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- Formação sobre a adversidade e trauma : resultados de um programa de capacitação em contexto escolarPublication . Sousa, Francisca Silva e; Negrão, Mariana Andrade Sottomayor; Veiga, Maria Elisa Pina TomazAs experiências adversas na infância podem acometer repercussões ao longo do ciclo vital do indivíduo nos diversos contextos em que estes se inserem, nomeadamente no escolar, manifestando-se através de dificuldades na autorregulação emocional, no desenvolvimento de relacionamentos securizantes e no processo de aprendizagem. Assim, a escola como contexto privilegiado de contacto com crianças e jovens deve ter profissionais capacitados para gerir as demandas da adversidade e do trauma. Este estudo propõe-se a avaliar o impacto do Programa de Capacitação dos Cuidados Sensíveis ao Trauma para agentes educativos, implementado em agrupamento de escolas de um conselho do norte do País, reportando resultados no nível formativo em Cuidados Sensíveis ao Trauma dos profissionais avaliado em pré e pós teste, bem como a satisfação com o programa formativo. No pré-teste, os resultados evidenciaram a insuficiente preparação dos profissionais para intervir de forma sensível juntos dos seus alunos. Contudo, após a conclusão da formação houve um aumento significativo no nível formativo dos participantes sobre cuidados sensíveis ao trauma, assim como, satisfação elevada relativamente ao programa. Estes resultados, evidenciam que o programa de capacitação foi capaz de atingir o objetivo de elevar o nível formativo dos profissionais. A discussão remete para a pertinência de capacitar os agentes, para que se tornem mais competentes para sinalizar e responder ao trauma de forma eficaz.
- The re-imagination of museums : towards decoloniality in contemporary art museums in Central America and the CaribbeanPublication . Espino, Maria Gabriela Sinclair; Gonçalves, Diana Isabel AdrianoThe purpose of this research is to explore decoloniality in contemporary art museums in Central America and the Caribbean. Specifically, to investigate to what extent coloniality is still present in Guatemala and Puerto Rico and how this relates to decolonial efforts in their contemporary art museums. This research is a documentation effort to take decolonial theory created mostly in and by the Global South and see how it is being discussed, practiced and applied in the Global South, particularly, Central America and the Caribbean. By emphasizing the expanding knowledge and investigative endeavors emerging from this area, this research aims to enrich the pluriversality of existing narratives. The research first reviews existing theory on museums, decoloniality and current decolonial efforts in museums. It then delves into two case studies, which are examined using textual analysis and qualitative research methods such as semi-structured expert interviews to assess the research questions: how is coloniality still present in Guatemala and Puerto Rico? And how does this relate to decolonial efforts in their contemporary art museums? At the end, I will be discussing the findings on the role of community, the reclaiming of silenced narratives and how museums find themselves confronted with a myriad of contradictions when decentering from established norms by coloniality and in the pursuit of genuine commitment to dismantling colonial legacies.
- Attitudes and behaviors of consumers towards sustainable fashion in the digital era : a social commerce perspective with the Tiktok shop casePublication . Castanheira, Patrícia Lopes; Tavares, Patrícia Isabel Ramos Pego NunesThis study investigates how Digital Transformation, particular TikTok Shop, influences consumer attitudes and behaviors toward sustainable fashion. The fashion industry, especially fast fashion, is known to be one of the most polluting industries, but due to increased environmental awareness, fashion brands are beginning to adopt more sustainable practices. However, there is a gap between consumers' intentions and their attitudes, known as the Attitude-Behavior Gap. The importance of this study lies in understanding how emerging digital platforms impact this phenomenon as they can, offer valuable insights for fashion brands seeking to align their strategies with the growing demand for sustainability. This dissertation's research question is, “How does Social Commerce influence attitudes and consumer behaviors toward adopting sustainable fashion?” Its main objectives are to examine consumer perceptions of sustainability in the fashion industry and to understand how Digital Transformation influences consumers’ intentions and behavior towards sustainable fashion, namely in the case of social commerce, particularly considering the TikTok Shop platform. This study is based on the Theory of Planned Behavior, which explains the relationship between social norms, attitudes, and perceived control over action. In addition, the analysis of the literature review addresses the “Attitude-Behavior Gap”, consumer preferences for sustainable fashion, and the obstacles brands face in bridging this gap in the digital age. The study also investigates the role of e-commerce platforms, such as TikTok Shop, which help to rapidly advertise trends, including sustainable fashion. The study used a qualitative approach based on semi-structured interviews with 15 participants, investigating their attitudes towards sustainable fashion and the influence of digital platforms on their perceptions. The results revealed that even with consumers' increased concern for sustainability, a preference for fast fashion persists, driven by aspects such as price and convenience. However, TikTok Shop proved to be a tool that could contribute to raising awareness, influence consumers to adopt more sustainable fashion, and provide a chance for sustainable brands to reach a wider audience, it can also stimulate excessive consumption and, going against the principles of sustainable fashion. This results in a need for companies to focus on genuine and clear strategies to educate consumers and foster a stronger connection between sustainable purchasing intentions and attitudes.
