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Abstract(s)
O interesse pelo ensino/aprendizagem, com enfoque particular no estudante, é parte integrante da nossa trajectória profissional e funciona como estímulo para continuar a aperfeiçoar o conhecimento nesta área. Esta reflexão surge de um processo de investigação que nos encontramos a desenvolver, mas também (e sobretudo) de questões que frequentemente colocamos a nós próprios e permitem estabelecer a analogia existente entre duas dimensões – saúde e educação - que se caracterizam por relações de estreita interdependência e nos têm levado a investir na articulação entre teoria e prática por considerarmos esta área um desafio à educação em enfermagem no séc. XXI. A educação em enfermagem não se deve confinar ao processo técnico e científico, mas também sublinhar o desenvolvimento pessoal do estudante pelo papel gerador que tem em todas as competências, nomeadamente as de natureza relacional. Não podemos separar dimensões cognitivas, afectivas, sociais e emocionais se pretendemos desocultar os factores que estão na base do desenvolvimento da aprendizagem do cuidar em enfermagem. Para aprender a cuidar, consideramos imprescindível não só poder e querer fazê-lo, mas também ser capaz de usar o conhecimento e as competências que permitam unir a forma ao conteúdo, a quantidade à qualidade e a razão à sensibilidade emocional.
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Keywords
Cuidar Enfermagem Emoções Competências
Pedagogical Context
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Corrente Dinâmica