Faculdade de Educação e Psicologia
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Browsing Faculdade de Educação e Psicologia by Sustainable Development Goals (SDG) "03:Saúde de Qualidade"
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- Análise qualitativa e exploratória sobre os mitos da violação e estereótipos de género associados aos consumos sociais de álcool e de outras substâncias psicoativas, num grupo de jovens altutos/as (18-24 anos)Publication . Lopes, Ana Rita Gonçalves Antunes; Pires, Cristiana do ValeA violência sexual em ambientes de lazer noturno (ALN) e em contextos festivos é uma preocupação crescente, sendo perpetuada por assimetrias de género e normas hegemónicas que naturalizam comportamentos abusivos e perpetuam relações desiguais de poder. Esta investigação teve como objetivo explorar as perceções de jovens sobre o papel dessas substâncias na dinâmica de vitimização sexual, com um foco particular no álcool e outras substâncias, bem como nas normas culturais de género que moldam comportamentos e atitudes nesses ambientes. O estudo adotou uma abordagem qualitativa, utilizando grupos de discussão com jovens para explorar as suas perceções e experiências. Os resultados revelaram que tanto mulheres quanto homens percebem o álcool como um fator facilitador da vitimização, que amplifica a vulnerabilidade das vítimas e a agressividade dos agressores. As mulheres que participaram neste estudo reportaram adotar mais estratégias de proteção e “vigilância sexual” para prevenir a violência sexual, evidenciando as expectativas sociais que as responsabilizam pela sua própria segurança. Já os homens, embora reconhecendo o uso de substâncias em ALN, tendem a minimizar os impactos da violência sexual, especialmente em casos sem danos físicos visíveis. O estudo também evidenciou a normalização do consumo de álcool e a adulteração de bebidas como fatores que agravam a exposição ao risco. Este estudo reforça a necessidade de se implementarem campanhas de sensibilização mais inclusivas e estratégias de prevenção que desafiem os estereótipos de género, promovam o consentimento explícito e responsabilizem os agressores. A pesquisa sugere que é essencial a implementação de políticas públicas claras, educação contínua e medidas de proteção mais eficazes em ALN para reduzir a incidência de violência sexual e criar espaços mais seguros e equitativos para todos.
- City-level drug policies in Portugal: the Covid-19 pandemic as an analyzer of harm reduction responsiveness in Porto and LisbonPublication . Pires, Cristiana Vale; Curado, Adriana; Fuertes, Ricardo; Carvalho, Maria Carmo; Valente, HelenaBackground: The COVID-19 pandemic health crisis and its potential implications for people who use drugs (PWUD) created permissive conditions toward social innovation and experimentation. Still, it also exposed gaps in harm reduction approaches. Harm reduction responsiveness was informed by the priorities defined at the local level, so it was not applied uniformly in different regions. This paper intends to contribute to the analysis of harm reduction responsiveness during the COVID-19 outbreak by comparing the adaptations and implementation of harm reduction and municipal services to support street-involved (SI) PWUD in two Portuguese cities– Porto and Lisbon. This study aims to shed light on the city-level implementation of drug policies in Portugal. Methods: This study is based on a comparative qualitative analysis based on the experiences of PWUD and Harm Reduction (HR) professionals regarding the implementation of harm reduction responses during the COVID-19 pandemic in Porto and Lisbon. The study is based on interviews with SI PWUD (n = 22, 12 in Porto and 10 in Lisbon) and online focus groups with harm reduction professionals (N = 12, 6 in Porto and 6 in Lisbon). Results: Harm reduction teams in Porto and Lisbon implemented contingency plans and proactive adaptations to respond to the pandemic-related emerging needs. However, the study revealed contrasting experiences in the city-level support to harm reduction and responsiveness to the impacts of COVID-19 among SI PWUD in Porto and Lisbon. There were relevant differences in the support they received from the City Council and the city-level responses implemented to support SI PWUD. While the approach in Porto was described as restrictive and zero-tolerance towards drug use, Lisbon´s strategy was harm reduction-focused and inclusive. The study participants revealed better results in Lisbon regarding the harm reduction responsiveness to the pandemic health crisis and the accessibility and adherence of SI PWUD to services. Conclusion: The pandemic constraints and adaptations must be contextualized in the ongoing city-level debates regarding drug policies and harm reduction in Portugal. Moreover, city-level drug policies and local support are crucial to map the opportunities and challenges of implementing the Portuguese Drug Decriminalization Model in different contexts.
