Browsing by Issue Date, starting with "2013-05-15"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Crenças sobre auto-regulação da aprendizagem : contributos para a adaptação de uma escala para professoresPublication . Bonjardim, Joana Daniela Neto; Dias, Paulo César AzevedoEsta dissertação tem como principal objectivo estudar os factores que influenciam as crenças dos professores em relação à auto-regulação da aprendizagem dos alunos. Para isso, pelo facto de ser ainda um construto pouco explorado na nossa realidade, começou-se por fazer a adaptação da escala Self- Regulated Learning Teacher Belief Scale (SRLTB, Lombaerts, et al., 2009) que se trata de um instrumento constituído por 10 itens que mede o grau em que os professores consideram o conceito de auto-regulação da aprendizagem adequado e viável para o ensino básico. Para a validade de constructo foram utilizados como auxiliares a Self Regulation Scale (Schwarzer,1999) e Teachers Sense of Efficacy Scale (Tschannen-Moran & Woolfolk Hoy, 2001). Serão estudadas para além disso a relação entre as crenças sobre auto-regulação da aprendizagem e variáveis pessoais e profissionais. Para o estudo em questão, foram recolhidos dados junto de uma amostra constituída por 136 professores do norte do país e os dados foram submetidos a análise factorial e consistência interna. Os resultados obtidos sugerem uma solução com validade razoável e boa fidelidade da Escala de Crenças dos Professores sobre a Auto-regulação da Aprendizagem (ECPAA) (original: Self-Regulated Learning Teacher Belief Scale, SRLTB, Lombaerts et al., 2009), assim como, a existência de factores que influenciam as crenças dos professores sobre a auto-regulação da aprendizagem, como a auto-regulação e auto-eficácia dos professores e variáveis demográficas como a idade e tempo de serviço.
- Qual a relação entre abordagens à aprendizagem e conceções pessoais de inteligência?Publication . Rodrigues, Andreia Daniela Pereira; Azevedo, Ângela Maria Pereira e SáEsta dissertação centra-se no estudo da análise da relação entre abordagens da aprendizagem e conceções pessoais de inteligência. Para além da análise correlacional, proceder-se-á a uma análise das diferenças tendo em conta várias variáveis sociodemográficas, tais como, idade, género, ano escolar, rendimento académico e dias de estudo. Para perceber estas relações foi utilizado um questionário sociodemográfico, o Inventário de Processo de Estudo-IPE (Rosário, Ferreira & Cunha, 2003) e a Escala de Conceções Pessoais de Inteligência-ECPI (Faria, 2001). As abordagens da aprendizagem serão descritas tendo por base o modelo teórico de SAL (Students Approaches to Learning) e as conceções pessoais de inteligência serão discutidas à luz da teoria de Dweck O estudo foi realizado com 258 alunos do 7º ao 9º ano de escolaridade, de dois agrupamentos de escolas. Os principais resultados indicam-nos que existe uma correlação positiva entre a conceção estática de inteligência e a abordagem profunda da aprendizagem e entre a abordagem superficial e a conceção dinâmica.
- Rumo à excelência no cuidarPublication . Aparício, Paulo Sérgio Duarte; Borges, TeresaA dimensão dos recursos e a complexidade das doenças impuseram com "naturalidade" a diferenciação de profissionais que se treinaram para serem capazes de rentabilizar e hierarquizar a utilização de cada um desses saberes. A formação permite o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo no contexto da sua prática, visando uma melhoria contínua do seu exercício profissional com a finalidade de proporcionar ao doente cuidados de qualidade. A aquisição de competências, destreza técnica, planificação e tomada de decisão perante situações complexas e imprevisíveis, é uma mais-valia ao exercício profissional de qualidade. Surge assim a necessidade de frequentar o Curso de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica do Instituto de Ciências da Saúde ministrado pela Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional das Beiras. Dos três Módulos de estágio do plano curricular do curso de EEMC, realizamos dois, ao Módulo III (Opcional) foi obtida equivalência. O estágio Módulo II foi concretizado na Unidade de Monitorização do Doente Cirúrgico, no HSTV-EPE, no período de 26 de Abril a 26 de Junho, com uma carga horária de 180 horas. O estágio Módulo I foi concretizado no Serviço de Urgência, do HSTV-EPE, no período de 3 de Janeiro a 26 de Fevereiro, com uma carga horária de 180 horas. A aprendizagem feita em contexto teórico/prático ajudou a solidificar muitos conhecimentos. A revisão bibliográfica efectuada em cada estágio, as actividades concretizadas, levou à aquisição de competências técnicas e científicas. A metodologia utilizada na realização deste relatório, é baseada, nos conhecimentos adquiridos, numa exposição descritiva e uma reflexão baseada em bibliografia consultada. Em síntese, o gratificante trabalho desenvolvido ao longo dos estágios, permitiu-nos atingir os objectivos iniciais e adquirir as competências ao exercício profissional como enfermeiro especialista.
