Escola das Artes
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Browsing Escola das Artes by Sustainable Development Goals (SDG) "11:Cidades e Comunidades Sustentáveis"
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- A exploração de enzimas na limpeza da pintura milagre da bilocação de Santo AntónioPublication . Lucas, Ana Filipa Borges; Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão; Mota, Carlos Filipe NunesAs enzimas são moléculas biológicas de natureza proteica que funcionam como catalisadoras de reações químicas. Na conservação e restauro, têm sido utilizadas na limpeza de sujidades e na remoção de camadas de proteção alteradas, com resultados positivos. Diante dessa perspetiva, investigou-se a viabilidade de uma abordagem mais green para a limpeza de uma pintura. A obra que serviu de suporte para a investigação é uma pintura a óleo sobre tela do séc. XVII intitulada “Santo António livrando o pai da forca”, um dos milagres de bilocação deste santo. De autoria desconhecida, apresenta patologias que se alinham com casos de estudo em que o uso de enzimas mostrou bons resultados. Uma parte desta investigação inclui um levantamento do historial e proveniência da obra, que se encontrava numa capela privada em Torre de Moncorvo e que Vítor Serrão julga ser do extinto convento de S. Francisco, existente na mesma localidade. No tardoz da pintura identificaram-se uma inscrição e um desenho a carvão os quais foram devidamente analisados. A pintura dá entrada no Museu do Douro em 2023, no âmbito do projeto “Identificar para Conservar”, que visa preservar bens culturais em risco de preservação, na região demarcada do Douro. A pintura tinha inúmeras áreas de repinte e duas camadas de proteção muito alteradas e aplicadas em momentos diferentes. A mais recente revestia vestígios de uma mais antiga, que não terá sido totalmente eliminada, provavelmente por dificuldades na sua remoção. Os resultados de FTIR evidenciaram misturas complexas nestas camadas, sugerindo a presença de uma resina natural no verniz mais antigo e uma resina acrílica e cera, no verniz mais recente. As camadas cromáticas verdes encontravam-se totalmente repintadas com tinta a óleo e terá havido uma tentativa de limpeza incompleta que tornou essa áreas muito manchadas/irregulares. O objetivo do trabalho foi testar as enzimas na remoção destas camadas e ensaiar o seu uso em conjunto com hidrogéis de PVA-B. Foram testadas várias formulações de soluções enzimáticas, como o kit enzimático, o sabão enzimático e soluções tamponadas gelificadas. Procurou-se desenvolver um protocolo específico para avaliar a eficácia da limpeza com o objetivo de compreender os mecanismos de interação entre as enzimas e os diferentes meios testados, avaliando a sua forma de atuação, a sua eficácia e limitações. Essa abordagem permitiu uma comparação fundamentada permitindo um método sistemático e replicável. Diferentes formulações de PVA-B combinadas com solventes foram testadas para abordar problemas na obra que não puderam ser resolvidos pelo uso de enzimas, como a remoção de repintes e a devolução de leitura em todas as áreas com camadas de tinta verde na pintura.
- Mass tourism, cultural heritage, and traditional values within citizen lifestyle in Porto (Portugal): an overview through the HAC4CG projectPublication . Vieira, Eduarda; Pelaez, Ana; Rosa, Inês; Lemos, Teresa; Bordalo, Rui; Vasconcelos, Marta; Moreira, PatríciaPorto has a rich urban mesh and unique cultural identity, whose preservation has been the basis of its historic centre classification as a World Heritage Site by UNESCO (1996). The increase in demand of Porto as a tourism destination since 2015 was simultaneously favoured by the opening of Porto’s airport new terminal that greatly powered low-cost companies and the licensing for the rehabilitation of houses for hostels and restaurants. These were factors of opportunity that allowed an exponential growth of tourism and a for-profit rehabilitation process in the entire city without proper control. Beyond the impact on housing and gentrification, mass tourism has had a great impact on the city’s lifestyle. The local community is currently confronted with these rapid metamorphoses, becoming the agent of a process of acculturation that is complex and unsustainable in the long run and with implications in the construction of Identity and future Collective Memory. Furthermore, to attract the newly arrived costumers and their diverse culinary preferences, the traditional local gastronomy has been changed, remodelled, and repackaged. Deep changes were observed either in traditional food consumption value chains as well in the grocery’s stores, markets, and restaurants. This communication aims to highlight the preliminary results of the research conducted under the HAC4GC project.
