FFCS - Livros e Partes de Livros / Books and Books Parts
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FFCS - Livros e Partes de Livros / Books and Books Parts by Title
Now showing 1 - 10 of 13
Results Per Page
Sort Options
- Amato Lusitano, leitor da OdisseiaPublication . Martins Melo, António Maria
- André de Resende e o 'De Antiquitatibus Lusitaniae'Publication . Martins Melo, António MariaOs 'exempla' ocupam um lugar de relevo na historiografia renascentista, aparecendo na obra de humanistas castelhanos, italianos ou portugueses, como é o caso de André de Resende. O seu 'De Antiquitatibus Lusitaniae' constitui uma espécie de manual de Lusitanidade. Por isso, com naturalidade recorreu o autor eborense a antigos 'exempla' de valor, orgulho e patriotismo de distintos personagens lusitanos, como Viriato, havendo lugar ainda a numerosas citações a partir de Valério Máximo.
- Os Celtas nas fontes clássicasPublication . Martins Melo, António Maria
- Cursus Philosophiae MoralisPublication . Silva, Lúcio Craveiro da; Melo, António Maria Martins; Melo, António Maria Martins; Gama, Manuel
- Homero e Virgílio, um agon memorável na Poética de J. C. Escalígero: palavras introdutóriasPublication . Melo, António Maria MartinsDepois de ter tratado da teorização poética, Escalígero vai dedicar os dois livros seguintes (V e VI) à formação do poeta segundo aqueles preceitos. Deste modo, o crítico franco-italiano vai trazendo à colação passos variados de distintos autores da Antiguidade Clássica, segundo o processo tradicional da gramática antiga e da formação retórica, que se baseava na leitura de autores canónicos. Um caminho que havia de privilegiar o género épico. A estrutura do Livro V, como se verá, tem como objectivo demonstrar a superioridade da literatura latina e da sua língua, o que servia perfeitamente os interesses de J. C. Escalígero. Se, por um lado, ele defendia o uso do latim em detrimento do vulgar, por outro, a língua latina podia ser um factor importante para a unidade política de Itália. Para além disso, o humanista pretendia impulsionar uma sociedade aristocrática cortesã, um modelo que podia colher, de forma excelente, na Eneida. E assim, num poeta se concentravam todos os seus interesses: escritor exímio da língua latina, poeta superior aos maiores da literatura grega e ímpar entre os autores coevos, Virgílio é um poeta divinus, o modelo por excelência, como se anuncia logo no capítulo segundo deste livro.
- Janela de aromas: excertos do 'Index' de Amato LusitanoPublication . Melo, António Maria Martins
- A matriz cristã europeiaPublication . Martins Melo, António Maria
- A presença das Amazonas na Poética de EscalígeroPublication . Martins Melo, António MariaEscalígero é um humanista italiano, que escreveu quase toda a sua obra em França; entre os seus tratados, encontram-se os Poetices libri septem, obra póstuma, editada em 1561. Dedicado a seu filho Sílvio, este tratado tem sobretudo objectivos pedagógicos e visa a formação de um jovem jurista, a quem não pode ser alheia a dimensão ética que nos encaminha para a beatitude ou acção perfeita, o que se alcança a partir do estudo dos princípios da filosofia. Para tal desiderato, muito concorre o conhecimento da história e a leitura dos poetas. É neste contexto que Escalígero vai tratar do tema das Amazonas no Capítulo XIV do Livro V, da sua Poética, elegendo passagens de Claudiano, Sílio, Estácio e Virgílio.
- A 'res politica' na tragicomédia 'Iosephus' do Pe. Luís da Cruz, S. J.Publication . Martins Melo, António Maria
- O tema do fratricídio no humanismo renascentista portuguêsPublication . Martins Melo, António Maria