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- Ciência e ética em PortugalPublication . Carvalho, Mónica; Morais, Diogo; Magalhães, Susana; Carvalho, Ana Sofia; Teixeira, Luis Miguel LopesO objectivo é apresentar o projecto "Ciência e ética em Portugal" que tem por finalidade promover a discussão sobre o desenvolvimento a dual da área da Ciência da Saúde junto da Sociedade, através das implicações éticas. Para este fim estão a ser produzidos documentários para a TV sobre ciência e questões bioéticas relacionadas. Cada documentário deve conter: informações científicas consideradas fundamentais para o entendimento dos temas; o actual cenário das investigações na área em Portugal; entrevistas a profissionais portugueses da área; Legislações vigentes ou ainda em discussão; discussões acerca dos aspectos éticos relacionados que também podem envolver entrevistas a bioeticistas. O projecto é uma iniciativa do Instituto de Bioética e do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes - CITAR que têm desenvolvido actividades e projectos que visam o entendimento e a divulgação da ciência a partir das suas implicações éticas. Particularmente no contexto das actividades de educação do IB, tem-se observado que as questões bioéticas parecem chamar significativamente a atenção das pessoas para determinados factos científicos. A partir desta experiência, supõe-se que a Bioética, ao confrontar os cidadãos com as consequências da ciência, poderia desenvolver as competências dos diversos públicos para a deliberação acerca das questões científicas. Como afirma Sheila Jasanoff 12005, 188), a bioética tornou-se um instrumento poderoso no planeamento das políticas em biotecnologia. Nesse sentido, parece relevante que os média, ao veicularem muitos dos temas científicos actuais, também sejam capazes de proporcionar a discussão destes temas a partir do ponto de vista ético, de modo a promover a reflexão e não apenas informar acerca dos factos científicos. Esta reflexão, aliás, parece de crucial importância para os cidadãos, estejam eles directa ou indirectamente envolvidos nos processos decisórios em torno das biotecnologias, actualmente em curso na nossa sociedade. Os temas dos documentários devem ser os mais actuais e que mais directamente podem implicar em processos de deliberação no meio político e entre os cidadãos, tais como: Procriação Medicamente Assistida, Investigação em Células Estaminais, Diagnóstico Genético de Pré-Implantação e Clonagem. Destaca-se que já foi realizado um documentário sobre a Procriação Medicamente Assistida em Portugal com o título "O desejo de ter um filho: a PMA em Portugal". Actualmente está em fase de produção o segundo documentário, sobre Células Estaminais.
- Literatur als Wertekompass und EcholotPublication . Hanenberg, Peter
- A relevância do testemunho da criança vítima de abuso sexualPublication . Martins, Inês Zeferina Dias; Tavares, Sandra
- Empowering to savePublication . Rabiais, Isabel; Figueiredo, Amélia Simões; Deodato, SérgioIntroduction: The 2012-2016 National Health Plan emphasizes the importance of gains in health “through the alignment around common goals, the integration of sustained efforts from all sectors of society, and the implementation of strategies focused on citizenship, on equality and access, on quality and on healthy policies”. Based on the Universidade Católica Portuguesa’s mission of “generating and sharing critical, innovative and socially relevant knowledge to the service of integral development of the person and the common good”, and considering that the human being is conceptualized as a person who materializes in a health project, taking care of herself, others, things and the surrounding world, arises, the training project in basic life support in secondary schools. This project aims to empower the students for a civic intervention, as health promoting agents, preventing disease and building a healthy society. Methods: Qualitative/quantitative study, using content analysis and statistic treatment of questionnaires of students in a sample of 10 schools. Results: Regarding the adressed subject and content, most of the students, consider them very important. They argue that the project motivates and empowers them for a safer intervention for emergency situations. They feel directly involved for being able to save lives, assuming that this responsibility not only belongs to doctors and nurses, but to everyone. Conclusions: The results higlight the importance of strengthening these intervention projects within the educational community, by empowering the interveners, in a perspective of citizenship and health as integrative concepts in society.
