Departamento de Ciências da Saúde
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Departamento de Ciências da Saúde by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Médicas::Ciências da Saúde"
Now showing 1 - 10 of 70
Results Per Page
Sort Options
- Advances in periodontal regeneration using resorbable membranesPublication . Maçarico, Catarina Marques Ribeiro; Oliveira, Ana LeiteThe periodontal regeneration involves the formation of new cementum, new periodontal ligament and often alveolar bone that were previously lost. The discovery that stem cells present in the periodontal ligament which have the ability to populate the bone defect and induce formation of new cementoblasts, odontoblasts and fibroblasts and allowed to re-think the use of membranes to isolate these epithelial cells and gingival connective tissue to promote guided regeneration. This monograph aims at identifying, analyze and discuss the potential for new strategies in guided tissue regeneration using resorbable membranes when comparing with more conventional approaches. It also aims at answering several questions, such as: what are the membranes already being explored in the clinical phase and which are the onesbeing developed in the preclinical phase, as well as what are the results obtained using different types of membranes for each specific case. A bibliographic search of the literature was made taking into account research studies of materials in clinical phase of development and still in the pre-clinical phase (in vitro studies and in vivo), published in the past 5 years. Although there are already several reviews about this subject, it is important to address in a systematic way the most recent advances in order to understand which solutions are being more effective to provide the adequate treatment for periodontal conditions. The main aim is to determine the cases where resorbable membranes can be used considering the type of periodontal defects, and the most suitable membranes according to each specific case, and how to combine regenerative therapies as for example, cellular therapies, use of certain bioactive molecules, just to name a few…
- Análise da incidência de alveolite na consulta de cirurgia oral da clínica universitária da Universidade Católica PortuguesaPublication . Almeida, Álison Jorge Rodrigues de; Leitão, Jorge; Leitão, BrunoIntrodução O aparecimento de complicações pós-operatórias no ramo da cirurgia oral é um acontecimento comum e que tem implicações importantes na recuperação do paciente, para além de criar uma morbilidade elevada. Em particular, a alveolite seca, que apresenta aspectos clínicos debilitantes, como é o caso da dor pós-operatória. Sendo esta uma patologia de origem multifactorial, é imperativo saber quais os factores de risco mais importantes para o seu aparecimento. A importância da formação e preservação do coágulo sanguíneo alveolar indica o envolvimento dos mecanismos de coagulação na etiologia desta complicação. Objectivo No presente estudo pretende encontrar-se possíveis correlações entre estes vários factores de risco e o aparecimento desta condição, assim como outras complicações pós-operatórias. Metodologia Foi preenchido, pelo autor, um questionário na consulta de pós-operatório dos pacientes submetidos a exodontias na consulta de Cirurgia Oral da Clínica Universitária da UCP-CRB. Os dados recolhidos foram analisados com o recurso ao programa de análise estatística SPSS (Statistical Program for the Social Sciences) 20, de modo a calcular prevalências e correlações. Resultados Observou-se um aparecimento de alveolite seca exclusivo ao género feminino, com uma incidência de 6% (ligeiramente acima da encontrada na bibliografia). Verificou-se também uma relação entre o incumprimento das indicações pós-operatórias e o aparecimento de alveolite seca (P=0,011) Conclusão A alveolite seca é uma patologia enigmática do ponto de vista etiológico, devido à sua origem multifactorial. No entanto, o incumprimento das indicações pós-operatórias e os ciclos hormonais de estrogénio apresentam uma relação estatisticamente significativa com o aparecimento desta patologia
