FCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais"
Now showing 1 - 10 of 57
Results Per Page
Sort Options
- A ação didática pedagógica na formação do docente das TIC : relatórioPublication . Silva, Rui Manuel Pereira da; Restivo, Francisco José de OliveiraO presente documento é o resultado das aprendizagens e atividades práticas integradas na profissionalização docente, desenvolvidas no Mestrado em Ensino de Informática, realizado da Faculdade de Ciências Sociais, da Universidade Católica - Braga. Na globalidade, integra um relato da prática de ensino supervisionada, numa turma do 10º Ano, realizada na Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Vila Nova Famalicão. Em resposta à componente cientifica do curso, descreve as atividades de pesquisa bibliográfica necessária à fundamentação das decisões tomadas da planificação ao exercício em sala de aula, encontrando-se, no seu anexo, todos os recursos pedagógicos organizados neste âmbito. Ainda, consta das atividades de investigação que conduziram à formulação do artigo científico intitulado “Mobile Learning, um desafio na educação à distância” e aquelas que suportaram a participação nas Jornadas de ensino de Informática 2012.
- Aprender a ensinar num contexto TEIP : relatórioPublication . Rodrigues, Cláudia Costa; Cardoso, Sílvia Maria Castro FortesO presente relatório reporta para as experiências vivenciadas no decurso do ano letivo 2011/2012, numa Escola de Território Educativo de Intervenção Prioritária (TEIP) a EB 2,3 Dr. Nuno Simões. A Escola, além de ser um lugar de aprendizagem e de trabalho, é um local de desenvolvimento da criatividade e união com a comunidade Escolar envolvente. Tendo em conta uma comunidade discente plural, procurou-se desenvolver todas as atividades, letivas e não letivas, em torno de uma Escola para Todos. Neste retrato, há um lugar especial para todos os intervenientes que compõem o ambiente Escolar: Professor Orientador, Professor Cooperante, Professor Estagiário, Alunos, Professores do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais, Professores do Subdepartamento de TIC, Diretores de Turma, Direção da Escola, Assistentes Operacionais. Trata-se de reproduzir as emoções, os sabores e dissabores e fazer um balanço de todos os trilhos percorridos neste e num âmbito, mais geral, do II Ciclo de Estudos em Ensino de Informática, ministrado na Faculdade de Ciências Sociais, no Centro Regional de Braga. A par das preocupações mencionadas e como resposta à necessidade de enquadramento científico das práticas de ensino supervisionada, trabalhou-se no desenvolvimento de um artigo científico, apresentado nas Jornadas de Ensino de Informática, a 14 de junho de 2012. A seleção da temática relativa à componente científica intitulada Game Based Learning no Ensino da Informática é uma aposta direcionada para a aplicação, posterior, no contexto de sala de aula. Neste último ponto, considera-se relevante a atividade de pesquisa, no âmbito das ciências de educação, realizada para suportar as decisões em sala de aula, bem como aquelas que permitiram a realização do artigo científico.
- Aprender a ensinar, ensinar a aprender : práticas de ensino e aprendizagem em contexto educativo : relatórioPublication . Oliveira, Sandra Liliana Meira de; Restivo, Francisco José de OliveiraO presente documento, elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Informática, descreve e analisa as atividades desenvolvidas na escola EB 2,3/S de Arcos de Valdevez. O trabalho aborda o conjunto de atividades letivas e não letivas desenvolvidas. A componente letiva decorreu numa turma do décimo primeiro ano do Curso Profissional de Técnico de Informática de Gestão, no contexto da disciplina de Linguagens de Programação. Neste relatório, é também apresentada a componente de investigação como parte integrante do mestrado, sobre o tema “Os Estilos de Aprendizagem e a Utilização de Recursos Informáticos”, na forma de artigo científico, onde se pretendeu clarificar de que modo a escolha, a utilização e a conjugação das diversas ferramentas informáticas poderá beneficiar os diferentes estilos de aprendizagem.
