Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Cidadania e construção cívica dos jovens - um processo de capacitação

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ATAS_FINAl_604_613.pdf761.65 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Considerando que o principal objetivo da educação para a cidadania é proporcionar a aquisição de competências para a inserção responsável dos jovens, a qual pode assumir a forma de desenvolvimento de projetos em parceria no quadro da relação entre a escola e a comunidade, surge o projeto “Capacitar para salvar”. Este projeto inscreve-se na missão da Universidade Católica Portuguesa de “produzir e partilhar conhecimento crítico, inovador e socialmente relevante, ao serviço do desenvolvimento integral da pessoa e do bem comum”, visando dotar os estudantes do ensino secundário de competências de suporte básico de vida. Deste trabalho, resultou o presente estudo, que tem como objetivos: caracterizar os atores envolvidos no projeto; divulgar os indicadores de avaliação de processo do mesmo e avaliar a importância da formação de jovens adultos na promoção de valores impulsionadores de comportamentos responsáveis, autónomos e solidários. Trata-se um estudo de abordagem quali-quantitativo, com recurso à análise de conteúdo e ao tratamento estatístico dos dados, resultantes da aplicação de questionários a estudantes, numa amostra de 8 escolas. Os resultados apontam uma intencionalidade da ação futura dos estudantes, movida pela racionalidade de procedimentos ensinados, instruídos e treinados. O sentido da ação sugere um processo de construção que lhe permite assumir-se como pessoa e encontrar sentido para a vida. As conclusões apontam para a capacitação dos atores, numa perspetiva de cidadania e saúde que sugerem a construção de uma identidade e o desenvolvimento de uma consciência cívica visada, enquanto conceitos evolutivos em sociedade.

Description

Keywords

Capacitar Cidadania e formação

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade de Lisboa

CC License