- The Artificial Intelligence act: critical overviewPublication . Silva, Nuno Sousa eThis article provides a critical overview of the recently approved Artificial Intelligence Act. It starts by presenting the main structure, objectives, and approach of Regulation (EU) 2024/1689. Followed by a definition of key concepts, finally the material and territorial scope, as well asan examination of the timing of application, are analyzed. Although the Regulation does not explicitly set out principles, the main ideas of fairness, accountability, transparency, and equity in AI underly a set of rules of the regulation. This is discussed before looking at the ill-defined set of forbidden AI practices (manipulation and exploitation of vulnerabilities, social scoring, biometric identification and classification, and predictive policing). It is highlighted that those rules deal with behaviors rather than AI systems. The qualification and regulation of high-risk AI systems are tackled, alongside the obligation of transparency for certain AI systems, the regulation of general-purpose models, and the rules on certification, supervision, and sanctions. The text concludes that even if the overall framework can be deemed adequate and balanced, the approach is so complex that it risks defeating its own purpose of promoting responsible innovation within the European Union and beyond its borders.
- Impacto da diversidade geracional nas práticas (não) éticas no ambiente de trabalho em PortugalPublication . Resende, Francisca Fontes Pereira; Gonçalves, Helena Maria da Silva Maia de Castro; Cunha, Mariana Alves daEsta tese explora a sensibilidade ética dos trabalhadores de diferentes gerações em Portugal, utilizando dados do inquérito internacional Ethics at Work 2021 do Institute of Business Ethics. O objetivo principal deste estudo é explorar as diferenças geracionais no âmbito da conscientização das práticas ou condutas antiéticas no local de trabalho e compreender como estas perceções influenciam a disposição dos trabalhadores para denunciar práticas não éticas. A revisão da literatura realça as caraterísticas distintas de quatro grupos geracionais – Boomers, Geração X, Geração Y e Geração Z – focando-se nos seus comportamentos, valores e atitudes no contexto de trabalho. As práticas éticas no local de trabalho, a consciencialização e o mecanismo de denúncia são analisados de forma crítica, acentuando a sua relação com as caraterísticas de cada geração. As principais conclusões deste estudo divulgam que as gerações mais velhas estão mais sensibilizadas para a má conduta no local de trabalho porém, as gerações mais jovens, especialmente, a Geração Y e a Geração Z, demonstram maior propensão para falar e maior satisfação com os resultados dessa sinalização apesar de indicarem menor consciência. Por último, esta tese salienta a necessidade organizacional de debater estas dinâmicas geracionais com o intuito de propiciar uma cultura de consciência ética e de comunicação aberta. Além disso, sugere estratégias para promover um melhor entendimento entre gerações e amenizar os conflitos de forma a melhorar os comportamentos éticos no local de trabalho em Portugal.
- Empreendedorismo no setor têxtil em Portugal : o caso Portugal FashionPublication . Araújo, Francisco Rodrigo de Macedo Matos; Marques, Luís Manuel DionísioEste estudo analisa o impacto do Portugal Fashion no empreendedorismo têxtil em Portugal, destacando o seu papel como catalisador de inovação, internacionalização e sucesso empresarial. Através de uma análise aprofundada, são exploradas as sinergias entre o evento e o ecossistema empreendedor, revelando diferentes perspetivas valiosas sobre os desafios e oportunidades enfrentadas pelos empreendedores têxteis. A pesquisa concentra-se na evolução do setor têxtil nos últimos dez anos, explorando como o evento contribui para o surgimento e crescimento de novos negócios, além de identificar as principais influências e mudanças resultantes deste fenómeno. A revisão da literatura destaca as teorias e conceitos chave do empreendedorismo, ressaltando as características e habilidades necessárias para prosperar no setor têxtil. Além disso, são discutidos os desafios enfrentados pelos empreendedores, como a concorrência global e a falta de acesso a financiamento, juntamente com as estratégias adotadas para superá-los. Por meio de estudos de caso de empreendedores de sucesso, são apresentadas estratégias e competências essenciais que contribuíram para o crescimento e êxito no setor têxtil em Portugal. O Portugal Fashion emerge como um agente transformador que impulsiona o crescimento económico, apoiando talentos emergentes e fortalecendo a posição de Portugal no cenário global da moda. Para além disso, o estudo também destaca a importância da inovação e da sustentabilidade, propondo recomendações para promover o crescimento sustentável do setor. A metodologia de pesquisa adotada inclui uma análise detalhada da literatura e dados existentes, tanto quantitativos como qualitativos, cujo objetivo consiste em estudar e compreender o perfil dos empreendedores têxteis e uma entrevista, dirigida à Diretora do Portugal Fashion. A coleta de dados permite uma análise aprofundada do perfil destes empreendedores e dos desafios enfrentados pelos mesmos, tais como a concorrência global e a falta de acesso a financiamento. Em conclusão, este estudo visa oferecer uma visão abrangente do empreendedorismo no setor têxtil em Portugal, identificando oportunidades, desafios e estratégias para os empreendedores contribuindo, assim, para a valorização da moda portuguesa. As recomendações propostas visam promover o crescimento sustentável do setor, incentivando a inovação e inspirando futuros líderes desta indústria a nível nacional.