- Aprendizagem ao longo da vida : os desafios na mobilização de competências do ser professor e do ser alunoPublication . Machado, Vítor Manuel Venâncio; Cruz, SóniaO presente relatório foi elaborado para a disciplina de Prática de Ensino Supervisionado e Relatório (PESR) do Mestrado em Ensino de Informática da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional de Braga. Neste trabalho de investigação e de análise das práticas pedagógicas desenvolvidas, apresenta-se uma reflexão pessoal sobre a aprendizagem realizada, bem como as potencialidades e os constrangimentos inerentes à profissão docente. Este trabalho de introspeção tem como base pressupostos teóricos que assentam na problemática da aprendizagem ao longo da vida na Sociedade do Conhecimento e da Informação, as potencialidades das tecnologias da informação e comunicação (TIC)/Informática como suporte para a aprendizagem no contexto de sala de aula, ou fora dele, bem como a transversalidade das competências adquiridas nesta área, e a valorização das aprendizagens não-formal e informal no contexto da formação/educação. Neste sentido, refletem-se as Metas de Aprendizagem TIC, uma referência numa perspetiva transversal da aprendizagem que ultrapassa as paredes da sala de aula, contribuindo para reforçar o conceito de aprendizagem ao longo da vida e uma oportunidade de concretizar a transformação das práticas, articulando e integrando as TIC no desenvolvimento das competências expressas nos programas e orientações curriculares atuais, preparando, integralmente, os alunos para a vida na sociedade da informação e comunicação e valorizando a interação e as diferenças de cada um em benefício da aprendizagem. Discute-se igualmente o papel do professor/mediador, que já não é somente o transmissor de conhecimento, mas que se pretende ativo nas suas decisões como gestor curricular e na sua reflexão e investigação sobre as práticas, sobre o meio envolvente da escola onde trabalha, sobre as reais necessidades dos seus alunos. Um professor que adapta o currículo, agindo sobre as normas impostas. Apresentamos também o estudo realizado para a componente científica prevista para o segundo ano do mestrado, tendo em vista a consolidação de competências de investigação teórica e metodológica no domínio das ciências da educação e da aprendizagem ao longo da vida. Investigámos e refletimos a utilização dos inquéritos online e a sua importância nas práticas pedagógicas, e como podem ser uma ferramenta simples, gratuita, ecológica, reutilizável, adaptável a diferentes situações, que, conforme pudemos verificar, alguns professores já utilizam ao nível pessoal e profissional mas que ainda não mobilizam as potencialidades deste recurso para as práticas letivas.
- A aprendizagem baseada na resolução de problemas : um modelo de ensino para a disciplina de TICPublication . Neves, Susana Isabel Seabra das; Restivo, Francisco; Godinho, SóniaO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada e Relatório, do segundo ano do Mestrado em Ensino de Informática da Universidade Católica Portuguesa de Braga, com vista à aquisição de habilitação profissional para o exercício da atividade de Professor de Informática, definidas pelo Decreto-Lei 220/2009 e tem como objetivo refletir sobre a atividade desenvolvida no último ano letivo enquanto professora estagiária. Esta atividade decorreu na disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação, numa turma do 9º ano de escolaridade de uma escola do 3º CEB com Secundário, integrada na rede pública do sistema educativo português situada em Oliveira de Azeméis. Este trabalho está estruturado em capítulos que vão desde o enquadramento da Prática de Ensino Supervisionada, passando pela sua realização, pelas reflexões pessoais sobre factos observados, problemas e dificuldades encontradas, pela análise crítica das opções tomadas a nível de metodologias e recursos adotados e das posições assumidas durante a planificação e lecionação de aulas. Tudo isto numa perspetiva construtora da formação enquanto docente. Por último surge o projeto de investigação, um estudo de caso, que aborda o modelo de ensino orientado para a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas, enquanto modelo promotor de algumas competências transversais ao currículo.
- A aprendizagem baseada na resolução de problemas com a utilização do “Scratch” : um estudo com alunos do 8.º ano de escolaridade no âmbito da PESPublication . Dias, Tânia Maria Barroso Fernandes; Cruz, SóniaO presente relatório foi elaborado no âmbito do II Ciclo de estudos do Ensino de Informática da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional de Braga. Este documento incide sobre a Prática de Ensino Supervisionada (PES) na qual analisamos e refletimos sobre o processo ensino-aprendizagem e avaliamos as potencialidades da metodologia de ensino Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP), no contexto da aprendizagem da ferramenta Scratch, ao longo de um semestre na disciplina de TIC. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm um papel fundamental e insubstituível na sociedade atual pelo que sendo a escola uma instituição estruturante da sociedade, elas são fundamentais no processo de aprendizagem nas práticas atuais de ensino. Pretende-se, assim, que o aluno reconheça e se reveja, num papel mais ativo e participativo da própria aprendizagem. Como investigação-ação, o nosso estudo incidiu exclusivamente em turmas do 8º ano do 3º Ciclo de Ensino Básico (CEB) de uma escola da cidade de Braga e delas extraímos uma amostra de conveniência, correspondente a 54 alunos. O objetivo do nosso estudo foi verificar em que medida a utilização da metodologia ABRP potencia a aprendizagem da ferramenta Scratch. As conclusões retiradas mostram que os objetivos propostos foram alcançados tendose os alunos mostrado recetivos à nova metodologia. Na análise dos resultados destacou-se que 70,4% considerou que a metodologia ABRP contribuiu para a sua autoaprendizagem e, nesta forma de exploração da ferramenta Scratch, 92% dos alunos consideraram que adquiriram um conhecimento mais profundo da ferramenta. No decorrer deste estudo o papel dos alunos foi ativo, participativo, colaborativo e autónomo na aquisição da sua própria aprendizagem pelo que acreditamos qua a metodologia adotada foi adequada para a aprendizagem da ferramenta Scratch. Neste relatório refletimos também sobre o percurso efetuado ao longo da Prática Pedagógica Supervisionada, evidenciando o trabalho desenvolvido, quer de carácter letivo, quer não-letivo e o modo como esse trabalho se refletiu na construção de um ‘eu’ professor.
