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- Bibliografia selecionada e anotada de estudos para trompa publicados entre 1950 e 2011Publication . Matosinhos, Ricardo Manuel dos Santos Teixeira; Lopes, Paulo Ferreira; Pereira, Abel
- Abordagem teórica-prática da intervenção do tribunal na aplicação da medida de confiança judicial com vista a futura adopçãoPublication . Caçador, Sara Daniela Taveira Figueiredo; Sottomayor, Maria Clara
- Inclusão e inovação : as atitudes dos professores do Ensino Regular no Quadro da Educação InclusivaPublication . Pinto, Alfredo José Ferreira de Almeida; Pereira, Paulo; Marques, CarolinaA relação da sociedade com a deficiência, ao longo da história da Humanidade, tem-se revelado quase sempre difícil. No entanto, com avanços e recuos foi-se alterando, sofrendo desenvolvimentos relevantes, particularmente a partir da segunda metade do século XX. Na aceitação da diferença, surgem novas conceções e valores que enfatizam distintos entendimentos, com reflexos em todos os domínios da vida social e de modo particular na organização de respostas educativas a todos as crianças e jovens, independentemente das suas limitações. A frequência das escolas do ensino regular por parte de alunos com necessidades educativas especiais (NEE), junto da sua comunidade, passa a ser uma exigência. Se num primeiro momento se abriram as portas da escola à diversidade, mais recentemente a tónica coloca-se na forma como a escola se deve organizar para a conhecer e responder de forma adequada às necessidades daqueles alunos, num processo inovador e ainda em construção: a Educação Inclusiva. Novos desafios são colocados às escolas e as atitudes dos professores são reconhecidas como fulcrais para a construção e desenvolvimento de contextos educativos mais inclusivos. Com este enquadramento, o presente trabalho pretende conhecer e identificar as atitudes dos professores do ensino regular face à inclusão de alunos com NEE e as variáveis que as influenciam e que com elas se relacionam, assim como conhecer necessidades assinaladas pelos docentes para o trabalho com estes alunos em ambientes inclusivos. O estudo foi realizado com uma amostra de 323 professores dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário de zonas urbanas e do interior de Portugal. Os resultados mostram que, globalmente, os professores apresentam atitudes positivas mas evidenciando contradições. Aquelas são muito influenciadas pela natureza da problemática e deficiência apresentada pelo aluno e 87,4 % dos inquiridos discorda da inclusão da totalidade dos alunos com NEE. As variáveis demográficas, níveis de ensino, género e habilitações académicas, bem como a experiência de ensino a alunos com NEE mostram-se inconsistentes, não indiciando o sentido das atitudes dos professores. Ao contrário, as evidências sugerem alguma influência do tempo de serviço e a formação específica apresenta-se como um forte preditor de melhores atitudes dos professores face à inclusão de alunos com NEE. Estas também surgem positivamente associadas aos fatores sentimento de autoeficácia, perceção de conhecimentos e apoios/recursos, bem como à colaboração com o professor de educação especial. Consistentemente com os resultados obtidos nos fatores em estudo, os professores identificam como primeira necessidade, turmas mais pequenas, seguida de mais tempo, recursos humanos, materiais e formação na área das NEE/educação especial.
- Relatório de estágioPublication . Fernandes, Vanessa Maria Maçãs; Festas, ConstançaO Curso de Mestrado Profissional em Enfermagem com a Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica da Universidade Católica Portuguesa do Porto visa especificamente a aquisição, desenvolvimento e integração de saberes para a assistência de Enfermagem avançada ao recém-nascido (RN), criança e adolescente, com especial atenção para a promoção do desenvolvimento e adaptação aos processos de saúde e doença. Este compreende a Unidade Curricular Relatório, que pressupõe evidenciar competências profissionais diferenciadas na área de especialização. O relatório tem por base o estágio realizado entre 19 de Abril e 27 de Novembro de 2010, em diferentes contextos de assistência à criança e família, nomeadamente no Centro de Saúde da Senhora da Hora (Módulo I) e nos Serviços de Neonatologia do Hospital Pedro Hispano e Urgência de Pediatria do Hospital São João (Módulo III), com o objectivo primordial de descrever as actividades desenvolvidas e objectivos planeados para adquirir as competências propostas pelo plano de estudos do curso. Também foi considerada e abordada a experiência profissional prévia na área de Saúde Infantil e Pediatria, com o inerente desenvolvimento e aquisição de competências. Para a concretização deste trabalho utilizei uma metodologia descritiva e reflexiva, baseada no desenvolvimento da minha actividade, tendo recorrido a entrevistas informais com os enfermeiros, à pesquisa bibliográfica com evidência científica bem como aos registos das actividades executadas. Num exercício autocrítico e reflexivo sistemático, todo o documento revela um processo lógico de evolução profissional que considero bem-sucedido.
- Responsabilidade social das empresas : o exemplo EDPPublication . Almeida, Luís Mendes de; Pereira, Jorge Brito