- Narrativas fotográficas pessoais : a influência do álbum fotográfico de família na prática artísticaPublication . Fernandes, Rafaela Gomes; Silva, Carlos Paulo Henriques Catrica daEste projeto trata a influência dos álbuns fotográficos na prática da fotografia artística, focando na sua origem e nos modos de utilização como objeto comum no final do século XX, assim como as razões para o declínio de seu uso. A pesquisa examina a importância da materialidade do álbum fotográfico e a relação entre a fotografia vernacular e a fotografia autoral. A abordagem teórica é sustentada pelos textos Interpreting Vernacular Photography: Finding ‘Me’ – A Case Study, de Catherine Whalen; Vernacular Photography, de Geoffrey Batchen; e Photography: A Middle-brow Art, de Pierre Bourdieu.
- Peregrination : a journey with no destinationPublication . Guzhavina, Dinara; Gomes, José Alberto SousaThis report is written as a complementary document to the Final Project of the Masters in Sound Design program. The project titled "Peregrination, A Journey with no Destination" explores the creative process as an open-ended, evolving journey. Drawing inspiration from the concept of "peregrination"—a meandering, undefined journey— this work emphasizes exploration, self-discovery, and process over outcome. I discuss motivations and objectives that lead me to question my creative process. I examine the works of artists and the general state of the art that exists in this field. Over the course of the year, I use the technical and critical thinking skills that I learned during the Master’s Program to generate a body of work in addition to new experimentations. The project became a library of sounds catalogued in a form of a website, accompanied by a Manifesto of gathered inspiration. The result is an open ended creative journey aimed at reigniting the joy of creating that I aim to continue to use in my day-to-day practice.
- The phantom of the VirginPublication . Pereyra Sarmiento, Patricia Susana; Alves, Pedro Miguel BarbosaThe main theme of this report is around the short film "The Phantom of the Virgin" and aims to discover whether an object is still an object even if it has no matter and how the idea of the object is more important than the object itself. In cinema, for example, we can say that an object exists (even if we only see its projection and then it disappears). In several films inspired by the text of A Gentle Creature (1874) or Krotkaya by the well-known writer Fyodor Dostoyevsky we find an object called an icon, but it does not represent in all versions a Byzantine Madonna. The representation of the concept is transformed into a new object each time. In this short film, also inspired by the story, the object is not an icon but a wooden carving of the Virgin of Fatima. We can recognize her because she is an important symbol for the Church. But her body is dismembered: she has no face, no hands, no eyes, and that is why she is in a restoration room. What is the meaning of a fractioned Madonna being an image that supports the Church? Her role as Mother of the faithful is the role followed by all mothers. In Bologna, as in other cities, there are religious centers that were pagan before they were Christian. The history of humanity and its cultural expressions is made up of layers that are superimposed on each other, not only by the transformation of what is read from the same text, but also by what remains of it. The traces of history continue to a-appear, but we do not understand the same thing. Objects make the call, but devices have been modifying the messages and the objects themselves. The new icon is the mobile phone that sends messages. The short film takes place in a scientific room for the restoration of objects and in the city of Bologna, which reminds us of a distant time. There is no connection between the settings (perhaps a sentence from the story about Bologna). The short film is fragmented, the ideas are loose, and the link is best understood by reading Dostoyevsky's story. Our time is fragmented. However, the super 16 format is maintained as a loyalty to the origins of cinema and the vestiges of a 19th century Russian tale.
