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- Prática docente supervisionada e investigação integrada sobre o papel das TIC na aprendizagem de alunos com Necessidades Educativas EspeciaisPublication . Silva, Joana Emília Moutinho da; Cardoso, Sílvia M. C. FortesO presente relatório, que se integra nas Práticas de Ensino Supervisionadas, incorpora três componentes essenciais da formação docente contempladas no Mestrado em Ensino de Informática, traduzindo-se nas componentes letiva, não letiva ou de projetos e de investigação. Em relação à componente letiva, ou seja a gestão curricular pelo professor, esta decorreu na escola secundária António Sérgio, em Vila Nova de Gaia. A disciplina lecionada foi Tecnologias da Informação e Comunicação de 10º Ano de Escolaridade do Ensino profissional, do curso Técnico de Instalações Elétricas. Esta componente manifestou-se fundamental na experienciação de situações de trabalho em sala de aula que, apesar de não ter sido nova para nós, trouxe momentos de reflexão e aprimoramento, permitindo elevar a qualidade do nosso desempenho neste âmbito. A par com a componente letiva, foram organizadas algumas atividades ao longo do ano letivo como parte da componente não letiva. Entre elas destacam-se o seminário organizado pelo núcleo de estágio “Infoeduca 2013”, o workshop “A utilização dos Quadros Interativos Multimédia e formação em sala de aula”, a formação “A utilização do Microsoft Excel na atividade docente” e a visita de estudo à Barragem do Alto Lindoso. Este exercício foi importante para percebermos melhor a necessidade de desenvolver outras competências profissionais (técnicas e relacionais), bem assim o seu significado pedagógico e de interação com os diferentes membros da comunidade educativa. Relativamente à investigação, tratando-se de uma componente importante que nos permite experimentar as metodologias de investigação e fazer escolhas tendentes a apropriar-nos de competências neste domínio, realizámos um estudo intitulado “O papel das TIC na aprendizagem de alunos com Necessidades Educativas Especiais” cujo objetivo foi o de entender a importância e o potencial pedagógico no uso de tecnologia educativa nos processos de ensino e de aprendizagem, como recursos facilitadores de destrezas e da apropriação de conhecimento em sala de aula, a alunos com necessidades educativas especiais.
- Avaliação clínica das compilações em prostodontia removívelPublication . Amorim, Susana Carina Rebelo; Araújo, Filipe; Correia, AndréIntrodução – O aumento da esperança média de vida tem vindo a fazer crescer a população idosa, o que, consequentemente, acarreta um aumento da população desdentada. A reabilitação oral com próteses removíveis surge muitas vezes como último recurso pela facilidade de concretização, a nível económico e de execução. No entanto, após a sua colocação podem surgir eventuais complicações, mecânicas ou biológicas, que devem ser consideradas e devidamente tratadas. Objetivos - Avaliação da frequência de complicações, mecânicas e biológicas, associadas à reabilitação com prótese dentária removível, total ou parcial; a avaliação da satisfação dos pacientes; e aferição da relação entre as consultas de controlo e as complicações protéticas. Materiais e Métodos – Foram contactados os pacientes que colocaram próteses removíveis na Clínica Universitária da UCP entre 2010 e 2012 para a realização de uma consulta de controlo. Numa ficha clínica especificamente preparada para estas consultas, foram registados dados referentes à história protética, estado das próteses, opinião do paciente e complicações protéticas existentes. A análise estatística das variáveis foi efetuada com recurso aos testes do Qui-Quadrado, Mann Whitney U e Kruskal Wallis (p<0,05). Resultados – Dos 182 pacientes contactados via telefone, aderiram à consulta de controlo solicitada 75 pacientes (41,2%), com uma média de idades de 59,19 anos (±10,81). Todos os pacientes realizaram consultas de controlo pós-inserção das próteses [média de 5,03 (± 3,28)], sem diferenciação de género, mas com uma maior predominância de controlos nos pacientes com mais de 60 anos. O tipo de desdentação mais prevalente foi a Classe I de Kennedy. As complicações mais frequentes foram a falta de retenção (36,0%-38,7%), seguida de estomatite protética (17,3% na maxila), e inflamação ou ulceração (16% na mandíbula). Não se verificou associação entre as complicações protéticas, o tipo de desdentação e o tipo de reabilitação em ambas as arcadas. Os pacientes com história de reabilitação prévia revelaram maior satisfação em relação à fonética. Não se verificou associação entre as complicações e o número de consultas de controlo. Conclusão – Dada a frequência de complicações bem como o estado das próteses em termos de higiene, é fundamental que o paciente cumpra com o plano de consultas de controlo estabelecido após a colocação da prótese removível
- A motivação em época de crise : uma investigação interpretativista sobre a motivação de profissionais em Portugal durante a crise pós 2008Publication . Cidade, Madalena Maria Abranches Costa Conrado; Ilharco, FernandoO conhecimento e os entendimentos no campo da motivação humana e organizacional têm vindo a sofrer evoluções no decurso da história. O que outrora motivava mais os colaboradores tenderá a ter um significado diferente hoje em dia. Vivemos actualmente numa época de incertezas e de dúvidas provenientes de uma crise não só económica e financeira, mas também de uma crise de valores, de identidade e de personalidade, que afecta o bem-estar dos portugueses. A presente investigação visa relacionar as teorias existentes no campo da motivação, com os sentimentos e vivências de seis profissionais portugueses, provenientes de áreas diferentes, e com perfis diversificados. O objectivo primordial é entender quais os aspectos inerentes à motivação destes seis profissionais.
- A arbitragem nos contratos petrolíferos : análise comparativa das cláusulas portuguesas e moçambicanasPublication . Silva, João Miguel Duarte e; Miranda, Agostinho de Pereira
- The impact of customer relationship management in Commercial Banking : the consultancy case of Banco Santander Totta on two Commercial Innovation ProjectsPublication . Bernardino, Patrícia Margarida Dias; Xavier, RuteTo face the current financial crisis companies are allocating their resources on managing customer relationships in order to efficiently maximize profitability. In the financial industry, managers are aware of the current situation where customers easily leave from one bank to another and acknowledge Customer Relationship Management (CRM) as an opportunity to develop actual relationships with their customers. The purpose of this dissertation is to investigate advantages and disadvantages of CRM programs, the impact of these programs in banking and present two real projects at Santander-Totta concerning the bank-customers relation. I will briefly present a certification by distance project and mostly focus my analysis on the unification between customers and the bank. The results revealed that the advantages for banks to engage in these type of programs are really significant, expressed not only in a quantitative way but also in a qualitative way. We can have a concrete and real example with the projects we developed with Santander-Totta, which through technology and innovation will be able to have a closer relationship between managers and customers, reducing some inefficiency in the commercial department and increasing the overall manager productivity and profitability of the bank. This research contributes both to academic research but also for industry practices through the empirical findings of the two real projects and all the deep analysis done to conduct this dissertation.