- Sintomatologia depressiva, declínio cognitivo e suporte social no idoso institucionalizado : diferenças de géneroPublication . Cunha, Cindy Conceição Silva; Costa, Eleonora Cunha VeigaEste estudo tem como finalidade estudar identificar e analisar a relação entre as variáveis Sintomatologia Depressiva, Declínio Cognitivo e Suporte Social numa amostra de 80 idosos institucionalizados. Trata-se de um estudo correlacional e transversal utilizando os seguintes instrumentos: Mini Mental State Examination (MMSE), versão portuguesa de Guerreiro e col. (1994); Escala Geriátrica da Depressão (EGD), versão portuguesa de Barreto e col. (2003); Escala de Suporte Social do MOS, (ESS-MOS), versão portuguesa de Fachado e col. (2007) e; de forma a caracterizar a amostra, será utilizado um Questionário Sócio- Demográfico e Clínico. Os resultados da Hipótese 1 revelaram a existência de uma relação negativa entre a sintomatologia depressiva e desempenho cognitivo, sendo estatisticamente significativa e de moderada magnitude no grupo dos homens. Os resultados da Hipótese 2 evidenciaram a existência de uma relação inversa, de moderada magnitude entre a sintomatologia depressiva e o suporte social, sendo estatisticamente significativa no grupo das mulheres e na amostra total. Com a Hipótese 3 verificou-se que não existem diferenças estatisticamente significativas entre homens e mulheres quanto à sintomatologia depressiva. E na Hipótese 4 os resultados revelaram a existência de uma relação positiva e significativa entre o desempenho cognitivo e o nível de escolaridade, sendo esta relação significativa no grupo das mulheres e no total da amostra. Considerando os resultados do presente estudo, afigura-se essencial uma intervenção psicossocial adequada aos idosos institucionalizados.
- Aperfeiçoamento profissionalPublication . Madeira, Cláudia Marques; Borges, TeresaO Curso de Mestrado em Enfermagem de natureza profissional na área de Enfermagem Médico-Cirúrgica, realizado na Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional das Beiras – Viseu, visa o desenvolvimento de competências técnicas, científicas e humanas, para prestar, além de cuidados gerais, cuidados de enfermagem especializados na respectiva área de especialização e, mais concretamente ao utente em estado crítico. O curso decorreu durante três semestres, integrando uma componente curricular teórica e uma prática (ensinos clínicos) e a realização do respectivo relatório. Os ensinos clínicos, os quais correspondem a um total de 750 horas (30 ECTS), sendo 540 horas de contacto e as restantes 210 horas de trabalho individual, foram realizados no Hospital de São Teotónio - Viseu, repartido por três módulos: - Módulo I: serviço de Urgência, que decorreu no serviço de Urgência Geral de 24/04/2010 a 26/06/2010; - Módulo II: Cuidados Intensivos/intermédios, que decorreu na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente de 04/10/2010 a 30/11/2010; - Módulo III: opcional, que decorreu na Unidade de Nefrologia/Diálise de 03/01/2011 a 28/01/2011; sob orientação da Professora Teresa Borges e a tutoria de enfermeiros especialistas dos respectivos locais de estágio. A realização dos referidos estágios facilitou a consolidação de conhecimentos teóricos, impulsionou o saber ser e o saber fazer, contribuindo para um crescimento pessoal e profissional. Permitiu também a aquisição de competências científicas e técnicas em prol da prestação de cuidados específicos a utentes urgentes e emergentes, em estado crítico e utentes com patologia renal, nas diversas fases da doença. Por outro lado, foi enriquecedor pelo conjunto de competências desenvolvidas ao nível relacional, nomeadamente, no que respeita à comunicação e à relação terapêutica estabelecida com os utentes e família. Metodologicamente, neste relatório perspectiva-se descrever e reflectir acerca do percurso teórico-prático descrito anteriormente cujo objectivo major reside na aquisição de competências como enfermeira especialista.
