Browsing by Issue Date, starting with "2014-09-09"
Now showing 1 - 10 of 11
Results Per Page
Sort Options
- Criação da base de dados oralM associada à base OralOmePublication . Sá, Carlos Eduardo Nogueira; Correia, Maria José; Arrais, JoelIntrodução: Apesar de ser um sistema bastante estudado do ponto de vista microbiológico, a cavidade oral apresenta uma complexidade de ambientes e microbioma associado muito grande. Esta complexidade só recentemente foi explorada com a revolução das técnicas e tecnologias genómicas que permitiram a identificação de muitos microrganismos que até há poucos anos se desconheciam por não serem cultiváveis. O Projeto de Microbioma Humano (HMP) apresenta-se como um exemplo da quantidade massiva de dados que é gerado por estas técnicas e que pode ser analisado sob variadíssimas perspetivas gerando o conhecimento não só das comunidades como também dos processos presentes na cavidade oral. Além do HMP têm proliferado na literatura identificações moleculares de microrganismos nos vários ambientes da cavidade oral quer em saúde quer em situações de patologia oral ou sistémica. Estes dados estão dispersos, portanto uma base de dados que reúna a informação publicada associada a uma ferramenta de pesquisa e análise afigura-se como extremamente útil para investigadores dedicados à cavidade oral. Objetivo: Criar uma base de dados com os microrganismos, identificados por estudos de genómica, presentes em amostras dos vários ambientes da cavidade oral. Associar essa base à base existente, o OralOme. Materiais e Métodos: Reunir a informação publicada de estudos com identificação de microrganismos por técnicas moleculares nos vários ambientes da cavidade oral numa base de dados. Esta foi desenhada de forma a interagir com a base de dados OralOme permitindo a pesquisa dos microrganismos associados aos vários ambientes da cavidade oral não só por nome, mas também pelas proteínas por ele produzidas. Resultados: Da análise de 111 artigos publicados até Janeiro de 2014 foram identificados na cavidade oral 1399 espécies correspondentes a 181 géneros. Estes valores são superiores aos atualmente existentes na base de dados OralCard que reporta proteínas bacterianas. Verifica-se ainda que a maioria das espécies características da cavidade oral (identificadas anteriormente por técnicas baseadas em cultivo) continua a ser encontrada na cavidade oral por técnicas moleculares de genómica. No entanto estas novas técnicas detetam ainda outras espécies bacterianas nunca cultivadas e distinguem muitas vezes estirpes e ou clones característicos da cavidade oral.Conclusão: Foi criada uma base de dados com a informação do microbioma da cavidade oral que será associada à base de dados OralOma que disponibiliza a informação sobre o proteoma da cavidade oral, criando assim uma ferramenta que contem a “evidência molecular total” dos microrganismos presentes na cavidade oral.
- Relatório de atividade clínicaPublication . Rodrigues, Maria de Lurdes de Jesus; Mendes, Rui Amaral; Sousa, Manuel deEste documento consiste no Relatório de Atividade Clínica realizada por mim no Ano Letivo 2013-2014 durante as aulas práticas do 5º ano que começaram no dia 16 de Setembro de 2013 e tiveram o seu término a 27 de Junho de 2014. Esta atividade Clínica realizou-se de acordo com o previsto no plano de estudos do Mestrado Integrado em Medicina Dentária da Universidade Católica Portuguesa. O relatório engloba todos os casos clínicos realizados por mim, a sua discussão e resolução. Este relatório tem como objetivo descrever toda a atividade clínica nas diferentes áreas da Medicina Dentária. Durante este período letivo tive oportunidade de aprender normas de conduta clínica necessárias no decorrer de todas as profissões e imprescindíveis há minha formação básica. Apliquei fundamentos teóricos aprendidos nas diferentes Unidades Curriculares e a sua aplicação na prática clínica sobre os vários aspetos pedagógicos que se poderiam melhorar. Este estágio permitiu-me trabalhar nas várias áreas disciplinares verificando os vários conteúdos teóricos e colmatando falhas existentes na minha prática. O estágio foi realizado com sucesso atingindo os objetivos previamente definidos. O atendimento de pacientes de variadíssimas idades e profissões facilitou a aprendizagem e vai facilitar a minha prática clínica aquando da finalização do meu curso. A atividade clínica integrada é o momento de formação privilegiado, que promove uma rápida socialização e integração profissional dos alunos no futuro mercado de trabalho.