- Antibioterapia em medicina dentáriaPublication . Leite, Johnny Alexandre Fernandes; Teixeira, FredericoINTRODUÇÃO: A prescrição de antibióticos é uma prática comum dos médicos dentistas, que a usam para o tratamento, bem como para a prevenção de infeções. No entanto, as orientações da comunidade científica para esta terapia não são muitas vezes claras e por vezes são contraditórias ou sem suporte científico. Estudos fornecem evidências de prática inadequada de prescrição por estes profissionais, devido a uma série de fatores sejam eles falta de conhecimento ou fatores sociais. OBEJTIVO: Analisar os padrões de prescrição de antibióticos pelos médicos dentistas portugueses e em simultâneo contribuir com recomendações e organigramas, para melhorar estas práticas, combatendo a propagação das resistências bacterianas, que é considerado um sério problema de saúde pública. METODOLOGIA: Foi realizada uma revisão bibliográfica para analisar os princípios gerais a que antibioterapia deve obedecer e fornecer através da interligação de áreas como a terapêutica, a microbiologia oral, a biologia celular e a bioquímica, esquemas para as principais situações clínicas médico-dentárias, de uma forma mais consciente e segura. Em simultâneo foi realizado um questionário aos médicos dentistas portugueses, de forma a avaliar os seus padrões de prescrição, verificando se o fazem de modo correto e se seguem as orientações dadas pela literatura. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Apesar do estudo realizado não ser representativo da classe, demonstrou que de fato existe uma grande disparidade na forma como o antibiótico é aplicado tanto a nível da terapêutica da infeção local como na profilaxia. Calcula-se que estes resultados poderão dever-se à falta de conhecimentos ou pelas controvérsias existentes na comunidade científica, que provam que muitas vezes a prescrição de antibiótico é indicada sem evidência científica que a suporte. CONCLUSÃO: É necessário aprofundar o conhecimento científico nesta temática, envolvendo estudos desde a microflora normal da cavidade oral até à aplicação da terapêutica antibiótica mais indicada, de forma a uniformizar o modo como esta terapia deve ser aplicada e tornar os padrões de prescrição pelos médicos dentistas mais homogéneos
- Aperfeiçoamento profissionalPublication . Madeira, Cláudia Marques; Borges, TeresaO Curso de Mestrado em Enfermagem de natureza profissional na área de Enfermagem Médico-Cirúrgica, realizado na Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional das Beiras – Viseu, visa o desenvolvimento de competências técnicas, científicas e humanas, para prestar, além de cuidados gerais, cuidados de enfermagem especializados na respectiva área de especialização e, mais concretamente ao utente em estado crítico. O curso decorreu durante três semestres, integrando uma componente curricular teórica e uma prática (ensinos clínicos) e a realização do respectivo relatório. Os ensinos clínicos, os quais correspondem a um total de 750 horas (30 ECTS), sendo 540 horas de contacto e as restantes 210 horas de trabalho individual, foram realizados no Hospital de São Teotónio - Viseu, repartido por três módulos: - Módulo I: serviço de Urgência, que decorreu no serviço de Urgência Geral de 24/04/2010 a 26/06/2010; - Módulo II: Cuidados Intensivos/intermédios, que decorreu na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente de 04/10/2010 a 30/11/2010; - Módulo III: opcional, que decorreu na Unidade de Nefrologia/Diálise de 03/01/2011 a 28/01/2011; sob orientação da Professora Teresa Borges e a tutoria de enfermeiros especialistas dos respectivos locais de estágio. A realização dos referidos estágios facilitou a consolidação de conhecimentos teóricos, impulsionou o saber ser e o saber fazer, contribuindo para um crescimento pessoal e profissional. Permitiu também a aquisição de competências científicas e técnicas em prol da prestação de cuidados específicos a utentes urgentes e emergentes, em estado crítico e utentes com patologia renal, nas diversas fases da doença. Por outro lado, foi enriquecedor pelo conjunto de competências desenvolvidas ao nível relacional, nomeadamente, no que respeita à comunicação e à relação terapêutica estabelecida com os utentes e família. Metodologicamente, neste relatório perspectiva-se descrever e reflectir acerca do percurso teórico-prático descrito anteriormente cujo objectivo major reside na aquisição de competências como enfermeira especialista.