- Educação social, vulnerabilidade humana e toxicodependência : salas de consumo assistido como lugares de acolhimento sociopedagógicoPublication . Alves, Liliana Sofia Pereira; Baptista, Isabel Maria de CarvalhoEsta dissertação, intitulada «Educação Social, Vulnerabilidade Humana e Toxicodependência – “Salas de Consumo Assistido” como Lugares de Acolhimento Sociopedagógico», está inserida no Mestrado em Ciências da Educação – área de especialização em Pedagogia Social, na qual se pretendeu conhecer o funcionamento das “salas de consumo assistido”, naquilo que se refere especificamente à aplicação de medidas de acolhimento de carácter pedagógico. Para tal, para efeitos de fundamentação do quadro teórico, são abordados conceitos da Pedagogia Social e da Educação Social, nomeadamente no que diz respeito à intervenção junto de pessoas em situação de vulnerabilidade. Deste modo é exposto, na primeira parte, um conjunto de conteúdos teóricos considerados relevantes, como a educação no seculo XXI, os direitos humanos, a vulnerabilidade humana. Na segunda parte é apresentado o estudo empírico, cujos objetivos específicos possibilitaram a identificação dos princípios orientadores da organização das “salas de consumo assistido”, tentando aferir sobre as perceções dos atores sobre as práticas de acolhimento sociopedagógico. Em termos metodológicos optou-se por uma abordagem qualitativa, configurando uma aproximação a estudo de caso. Os dados foram recolhidos através de uma entrevista a um elemento da equipa técnica, tendo por base todos os procedimentos ético-metodológicos necessários. Os resultados obtidos indiciam a existência de práticas de acolhimento sociopedagógico nas “salas de consumo assistido”, sendo identificadas ainda oportunidades de desenvolvimento e melhoria de processos.
- Os efeitos do café na performance cognitiva ao nível da atenção em estudantes universitários : fNIRSPublication . Pereira, Vitória Carneiro de Almeida; Batista, Patrícia Sofia Pinhanços; Silva, Clédna Patrícia de OliveiraO café é uma das bebidas mais consumidas no mundo. O interesse por estudar esta bebida no sentido de perceber melhor o seu impacto na saúde física e mental tem sido um desafio para os investigadores. O presente estudo teve como objetivo avaliar os efeitos do consumo de café nas três dimensões da atenção (alerta, orientação e controlo executivo) em estudantes universitários, com recurso ao Teste de Redes de Atenção (ANT) e ao Functional Near-Infrared Sprectroscopy (fNIRS). Realizou-se um estudo duplo-cego, em que os participantes realizaram tarefas atencionais antes e após a ingestão de café/placebo, enquanto a atividade cerebral no córtex pré-frontal era monitorizada pelo fNIRS. Este procedimento experimental permitiu comparar os dados comportamentais e neurofisiológicos entre os momentos pré e pós-consumo, bem como entre os grupos, para compreender o impacto do café no desempenho das três redes de atenção. De igual forma, também permitiu analisar as alterações da atividade cerebral nas regiões do córtex pré-frontal antes e após o consumo de café ou placebo, com recurso ao fNIRS. Os resultados indicaram que o consumo de café melhorou o desempenho na rede de controlo executivo, o que sugere um aprimoramento na regulação do comportamento e inibição de respostas automáticas. A análise das alterações da atividade cerebral realizadas pelo fNIRS revelou pequenas alterações hemodinâmicas, com o aumento da ativação do córtex pré-frontal ventrolateral esquerdo (L-VLPFC) e dorsolateral direito (R-DLPFC), mas não de forma significativa. A investigação destaca a relevância de que o café possa modular a ativação cortical, mas o seu impacto varia entre indivíduos e pode depender de fatores como tolerância e consumo habitual.
- Emergência relacionada com o uso de substâncias psicoativas em ambiente recriativo : emergências psicológicas e emergências médicasPublication . Teles, Ana Carolina Carvalho de Oliva; Carvalho, Maria Carmo de AzevedoO presente estudo tem como objetivo descrever as emergências médicas associadas ao uso de substâncias psicoativas em ambiente recreativo com ênfase nos riscos médicos e psicológicos, situações e fatores que levam ao seu agravamento. Esta investigação qualitativa parte de um estudo de caso coletivo onde foram analisados documentos preenchidos pelos profissionais que realizaram a intervenção dos participantes atendidos num serviço de emergência psicadélica de um festival de música e cultura psicadélica em Portugal, no ano de 2023. Num total de 409 casos atendidos no serviço de emergência psicadélica, 36 encontravam-se em emergência médica, sendo que houve a necessidade de reencaminhamento para serviços médicos mais especializados em 10 casos. Nesta amostra (n=36), os resultados evidenciam uma marcada tendência pelo policonsumo e sobredosagens, práticas que se apresentam como fatores de risco para consequências adversas pelo impacto que tem, simultaneamente, nos diversos sistemas do organismo. Concluiu-se que as principais alterações a nível do estado mental e físico são uma agitação psicomotora, delírios, humor ansioso, conteúdo do pensamento desorganizado, inquietação grave e consciência deprimida. Assim, ansiolíticos e antipsicóticos foram as principais medicações administradas e as principais estratégias de intervenção foram de suporte psicológico e fornecer um espaço com baixa estimulação para descansar.