- A responsabilidade civil das concessionárias pelos acidentes de viação em autoestradaPublication . Macedo, Joana Catarina Araújo; Proença, José Carlos Brandão
- Avaliação clínica da morfologia das próteses fixas na clínica universitária : estudo pilotoPublication . Vieira, Ana Cláudia Freitas; Esteves, Helder José Martins; Baptista, AndréIntrodução: A reabilitação protética das estruturas orais perdidas, visa a recuperação da função, estética e morfologia. Estão descritas associações entre a morfologia e a saúde oral, pelo que importa estudar este aspeto uma vez que a literatura existente não é conclusiva. Objetivo: Análise comparativa dos contornos vestibulares das coroas dentárias e respetivos processos alveolares. Relacionamento dos contornos dentários com as avaliações subjetivas do operador e do paciente e agravamento da saúde periodontal. Materiais e Métodos: Procedeu-se à comparação da linha de contorno coronário com a respetiva apófise alveolar de 40 peças dentárias de pacientes da Clínica Universitária da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional das Beiras. A linha de contorno coincidiu com o eixo longitudinal da estrutura passando pelo zenith dentário. Fez-se a recolha de dados através de impressões em alginato e modelos de estudo. Efetuaram-se fotografias de perfil das estruturas de interesse, de modo a que o eixo de incidência da captação fosse coincidente com o zenith e perpendicular ao contorno. Em determinados casos utilizaram-se chaves em silicone de adição. As fotografias foram editadas no CorelDraw X5. Para análise e tratamento dos dados utilizou-se o programa estatístico SPSS® (IBM Corp. Released 2013. IBM SPSS Statistics for Windows®, Version 22.0. Armonk, NY: IBM Corp.), utilizando o teste de Cramer V e Mann-Whitney. Resultados e Conclusão: Verificou-se uma tendência para a existência de simetria entre a curvatura da apófise alveolar e a curvatura da face vestibular da coroa, observada em 74,3% dos casos que importa clarificar no futuro estudo. A curvatura da apófise alveolar foi mais acentuada em 60,0%, do que a correspondente coroa/dente. Do total da amostra, 74,3% dos casos foram identificados pelo operador como estando com o contorno correto. Quando avaliada pelos pacientes a percentagem subiu para 82,9%. A amostra não permitiu o esclarecimento adequado das relações entre a simetria, tipo de estrutura, impressão do operador, impressão do paciente, diferença entre contornos e agravamento da saúde periodontal. Do total dos casos reabilitados, 81,3% apresentaram agravamento da saúde periodontal local. No futuro estudo, importa controlar a variável adaptação da margem gengival uma vez que a maior parte dos casos mostraram uma adaptação marginal incorreta e ausência de simetria.
- A cronologia de desenvolvimento do segundo molar e sua relação com a estimativa forense da idadePublication . Castel-Branco, Ana Margarida Nunes F.; Figueiredo, Andreia; Figueiredo, CristinaIntrodução: A estimativa da idade insere-se numa área de conhecimento científico que tem vindo a assumir especial importância no âmbito da Medicina Dentária Forense. Apresenta maior relevância em indivíduos vivos e o seu principal objeto de estudo são as crianças, constituindo uma ferramenta chave para o estabelecimento da sua identidade. O estudo da maturação dentária, através de radiografias panorâmicas, constitui um dos métodos mais credíveis para a estimativa da idade. Objetivos: Avaliar a aplicabilidade do método de Demirjian para a estimativa da idade em crianças e investigar a possível correlação entre o estadio de mineralização do dente 3.7 e a idade cronológica da criança, numa amostra populacional da Clínica Dentária da Universidade Católica Portuguesa de Viseu. Materiais e métodos: Para o efeito, serão examinadas as radiografias panorâmicas de todas as crianças constantes no ficheiro clínico da CDU – Viseu, entre os 5 e os 16 anos de idade. Este estudo foi baseado na escala de pontuações do segundo molar em ambos os sexos, para os diferentes estadios de desenvolvimento dentário, segundo o método de Demirjian. A diferença entre a idade dentária e a idade cronológica foi analisada e comparada através da utilização de modelos de regressão multilinear. Resultados: O desenvolvimento do dente 3.7 assente na metodologia desenvolvida por Demirjian é um indicador válido para prever a idade em crianças e adolescentes da população de Viseu, Portugal. Discussão: Foi possível observar a existência de uma correlação entre a idade estimada e a idade cronológica e ainda que o desenvolvimento dentário, concretamente do segundo molar mandibular, ocorre mais precocemente nas raparigas do que nos rapazes. Estes resultados vão de encontro aos de outros estudos Conclusão: Existe uma associação expressiva entre a idade estimada e os estadios de mineralização atribuídos ao segundo molar permanente inferior, segundo o método de Demirjian.