- Políticas de representação do património Guineense nos museus portugueses na transição do período colonial para o pós-colonial : histórias, trânsitos e discursosPublication . Lima, Ana Temudo Gaio; Castro, Laura Lucinda Oliveira; Peralta, Elsa; Gable, EricA devolução do património cultural aos países de origem é um tema central nos debates contemporâneos, incluindo o contexto português e as suas ex-colónias. Esta tese insere-se nos estudos pós-coloniais, encontrando nos estudos de proveniência uma forma de abordar a reparação do passado colonial. A investigação combina etnografia e museologia para examinar as dinâmicas entre os objetos culturais recolhidos durante o período colonial na Guiné-Bissau e as instituições que os preservam hoje, tanto em Portugal como no país de origem. Realizado ao longo de quatro anos, o estudo reflete sobre o papel dos museus, do património e da sociedade civil na construção de narrativas alternativas. Analisou-se a história das coleções museológicas, incluindo os contextos em que foram recolhidas, conservadas e exibidas, para compreender os significados atribuídos a estes objetos no presente. Deu-se ênfase à opinião da sociedade civil guineense, incluindo residentes no país e na diáspora. Esta abordagem participativa questiona a narrativa eurocêntrica dominante e coloca no centro da investigação as vozes dos guineenses sobre o valor, o papel e o destino destes bens culturais. A restituição dos objetos, embora importante, não é apresentada como prioridade pela maioria dos guineenses inquiridos. Muitas opiniões convergem na necessidade de criar primeiro infraestruturas adequadas, capacitar recursos humanos e garantir a valorização do património na Guiné-Bissau. Outros ainda destacam a relevância da presença desses objetos em museus europeus como representação da diáspora e da identidade guineense no estrangeiro. Estas perceções refletem uma visão plural e complexa, que vai além de uma simples transferência material de bens, propondo uma restituição que envolva também suporte financeiro e técnico. A investigação expande o debate sobre a devolução de bens culturais ao questionar se esta é suficiente para sanar as feridas do colonialismo. Argumenta que é fundamental atravessar fronteiras físicas e simbólicas, aceitando a pluralidade de vozes e o papel do património como meio de reconciliação e diálogo intercultural. Discute o impacto da cultura, da educação e da globalização na construção da identidade guineense, apontando caminhos para uma gestão do património que seja sustentável e representativa das comunidades locais. Assim, o estudo propõe alternativas baseadas em cooperação e na partilha de responsabilidades, enfatizando a restituição como um gesto político, cultural e educativo.
- «O Porto de sempre. Hoje» Artur de Magalhães Basto, 1894-1960 : sua consolidação patrimonial e historiográfica em PortugalPublication . Basto, João Maria Távora de Magalhães; Castro, LauraO historiador Artur de Magalhães Basto (1894-1960), cronista e investigador, reconhecido e referido, na cidade onde nasceu, em vida, e depois de morto, deixou matéria para se proceder à sua consolidação, junto da história da arte e para a cultura nacional. O programa, que desenvolveu na Bolsa de que usufruiu no Instituto de Alta Cultura, e no projecto que estaria na origem do volume Apontamentos para um Dicionário de artistas e artífices que trabalharam no Porto do século XV ao século XVIII, suporte fundamental para o reconhecimento da sua contribuição para o estudo da história da Arte, são abordados, primeiro, no seu recorte biográfico, e logo na sua tão longa quanto dispersa e significativa bibliografia, que se apresentem capítulo independente. Por fim, e para o futuro, o projecto «O Porto de sempre. Hoje», ensaia-se como prova de fogo museológica, numa «Casa-torre» que o pode albergar, que o deve memorizar, e cujo valor patrimonial sucessivamente o legitimará e valorizará. Para a musealização aparente dos seus agentes e demais rotas patrimoniais, far-se-ão algumas propostas para um espaço de memória, Gabinete de Artur de Magalhães Basto que são já o culminar do presente trabalho de investigação.
