FCH - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses
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Browsing FCH - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses by Sustainable Development Goals (SDG) "09:Indústria, Inovação e Infraestruturas"
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- Conteúdos não-ficcionais imersivos no ciberespaçoPublication . Mauro, Ana Paula Vieira Peixoto; Ganito, Carla Susana Monteiro; Ferreira, Cátia Sofia AfonsoEsta tese dedica-se a compreender o panorama dos conteúdos não-ficcionais com objetivos imersivos, que tratam de temas complexos e que são mediados no ciberespaço, tendo por objetivo final apontar boas práticas em um projeto dessa natureza. Para tanto, empenhou-se uma fundamentação teórica e uma componente empírica. Na fundamentação teórica, problematizamos o ciberespaço, circunscrevemos as noções aqui consideradas de narrativa, não-narrativa, representação não-ficcional, estratégias imersivas, bem como os tratamentos e cuidados necessários a um conteúdo mediado no ecossistema digital. Na componente empírica, observamos o corpus de investigação, nomeadamente o panorama geral dos webdocumentários e das obras de jornalismo multimédia, para depois mergulharmos em cada um desses objetos por meio de dois estudos de caso múltiplos. Tanto no estudo de caso múltiplo do web-documentário, quanto no do jornalismo multimédia, as diversas características discutidas ao longo do trabalho foram concretamente estudadas, nas quais identificamos aspetos distintivos da ordem da arquitetura da informação, do design do conteúdo, do uso da polifonia e das bases de dados – com particular destaque no tratamento visual e interativo desses dados no jornalismo multimédia – da coautoria e da audiência participativa, bem como da criação de universos narrativos, nos quais se destacam estratégias imersivas de diversas ordens. Como conclusão, elencamos uma série de boas práticas na produção e configuração de um web-documentário, para a qual exercitamos tais diretrizes em um web-doc hipotético sobre dação de sangue. Nove boas práticas destacam-se como considerações importantes na representação de conteúdos não-ficcionais complexos no ciberespaço: orientar a cocriação com os sujeitos retratados, abraçar a multidisciplinaridade desde o início do projeto, incorporar metodologias de design, modularizar o conteúdo para estruturá-lo, compreender o discurso a que o próprio conteúdo orienta, aproveitar recursos de bancos de dados e de visualização de dados, utilizar a polifonia através da interatividade, criar um universo em torno do conteúdo e permitir que a audiência contribua e partilhe o material.
- Imprensa regional : o jornalismo de proximidade em Portugal na era digitalPublication . Monteiro, Paulo António Leitão; Ribeiro, Nelson CostaO avanço da tecnologia tem mudado drasticamente a forma como as pessoas consomem notícias e, consequentemente, a indústria jornalística. Com o surgimento de diversas tecnologias digitais, o jornalismo impresso tem enfrentado uma queda significativa nas vendas e um grande desafio de adaptação às novas realidades. Além disso, a facilidade em partilhar informações nas redes sociais e a crescente popularidade dos dispositivos móveis tornaram a leitura de notícias em papel uma atividade menos atraente para muitos. As empresas de comunicação social têm adotado uma política de convergência das edições tradicionais em papel com as versões eletrônicas, numa tentativa de adaptação às mudanças nos hábitos de consumo dos leitores. Novas rotinas e práticas editoriais estão a ser incorporadas e incentivadas pelos jornais, que têm vindo a adequar os seus conteúdos e formatos aos desafios tecnológicos. Com a necessidade de produzir conteúdos para várias plataformas e de modos diferentes, os jornalistas têm sentido a necessidade de se adaptarem às novas técnicas, com muitos profissionais a procurarem formação em áreas como o marketing digital ou a produção de conteúdos para redes sociais. A transformação da cultura das redações, através da implementação de práticas de convergência, é evidente. Além disso, a necessidade de fazer com que as notícias cheguem ao público quase instantaneamente criou uma nova dinâmica que tem alterado as práticas de produção noticiosa. Simultaneamente os motores de busca, agregadores de conteúdos que não produzem notícias, têm-se afirmado como forte concorrência da imprensa, difundindo informações gratuitamente e redirecionando a publicidade para a Web, privando assim os jornais de uma parte substancial das receitas indispensáveis à sua subsistência. Com a diminuição dessas receitas os jornais têm sentido a necessidade de procurar alternativas. Assim, pois, a sobrevivência dos jornais, incluindo os regionais, depende, em grande parte, da capacidade das empresas jornalísticas encontrarem novas formas de financiamento e se adaptarem às mudanças do comportamento dos consumidores. Os jornais regionais, em Portugal, ainda têm uma forte presença na versão em papel, mas a maioria também está presente em plataformas online, como websites e redes sociais. A maioria publica notícias sobre um concelho específico ou vários concelhos da região, mas alguns abrangem todo o distrito. A presença online é forte, com a maioria a manter um website e uma presença no Facebook. De momento, no entanto, é menos comum a presença em outras redes sociais, como o X / Twitter, e em aplicações móveis. A convergência das edições em papel com as versões eletrónicas, a incorporação de novas rotinas e práticas editoriais e a procura de novas formas de financiamento são algumas das estratégias adotadas pelos jornais para se adaptarem às novas realidades. É fundamental que a indústria jornalística continue a adaptar-se e a inovar para sobreviver e manter a sua relevância na sociedade.
- O papel da comunicação interna como reforço do bem-estar nas organizações : o caso de estudo : metropolitano de LisboaPublication . Claro, Rute Alexandra Lopes; Brandão, Nuno Manuel Coelho de GoulartNum mundo cada vez mais global, digital e competitivo, as organizações precisam de se adaptar para subsistir. O foco deixou de ser apenas a maximização de lucros, passando agora pela otimização de processos e valorização das suas vantagens competitivas. Já os colaboradores estão cada vez mais informados, com expectativas mais elevadas sobre o seu futuro e sobre as organizações para as quais trabalham. A aplicação de práticas internas estratégicas com vista ao bem-estar dos colaboradores permite impactar positivamente a confiança, compromisso e identificação com a organização, aumentando a sua motivação e, por consequência, a sua produtividade. É neste contexto que se destaca a comunicação interna, que, quando aplicada de forma estratégica, permite a construção e o desenvolvimento de relacionamentos, promovendo um ambiente de crescimento e partilha, e cultivando nos colaboradores um sentimento de pertença e significado, o que se reflete diretamente no bem-estar organizacional. Nesta perspetiva, as dinâmicas comunicacionais e de bem-estar têm tido crescente importância nas organizações, mas também na academia. Considerando a importância de perceber tais dinâmicas, o objetivo desta investigação passou por perceber qual a influência da comunicação interna no reforço do bem-estar dos colaboradores de uma organização. Por se tratar do estudo de uma organização em particular, esta investigação tomou a forma de um caso de estudo. Esta investigação focou-se no contexto organizacional do Metropolitano de Lisboa, contando com a recolha de dados por intermédio de uma entrevista exploratória e da aplicação de um inquérito por questionário contruído tendo por base os modelos teóricos de Verčič et al. (2009) e Dessen e Paz (2010b). Este estudo permitiu auferir que a comunicação interna tem um impacto positivo no reforço do bem-estar, verificando-se que os colaboradores percecionam valores importantes de uma gestão humanizada e que valorizam a comunicação interna como área estratégica de reforço do bem-estar organizacional.