- Aprendizagem colaborativa e cooperativa com as TIC : uma análise no contexto da prática de ensino supervisionadaPublication . Guimarães, Paulo André Rocha; Cruz, SóniaAs Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são o motor da sociedade atual. Estas tecnologias têm um papel muito importante no processo de aprendizagem das pessoas e devem ser pensadas como parte da sua formação ao longo da vida. O seu papel no processo de aprendizagem é fulcral e as suas potencialidades no âmbito de uma aprendizagem colaborativa/cooperativa são imensas. Este documento explora as TIC enquadradas no ensino, ao descrever o processo de uma prática letiva supervisionada e ao apresentar um estudo sobre a sua utilização no contexto da aprendizagem colaborativa e cooperativa. Podemos ler neste manancial de informação, a descrição de um processo de estágio no ensino com todas as suas atividades envolventes e a apresentação de uma investigação onde se procurou perceber, através de um estudo de caso, se os alunos, nativos digitais, se apropriam das tecnologias da Web 2.0 e reconhecem a sua utilidade/importância para construir conhecimento de forma colaborativa/cooperativa. Os resultados do estudo demonstram que os alunos reconhecem a utilidade e importância da tecnologia Google Drive para desenvolver trabalhos colaborativos/cooperativos e revelam recetividade à sua utilização. Em suma, os objetivos deste documento são sintetizar um ciclo de formação profissional na docência de informática e dar mais um contributo para a compreensão do uso das TIC na promoção de aprendizagem colaborativa/cooperativa.
- Aprendizagem profissional docente e investigação sobre a importância dos Qr Codes, através do m-Learning, em contexto da Biblioteca EscolarPublication . Silva, Rui Miguel Pereira da; Cardoso, Sílvia M. C. FortesO presente relatório de aprendizagem profissional desenvolvido em contexto de estágio pretende ser um documento descritivo e reflexivo de toda a atividade científica e pedagógica, letiva e não letiva, desenvolvida durante as práticas de ensino supervisionado e relatório I (PESR I) e práticas de ensino supervisionado e relatório II (PESR II) numa perspetiva meditativa e reconstrutora de saberes e práticas, tendo como objetivo o reforço e desenvolvimento constante de toda a nossa ação profissional. Integra-se no nosso processo de profissionalização do docente no Mestrado em Ensino de Informática da Faculdade de Ciências Socias, da Universidade Católica Portuguesa, em Braga. Nesse se partilha a prática de ensino supervisionado, numa turma de 10º ano do ensino profissional, realizado na Escola Secundária Santa Maria da Feira, as atividades de projetos realizadas no núcleo de estágio e a investigação sobre as tecnologias em educação. Todas as atividades e projetos visaram a experimentação de métodos e técnicas de trabalho pedagógico, educativo e de investigação no âmbito da formação docente, em contexto real, desenvolvendo as competências profissionais que promovam nos futuros docentes um desempenho crítico e reflexivo, capaz de responder aos desafios e exigências da profissão.
- Atividades intergeracionais : o impacto das atividades intergeracionais no desempenho cognitivo dos idososPublication . Rodrigues, Maria Isabel Soares; Lima, Carlos Augusto de MendonçaNa atualidade, as alterações demográficas e sociais têm vindo a demonstrar a importância do contato entre gerações, que se assume como uma das estratégias para a promoção da solidariedade intergeracional. Nesta dissertação estuda-se as implicações das atividades intergeracionais como beneficio cognitivo experimentado por idosos que integram um centro de dia onde foram desenvolvidas atividades entre crianças e idosos. Com este objetivo, aplicaram-se, questionário sociodemográfico, Mini-Mental adaptado para a população portuguesa por Guerreiro e cols (1993), Escala de Depressão Geriátrica, versão portuguesa de Cardoso e Martin (2007), Questionário de Atividades Intergeracionais adaptado de Dellmann-Jenkins (1997). A amostra compreende 24 idosos, com uma média de idades de 78 anos. Os resultados sugerem que os idosos da amostra demostram os benefícios cognitivos depois de terem participado em atividades intergeracionais com crianças. Em resposta a esta questão é pertinente a implementação de atividades intergeracionais entre idosos e crianças
- Competências profissionais do docente numa prática de ensino supervisionadaPublication . Campos, Maria Inês Freitas de; Restivo, Francisco José de OliveiraO presente relatório de estágio pedagógico foi elaborado no âmbito do II Ciclo de Estudos em Ensino de Informática da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa, polo de Braga. Este documento denomina-se Competências Profissionais do Docente numa Prática de Ensino Supervisionada e descreve todo o trabalho desenvolvido pela professora estagiária Maria Inês Freitas de Campos na Universidade supracitada e na Escola Básica 2/3 Professor João de Meira, no ano letivo 2011 / 2012. Encontra-se estruturado em torno de três capítulos, nomeadamente Enquadramento científico e pedagógico do estágio, Prática de Ensino Supervisionada e Dinâmica de investigação desenvolvida. É Finalizado, fazendo uma apreciação do trabalho realizado, através de uma análise e uma breve reflexão, de todo o percurso desenvolvido durante o estágio pedagógico.