- (Re)criar o património : caraterização de problemáticas e tendências para a programação de residências artísticas em portugalPublication . Gago, Ana Luísa dos Reis Fernandes; Castro, Laura Lucinda Oliveira; Santos, Helena Maria de Azevedo Coelho dosA programação de residências, enquanto modelo destinado a estimular a criação e a experimentação artísticas, é um fenómeno em desenvolvimento, a nível internacional. Numa tendência (aparentemente) generalizada, o património tem vindo a ser eleito motivo de estudo ou de valorização, através deste modelo, ainda que frequentemente tratando objetos ou práticas não classificadas de forma oficial. Não conhecemos, contudo, um levantamento sistemático de práticas de programação, com este enfoque particular, em Portugal, na atualidade. Este estudo teve, portanto, como objetivo mapear, analisar e problematizar essas experiências, para propor um programa, que refletisse a pesquisa desenvolvida, perspetivando aspetos de mudança. Como alicerce à componente empírica da pesquisa, acrescenta-se a definição de um horizonte teórico/conceptual, no cruzamento entre os Estudos (Críticos) de Património e os Estudos Artísticos. A tese resultante está organizada em três componentes, essenciais à concretização dos objetivos enunciados. A primeira, apresenta uma abordagem teórico-prática interdisciplinar, convocando perspetivas e metodologias de vários domínios, como os da História de Arte, da Sociologia, da Antropologia, ou das Ciências da Educação. São igualmente consideradas práticas a partir da etnografia, da eco-museologia, e outros caminhos de pesquisa arts-based, mobilizadora de processos mais abertos e emancipados de produção de conhecimento, desde o património. Nesta etapa, é ainda traçada uma genealogia do fenómeno da programação de residências artísticas, no âmbito de uma relação histórica e mutuamente implicada, entre Arte e Património. Por fim, são identificados desafios e oportunidades, aplicáveis à conceção, gestão, documentação e avaliação de projetos, explorando problemáticas em torno dos usos de “comunidade” e da “participação”. Na segunda, avança-se com uma análise do fenómeno, em Portugal, apresentando-se os resultados de levantamento estatístico, sobre uma amostra de 58 programas de residência artística (2004-2020), assim como um estudo de caso múltiplo, composto por oito exemplos, o mais abrangentes possível. Este estudo combina uma abordagem descritiva, com a observação via trabalho de campo, a realização de entrevistas semiestruturadas e a análise qualitativa, permitindo olhar de forma individualizada para cada caso, mas também para o conjunto global de testemunhos de dois dos principais intervenientes neste modelo: promotores/curadores e artistas. A última parte da tese corresponde à apresentação de proposta de programa de residência artística, nomeadamente de uma ação-piloto, desenhada para território, património e população específicos. Mais do que procurar entender um fenómeno cultural relevante, este trabalho propõe-se a refletir sobre como a criação artística pode potenciar novas formas de entender ou de fazer, isto é, de (re)criar o património.
- Relicma : o conjunto de relicários do santuário do convento da Madre de Deus (Lisboa). História, tecnologia, conservação e valorizaçãoPublication . Cunha, Diana Teixeira dos Santos; Pais, Alexandre; Barata, Carolina; Camarneiro, NunoEsta trabalho debruça-se sobre uma coleção de 42 bustos-relicários provenientes do coro-alto da Igreja do Convento da Madre de Deus, em Xabregas, Lisboa, que se destaca pela sua qualidade artística, e por estar preservada, aparentemente na totalidade, por bustos produzidos entre os séc. XVI e XVIII. A nossa investigação procurou conhecer a coleção através de uma metodologia multidisciplinar que englobou a análise histórico-artística, o estudo iconográfico e a análise técnica e material. O estudo técnico e analítico teve como objetivo compreender se a esta tipologia escultórica estaria associada uma técnica própria, ou se seguiria as recomendações da época para esculturas sobre madeira dourada e policromada, e pretendeu balizar cronologicamente a produção das obras. O que os resultados sugerem é que as técnicas e materiais utilizados são os mesmos das recomendações dos tratados artísticos da época e de obras do mesmo período. De uma forma sucinta e geral, as camadas cromáticas são constituídas por preparações à base de sulfato de cálcio aglutinadas em adesivos proteicos, bolos constituídos por minerais argilosos como a caulinite, também aglutinados em adesivos proteicos e folhas de ouro de elevada quilatagem. Nas camadas cromáticas foi identificada uma ampla paleta constituída por branco de chumbo, vermelhão, azurite, mínio, hematite, auripigmento, massicote, amarelo de chumbo e estanho, malaquite, verdigris, azurite, índigo, esmalte, umbra, negro de carvão, realgar. auripigmento e azul da Prússia. O estudo hagiográfico e iconográfico permitiu a divisão por grupos iconográficos, associados à prática devocional própria do convento, no qual o culto das relíquias foi de grande relevância. Foram identificados seis grupos: o da “Primeira Família”, o das virgens mártires, dos santos inocentes, dos franciscanos, o grupo dos 40 Mártires de Sebaste, o grupo dos Papas, e um outro grupo, no qual foram incluídos os bustos que não se enquadravam em nenhum dos restantes. A análise permitiu apoiar um levantamento de hipóteses para aquele que terá sido a narrativa original da coleção e que se perdeu com o tempo, fruto não só das várias remodelações que o convento sofreu ao longo dos anos, mas também da própria movimentação de peças dentro de um mesmo espaço religioso. Finalmente, com o objetivo de a preservar, mas também devolver o destaque que a mesma merece e aproximá-la daquele que seria o estado e brilho mais próximos do original, foi efetuado o tratamento de conservação e restauro da coleção, detalhado nesta tese.