- Portugal contemporâneo: estudos de históriaPublication . Sardica, José MiguelReúnem-se neste volume textos diversos que falam do que foi Portugal entre a primeira metade do século XIX e o primeiro quartel do século XX, com uma ou outra incursão em tempos mais recuados ou mais recentes. O âmbito cronológico estende-se assim desde o colapso do Antigo Regime e da chegada da contemporaneidade liberal, a partir de 1820, até ao final da Primeira República e ao triunfo da nova ordem ditatorial, em 1926, depois cristalizada no Estado Novo. O fio condutor do livro não é dado apenas pela cronologia e pela arrumação sequencial dos textos. Entre todos eles existe alguma continuidade temática e uma articulação que revela os principais temas do Portugal oitocentista e novecentista aqui explorados: os acontecimentos e rupturas, as instituições, leis, projectos, valores, práticas e hábitos que (in)formaram a evolução e cultura políticas, as dinâmicas, espaços, instrumentos e dimensões da opinião pública, e as condições, utopias e limites da consciencialização e exercício da cidadania moderna. A publicação desta colectânea de estudos visa assim disponibilizar num só volume um conjunto de textos cuja soma transmite uma imagem viva, diacrónica e problematizadora do que foi o Portugal contemporâneo, uma realidade de passado recente e de inegável importância como chave de leitura para o presente e o futuro do país, porque foi nesse primeiro século da época contemporânea que Portugal e os portugueses se transformaram em muito daquilo que ainda hoje são.
- Empowering to savePublication . Rabiais, Isabel; Figueiredo, Amélia Simões; Deodato, SérgioIntroduction: The 2012-2016 National Health Plan emphasizes the importance of gains in health “through the alignment around common goals, the integration of sustained efforts from all sectors of society, and the implementation of strategies focused on citizenship, on equality and access, on quality and on healthy policies”. Based on the Universidade Católica Portuguesa’s mission of “generating and sharing critical, innovative and socially relevant knowledge to the service of integral development of the person and the common good”, and considering that the human being is conceptualized as a person who materializes in a health project, taking care of herself, others, things and the surrounding world, arises, the training project in basic life support in secondary schools. This project aims to empower the students for a civic intervention, as health promoting agents, preventing disease and building a healthy society. Methods: Qualitative/quantitative study, using content analysis and statistic treatment of questionnaires of students in a sample of 10 schools. Results: Regarding the adressed subject and content, most of the students, consider them very important. They argue that the project motivates and empowers them for a safer intervention for emergency situations. They feel directly involved for being able to save lives, assuming that this responsibility not only belongs to doctors and nurses, but to everyone. Conclusions: The results higlight the importance of strengthening these intervention projects within the educational community, by empowering the interveners, in a perspective of citizenship and health as integrative concepts in society
- Os Celtas nas fontes clássicasPublication . Martins Melo, António Maria
- Population dynamics of some relevant intestinal microbial groups in human fecal batch cultures with added fermentable xylooligosaccharides obtained from rice husksPublication . Valdés, Lorena; Gullón, Patricia; Salazar, Nuria; Rios-Covián, David; González-Muñoz, Maria Jesús; Parajó, Juan Carlos; Ruas-Madiedo, Patricia; Gueimonde, Miguel; Reyes-Gavilán, Clara G. de losXylooligosaccharides (XOS) obtained by autohydrolysis of rice husks were demonstrated in a previous study to act as fermentable substrates by the intestinal microbiota in human fecal slurry cultures, leading to the generation of acetic and lactic acids and supporting the growth of bifidobacteria (Gullón et al. 2011). The purpose of the present study was to provide new insights into other possible targets of XOS action by determining (in the same fecal cultures) the levels of some relevant intestinal microbial groups and the profile of Bifidobacterium species by quantitative and qualitative polymerase chain reaction (PCR), respectively. XOS-containing concentrates promoted the growth of Lactobacillus-Weissella, Bacteroides-Prevotella, and Clostridium cluster XIVa groups, as well as Faecalibacterium prausnitzii species. Preliminary results point to possible variation in the profile of some bifidobacteria species in fecal cultures caused by XOS that should be further investigated. These results support XOS as potential prebiotics for the design of functional food products.
