Escola das Artes
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Browsing Escola das Artes by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Ciências da Educação"
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- Bibliografia selecionada e anotada de estudos para trompa publicados entre 1950 e 2011Publication . Matosinhos, Ricardo Manuel dos Santos Teixeira; Lopes, Paulo Ferreira; Pereira, Abel
- Conceção de estratégias para o ensino coletivo de violino numa sala de aula diferenciadaPublication . Mikus, Ana Cristina Fernandes; Orvalho, LuísaEste trabalho, intitulado “Conceção de estratégias para o ensino coletivo de violino numa sala de aula diferenciada”, é uma investigação de natureza qualitativa, assente numa estratégia metodológica de Investigação-Ação (I-A), realizada em dois ciclos de investigação, com a duração de três meses cada um. Com este estudo pretendeu-se aprofundar os conhecimentos sobre o ensino diferenciado e a sua aplicação no ensino vocacional de música - ensino coletivo de instrumento (violino). Esta pesquisa foi realizada no Centro de Cultura Musical (CCM), com quatro alunos do 2º grau, do ensino articulado de violino, em que se utilizou como técnicas de recolha de dados, entre outras, a observação direta e participante, as notas de campo registadas num diário de bordo, os questionários e os portefólios dos alunos. A análise e interpretação dos dados foram feitas através da análise de conteúdos de todos estes registos. Considera-se que o objetivo desta pesquisa foi atingido e os resultados confirmaram a tese de que os alunos aprendem mais com estratégias de ensino diferenciado, numa sala de ensino coletivo de instrumento.
- O e-Portefólio como ferramenta de ensino, aprendizagem e avaliação na disciplina de instrumento dos cursos básico e secundário de MúsicaPublication . Resende, Mónica Patrícia do Couto; Orvalho, Luísa Antónia de Vila Fernandes; Serra, SofiaEste estudo empírico, designado “O e-Portefólio como ferramenta de ensino, aprendizagem e avaliação na disciplina de instrumento do curso básico e secundário de música”, insere-se na problemática da avaliação das aprendizagens e da melhoria das práticas pedagógicas nesta era tecnológica. Pretende investigar se a estratégia do uso do e-portefólio (e-P) no ensino de música melhora a qualidade das aprendizagens dos alunos na disciplina de Instrumento. Com este propósito, no ano letivo de 2015/2016, esta ferramenta (e-P) foi desenvolvida por catorze alunos participantes, pertencentes a três classes diferentes de instrumento (flauta de bisel, flauta transversal e oboé), dos cursos básico e secundário de música. Esta investigação, de natureza qualitativa e quantitativa foi desenvolvida na Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, Aveiro (EACMCGA), durante três meses, no decorrer do 1.º período do ano letivo de 2015/2016. As técnicas utilizadas para a recolha e produção de dados foram: a observação direta e acompanhamento dos e-P, o Diário de Registos Oessoal da investigadora, o Inquérito por questionário (IQ) aos alunos participantes (AP) e entrevistas semiestruturadas aos intervenientes indiretos deste estudo – docentes auxiliares do projeto (n=2), encarregados de educação (n=4) e diretor da instituição (n=1). Os instrumentos de análise, tratamento e interpretação dos dados utilizados nesta investigação foram: a análise estatística e de conteúdo das respostas aos IQ, a análise de conteúdo dos e-P desenvolvidos pelos AP, assim como a análise de conteúdo dos registos do Diário Pessoal e das Entrevistas. Os resultados obtidos neste estudo de caso permitem responder à questão orientadora de partida: “De que forma o e-P pode melhorar a qualidade da aprendizagem dos alunos na disciplina de instrumento nos ensinos básico e secundário de música?” na medida em que se concluiu que o e-P é uma ferramenta significativa no desenvolvimento e melhoria do processo educativo, principalmente, pelo aumento do nível de consciencialização revelado pelos alunos acerca do seu processo de evolução, autorregulação da aprendizagem e competências de avaliação na disciplina de instrumento, sendo, por isso, uma ferramenta auxiliar para uma avaliação mais autêntica e participativa.
