Browsing by Issue Date, starting with "2013-07-30"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- A pobreza e vulnerabilidade dos jovens residentes na localidade da Pedreira, distrito de Muanza, Província de Sofala : medidas de resolução da pobreza nos jovens pobres e vulneráveis da localidade da PedreiraPublication . Patrício, João Geral; Gambôa, EugéniaO presente estudo tem como objectivo principal analisar e encontrar medidas para a redução da vulnerabilidade e pobreza dos jovens residentes na localidade da Pedreira. Portantouma das questões cruciais que continuam a desafiar as políticas de desenvolvimento social, e uma das mais importantes é a questão da pobreza e da vulnerabilidade social, naquela localidade. A partir desta realidade, o estudo foi levado acabo com base na seguinte questão:Quais as medidas necessárias para redução de níveis de pobreza e vulnerabilidade dos Jovens na Localidade da Pedreira?A partir de uma amostra estratificada na localidade de Muanza, foi-se buscar indicadores mais importantes para análise da pobreza e vulnerabilidade a fim de mostrar aspectos que dizem respeito ao sistema educacional, habitação, saúde, energia, saneamento e vulnerabilidade social. O estudo revela um território intra-urbano mais necessitado de intervenção governamental a nível local e não só, tendo em vista a redução da pobreza, da vulnerabilidade dos jovens daquela localidade. Para que a redução índice da pobreza venha reduzir naquela localidade pressupõe um processo dinâmico, com negociações, pressões, mobilizações, alianças ou coesão de interesses, buscando-se alternativas que redireccionem o emprego a aqueles jovens não apenas da forma compensatória que torna seus beneficiários meros objectos da assistência, mas que os tornem cidadãos activos, contribuindo, através de novas formas de inserção social, para o desenvolvimento da localidade. Esta componente é constituída por conteúdos relevantes para análise das iniciativas governamentais voltadas para a formação para o trabalho. Inserindo-se nos estudos das transformações do Estado e das mudanças ocorridas no mundo do trabalho, com o foco nas Políticas Públicas voltadas para a juventude da Pedreira, trata-se de tratamento dos dados empíricos e resultados dos estudos realizados no período de 2009- 2012, na localidade da Pedreira do distrito de Muanza.
- Os jovens e segurança na internet : um estudo de caso com alunos do 9.º anoPublication . Marques, Joana Vanessa Carvalho; Restivo, Francisco; Godinho, SóniaA educação é o pilar de uma Sociedade e a escola dá a formação base que cada cidadão tem acesso para posteriormente ingressar na vida ativa. É imprescindível começar a encarar os alunos como atores ativos no seu processo de aprendizagem. É impensável continuar a olhar para o professor como o ser único capaz de ensinar o aluno. O último tem de participar na construção do seu conhecimento, e esta é a base do construtivismo. Vivemos na era do aluno nativo-digital, do aluno que encara como dado adquirido o acesso às tecnologias, do aluno que está em constante ligação com outros. Cabe a nós, professores, tirar partido da destreza com que os nossos alunos “mexem” na tecnologia, consciencializando-os de que, além de todas as funcionalidades e serviços, há perigos associados que talvez desconheçam. Os alunos devem ser alertados para a segurança na internet na medida em que é neste momento impensável desligá-los da mesma. Este trabalho assume o papel de um relatório de prática de ensino supervisionada e pretende dar a conhecer o trabalho desenvolvido neste sentido, bem como o projeto de investigação realizado sobre a problemática da Segurança na Internet. Nele, começamos por uma introdução na qual podemos encontrar a motivação da autora para a realização deste trabalho. No primeiro capítulo contextualizamos a prática de ensino e passamos para questões didáticas tais como os processos de planificação, metodologias e avaliação. De seguida será analisado o trabalho desenvolvido com os alunos bem como os resultados do mesmo. No capítulo seguinte podemos encontrar a investigação científica levada a cabo pela autora, nomeadamente acerca de segurança na internet, uma breve revisão de literatura, metodologia de trabalho e o trabalho futuro. No último capítulo, apresentaremos as conclusões do trabalho apresentado.
