Browsing by Issue Date, starting with "2015-07-24"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Vivências psicológicas e o consumo de álcool das adolescentes grávidas da cidade de MaputoPublication . Pacala, Domingas Carla Ricardo; Xavier, Maria Raúl Andrade Martins LoboEm Moçambique, estima-se que 40% jovens de 20-24 anos, tiveram filhos antes dos 18 anos. A estas gravidezes estão associadas consequências negativas como a altas taxas de abandono escolar, pobreza e problemas de saúde para a adolescente e o bebé. O consumo excessivo de álcool na gestação e os numerosos efeitos adversos na saúde do feto têm sido documentados deste 1970 e associados ao Síndroma Alcoólico Fetal. Pouco se sabe quanto à relação entre os diferentes padrões de consumo de álcool e as vivências psicológicas da gravidez e da maternidade. Objetivo: Conhecer as vivências psicológicas e o consumo de álcool das adolescentes grávidas da Cidade de Maputo. Metodologia: Participaram neste estudo, 134 adolescentes grávidas com idades até os 19 anos. Foram administrados o AUDIT para a exploração dos consumos e a EAGM para as vivências psicológicas da gravidez e da maternidade. Resultados: 70% da nossa amostra referiu consumo de álcool durante a gravidez. Encontramos correlações negativas marginalmente significativas entre o consumo de álcool e as subescalas “O filho imaginado” e “Gravidez como fator de mudança”. Verificamos haver diferenças significativas entre as vivências psicológicas das grávidas que consomem álcool com as que não consomem ao nível da subescala “ Aspetos difíceis da gravidez/maternidade”. Conclusão: É necessário prestar uma atenção mais diferenciada à questão da gravidez na adolescência e o consumo de álcool. Os nossos resultados apontam para a necessidade de dar continuidade à realização deste estudo, de modo a possibilitar uma melhor compreensão do fenómeno.
- Relatório de estágioPublication . Braga, Marta Iva de Sousa; Ramos, Rui Alexandre DevesaO presente relatório de estágio insere-se no segundo ano do Mestrado em Psicologia clínica e da Saúde, da Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Filosofia de Braga. O estágio decorreu na Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, mais precisamente na valência idosa - Lar de S. André e Lar Nossa Senhora da Misericórdia, abrangendo um conjunto de actividades desenvolvidas pela estagiária, com o objectivo de desenvolver competências a nível profissional. Deste modo, o relatório faz inicialmente uma descrição dos locais de observação e atuação das consultas de crianças e idosos, seguindo-se os casos clínicos de observação e de intervenção individual, intervenção em grupo e ação de sensibilização/prevenção, bem como outras atividades realizadas em contexto de estágio, tais como a participação em projetos de intervenção dirigidos aos profissionais de saúde e às crianças em idade pré-escolar. Por fim, faremos uma reflexão final sobre as experiências, competências e atividades alcançadas, durante o estágio curricular.
- História da música no ensino secundário : conceção de um espaço em suporte digital como recurso didáticoPublication . Araújo, Dânia Pinheiro; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Andrade, AntónioNa viragem para o século XX ocorreu uma expansão do campo de investigação em pedagogia da História da Música, existindo atualmente uma bibliografia internacional abrangente, que foca, entre outros assuntos, os conteúdos, as estratégias de ensino e atividades de aprendizagem, os materiais didáticos, assim como formas interativas e motivadoras de ensinar História da Música. Nesta perspetiva e tirando partido das potencialidades das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), o objetivo principal desta dissertação, de design metodológico de reflexão-ação, consiste em conceber um espaço em suporte digital como recurso didático para a disciplina de História da Cultura e das Artes, componente específica de História da Música. Destina-se à utilização por parte dos alunos dos Cursos de Instrumentista de Cordas e Tecla, de Sopro e Percussão, da Escola Profissional Artística do Vale do Ave (Artave). Para a sua concretização, foi utilizado como plataforma o CourseSites Blackboard. Considerando a importância da audição musical e a dificuldade em se compilar um conjunto de exemplos musicais relevantes, acompanhados das explicações necessárias para sua compreensão e posterior mobilização a outros contextos, o espaço digital contém uma abordagem aos principais géneros de música instrumental, tanto a solo como orquestral, cultivados no Barroco e no Classicismo. As explicações inerentes a cada género musical são acompanhadas de exemplos musicais representativos. Em suma, num momento em que se afirma a importância da inovação no ensino, por forma a responder aos desafios atuais, as potencialidades das TIC devem ser exploradas. Pretendem contribuir como recurso didático inovador, quando utilizadas de acordo com os objetivos de ensino-aprendizagem de uma determinada disciplina. Sendo assim, impõe-se cada vez mais, na sociedade do conhecimento e da informação, uma atualização constante dos professores a nível tecnológico, para além de científico e pedagógico.
- Procura de ajuda profissional : relação com os níveis de literacia em saúde mental e sintomatologia psicopatológica em estudantes universitáriosPublication . Teixeira, Joana Maria das Neves Almeida; Campos, Maria Luísa Brites Parreira C. Vieira deA comunidade científica tem sugerido que ao promover a literacia em saúde mental, poder-se-á contribuir para o aumento da procura de ajuda profissional atempada, perante a presença de problemas de saúde mental (Jorm, 2012; Kelly et al., 2011; Kelly, Jorm & Wright, 2007). Deste modo, o presente estudo teve como objetivo geral compreender o papel da procura de ajuda profissional em relação aos níveis de literacia em saúde mental e de sintomatologia psicopatológica, em estudantes universitários. A amostra foi constituída por 228 participantes do 1º ciclo do ensino superior. Para avaliação dos níveis de literacia em saúde mental utilizou-se o LSMq - Questionário de Literacia em Saúde Mental para adultos (Campos, Dias, Duarte, Palha & Veiga, 2014) e para avaliar os níveis de sintomatologia psicopatológica recorreu-se ao BSI - Inventário de Sintomas Psicopatológicos (Canavarro, 2007). Dos resultados obtidos salienta-se que o reconhecimento dos problemas de saúde mental e do mal-estar psicológico associado são elementos essenciais para que a procura de ajuda profissional ocorra.
- Fatores de risco no desenvolvimento de um luto complicado em familiares cuidadores de doentes oncológicosPublication . Dias, Joana Soares Pimentel de Sequeira; Veiga, Maria Elisa Pina TomazEmbora o luto complicado afete aproximadamente seis milhões de cuidadores de doentes oncológicos em todo o mundo (Carr & Steel, 2013), este processo de luto em familiares cuidadores destes doentes recebeu ainda pouca atenção empírica contextualizada na nossa realidade e numa abordagem qualitativa. Neste sentido, procurou-se compreender quais os fatores que, na perspetiva destes cuidadores informais, contribuíram para o desenvolvimento do luto complicado. Através de uma metodologia qualitativa, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas a quatro familiares cuidadoras de doentes oncológicos que vivenciaram um luto complicado. A análise de conteúdo foi orientada pelos princípios da Grounded Theory. Como principais resultados, salienta-se que as participantes apontaram como fatores que contribuíram para o luto complicado a introversão, a intensidade do vínculo com o(a) doente, a consciência do sofrimento do(a) doente, a dificuldade de aceitação da morte, e, a presença de patologias pessoais ou familiares concorrentes à doença paliativa ou à perda. Já o local e modo da morte, e, a conspiração de silêncio com o(a) doente não se revelaram como tendo influenciado o luto. Na nossa perspetiva, o conhecimento deste tipo de fatores traz contributos para a compreensão dos processos de luto complicado destes cuidadores com implicações no ajustamento das práticas profissionais neste fenómeno.