- Relatório de atividade clínicaPublication . Costa, João Guilherme Pereira Tripa Dias; Mendes, Rui AmaralA Medicina Dentária é a área das Ciências Médicas responsável pelo estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento de condições fisiopatológicas que afetam a cavidade oral, os maxilares e as estruturas associadas. A saúde, segundo a Organização Mundial de Saúde, é o estado de bem-estar físico, mental e social de um indivíduo. Porém, a saúde oral é, muitas vezes, relegada para segundo plano, existindo uma mentalidade curativa/restauradora na sociedade atual. Assim, o Médico Dentista deve estimular a prevenção de comportamentos de risco, desde as idades mais precoces, realçando o bem-estar do doente e a promoção da saúde. Pretende-se com este relatório fazer a descrição e reflexão da atividade clínica realizada ao longo do 5º ano curricular do Mestrado Integrado em Medicina Dentária, na Clínica Universitária Dentária da Universidade Católica Portuguesa. O Relatório centra-se no levantamento de dados, exposição e discussão dos atos clínicos realizados, no âmbito das várias Áreas Disciplinares: Medicina Oral, Periodontologia, Dentisteria, Endodontia, Cirurgia Oral, Prostodontia Fixa e Removível, Odontopediatria e Oclusão. Com base nos conhecimentos e princípios apreendidos e a partir da história clínica do doente, do diagnóstico efetuado e dos planos de tratamento elaborados, descrevem-se os atos clínicos realizados, como operador e como assistente. Os dados recolhidos são tratados e divididos por diversas secções e áreas disciplinares, fazendo-se a sua discussão e enquadrando-os teoricamente, dando-se uma especial atenção a casos clínicos de relevo. Face à constante evolução da tecnologia, do conhecimento científico e das suas aplicações na área, é essencial que o Médico Dentista se mantenha atualizado, de modo a permitir uma prática clínica integrada e a elaboração de planos de tratamento multidisciplinares que maximizem a prevenção, o tratamento e o prognóstico das diversas condições e patologias
- Avaliação da temperatura gerada durante preparos dentários com brocas tronco cónicas com diferentes graus de usuraPublication . Santos, Bruna Nogueira dos; Esteves, Helder José Martins; Mendes, Cláudia Sofia da SilvaIntrodução: A preparação dentária para uma coroa total é um procedimento traumático para a estrutura dentária e muitas vezes afeta a vitalidade pulpar. Vários são os fatores associados ao trauma pelo preparo dentário como, o aumento de temperatura devido ao calor friccional gerado que, pode ocasionar desde hipersensibilidade dentária a necrose pulpar. Existe um valor crítico estabelecido de temperatura intrapulpar de 42,5˚C, a partir do qual os danos serão irreversíveis. Objetivo: Estudo-piloto, para clarificar a influência da usura na variação da temperatura de fricção detetada à superfície dentária durante o preparo para coroas totais. Materiais e Métodos: Durante a execução de preparos dentários para coroas totais em prótese fixa realizaram-se medições das temperaturas máximas atingidas na superfície dentária com o termómetro PCE-889. Foram selecionados três grupos de brocas com diferentes graus de usura. Os dados foram tratados estatisticamente pelo SPSS® (IBM Corp. Released 2011. IBM SPSS Statistics for Windows, Version 20.0. Armonk, NY: IBM Corp.). Usou-se ainda Anova One-Way, a normalidade de distribuição foi analisada com o teste de Shapiro-Wilk e a homogeneidade de variâncias com o teste de Levene. O nível de significância considerado foi p ≤ 0,05. Resultados: Existiram diferenças significativas na temperatura de fricção produzida pelos três tipos de brocas quando esta foi determinada ao fim de 2 minutos, p<0,05. As temperaturas máximas atingidas com cada broca foram: nova, 32,35˚C (5min); usura ligeira, 34,25˚C(2min); usura considerável, 32,77˚C(2min). Conclusão: Durante este estudo piloto detetaram-se valores de temperatura de fricção que podem causar dano pulpar. Em função dos resultados obtidos, a amostra adequada para o futuro estudo é de 137 elementos.