- Um estudo fNIRS sobre o impacto do jogo Energy na ansiedadePublication . Silva, Maria Francisca Paiva Marinho da; Silva, Clédna Patrícia de Oliveira; Pereira, Diana Cristina RodriguesO interesse no uso de videojogos como forma de intervenção no tratamento de problemas de saúde mental tem aumentado exponencialmente, uma vez que se reconhece o impacto positivo que esses jogos interativos podem oferecer em diferentes condições. Além de promoverem o envolvimento ativo dos pacientes, esses jogos proporcionam uma forma inovadora de terapia que combina entretenimento com abordagens terapêuticas eficazes. Desta forma, foi formulada a hipótese de que determinados videojogos podem contribuir para a mitigação dos sintomas de ansiedade nos jogadores. Para testar esta hipótese foi desenvolvido um protocolo experimental recorrendo à neuroimagiologia, que foi aplicado com33 participantes, com idades compreendidas entre os 18 e os 38 anos. O protocolo consistia, numa primeira fase, na exposição a um teste indutor de stress, onde era pedido aos participantes que respondessem a um conjunto de equações matemáticas num curto espaço de tempo. De seguida, era apresentado aos participantes o jogo de telemóvel, Energy. Ao fim de cada tarefa era também pedido aos participantes que indicassem o seu estado emocional a partir de um affective slider. Os resultados obtidos mostraram que os participantes experienciaram emoções mais positivas e uma maior ativação quando expostos ao Energy em comparação ao teste indutor de stress. Para além disso, verificou-se um aumento da atividade cerebral durante o mesmo. O presente estudo não só contribui para a investigação da eficácia dos videojogos como novas formas inovadoras de intervenção na saúde mental, principalmente do que diz respeito a perturbações de ansiedade, como contribui para a expandir o conhecimento existente sobre as intervenções baseadas em videojogos.
- Formação sobre a adversidade e trauma : resultados de um programa de capacitação em contexto escolarPublication . Sousa, Francisca Silva e; Negrão, Mariana Andrade Sottomayor; Veiga, Maria Elisa Pina TomazAs experiências adversas na infância podem acometer repercussões ao longo do ciclo vital do indivíduo nos diversos contextos em que estes se inserem, nomeadamente no escolar, manifestando-se através de dificuldades na autorregulação emocional, no desenvolvimento de relacionamentos securizantes e no processo de aprendizagem. Assim, a escola como contexto privilegiado de contacto com crianças e jovens deve ter profissionais capacitados para gerir as demandas da adversidade e do trauma. Este estudo propõe-se a avaliar o impacto do Programa de Capacitação dos Cuidados Sensíveis ao Trauma para agentes educativos, implementado em agrupamento de escolas de um conselho do norte do País, reportando resultados no nível formativo em Cuidados Sensíveis ao Trauma dos profissionais avaliado em pré e pós teste, bem como a satisfação com o programa formativo. No pré-teste, os resultados evidenciaram a insuficiente preparação dos profissionais para intervir de forma sensível juntos dos seus alunos. Contudo, após a conclusão da formação houve um aumento significativo no nível formativo dos participantes sobre cuidados sensíveis ao trauma, assim como, satisfação elevada relativamente ao programa. Estes resultados, evidenciam que o programa de capacitação foi capaz de atingir o objetivo de elevar o nível formativo dos profissionais. A discussão remete para a pertinência de capacitar os agentes, para que se tornem mais competentes para sinalizar e responder ao trauma de forma eficaz.
