Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O papel da comunicação interna como reforço do bem-estar nas organizações : o caso de estudo : metropolitano de Lisboa

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
122365326.pdf2.91 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Num mundo cada vez mais global, digital e competitivo, as organizações precisam de se adaptar para subsistir. O foco deixou de ser apenas a maximização de lucros, passando agora pela otimização de processos e valorização das suas vantagens competitivas. Já os colaboradores estão cada vez mais informados, com expectativas mais elevadas sobre o seu futuro e sobre as organizações para as quais trabalham. A aplicação de práticas internas estratégicas com vista ao bem-estar dos colaboradores permite impactar positivamente a confiança, compromisso e identificação com a organização, aumentando a sua motivação e, por consequência, a sua produtividade. É neste contexto que se destaca a comunicação interna, que, quando aplicada de forma estratégica, permite a construção e o desenvolvimento de relacionamentos, promovendo um ambiente de crescimento e partilha, e cultivando nos colaboradores um sentimento de pertença e significado, o que se reflete diretamente no bem-estar organizacional. Nesta perspetiva, as dinâmicas comunicacionais e de bem-estar têm tido crescente importância nas organizações, mas também na academia. Considerando a importância de perceber tais dinâmicas, o objetivo desta investigação passou por perceber qual a influência da comunicação interna no reforço do bem-estar dos colaboradores de uma organização. Por se tratar do estudo de uma organização em particular, esta investigação tomou a forma de um caso de estudo. Esta investigação focou-se no contexto organizacional do Metropolitano de Lisboa, contando com a recolha de dados por intermédio de uma entrevista exploratória e da aplicação de um inquérito por questionário contruído tendo por base os modelos teóricos de Verčič et al. (2009) e Dessen e Paz (2010b). Este estudo permitiu auferir que a comunicação interna tem um impacto positivo no reforço do bem-estar, verificando-se que os colaboradores percecionam valores importantes de uma gestão humanizada e que valorizam a comunicação interna como área estratégica de reforço do bem-estar organizacional.
In an increasingly global, digital, and competitive world, organizations need to adapt to survive. The focus has shifted from merely maximizing profits to optimizing processes and enhancing their competitive advantages. Meanwhile, employees are becoming more informed, with higher expectations regarding their future and the organizations they work for. Implementing internal strategic practices aimed at employee well-being can positively impact trust, commitment, and identification with the organization, thereby increasing motivation and productivity. It is in this context that internal communication stands out. When applied strategically, it fosters relationship building and development, promoting an environment of growth and sharing, and instilling in employees a sense of belonging and purpose, which directly contributes to organizational well-being. From this perspective, communication dynamics and well-being have been increasingly important not only in organizations but also in academia. Recognizing the significance of understanding these dynamics, the objective of this research was to explore the influence of internal communication on reinforcing employee well-being within an organization. As this study focused on a specific organization, it took the form of a case study. The research centered on the organizational context of the Lisbon Metro (Metropolitano de Lisboa), gathering data through an exploratory interview and the administration of a questionnaire based on the theoretical models of Verčič et al. (2009) and Dessen and Paz (2010b). The study found that internal communication has a positive impact on reinforcing well-being. Employees perceive important values of a humanized management approach and value internal communication as a strategic area for enhancing organizational well-being.

Description

Keywords

Comunicação interna Bem-estar organizacional Qualidade de vida Organizações Comunicação organizacional Internal communication Organizational well-being Quality of life Employees Organizational communication

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue