequente, associada a variáveis sócio-demográficas e aos estilos de vida.
- Computational approach to predict inter-species oral protein-protein interactionsPublication . Coelho, Edgar D.; Arrais, Joel P.; Matos, Sérgio; Rosa, Nuno; Correia, Maria José; Barros, Marlene; Oliveira, José Luís
- O balneário público “um importante recurso comunitário na cidade de Lisboa”Publication . Figueiredo, Amélia; Santos, Alexandra; Lourenço, Margarida; Vidal, TeresaIntrodução: Segundo o PNS 2011-2016 um dos eixos estratégicos para o Sistema de Saúde centra-se na promoção da “Cidadania para uma cultura de saúde e bem-estar, de realização dos projetos de vida pessoais, familiares e das comunidades” (DGS, 2012, p.2). Dando resposta à missão da UCP, no âmbito dos projetos comunitários, e entendendo o banho como atividade de dignificação humana onde os enfermeiros são os atores de proximidade com o corpo da pessoa vulnerável, surge este projeto com o objetivo de contribuir para a promoção de saúde dos utilizadores de um Balneário Público de Lisboa. Metodologia: Como estratégia central optamos por um estudo de caso sobre aqueles utilizadores sustentado numa pesquisa documental em arquivos históricos Municipais. Completa-se a recolha de dados com recurso à entrevista exploratória a atores de relevo na problemática em estudo. Resultados e Discussão: O balneário Público continua a ser um recurso de vital importân¬cia na atualidade. O banho é uma necessidade humana básica da maior importância para o bem-estar da pessoa, na relação consigo e com os outros (Ribeiro; Costa, 2012). Conclusão: Este espaço municipal carece da implementação de estratégias de intervenção comunitária, partindo de recursos endógenos, envolvendo outros atores, nomeadamente Enfermeiros com vista à promoção da saúde.
- A Radboud Faces Database como ferramenta para o estudo do reconhecimento de emoções - uma investigação em PortugalPublication . Dores, A. R.; Barbosa, F.; Marques, A.; Queirós, C.; Oliveira, M. Q.; Pedroso, J. P.; Castro-Caldas, A.; Carvalho, I. P.Este trabalho tem como objectivo a apresentação de dados normativos do reconhecimento de sete expressões faciais com conteúdo emocional, e uma neutra, de modelos caucasianos adultos, da Radboud Faces Database (Langner et al., 2010). Foram apresentadas 312 faces de 39 atores de ambos os sexos a 1174 estudantes (média de idades = 20.2 anos) de cursos de Tecnologias da Saúde e de Psicologia da ESTSP-IPP e da FPCEUP, numa tarefa de reconhecimento emocional. O acordo médio entre as expressões emocionais apresentadas e as emoções reconhecidas foi de 82% (DP = 10.2). Não se verificou a distinção no reconhecimento emocional em função do sexo do modelo para as emoções no geral, embora algumas expressões emocionais tenham sido melhor reconhecidas em modelos de um sexo do que do outro. O reconhecimento emocional elevado, semelhante ao do estudo original, indica que a RaFD é uma ferramenta adequada para o estudo do reconhecimento de emoções em investigação portuguesa.
- Cidadania e construção cívica dos jovens - um processo de capacitaçãoPublication . Figueiredo, Amélia Simões; Rabiais, Isabel; Deodato, SérgioConsiderando que o principal objetivo da educação para a cidadania é proporcionar a aquisição de competências para a inserção responsável dos jovens, a qual pode assumir a forma de desenvolvimento de projetos em parceria no quadro da relação entre a escola e a comunidade, surge o projeto “Capacitar para salvar”. Este projeto inscreve-se na missão da Universidade Católica Portuguesa de “produzir e partilhar conhecimento crítico, inovador e socialmente relevante, ao serviço do desenvolvimento integral da pessoa e do bem comum”, visando dotar os estudantes do ensino secundário de competências de suporte básico de vida. Deste trabalho, resultou o presente estudo, que tem como objetivos: caracterizar os atores envolvidos no projeto; divulgar os indicadores de avaliação de processo do mesmo e avaliar a importância da formação de jovens adultos na promoção de valores impulsionadores de comportamentos responsáveis, autónomos e solidários. Trata-se um estudo de abordagem quali-quantitativo, com recurso à análise de conteúdo e ao tratamento estatístico dos dados, resultantes da aplicação de questionários a estudantes, numa amostra de 8 escolas. Os resultados apontam uma intencionalidade da ação futura dos estudantes, movida pela racionalidade de procedimentos ensinados, instruídos e treinados. O sentido da ação sugere um processo de construção que lhe permite assumir-se como pessoa e encontrar sentido para a vida. As conclusões apontam para a capacitação dos atores, numa perspetiva de cidadania e saúde que sugerem a construção de uma identidade e o desenvolvimento de uma consciência cívica visada, enquanto conceitos evolutivos em sociedade.