- A importância da relação pedagógica na promoção do sucesso nas turmas de percurso curricular alternativoPublication . Santos, Marina Amorim; Azevedo, JoaquimEsta dissertação consiste numa abordagem ao percurso escolar e biográfico de jovens portadores de fraca motivação para a vertente académica e analisar uma alternativa que as escolas se servem para dar resposta às dificuldades no combate ao insucesso. Para o conseguir, interpreto as vivências dos alunos e descrevo de que forma os mesmos avali-am a relação pedagógica que estabelecem com os seus professores e como esta poderá ser potenciadora de sucesso. A pertinência deste tema de trabalho prende-se com a necessidade de se interpre-tar os problemas que dificultaram e impediram o sucesso escolar destes jovens no pas-sado, bem como avaliar o significado deste modelo de aprendizagem. A componente empírica da dissertação compreende a realização de dois estudos. O primeiro tem por objetivo a caracterização sociodemográfica e académica da popula-ção, entre os 12 e 15 anos de idade. Os dados foram recolhidos no estabelecimento es-colar onde trabalhei e onde fui diretora de turma, durante dois anos junto dos alunos em estudo. Os perfis destes jovens constituíram o ponto de partida para a realização do se-gundo (e principal) estudo empírico, que consiste numa abordagem aos discursos que os jovens constroem sobre o seu percurso académico e as significações que atribuem a esses percursos e a importância que a relação pedagógica tem no alcance do sucesso. Os dados foram recolhidos através da realização de entrevistas qualitativas apro-fundadas a 9 jovens, a partir de um guião de entrevista adaptado da “life-story inter-view” de McAdams (2000). Apesar de este estudo abarcar uma minoria de alunos, acredita-se que os resulta-dos encontrados são a realidade de muitos estudantes na mesma situação. Recomenda-se, por isso, a continuação da investigação sobre este problema, principalmente na ver-tente da harmonização entre o sucesso e a relação pedagógica.
- A marca comunitária e os princípios da livre circulação de mercadorias e da livre prestação de serviços na União EuropeiaPublication . Cruz, Rui Jorge Pereira Solnado Tavares da; Gonçalves, Luís Manuel Couto; Rodrigues, Eduardo LopesOs primórdios normativos da marca comunitária encontram-se no disposto no art. 2.º do Tratado de Roma em cuja versão original se lia que a Comunidade tinha como objectivos a promoção do desenvolvimento harmonioso das actividades económicas, da expansão contínua e equilibrada e do crescimento sustentável do nível de vida com base no estabelecimento de um mercado único. Tal implicava a abolição dos obstáculos à livre circulação de mercadorias e à livre prestação de serviços e a instituição de um sistema que assegurasse o não falseamento da concorrência. Na avaliação das causas potencialmente distorcivas do mercado, as Instituições comunitárias aperceberam-se de que as disparidades das legislações dos Estados-membros em matéria de marcas afectavam as liberdades supra referidas e a concorrência. Com efeito, os Estados-Membros, mantendo os seus direitos nacionais em matéria de marcas, criavam entraves ao funcionamento harmonioso e não enganoso do mercado único. Neste contexto, o instrumento jurídico-económico, mais eficaz para fazer face a esta “entropia” do mercado da União Europeia, era a criação de uma marca com vocação comunitária. Assegurada, numa primeira fase, a harmonização das legislações dos Estados-Membros em matéria de marcas, o passo seguinte foi a aprovação do Regulamento que criou a marca comunitária, em efectividade desde Abril de 1996, com efeitos jurídicos unitários em todo o território da Comunidade. Contudo, e não obstante a forte contribuição da marca comunitária para assegurar o edifício económico do mercado único, o regime jurídico que a suporta suscita um conjunto de questões que podem traduzir efeitos antagónicos aos que justificaram a sua criação. São algumas dessas questões que constituem o PROBLEMA que o presente trabalho pretende abordar.