- Avaliação clínica da morfologia das próteses fixas na clínica universitária : estudo pilotoPublication . Vieira, Ana Cláudia Freitas; Esteves, Helder José Martins; Baptista, AndréIntrodução: A reabilitação protética das estruturas orais perdidas, visa a recuperação da função, estética e morfologia. Estão descritas associações entre a morfologia e a saúde oral, pelo que importa estudar este aspeto uma vez que a literatura existente não é conclusiva. Objetivo: Análise comparativa dos contornos vestibulares das coroas dentárias e respetivos processos alveolares. Relacionamento dos contornos dentários com as avaliações subjetivas do operador e do paciente e agravamento da saúde periodontal. Materiais e Métodos: Procedeu-se à comparação da linha de contorno coronário com a respetiva apófise alveolar de 40 peças dentárias de pacientes da Clínica Universitária da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional das Beiras. A linha de contorno coincidiu com o eixo longitudinal da estrutura passando pelo zenith dentário. Fez-se a recolha de dados através de impressões em alginato e modelos de estudo. Efetuaram-se fotografias de perfil das estruturas de interesse, de modo a que o eixo de incidência da captação fosse coincidente com o zenith e perpendicular ao contorno. Em determinados casos utilizaram-se chaves em silicone de adição. As fotografias foram editadas no CorelDraw X5. Para análise e tratamento dos dados utilizou-se o programa estatístico SPSS® (IBM Corp. Released 2013. IBM SPSS Statistics for Windows®, Version 22.0. Armonk, NY: IBM Corp.), utilizando o teste de Cramer V e Mann-Whitney. Resultados e Conclusão: Verificou-se uma tendência para a existência de simetria entre a curvatura da apófise alveolar e a curvatura da face vestibular da coroa, observada em 74,3% dos casos que importa clarificar no futuro estudo. A curvatura da apófise alveolar foi mais acentuada em 60,0%, do que a correspondente coroa/dente. Do total da amostra, 74,3% dos casos foram identificados pelo operador como estando com o contorno correto. Quando avaliada pelos pacientes a percentagem subiu para 82,9%. A amostra não permitiu o esclarecimento adequado das relações entre a simetria, tipo de estrutura, impressão do operador, impressão do paciente, diferença entre contornos e agravamento da saúde periodontal. Do total dos casos reabilitados, 81,3% apresentaram agravamento da saúde periodontal local. No futuro estudo, importa controlar a variável adaptação da margem gengival uma vez que a maior parte dos casos mostraram uma adaptação marginal incorreta e ausência de simetria.
- Avaliação clínica das compilações em prostodontia removívelPublication . Amorim, Susana Carina Rebelo; Araújo, Filipe; Correia, AndréIntrodução – O aumento da esperança média de vida tem vindo a fazer crescer a população idosa, o que, consequentemente, acarreta um aumento da população desdentada. A reabilitação oral com próteses removíveis surge muitas vezes como último recurso pela facilidade de concretização, a nível económico e de execução. No entanto, após a sua colocação podem surgir eventuais complicações, mecânicas ou biológicas, que devem ser consideradas e devidamente tratadas. Objetivos - Avaliação da frequência de complicações, mecânicas e biológicas, associadas à reabilitação com prótese dentária removível, total ou parcial; a avaliação da satisfação dos pacientes; e aferição da relação entre as consultas de controlo e as complicações protéticas. Materiais e Métodos – Foram contactados os pacientes que colocaram próteses removíveis na Clínica Universitária da UCP entre 2010 e 2012 para a realização de uma consulta de controlo. Numa ficha clínica especificamente preparada para estas consultas, foram registados dados referentes à história protética, estado das próteses, opinião do paciente e complicações protéticas existentes. A análise estatística das variáveis foi efetuada com recurso aos testes do Qui-Quadrado, Mann Whitney U e Kruskal Wallis (p<0,05). Resultados – Dos 182 pacientes contactados via telefone, aderiram à consulta de controlo solicitada 75 pacientes (41,2%), com uma média de idades de 59,19 anos (±10,81). Todos os pacientes realizaram consultas de controlo pós-inserção das próteses [média de 5,03 (± 3,28)], sem diferenciação de género, mas com uma maior predominância de controlos nos pacientes com mais de 60 anos. O tipo de desdentação mais prevalente foi a Classe I de Kennedy. As complicações mais frequentes foram a falta de retenção (36,0%-38,7%), seguida de estomatite protética (17,3% na maxila), e inflamação ou ulceração (16% na mandíbula). Não se verificou associação entre as complicações protéticas, o tipo de desdentação e o tipo de reabilitação em ambas as arcadas. Os pacientes com história de reabilitação prévia revelaram maior satisfação em relação à fonética. Não se verificou associação entre as complicações e o número de consultas de controlo. Conclusão – Dada a frequência de complicações bem como o estado das próteses em termos de higiene, é fundamental que o paciente cumpra com o plano de consultas de controlo estabelecido após a colocação da prótese removível