- Atas do IX Encontro Luso Brasileiro de EnfermagemPublication . Vieira, Margarida; Araújo, Beatriz; Fernandes, Aida; Festas, ConstançaOs Encontros Luso-Brasileiros de Enfermagem, centrados na Humanização e Cuidados de Enfermagem, tiveram o seu início em 2005, no âmbito do protocolo entre o Centro Universitário de São Camilo e a Escola Superior de Enfermagem, posteriormente integrada na Universidade Católica Portuguesa. Estes encontros mantêm-se com o objetivo de partilhar e divulgar investigações concluídas e em curso, proporcionar oportunidades para discussão e reflexão sobre questões atuais e promover a translação do conhecimento. Desafios e Tendências da Enfermagem para o 3º Milénio Destinado prioritariamente a docentes e estudantes de Portugal e do Brasil, os Encontros Luso-Brasileiros de Enfermagem estão abertos à participação de investigadores provenientes de instituições de ensino e instituições de saúde que queiram dar o seu contributo para os objetivos mencionados. Realizados alternadamente entre Portugal (Porto) e Brasil (São Paulo), o IX decorreu nas instalações do Centro Regional do Porto, da Universidade Católica Portuguesa, acolhido pelo Instituto de Ciências da Saúde. A Humanização dos serviços de saúde e dos cuidados de enfermagem tem sido o tema transversal nestes encontros. Analisado e discutido de forma profunda e abrangente, o tema tem-se metamorfoseado, mostrando ser a atenção à Espiritualidade o elemento humanizador mais poderoso dos cuidados em saúde. No IX Encontro a Humanização foi refletida face aos “Desafios e tendências da Enfermagem para o 3º milénio”, organizando-se em torno de cinco eixos temáticos: comunicação em saúde, doença crónica, ambiente e sustentabilidade, humanização e espiritualidade e terapias complementares. Esperamos que as discussões e reflexões resultantes dos trabalhos apresentados em painéis, mesas redondas e pósteres contribuam para cuidados humanizados e de qualidade ao doente e família.
- O balneário público de Alcântara: um recurso comunitário no âmbito da saúde mentalPublication . Seabra, Paulo; Lourenço, Margarida; Garcia, Lurdes Medeiros; Vidal, Teresa Rasquillho; Santos, Alexandra SarreiraIntrodução: A Saúde Mental é uma prioridade de Saúde Pública, tal como consta do Plano Nacional de Saúde Mental 2007-2016. Objetivo: Promover contextos favoráveis à saúde ao longo do ciclo de vida (1). Sobre os determinantes em saúde, o plano refere que a autoperceção do estado de saúde constitui um indicador de mortalidade e morbilidade. Alerta também para a desigualdade em saúde, relacionada com condições sociais, educacionais e acesso aos cuidados, mais emergentes em populações mais vulneráveis. O protocolo entre a Universidade Católica Portuguesa (UCP) e a Junta de Freguesia de Alcântara constitui uma oportunidade para capacitar os utilizadores do Balneário Público de Alcântara (BPA) para melhor gerirem os seus processos de saúde/doença, para a tomada de decisão em relação à sua saúde, bem como dinamizar o trabalho em rede entre recursos comunitários de saúde mental, enquanto suportes sociais e de saúde. Objetivos: Fazer o diagnóstico da situação de saúde mental dos utilizadores. Método: Estudo descritivo que decorreu entre 15 e 28 de Julho de 2014, através da aplicação de um formulário, constituído por questões de caraterização demográfica e dados de saúde, incluindo saúde mental. A amostragem foi convencional. O estudo recebeu parecer positivo da Comissão de Ética da ARSLVT. Os dados forma tratados em SPSS versão 17,0. Resultados: Amostra constituída por 145 participantes. A maioria (60%) vive só; 24,8% refere ter uma doença mental, embora se verifique que apenas 6,9% tenham ido ao Psiquiatra / unidade de saúde de toxicodependência no último ano. Dos 36 participantes com doença mental, verificamos que: a maioria 69,4% é do género masculino; a percentagem é superior nos participantes divorciados (30%) e nos separados (28,6%); superior na faixa etária dos 42-49 anos (33,3%) e Introdução: A Saúde Mental é uma prioridade de Saúde Pública, tal como consta do Plano Nacional de Saúde Mental 2007-2016. Objetivo: Promover contextos favoráveis à saúde ao longo do ciclo de vida (1). Sobre os determinantes em saúde, o plano refere que a autoperceção do estado de saúde constitui um indicador de mortalidade e morbilidade. Alerta também para a desigualdade em saúde, relacionada com condições sociais, educacionais e acesso aos cuidados, mais emergentes em populações mais vulneráveis. O protocolo entre a Universidade Católica Portuguesa (UCP) e a Junta de Freguesia de Alcântara constitui uma oportunidade para capacitar os utilizadores do Balneário Público de Alcântara (BPA) para melhor gerirem os seus processos de saúde/doença, para a tomada de decisão em relação à sua saúde, bem como dinamizar o trabalho em rede entre recursos comunitários de saúde mental, enquanto suportes sociais e de saúde. Objetivos: Fazer o diagnóstico da situação de saúde mental dos utilizadores. Método: Estudo descritivo que decorreu entre 15 e 28 de Julho de 2014, através da aplicação de um formulário, constituído por questões de caraterização demográfica e dados de saúde, incluindo saúde mental. A amostragem foi convencional. O estudo recebeu parecer positivo da Comissão de Ética da ARSLVT. Os dados forma tratados em SPSS versão 17,0. Resultados: Amostra constituída por 145 participantes. A maioria (60%) vive só; 24,8% refere ter uma doença mental, embora se verifique que apenas 6,9% tenham ido ao Psiquiatra / unidade de saúde de toxicodependência no último ano. Dos 36 participantes com doença mental, verificamos que: a maioria 69,4% é do género masculino; a percentagem é superior nos participantes divorciados (30%) e nos separados (28,6%); superior na faixa etária dos 42-49 anos (33,3%) e