- A aprendizagem baseada na resolução de problemas : um modelo de ensino para a disciplina de TICPublication . Neves, Susana Isabel Seabra das; Restivo, Francisco; Godinho, SóniaO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada e Relatório, do segundo ano do Mestrado em Ensino de Informática da Universidade Católica Portuguesa de Braga, com vista à aquisição de habilitação profissional para o exercício da atividade de Professor de Informática, definidas pelo Decreto-Lei 220/2009 e tem como objetivo refletir sobre a atividade desenvolvida no último ano letivo enquanto professora estagiária. Esta atividade decorreu na disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação, numa turma do 9º ano de escolaridade de uma escola do 3º CEB com Secundário, integrada na rede pública do sistema educativo português situada em Oliveira de Azeméis. Este trabalho está estruturado em capítulos que vão desde o enquadramento da Prática de Ensino Supervisionada, passando pela sua realização, pelas reflexões pessoais sobre factos observados, problemas e dificuldades encontradas, pela análise crítica das opções tomadas a nível de metodologias e recursos adotados e das posições assumidas durante a planificação e lecionação de aulas. Tudo isto numa perspetiva construtora da formação enquanto docente. Por último surge o projeto de investigação, um estudo de caso, que aborda o modelo de ensino orientado para a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas, enquanto modelo promotor de algumas competências transversais ao currículo.
- A criatividade como promotora da motivação no processo de ensino e de aprendizagem, em contexto de práticas de ensino supervisionadas : relatórioPublication . Silva, Jeannette Cristina Jesus Cartaxo da; Cardoso, Sílvia Maria Castro FortesO presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito da disciplina “Prática de Ensino Supervisionada e Relatório” concernente ao mestrado de Ensino de Informática da Universidade Católica Portuguesa de Braga, faculdade de Ciências Sociais. No decorrer do estágio profissional, no Colégio de Albergaria-a-Velha, no ensino Secundário, foram desenvolvidas e aplicadas atividades educativas, envolvendo novos conceitos, novas metodologias, novas práticas pedagógicas, novas formas de pensar e de agir, e consequentemente novos desafios surgiram e novos contornos se formaram no conceito de “professor no séc. XXI”. Este documento, de natureza reflexiva, pretende ilustrar os passos percorridos no desenvolver deste percurso pedagógico, tendo em conta as exigências atuais e agindo sobre estas, mas sempre na preocupação, de uma forma ambiciosa, desamarrar-se de correntes de ensino tradicionais e com os olhos voltados para o futuro, desenvolver novas metodologias que promovam verdadeiros ambientes de aprendizagem. E assim, foram programadas aulas e executadas tarefas inovadoras, criativas, segundo vários métodos e procedimentos pedagógicos, defendido por vários estudiosos da área, que com uma pitada de crenças pessoais, formaram-se as aulas de Oficina de Multimédia, área de Informática, no decorrer do presente ano letivo, 2012/2013. No sentido de compreender o que é ser professor nos dias de hoje, e tendo como base as vivências do presente estágio, efetuou-se um estudo Investigação – Ação sobre a criatividade como recurso estruturante nas práticas pedagógicas, de forma a compreendermos de que forma é que estas práticas motivam os alunos e consequentemente promovem a sua aprendizagem. E assim emergiram novas questões, novas conjunturas, novos moldes, que serão descritas no presente documento de forma a se poder refletir sobre elas.
- Percursos de construção e desenvolvimento profissional do docentePublication . Simões, Filipe José Marques Cardoso; Cardoso, Sílvia Maria Castro FortesO presente relatório procura patentear a experiência profissional do docente, ao longo de 5 anos no ensino público, como professor do grupo de informática (550). Desta forma desenvolveu-se um trabalho identificando as principais funções de um Professor, no âmbito de vários cargos que ocupa numa escola e revendo a sua atuação em sala de aula com os alunos. O objetivo deste projeto é reavaliar a profissão de “Professor”, que no passar dos tempos, o seu papel foi mudando sem que para isso as escolas contribuíssem para essa mesma mudança. Com esta reorganização que tarda a acontecer nas escolas, surgem alguns “conflitos” de gerações derivado a inadaptação ou dos agentes de ensino, das suas práticas perante o público-alvo, que encontramos nos dias de hoje, nas escolas portuguesas e no mundo inteiro, paradigma, este, identificado nas sociedades contemporâneas. A forma do desenvolvimento e argumentação deste relatório foi sempre procurar numa visão construtiva a adoção de uma postura correta em sala de aula perante os nativos digitais, quebrando algumas resistências existentes até então. Procurar ser um professor do futuro, respondendo às necessidades reais dos alunos e da escola. O docente neste trabalho refere, propondo-se ser um mediador de conhecimento e não o único detentor do mesmo, recorrendo a atividades e tecnologias na aplicação das dos seus conteúdos programáticos, adotando uma prática que procura estimular os alunos para as aprendizagens, interação e motivação dos mesmos. Procurar uma resposta ativa para o paradigma das resistências das TIC e na mudança da função de docente que há muito deixou de ser uma figura que detinha todo o conhecimento.