Browsing by Issue Date, starting with "2012-06"
Now showing 1 - 10 of 89
Results Per Page
Sort Options
- O aluno de química como co-autor de Recursos Educativos Digitais: no palco e espectador de si mesmoPublication . Castro, Cornélia; Andrade, AntónioA transformação das escolas portuguesas em ambientes ricos em tecnologia, tornando os computadores uma janela para trazer o mundo para a escola, veio criar condições para a reconceptualização da atividade do professor confrontado agora com o imperativo de transformar o seu modo de ensinar e envolver os alunos em formas de aprender baseadas numa lógica de trabalho colaborativo e de partilha. Pretendeu-se estabelecer interações dinâmicas alunos-conteúdos-professor de forma a ultrapassar a previamente diagnosticada falta de motivação e empenho dos alunos para o estudo de química. Com esse propósito, desenhou-se uma estratégia de trabalho em sala de aula cujo núcleo consistiu na criação de recursos educativos digitais pelos alunos recorrendo à tecnologia disponível e às ferramentas da web 2.0. Os alunos constituíram-se como co-autores do conhecimento a adquirir e estipulado no programa oficial da disciplina de química do 12.º ano, tendo, ao mesmo tempo desenvolvido as suas competências digitais, de uma forma supervisionada.
- Avaliação da eficácia de um programa de treino cognitivo com a consola WII tm Nintendo tm em pessoas com doença de Alzheimer : estudo de caso múltiploPublication . Cardoso, Catarina Oliveira; Campos, Luísa; Palha, FilipaAo longo dos últimos anos a dimensão que a Demência de Alzheimer tem a nível económico e social, levou ao desenvolvimento e estudo da eficácia de diferentes tipos de intervenção, tanto farmacológicos como neuropsicológicos, entre os quais se encontra o Treino Cognitivo com a consola wiiTM da NintendoTM. (Calvo, Contador, Pérez, Ramos, & Santorum, 2011) Este estudo de caso múltiplo teve como principal objectivo avaliar a eficácia de um programa de Treino Cognitivo com a consola wiiTM da NintendoTM no desempenho cognitivo em quatro doentes com o diagnóstico provável de Demência Tipo Alzheimer. Os resultados, à semelhança de outras investigações similares, demonstraram que este programa de estimulação cognitiva foi eficaz na preservação dos domínios cognitivos e atraso do declínio cognitivo. Também se procurou compreender o impacto da intervenção na qualidade de vida dos participantes, no entanto, os resultados foram inconclusivos. Terminamos com uma breve reflexão sobre as principais conclusões e limitações do estudo, bem como, com sugestões para investigações futuras.
- Relatório de estágioPublication . Ferreira, Elvira Manuela Nogueira; Fernandes, AidaO presente trabalho descreve as actividades realizadas durante o estágio curricular do Mestrado em Enfermagem, com especialização em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica. Este documento pretende ser a expressão das vivências enriquecedoras, dos conhecimentos e competências adquiridas, que permitiram o desenvolvimento de intervenções fundamentadas, adequadas e oportunas como futura enfermeira especialista em Saúde Mental e Psiquiatria e, Mestre em Enfermagem. Ao longo do relatório realiza-se uma abordagem aos objectivos dos dois módulos de estágio, bem como a descrição dos locais onde decorreram. Posteriormente, descreve-se de uma forma crítico- reflexiva as actividades realizadas para consecução dos objectivos, aos quatro níveis de prevenção primária, secundária, terciária e quaternária, bem como as competências adquiridas neste percurso e sugestões
- Prevalência de depressão em adolescentes do distrito de ViseuPublication . Amaral, Odete; Pereira, Carlos; Veiga, NélioIntrodução: A depressão em adolescentes é uma perturbação frequente e está associada a factores sócio-demográficos e estilos de vida, podendo provocar incapacidade no desempenho individual, familiar, escolar e social. O objectivo deste estudo foi determinar a prevalência de depressão em adolescentes do distrito de Viseu e identificar factores de risco para a depressão. Participantes e métodos: Realizámos um estudo transversal, onde avaliámos os alunos do 7º-12º ano com idades compreendidas entre os 12-18 anos, de 26 escolas públicas do terceiro ciclo e secundário do distrito de Viseu. Os dados foram recolhidos através de um questionário auto-aplicado. Excluímos os questionários sem informação para o sexo e para a idade. A amostra final ficou constituída por 7434 adolescentes (54,7% do sexo feminino). A sintomatologia depressiva foi