- Avaliação da temperatura gerada durante preparos dentários com brocas tronco cónicas com diferentes graus de usuraPublication . Santos, Bruna Nogueira dos; Esteves, Helder José Martins; Mendes, Cláudia Sofia da SilvaIntrodução: A preparação dentária para uma coroa total é um procedimento traumático para a estrutura dentária e muitas vezes afeta a vitalidade pulpar. Vários são os fatores associados ao trauma pelo preparo dentário como, o aumento de temperatura devido ao calor friccional gerado que, pode ocasionar desde hipersensibilidade dentária a necrose pulpar. Existe um valor crítico estabelecido de temperatura intrapulpar de 42,5˚C, a partir do qual os danos serão irreversíveis. Objetivo: Estudo-piloto, para clarificar a influência da usura na variação da temperatura de fricção detetada à superfície dentária durante o preparo para coroas totais. Materiais e Métodos: Durante a execução de preparos dentários para coroas totais em prótese fixa realizaram-se medições das temperaturas máximas atingidas na superfície dentária com o termómetro PCE-889. Foram selecionados três grupos de brocas com diferentes graus de usura. Os dados foram tratados estatisticamente pelo SPSS® (IBM Corp. Released 2011. IBM SPSS Statistics for Windows, Version 20.0. Armonk, NY: IBM Corp.). Usou-se ainda Anova One-Way, a normalidade de distribuição foi analisada com o teste de Shapiro-Wilk e a homogeneidade de variâncias com o teste de Levene. O nível de significância considerado foi p ≤ 0,05. Resultados: Existiram diferenças significativas na temperatura de fricção produzida pelos três tipos de brocas quando esta foi determinada ao fim de 2 minutos, p<0,05. As temperaturas máximas atingidas com cada broca foram: nova, 32,35˚C (5min); usura ligeira, 34,25˚C(2min); usura considerável, 32,77˚C(2min). Conclusão: Durante este estudo piloto detetaram-se valores de temperatura de fricção que podem causar dano pulpar. Em função dos resultados obtidos, a amostra adequada para o futuro estudo é de 137 elementos.
- Avaliação do desempenho clínico de restaurações de classe II a compósito efectuadas por alunos do mestrado integrado em medicina dentária da Universidade Católica PortuguesaPublication . Bernardo, Diana Teresa Almeida; Paulo, Manuel; Barros, VâniaIntrodução: O compósito tem se tornado o material de primeira escolha aquando da realização de uma restauração dentária anterior essencialmente por motivos estéticos. O estudo da qualidade das restaurações efectuadas permite a identificação de possíveis erros na técnica e manipulação do material que podem ser facilmente eliminados. Objetivo: Este estudo objectivou a descrição e avaliação retrospetiva e prospetiva do desempenho clínico de restaurações Classe II com compósito, realizadas por alunos de Medicina Dentária, na Clínica Universitária da Universidade Católica Portuguesa. Materiais e métodos: Estudo observacional prospetivo da qualidade clínica de 12 restaurações de Classe II com compósito realizadas na Clínica Universitária da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional das Beiras com controlo a 6 meses – Grupo 1. Paralelamente realizou-se um estudo observacional retrospetivo do desempenho clínico de 20 restaurações de Classe II com compósito realizadas na mesma Clínica Universitária com 2 anos – Grupo 2. A avaliação clínica seguiu os parâmetros da United States of Public Health System (USPHS). Resultados:. No grupo 1 não se observaram diferenças estatisticamente significativas nos parâmetros da USPHS entre os dois momentos de avaliação. Os parâmetros avaliados encontraram-se inalterados ao fim de 6 meses. No grupo 2, relativamente à reprodução de cor, o valor bravo foi atribuído a 45,0% das restaurações, o valor alfa a 35%, e 20% tiveram má avaliação. 20% das restaurações apresentavam cárie secundaria. Alusivamente à descoloração da margem cavo-superficial, 65,0% obteve uma avaliação satisfatória e 30% excelente, 5,0% encontravam-se insatisfatórias. No parâmetro contorno, 70,0% das restaurações se encontrava excelente e 30% satisfatórias. Relativamente à integridade da margem, 55,0% das restaurações estavam excelentes, 40,0% satisfatórias e 5,0% insatisfatórias. Conclusões: A restaurações avaliadas aos 6 meses apresentaram-se todas com sucesso clínico. Aos 2 anos os parâmetros com maior taxa de insucesso foram a incidência de cárie e reprodução da cor.