- História da música no ensino secundário : conceção de um espaço em suporte digital como recurso didáticoPublication . Araújo, Dânia Pinheiro; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Andrade, AntónioNa viragem para o século XX ocorreu uma expansão do campo de investigação em pedagogia da História da Música, existindo atualmente uma bibliografia internacional abrangente, que foca, entre outros assuntos, os conteúdos, as estratégias de ensino e atividades de aprendizagem, os materiais didáticos, assim como formas interativas e motivadoras de ensinar História da Música. Nesta perspetiva e tirando partido das potencialidades das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), o objetivo principal desta dissertação, de design metodológico de reflexão-ação, consiste em conceber um espaço em suporte digital como recurso didático para a disciplina de História da Cultura e das Artes, componente específica de História da Música. Destina-se à utilização por parte dos alunos dos Cursos de Instrumentista de Cordas e Tecla, de Sopro e Percussão, da Escola Profissional Artística do Vale do Ave (Artave). Para a sua concretização, foi utilizado como plataforma o CourseSites Blackboard. Considerando a importância da audição musical e a dificuldade em se compilar um conjunto de exemplos musicais relevantes, acompanhados das explicações necessárias para sua compreensão e posterior mobilização a outros contextos, o espaço digital contém uma abordagem aos principais géneros de música instrumental, tanto a solo como orquestral, cultivados no Barroco e no Classicismo. As explicações inerentes a cada género musical são acompanhadas de exemplos musicais representativos. Em suma, num momento em que se afirma a importância da inovação no ensino, por forma a responder aos desafios atuais, as potencialidades das TIC devem ser exploradas. Pretendem contribuir como recurso didático inovador, quando utilizadas de acordo com os objetivos de ensino-aprendizagem de uma determinada disciplina. Sendo assim, impõe-se cada vez mais, na sociedade do conhecimento e da informação, uma atualização constante dos professores a nível tecnológico, para além de científico e pedagógico.
- A influência do pianista acompanhador no percurso de aprendizagem musical dos estudantes de instrumentoPublication . Crespi Rubio, Isolda; Lourenço, SofiaO pianista acompanhador tem sido sempre considerado como um pianista de segunda categoria sofrendo de uma falta de reconhecimento e de valorização em detrimento do pianista solista. Para além de ter a base técnica e musical de um pianista solista, o pianista acompanhador ultrapassa as fronteiras do seu instrumento para comunicar com outros instrumentistas, sejam eles músicos profissionais, sejam alunos em instituições do ensino especializado da música. Deste modo, o objetivo principal da presente dissertação consiste em investigar e discernir o multifacetado papel do pianista acompanhador, e o seu impacto na aprendizagem musical dos estudantes de instrumento durante o ensino básico e secundário. Para esse efeito foram realizados 35 inquéritos a alunos e ex-alunos de academias de música, conservatórios e escolas profissionais de música e 11 entrevistas estruturadas a personalidades relevantes do ensino da música, nomeadamente diretores de instituições de ensino especializado da música, professores de instrumento e pianistas acompanhadores. Os dados obtidos através de cada uma destas metodologias foram sujeitos a uma análise quantitativa (usando o programa SPSS Statistics - Statistical Package for the Social Sciences) e qualitativa, respetivamente. A análise dos resultados revelou a grande importância do acompanhamento de piano regular durante a aprendizagem instrumental dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento de aspetos técnicos e musicais. Também foram verificadas as funções do pianista acompanhador dentro de uma instituição de ensino da música tais como a orientação de ensaios sem o professor de instrumento, o apoio na preparação de obras e o apoio psicológico para o aluno, tornando-se assim o alicerce musical da performance. Em suma, o pianista acompanhador é a figura com quem o estudante de música partilha momentos de nervos, inseguranças e sucessos dentro e fora do palco, criando-se uma cumplicidade indispensável para uma colaboração produtiva e uma performance com êxito.
- A interação professor-aluno nas aulas individuais de instrumento de cordasPublication . Costa, Raquel Campos da; Alves, José Joaquim MatiasAs temáticas referentes às escolas de música e ao ensino de instrumento parecem ainda privilegiar a ideia de métodos ou propostas de ensino em detrimento de discussões mais conceptuais, o que sugere a necessidade de ampliar este campo de investigação e ação para além dos conteúdos técnicos e musicais. O estudo insere-se na problemática da interação professor/aluno nas aulas individuais de instrumento, na relevância da “impressão digital” do professor e visa analisar a forma como professores e alunos de instrumento de cordas, de uma escola profissional de música, tratam dessa relação e beneficiam da mesma nos processos de ensino/aprendizagem. Pretende-se compreender o papel das relações pedagógicas enquanto facilitadoras do sucesso escolar, identificar a influência da comunicação, compreender o impacto na autonomia e criatividade dos alunos e concluir as características essenciais que os docentes de instrumento devem procurar. Pretende-se adotar uma metodologia de investigação centrada num estudo de caso de natureza essencialmente qualitativa, de modo a estudar em profundidade as aulas de instrumento nos vários níveis e instrumentos de cordas da ARTAVE, para compreender a importância que a interação decorrida num semestre do ano letivo 2011/12, teve no modo de ensinar e aprender da performance do instrumento de cordas e de que forma os fatores enraizados culturalmente (herança da tradição e dos modelos aprendidos, o isolamento dos professores e dinâmica de poder) e as estratégias metodológicas predominantes no ensino one to one podem, ou não, condicionar as aprendizagens e o sucesso na performance musical. A informação será recolhida através de observação indireta, com recurso a vários instrumentos: entrevistas, focus group e observação em registo vídeo.