avaliada com recurso ao Inventário de Depressão de Beck (BDI-II) – versão para adolescentes e considerámos o cut-off point 13. O excesso de peso e obesidade foram avaliados utilizando o índice de massa corporal (IMC) calculado pela razão entre o peso em quilogramas e o quadrado da altura, em metros, auto-declarados (Kg/m2), de acordo com tabelas de Cole et al. As prevalências foram expressas em percentagens com os respectivos intervalos de confiança a 95% (IC95%). Resultados: A prevalência de depressão foi de 20,6%. A sintomatologia depressiva está associada com o sexo (feminino 25,9%, masculino 14,2%, p<0,01), idade (≤14 anos 17,6%, >14 anos 22,9%, p<0,01), área de residência (rural 21,7%, urbano 18,4%, p<0,01), absentismo escolar (25,6%, 17,7%, p<0,01), tabagismo (26,4%, 15,6%, p<0,01), consumo de café (24,9%, 17,4%, p<0,01), consumo de álcool (24,6%, 17,5%, p<0,01), prática de desporto (18,7%, 22,8%, p<0,01) e com o excesso de peso/obesidade (IMC≥25,0Kg/m2 24,7%, IMC<25,0Kg/m2 19,5%, p<0,01). Conclusão: A depressão em adolescentes é uma condição frequente, associada a variáveis sócio-demográficas e aos estilos de vida.
- Contributos da universidade para a promoção do potencial empreendedor dos estudantesPublication . Cabral, Maria Leonor Pereira Coutinho Ferreira; Fonseca, António; Trigo, Luísa RibeiroO empreendedorismo é, atualmente, considerado um fenómeno determinante no desenvolvimento da economia de um país. Ao longo dos anos, foram várias as teorias psicológicas que se centraram na investigação das caraterísticas que estão na base de um empreendedor de sucesso. É inegável o impacto que o empreendedorismo tem nos locais de ensino sendo este um contexto propício ao desenvolvimento do espírito empreendedor. O presente estudo teve como três objetivos: caraterizar o potencial empreendedor dos estudantes, tendo em conta diferentes áreas de ensino, caraterizar o grau de participação e perceção de aproveitamento dos estudantes às atividades propostas pela Universidade e a análise da relação do potencial empreendedor com as seguintes variáveis académicas: área de ensino, atividades de ensino e atividades de extensão universitária. A recolha de dados foi realizada junto de 333 alunos do 3º ano de uma universidade do Grande Porto. Os instrumentos utilizados foram o IAPE - Inventário de Avaliação do Potencial Empreendedor (Santos, Caetano & Curral, 2010) e uma Lista de Atividades propostas pela universidade que visam a promoção do potencial empreendedor. Os principais resultados sugerem que se verificam diferenças significativas no potencial empreendedor dos estudantes de diferentes áreas de ensino. Por outro lado, foram encontradas diferenças significativas entre a participação e perceção de aproveitamento em atividades de ensino e extensão universitária, embora tenha sido verificada uma baixa taxa de participação nas ditas atividades. No final do artigo, são discutidas as implicações deste estudo e apontadas sugestões para investigação futuras.
- Condições de trabalho e de saúde em situação de autoempregoPublication . Guedes, Teresa Borges Taveira de Sousa; Cunha, LilianaOs discursos sociais e políticos parecem incentivar hoje, mais do que outrora a criação do próprio emprego, com o intuito de contrariar as adversidades de um mercado de trabalho instável. Com o aumento das situações de autoemprego, tornou-se pertinente compreender quais os fatores determinantes na opção por uma atividade por conta-própria e qual o impacto das situações de emprego na saúde dos trabalhadores. Para esse efeito, foi realizado um estudo qualitativo, com base em entrevistas e no Inquérito de Saúde e Trabalho [INSAT] (2010) e pedida a colaboração de dois participantes que saíram de uma situação de emprego assalariado, na mesma empresa, e que atualmente se encontram autoempregados. Foi, ainda, realizada uma entrevista com a Diretora de recursos humanos da empresa onde ambos os participantes trabalharam. A análise dos dados permitiu perceber que as opções subjacentes à decisão de criação do próprio emprego prendem-se com a expectativa de uma vida melhor, não tanto a nível financeiro, mas sim pela autonomia e pela possibilidade de gerirem não só todo o negócio como o horário de trabalho. Todavia, esta situação de emprego comporta também custos não negligenciáveis para a saúde, associados ao aumento de responsabilidades e a uma entrega “sem limites” ao negócio, que nem sempre são equacionados na reflexão sobre oportunidades / constrangimentos desta situação de emprego.