- Percursos de enfermagem onde a vida acontecePublication . Luís, Maria da Natividade Gomes Brito Costa; Borges, TeresaO Curso de Mestrado de Natureza Profissional na área de Enfermagem Médico-cirúrgica, realizado na Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional das Beiras, visa o desenvolvimento de competências para a assistência ao doente em estado crítico. A sua consecução prevê a realização de um ciclo de estudos com a duração de três semestres, que integra uma componente curricular teórica, um estágio e a elaboração do respectivo relatório final, que será objecto de discussão pública. O estágio realizado no Hospital São Teotónio EPE, decorreu sob a orientação da Enfermeira Teresa Borges (enquanto professor orientador) e de um Enfermeiro Tutor por cada local de estágio, sendo dividido em três módulos: Módulo I – Serviços de Urgência a que me foi concedida a creditação, por possuir competências desenvolvidas nesta área; Módulo II – Cuidados Intensivos / Intermédios que decorreu no período de 5/7/2010 a 31/7/2010 e 6/9/2010 a 30/9/2010 na Unidade de Cuidados Intensivos Coronários e o Módulo III – Opcional que decorreu no período de 4/10/2010 a 30/11/2010 na Nefrologia/Diálise. A elaboração deste relatório final, além de servir de instrumento de avaliação no contexto de pós licenciatura de especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, pretende descrever as experiências e conhecimentos mais significativos adquiridos ao longo dos estágios dando resposta ao grande objectivo geral, definido para este estágio, que era o desenvolvimento de competências científicas, técnicas e relacionais na abordagem ao doente crítico. O meu percurso profissional permitiu-me desenvolver conhecimentos e competências em diversas áreas médicas e cirúrgicas. Actualmente, porque desempenho funções num Serviço de Urgência Geral, sentia necessidade de desenvolver conhecimentos específicos na abordagem do doente crítico, especialmente os relacionados com a continuidade dos cuidados prestados após o atendimento inicial num serviço de urgência. A aprendizagem feita em contexto teórico ajudou a solidificar muitos conhecimentos. A revisão bibliográfica efectuada em cada estágio e as actividades realizadas permitiram, pela sua conjugação, a aquisição de competências técnicas, nomeadamente as relacionadas com a prestação de cuidados específicos aos doentes submetidos a tratamentos como Angioplastia Primária ou Hemodiálise; competências relacionais específicas na área da comunicação com o Doente Crítico e Crónico e competências científicas nas diversas áreas do conhecimento do doente cardíaco e Insuficiente Renal. Em síntese, o gratificante trabalho desenvolvido ao longo do estágio, permitiu-me atingir os objectivos iniciais e adquirir as competências do enfermeiro especialista.
- Rumo à enfermeira peritaPublication . Gonçalves, Anabela Ferreira Chaves Correia; Borges, TeresaA profissão de enfermagem tem vindo a evoluir nas últimas décadas, havendo necessidade de responder aos desafios que vão surgindo, tendo o enfermeiro como objectivo adquirir conhecimentos através da formação contínua, desenvolvendo capacidades e competências pessoais que lhe permite maior autonomia, responsabilidade, eficácia e segurança na tomada de decisão. A formação permite o desenvolvimento do pensamento crítico e reflectido no contexto da sua prática, visando uma melhoria contínua do exercício profissional com a finalidade de proporcionar ao doente cuidados de qualidade. Assim surgiu-nos a necessidade de frequentar o curso de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica do Instituto de Ciências da Saúde, proporcionada pela Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional das Beiras. Aquisição de competências implica a mobilização de diversos recursos, alguns deles adquiridos no período de formação teórica e teórico-prática, tornando-se imprescindível uma articulação entre os saberes teóricos e os saberes práticos. Dos três Módulos de estágio integrados no plano curricular do referido curso, realizámos dois, tendo equivalência ao Módulo III (opcional). O estágio Módulo II, foi realizado na Unidade de Cuidados Intensivos Coronários, no Hospital são Teotónio de Viseu – EPE, no período compreendido entre 26 de Abril e 26 de Junho de 2010, com carga horária de 180 horas. O estágio Módulo I, foi realizado no Serviço de Urgência, no mesmo Hospital no período de 4 de Outubro a 30 de Novembro com a mesma carga horária. A elaboração deste relatório tem como principal finalidade, resumir todo o processo de aprendizagem realizado num contexto prático e como objectivo servir de memória futura para este percurso. No decurso de ambos os campos de estágio ocorreram naturalmente situações complexas e imprevistas, que se revelaram uma mais-valia, pelo facto de nos terem proporcionado aquisição de novas competências, aperfeiçoamento de destreza técnica e tomada de decisões adequadas. A metodologia utilizada é descritiva e faz uma análise reflexiva das actividades desenvolvidas para atingir os objectivos.