- Um som de um outro : o objecto, a marca e o símboloPublication . Vieira, Ricardo Manuel Silva; Coutinho, Vânia Maria; Carvalho, Diogo de Nápoles Tudela e PereiraComo distinguir um som de outro? O quão subtil podem ser as diferenças entre marcas sonoras para que possamos distinguir uma marca de outra? Como é que um qualquer som não é sempre representativo de qualquer coisa? Como é que sequer há sons e não apenas a totalidade Som? Onde existem mecanismos de propagação de ondas mecânicas existe também o potencial para a recepção desses estímulos na cóclea humana, resultando num evento coclear a que chamamos som. Todos os eventos cocleares que consideramos som constroem a homogeneidade da totalidade Som — o aparente continuum sonoro intrínseco à experiência humana do mundo — e cada um desses eventos pode representar mais do que a sua fonte sonora. De acordo com a teoria da representação do filósofo americano Nelson Goodman, tudo é representação. A marca que é sonora surge como o resultado da percepção de um evento coclear que, respondendo a distinções de qualquer natureza, se recorta de um resto. O som, como marca, distinguível de um outro som, potencia múltiplas ficções possíveis. Mas o que é som? A partir de uma investigação que procura compreender como é que o som — visto como um objecto público e partilhável, e por isso do domínio da Linguagem — funciona como símbolo, esta dissertação questiona a própria definição acústica de som. Servindo-se de uma bibliografia assente no nominalismo de Nelson Goodman, com particular foco em The Structure of Appearance (1951), o desafio central é testar o som e a sua definição segundo estas leituras, num estudo em torno da filosofia do som, questionando a definição acústica de som e avançando, exploratoriamente, com possibilidades. Pergunta-se o que é, onde é e quando é o som. A partir de Individuals: An Essay in Descriptive Metaphysics de Peter F. Strawson, levanta-se a hipótese de o som ser aspacial — que não possui ou não nos permite construir uma noção de espaço através deste — reforçando a separação entre som ouvido e fonte sonora. Através de um estudo da homogeneidade, desenvolvido por Austen Clark em The Particulate Instantiation of Homogeneous Pink, sugere-se que a percepção humana possa ser, talvez, considerada digital (discreta e divisível) e que a resolução da percepção humana do mundo é menor do que a resolução do mundo. Nem todos os elementos que compõem um objecto são discrimináveis, há diferenças qualitativas indiscrimináveis que existem abaixo do limiar de percepção. E assim segue que um som Bb de um sino percutido contém elementos Bb, elementos não-Bb e elementos não-sonoros. Este som reconhecido como Bb já não é, para nós, apenas o objet sonore de Pierre Schaeffer e Michel Chion. Este Bb, ouvido num determinado momento fenomenológico, e precisamente por ser reconhecido por um ouvinte como Bb, é agora marca sonora pertencente ao carácter Bb, que é aqui mesmo traduzido também pelo símbolo tipograficamente escrito “Bb”. A distinção entre marcas sonoras não é necessariamente conseguida através da distância temporal, algo que é demonstrado pelo limiar de fusão auditiva e reforçado por Nelson Goodman em The Structure of Appearance argumentando que o factor tempo é sempre um factor em qualquer mudança de um outro factor. Há um mínimo de resolução necessária e o factor tempo por si só não é suficiente para que a distinção entre marcas se torne possível. Sugere-se aqui que a distinção entre marcas sonoras é, talvez, melhor compreendida através do conceito twoity de LEJ Brouwer, uma comparação intuitiva entre um momento que foi e um que é.