- A igualdade de género e a intervenção no uso de substânciasPublication . Trabulo, Francisca do Amaral Resende; Matos, Raquel Maria Navais de CarvalhoEsta dissertação teve como objetivo investigar de que forma o género influencia o contexto de uso de substâncias e intervenção, na perspetiva de profissionais desta área. Mais especificamente, procura compreender os desafios de mulheres e comunidade LGBT neste contexto, avaliar o conhecimento dos profissionais sobre recomendações específicas para questões de género e verificar se estas são aplicadas. Além disso, procurou-se explorar as perceções dos profissionais quanto a práticas que consideram essenciais para implementar nas suas instituições. Foram realizadas entrevistas aprofundadas a 13 profissionais, com idades entre 22 e 56 anos, que atuam em seis contextos de intervenção distintos: salas de consumo assistido, equipas de rua, equipas de intervenção em contextos recreativos, comunidades terapêuticas, centros de respostas integradas e comissões para a dissuasão da toxicodependência. Os resultados revelam que, de acordo com os profissionais, mulheres e pessoas LGBT enfrentam desafios significativos no uso de substâncias e na intervenção, destacando-se obstáculos relacionados com a vulnerabilidade acrescida dessas populações, os estereótipos de género e o trabalho sexual que mais frequentemente exercem para sustentar o consumo de substâncias. Na perspetiva dos profissionais, embora algumas recomendações para a maior sensibilidade às questões de género estejam a ser implementadas, persistem aspetos negativos que requerem intervenção. Algumas das sugestões de mudança que os técnicos abordam ao longo das entrevistas é a criação de respostas de sensibilidade e equidade e formação e capacitação dos profissionais e da própria comunidade. Conclui-se que, embora existam medidas para proporcionar maior segurança e conforto a mulheres e pessoas LGBT no contexto de intervenção, o progresso realizado até ao momento é insuficiente. Torna-se, assim, necessário um compromisso contínuo e gradual para implementar mudanças que respondam de forma eficaz às necessidades destas populações.
- Reduced sense of danger following two years of COVID-19: fear inoculation or growing recklessness?Publication . Coelho, Carlos M.; Suttiwan, Panrapee; Jaroenkajornkij, Nisara; Araújo, Ana S.; Dias, Pedro; Carvalho, Célia B.; Zsido, Andras N.The COVID-19 pandemic led to sudden changes in many people's lives, due to the risky and unpredictable nature of the disease and the consequences of public policies aimed at controlling its spread. As the pandemic progressed, people became more aware of what to do, and restrictions were relaxed. Our aim was to investigate the impact of the COVID-19 pandemic on individuals' psychological reactions and to examine differences due to long-term exposure between the start of the pandemic in early 2020 and the lifting of restrictions in mid-2022. We used an anonymous online survey at two different points in the COVID-19 pandemic - early 2020 and mid-2022 - and collected data from two independent samples of Portuguese individuals (194 in 2020 and 220 in 2022). Measures of the psychological impact of trauma, emergency response, anxiety and sensation seeking were collected. Participants reported significantly lower levels of negative effects of COVID-19, anxiety and sensation seeking in 2022 compared to 2020. The negative impact of the COVID-19 pandemic on individuals appears to have gradually decreased between 2020 and 2022.
- Sobredotação e comportamento disruptivo em contexto familiarPublication . Freitas, Ana Isabel Costa; Ribeiro, Luísa Jacinta Feio Antunes; Fernandes, Ana Márcia Vaz SerraEste estudo integra o projeto de investigação, intitulado “Giftedness and the social and emotional well-being of the gifted” e tem como principal objetivo analisar a relação entre a sobredotação e o comportamento disruptivo em contexto familiar, comparando-se um grupo de crianças sobredotadas com um grupo de crianças não sobredotadas. Foi aplicado um inquérito por questionário online a 41 pais, que continha questões sociodemográficas e a versão reduzida da Escala de Conners. A Escala de Conners aplicada a pais é um instrumento que avalia diversos comportamentos da criança, e que se subdivide em quatro subescalas: comportamentos de oposição (ECO), problemas cognitivos e de desatenção (EPCD), comportamentos associados ao excesso de atividade motora (EEAM) e comportamentos associados à Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (IDAH). Relativamente ao tratamento de dados, recorreu se ao Programa Estatístico para Ciências Sociais (IBM SPSS) para comparar o grupo de crianças sobredotadas com o grupo de crianças não sobredotadas, relativamente a comportamentos disruptivos em contexto familiar, tendo-se também em conta as variáveis sociodemográficas dos progenitores e das crianças pertencentes ao estudo. Para tal, utilizou-se o score total da Escala de Conners (TEC), bem como as suas subescalas ECO, EPCD, EEAM e IDAH. Os principais resultados rejeitam a existência diferenças significativas ao nível do comportamento disruptivo global entre o grupo de crianças sobredotadas e o grupo de crianças não sobredotadas. No entanto, verificou-se que quanto mais velha a criança, ou quanto mais avançada se encontra na sua progressão escolar, menor a recorrência de comportamentos associados à EEAM. Não se encontraram diferenças significativas em relação às restantes subescalas. Por fim, salienta-se uma predominância do sexo masculino no grupo de sobredotados acontecendo o inverso com o grupo de crianças não sobredotadas. Para estudos futuros seria relevante a aplicação de entrevistas semiestruturadas às crianças pertencentes ao estudo e aos respetivos encarregados de educação fornecendo uma abordagem mais individualizada na compreensão do comportamento disruptivo infantil.