- Interactómica da cavidade oral em doença periodontalPublication . Barros, Mafalda Ribeiro Cardoso de; Rosa, Nuno; Correia, Maria JoséIntrodução: A proteómica é a área da biotecnologia que estuda o conjunto de proteínas de uma amostra biológica, particularmente as suas estruturas e funções. Na cavidade oral podemos assinalar uma grande variedade de proteínas humanas que na doença periodontal podem estar alteradas pela interação com as proteínas produzidas pelos microrganismos presentes na patologia. As ferramentas bioinformáticas têm um papel muito importante no fornecimentos e análise de dados que permitem estabelecer o interactoma das proteínas entre o hospedeiro-microbiota. Objectivo: Analisar in silico os dados obtidos através de ferramentas bioinformáticas; Estabelecer o interactoma oral em periodontite crónica; Identificar os processos biológicos alterados no hóspedeiro, ao nivel do proteoma oral, pela presença de microrganismos; Identificar proteínas-chave envolvidas na doença periodontal; Materiais e Métodos: Foram utilizadas ferramentas informáticas, tais como o OralCard, Oralint e Cytoscape. Através do OralCard foi possível a obtenção das listagens das proteínas humanas e microbianas presentes na cavidade oral em periodontite crónica. Para verificar as interações entre as proteínas humanas e microbianas foi utilizado o Oralint, sendo que com o Cytoscape verificou-se com detalhe essa interação através da respresntação da rede complexa de interações entre as proteínas. A interpretação funcional das interações determinadas foi feita com o auxílio da ferramenta AgBase de onde foi retirada a anotação das proteínas. Resultados e Discussão: Das 1071 proteínas catalogadas no OralCard, 1039 são humanas e 31 são microbianas. Foram selecionados os dois processos biológicos mais relevantes para a doença, designadamente Organização da matriz extracelular e Funcionamento do sistema imunitário, o que nos reduziu a amostra para 50 proteínas humanas e 7 microbianas. A maior parte das proteínas humanas apresentou regulação positiva que, através da interacção, poderão contribuir para a progressão da doença, para o controlo da infecção ou para restabelecer o equilíbrio no hospedeiro Conclusões e Trabalhos futuros: Com a presente dissertação, conseguiu-se identificar um conjunto de proteínas que poderão ser importantes para o desenvolvimento e o controlo da periodontite crónica. No futuro serão necessários mais estudos efetivos que clarifiquem melhor as funções de cada proteína e que as relacionem diretamente com a patologia.
- Antibioterapia em medicina dentáriaPublication . Leite, Johnny Alexandre Fernandes; Teixeira, FredericoINTRODUÇÃO: A prescrição de antibióticos é uma prática comum dos médicos dentistas, que a usam para o tratamento, bem como para a prevenção de infeções. No entanto, as orientações da comunidade científica para esta terapia não são muitas vezes claras e por vezes são contraditórias ou sem suporte científico. Estudos fornecem evidências de prática inadequada de prescrição por estes profissionais, devido a uma série de fatores sejam eles falta de conhecimento ou fatores sociais. OBEJTIVO: Analisar os padrões de prescrição de antibióticos pelos médicos dentistas portugueses e em simultâneo contribuir com recomendações e organigramas, para melhorar estas práticas, combatendo a propagação das resistências bacterianas, que é considerado um sério problema de saúde pública. METODOLOGIA: Foi realizada uma revisão bibliográfica para analisar os princípios gerais a que antibioterapia deve obedecer e fornecer através da interligação de áreas como a terapêutica, a microbiologia oral, a biologia celular e a bioquímica, esquemas para as principais situações clínicas médico-dentárias, de uma forma mais consciente e segura. Em simultâneo foi realizado um questionário aos médicos dentistas portugueses, de forma a avaliar os seus padrões de prescrição, verificando se o fazem de modo correto e se seguem as orientações dadas pela literatura. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Apesar do estudo realizado não ser representativo da classe, demonstrou que de fato existe uma grande disparidade na forma como o antibiótico é aplicado tanto a nível da terapêutica da infeção local como na profilaxia. Calcula-se que estes resultados poderão dever-se à falta de conhecimentos ou pelas controvérsias existentes na comunidade científica, que provam que muitas vezes a prescrição de antibiótico é indicada sem evidência científica que a suporte. CONCLUSÃO: É necessário aprofundar o conhecimento científico nesta temática, envolvendo estudos desde a microflora normal da cavidade oral até à aplicação da terapêutica antibiótica mais indicada, de forma a uniformizar o modo como esta terapia deve ser aplicada e tornar os padrões de prescrição pelos médicos dentistas mais homogéneos
- Relatório de atividade clínicaPublication . Oliveira, Rui Alexandre Flauzino; Mendes, Rui AmaralO bem-estar e qualidade de vida do ser humano está inteiramente conectado à sua situação de saúde. A saúde oral faz parte integrante daquilo que se considera fundamental para a manutenção daquelas que são as condições físicas, emocionais e sociais ideais. Ao longo do Ano Letivo 2013/2014, nos meses compreendidos entre Setembro de 2013 e Junho de 2014, tive a oportunidade de entrar em contacto direto com casos clínicos que abrangiam todas as Áreas Disciplinares da Medicina Dentária. O presente relatório de atividade clínica visa proceder à descrição e análise dos atos clínicos em que me envolvi nos papéis tanto de operador, como de assistente, ao longo do 5º e último ano de curso. Simultaneamente, serão elencados os diagnósticos efetuados e os tratamentos a que foi sujeito(a) o(a) paciente em causa. Tal descrição será obtida por via da análise, em cada consulta, das variáveis Área Disciplinar, idade, sexo e tratamento. Uma reflexão final sobre os resultados da atividade clínica permitirá a consolidação dos conhecimentos obtidos ao longo não só deste último ano de curso mas de todo o meu percurso académico.