- Avaliar o comportamento e atitudes na desinfeção das impressões por parte de médicos dentistas e técnicos de laboratório de prótese : estudo pilotoPublication . Marques, Marta Cristina Marinheiro; Araújo, Filipe; Correia, AndréObjetivos: Verificar qual o nível de educação, conhecimento e importância que Médicos e Técnicos de Prótese têm sobre a temática da desinfeção de materiais de impressão e ainda avaliar se a comunicação entre estes inclui este assunto Materiais e Métodos: Efetuou-se um estudo observacional transversal segundo a técnica estratificada. A pesquisa abrangiu Médicos Dentistas (n=64) e Técnicos de Prótese Dentária (n=11) da região de Viseu, aos quais foi distribuído um questionário para a avaliação do comportamento e atitudes na desinfeção das impressões dentárias. Os resultados obtidos foram processados e analisados por métodos estatísticos descritivos. Resultados: O alginato é o material de impressão usado pela totalidade (100%) dos inquiridos e a Prostodontia é a área da Medicina Dentária que mais recorre aos materiais de impressão. 60,3% dos Médicos Dentistas afirma efetuar sempre a desinfeção dos materiais de impressão enviados para o Laboratório, no entanto 90,9% dos Técnicos não recebe qualquer notificação neste âmbito. A desinfeção química é feita maioritariamente com álcoois sob a forma de spray, sendo a eficácia o fator que mais influencia na escolha de um desinfetante. A maioria dos Médicos Dentistas questionados (65,6%) afirma não informar o Laboratório sobre o estado de desinfeção do biomaterial. 90,9% dos Técnicos de Prótese Dentária admita não confiar na desinfeção efetuada pelo Médicos Dentistas. Conclusões: As respostas obtidas indicam a necessidade de medidas educacionais adicionais no que concerne às práticas de controlo de infeção específica, bem como uma maior comunicação entre as clínicas e os laboratórios. No âmbito da comunicação e da confiança entre os Técnicos de Prótese Dentária e os Médicos Dentista, os resultados obtidos são abaixo do esperado e chegam mesmo a ser contraditórios com a literatura internacional.
- Bruxismo em crianças com dentição mista : a propósito de um caso clínicoPublication . Almeida, Carla Sofia dos Santos; Figueiredo, Andreia Sofia de Paiva; Ribeiro, Octávio Alexandre Soares dos SantosO bruxismo é um hábito parafuncional do sistema estomatognático caraterizado pelo ato de ranger ou apertar os dentes, o qual pode ocorrer durante o sono, sendo neste caso, denominado de bruxismo noturno. É mais comum na infância, pouco comum nos adultos e de ocorrência reduzida em idosos. Tem etiologia multifatorial e segundo a Classificação Internacional das Desordens do Sono, pode estar associado a parassonias, caraterizando-se por diferentes graus de excitação, como enurese noturna, falas durante o sono, sono agitado e sonambulismo. Aquando no período de dentição decídua o bruxismo apresenta-se como uma caraterística fisiológica associada ao desenvolvimento dos ossos da face, no entanto a partir do momento em que surge a dentição mista, transição para a dentição permanente, esse fenómeno deverá começar a tornar-se menos evidente. Quando o bruxismo noturno infantil persiste na sua duração pode ser considerado patológico, criando danos severos que podem inclusivamente originar disfunção da articulação temporomandibular. O bruxismo noturno infantil pode ter repercussões algo nefastas nas crianças, nomeadamente na forma de desgaste dentário, desgaste físico diurno e alterações comportamentais, por isso é de extrema importância a deteção precoce do bruxismo em crianças por parte dos profissionais de saúde. Sendo necessário um tratamento pluridisciplinar para a remoção do hábito parafuncional. A visita de uma criança à Clínica Universitária levantou a questão da existência de bruxismo noturno em crianças com dentição mista associado a parassonias. A presente monografia pretende alertar para a importância da deteção precoce do bruxismo como parassonia. Foi adotado um questionário, realizado aos pais, sobre os hábitos noturnos das crianças e avaliado até que ponto o bruxismo está presente nas crianças com dentição mista.