- Relatório de estágioPublication . Oliveira, Maria João Rodrigues de; Charepe, ZaidaA realização do presente Relatório de Estágio surge no âmbito curricular do Curso de Mestrado em Enfermagem na Área da Especialização de Saúde Infantil e Pediátrica do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa e pretende apresentar o percurso desenvolvido na Unidade Curricular Estágio com vista ao desenvolvimento de competências para a assistência de enfermagem especializada à criança e família. A finalidade deste relatório consiste em descrever, analisar e refletir sobre todo o percurso de formação, apresentando os objetivos, as atividades e competências específicas adquiridas, permitindo a certificação para uma prática de enfermagem especializada na área de enfermagem de saúde da criança e do jovem. Este trajeto curricular integra três Módulos de Estágio: Módulo I, realizado no Centro de Saúde de Alenquer; Módulo II ao qual obtive creditação e o Módulo III, realizado na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais e no Serviço de Urgência Pediátrica do Hospital de Santa Maria. A área temática desenvolvida durante os três módulos de estágio foi a parceria nos cuidados, baseada nos quatro conceitos em que o modelo assenta: envolvimento, participação, capacitação e negociação. O objetivo transversal à Unidade Curricular Estágio consiste em Desenvolver competências científicas, técnicas e relacionais na prestação de cuidados à criança/família, com vista à promoção da parceria nos cuidados. Assim, para que o objetivo fosse alcançado foram realizadas diversas atividades inerentes a cada módulo de estágio. No estágio do Módulo I foram realizadas duas sessões de educação para a saúde dirigidas aos pais. No que diz respeito à equipa de enfermagem foi realizada a exposição da temática Parceria nos Cuidados, através de uma ação de formação. A criação da “Salinha do Aconchego” foi outra das atividades desenvolvidas neste módulo. No estágio do Módulo III, realizado na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais, foi elaborado um Programa de Formação. Este programa foi apresentado à equipa de enfermagem em ação de formação e foi também realizada uma sessão de educação para a saúde dirigida aos pais dos recém-nascidos internados na Unidade. Quanto ao estágio do Módulo III, que decorreu no Serviço de Urgência Pediátrica, foi realizado um vídeo que aborda oito temáticas e elaborados panfletos informativos, indo de encontro às necessidades demonstradas pelos pais. Ao longo do percurso de estágio, desenvolveram-se objectivos e realizaram-se actividades que pretendem destacar a importância do Modelo de Parceria nos Cuidados e dos Cuidados Centrados na Família, no âmbito da prestação de cuidados pelo Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde da Criança e do Jovem. Realizaram-se intervenções abrangendo as diversas faixas etárias da infância, sem esquecer o envolvimento, a participação, a capacitação e a negociação da criança/família, com o objectivo primordial de promover a Parceria nos Cuidados.
- Relatório de estágioPublication . Fernandes, Milene José Meira; Branco, Francisco José NunesO presente relatório reporta-se ao projeto de estágio desenvolvido no âmbito da Comissão Social de Freguesia da Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica tendo em vista contribuir para a estruturação de um observatório social do envelhecimento e solidão que afeta a população idosa. A atividade do estágio estruturou-se em dois eixos essenciais. Num primeiro plano procedeu-se à primeira fase de construção de uma base de dados da população idosa da freguesia, tendo sido, por razões de operacionalização, delimitado o seu âmbito à paróquia de São Domingos de Benfica. Numa segunda dimensão procedeu-se ao acompanhamento e observação da situação de idosos atendimentos em diferentes serviços e valências do Centro Paroquial de São Domingos de Benfica. Os procedimentos de estudo e intervenção utilizados consistiram essencialmente na recolha de informação estatística, cruzamento de dados de atividade dos serviços de apoio à população idosa, bem como a observação-participante das atividades e serviços prestados à população idosa. Não tendo sido possível no âmbito do estágio um conhecimento vasto sobre a problemática do isolamento e solidão da população, os principais resultados alcançados reportam-se à constituição da base de dados da população idosa da Freguesia de São Domingos de Benfica, à caracterização preliminar e ao aprofundamento das necessidades e contextos da população idosa da paróquia.