- Rumo à especialização em enfermagemPublication . Almeida, Carla Alexandrina de Figueiredo; Melo, JorgeA enfermagem é uma profissão com franco potencial evolutivo, que se tem vindo a afirmar cada vez mais ao longo dos tempos. Para que isso seja possível, é imprescindível que cada enfermeiro seja capaz de assumir as suas intervenções profissionais agindo com autonomia, responsabilidade e empenho dentro do seu campo de competências. Esta autonomia funciona como um elemento favorecedor do desenvolvimento profissional, na medida em que possibilita uma maior satisfação no trabalho (Meneses, 2004). Partilhando desta opinião senti a necessidade de frequentar o Curso de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, ministrado no Instituto de Ciências da Saúde ministrado pela Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional das Beiras. Este trabalho, sob a forma de Relatório, é uma reflexão em torno, das dificuldades e dos confrontos, que surgiram nos estágios realizados. O primeiro decorreu na Unidade de Diálise de 26/04/2010 a 26/06/2010,e o segundo foi levado a cabo no Serviço de Urgência Geral no período de 04/10/2010 a 04/12/2010, ambos foram realizados no Hospital S. Teotónio EPE. Os objectivos traçados para os respectivos campos de estágio foram: Desenvolver a capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, incluindo reflexões e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos ou os condicionem; Saber aplicar os seus conhecimentos, a sua capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares, relacionados com a área de Especialização em Enfermagem Médico- Cirúrgica; Ser capaz de comunicar as suas conclusões, bem como os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, quer a profissionais especialistas quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades. A aquisição de competências, destreza técnica, planificação e tomada de decisão, em situações complexas e imprevisíveis, no contexto das unidades urgência e de diálise, foi uma mais-valia na abordagem ao doente crítico. Neste contexto adquiri e desenvolvi novas competências nomeadamente a capacidade de intercomunicação, integração em equipa, capacidade de liderança, inovação e a adaptação à mudança.
- Rumo à especialização em enfermagem médico-cirúgicaPublication . Santos, Alexandra Maria Oliveira Lopes dos; Melo, JorgeO processo de formação é indispensável para a optimização da qualidade dos cuidados de enfermagem e cabe aos enfermeiros atribuir-lhe a importância devida. Encarando a formação como algo útil e inovador, o enfermeiro pode desenvolver um trabalho digno das suas competências e atributos. (Martins, C. e Franco, M. 2004). Este relatório reporta-se aos estágios que compõem a estrutura do Curso de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica (EEMC) da Universidade Católica Portuguesa (UCP). Estão organizados em três módulos, cada um com uma carga horária de 180 horas de contacto com os doentes. Destes, foram efectuados dois, no Hospital São Teotónio E.P.E. (Entidade Pública Empresarial), nomeadamente, Módulo I – Serviço de Urgência Geral, realizado no período compreendido entre 26 de Abril e 26 de Junho e, Módulo III – Serviço de Nefrologia/ Diálise, que se desenvolveu no período de 04 de Outubro a 30 de Novembro, ambos do ano de 2010. O documento que se apresenta pretende ser uma reflexão crítica acerca do percurso de aprendizagem, dando relevo às competências adquiridas e, igualmente, às dificuldades que foi ultrapassando no dia-a-dia, tendo por base os pressupostos que norteiam a profissão de enfermagem e visando o alcançar dos objectivos propostos em projecto de estágio. Assim destacam-se os objectivos gerais que são: -Saber aplicar os seus conhecimentos e a sua capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares, relacionados com a área de Especialização em Enfermagem Médico – Cirúrgica (EEMC). -Demonstrar capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, incluindo soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos ou os condicionem. -Ser capaz de comunicar as suas conclusões, e os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, quer a Especialistas quer a não Especialistas de uma forma clara e sem ambiguidades. A aquisição de competências como destreza técnica, planificação e tomada de decisão em contexto de urgência e de doença renal, representou uma mais-valia na abordagem ao doente crítico. A elaboração e apresentação de estudos de caso e formações em serviço contribuíram para a consolidação deste percurso formativo