- Relatório de estágioPublication . Loureiro, Lurdes Filipa Crisóstomo Santos; Charepe, ZaidaO presente relatório encontra-se inserido no Curso de Mestrado em Enfermagem na área de Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. Este visa refletir sobre o percurso realizado nos diferentes módulos de estágio, ao nível de aquisição e desenvolvimento de competências profissionais como futura Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde da Criança e do Jovem. O tema transversal a este percurso é a “Promoção de Hábitos de Sono Saudáveis na Criança”. O sono adequado é importante tanto nas crianças saudáveis, como em situações de doença aguda ou crónica, quer pelos mecanismos orgânicos que lhe são inerentes, quer ao nível da recuperação física e do sistema imunitário, que são fundamentais ao pleno desenvolvimento da criança. O objetivo geral é “Desenvolver competências como Enfermeira Especialista de Saúde da Criança e do Jovem no âmbito da Promoção de Hábitos Sono Saudáveis na Criança”. O Módulo I – Saúde Infantil decorreu no Centro de Saúde do Lumiar, as atividades desenvolvidas foram de encontro à Promoção de Hábitos de Sono na criança dos 0-5 anos. O Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde da Criança e do Jovem tem o dever de promover o mais elevado estado de saúde possível e prestar cuidados à criança e família, proporcionando uma educação para a saúde. Ao nível do módulo III, neonatologia e serviço de urgência, considerou-se fundamental a introdução da temática conforto, criando estratégias que conduzem ao conforto da criança durante a hospitalização, contribuindo para uma melhoria da qualidade de sono. Nos diferentes locais de estágio, desenvolveram-se actividades e instrumentos que pretendem contribuir para a melhoria da prestação de cuidados, fomentando o desenvolvimento pessoal e profissional da equipa multidisciplinar. Neste enquadramento realçou-se a pertinência de abordar a Teoria do Conforto de Katharine Kolcaba, que considera o conforto como um resultado positivo e holístico importante para medir a eficácia das estratégias implementadas ao nível da prestação de cuidados de enfermagem. Sendo este o referencial teórico adotado neste trabalho. O Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde da Criança e do Jovem tem um papel de destaque na implementação de cuidados de qualidade, quer pelo conhecimento aprofundado que detém na área de especialização, como pelas competências específicas adquiridas que lhe permitem estar desperto para a abrangência dos cuidados de qualidade. Assistir a criança/Jovem e família na maximização da sua saúde e o cuidar em situações de especial complexidade em situações de doença aguda ou crónica, foram competências aprofundadas ou adquiridas ao longo deste trajeto.
- O caminho da aprendizagem : relatório de estágioPublication . Pinto, Joana Manuela B. Vieira; Festas, ConstançaEste relatório surge pela necessidade de relatar a experiência pela qual passei no decorrer deste percurso de formação como Enfermeira Especialista em Saúde Infantil e Pediatria. Tem como objectivo dar a conhecer as competências que me foram propostas desenvolver, as actividades que implementei para lhes dar resposta e também o exercício reflexivo inerente a essas mesmas actividades. Os estágios decorreram de Abril de 2009 a Janeiro de 2010 e tiveram lugar no Serviço de Pediatria do Hospital Pedro Hispano e nos Serviços de Neonatologia e de Urgência Pediátrica do Hospital São João. Apenas efectuei dois módulos de estágio uma vez que obtive creditação a um módulo de estágio por trabalhar como enfermeira nos cuidados de saúde primários há seis anos. Tendo percorrido este percurso, sinto que adquiri uma nova capacidade de prestar cuidados de enfermagem às crianças e às suas famílias e simultaneamente desenvolvi uma nova perspectiva daquilo que são os cuidados prestados a esta díade. Possuo agora novas competências que me permitiram um maior desenvolvimento pessoal e profissional e que futuramente me irão ajudar neste meu percurso como enfermeira especialista.